Já comentei aqui e repito, emulador é questão de gente envolvida + documentação do sistema original.
O RPCS3 é mais evoluído que o Xenia, porque:
- Tem muito mais gente contribuindo, eles possuem 290 contribuidores, enquanto o Xenia tem 90.
- O PS3 tinha especificações mais abertas, já que seus componentes foram mais usados em outros lugares, como servidores da IBM. Com isso, tem informações sobre o hardware no código fonte do Linux por exemplo. O próprio sistema do PS3, é baseado em um sistema de código aberto, o FreeBSD.
Já o 360 o máximo que ocorreu eram abstrações que não iam no core do sistema, como o XNA, que permitia aos jogos indies, funcionarem no console. De resto é igual o Windows, uma caixa preta.
- Detalhe crucial é que o PS3 não só foi desbloqueado como viraram ele do avesso, tudo ficou exposto com o jailbreak, isso facilitava no entendimento do funcionamento do hardware. No 360, o desbloqueio dele era enganando o driver de DVD, não foi um desbloqueio completo, ainda há partes até hoje que são misteriosas e demandam engenharia reversa, como o funcionamento da GPU e da EDRAM, por isso muitos jogos rodam bem, com performance, porque o Xenon é baseado na mesma arquitetura do Cell e como disse anteriormente, já sabemos como ele funciona. Mas pode ver que a maioria dos jogos tem bugs gráficos, que é justamente pela falta de entendimento da GPU.
- Por fim tem a motivação, há muito mais jogos que o pessoal tem interesse em emular do PS3. No 360, boa parte dos jogos dele foram portados para PC. O jogo que mais motivava o desenvolvimento do Xenia, era Red Dead Redemption. Quando a Rockstar lançou a versão para
Switch, ela meio que matou essa motivação, já que emular o
Switch era muito mais fácil e era mais leve para rodar.