O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ensinar Senso Crítico News] Por que esquerdistas se arrogam de não pensar por si?

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Não é uma dúvida, é uma crítica baseada em mil casos. Mas dois recentes me fizeram ficar meio irritado.

=> Caso 1: Numa discussão sobre História do Brasil, comentei que os índios brasileiros, que viviam na Idade da Pedra, tiveram vantagens comerciais na forma de milhares de anos de evolução tecnológica ao ter acesso a itens de ferro e aço que obtiveram do comércio com portugueses.

Não vamos discutir aqui esse comércio, tem tópico pra isso.

Mas eis que um cara vem e diz que os índios não viviam na Idade da Pedra. Afirmação ousada, peguei uma definição de idade da pedra e uma definição da tecnologia indígena. Os índios viviam na idade da pedra pela definição.

Aí o cara me cita um texto de um intelectual, em que ele diz que classificar os índios como na idade da pedra é um ato de racismo. Não satisfeito, cita outro texto ainda mais elaborado em que outro intelectual mostra como a classificação de Idade da Pedra só é usada para poder justificar a opressão contra os índios e defender sua exploração como desenvolvimento.

Tipo, em momento algum os intelectuais efetivamente provam por A+ B que os índios não viviam na Idade da Pedra, só usam de subterfúgios para dizer que não são.

=> Caso 2: Noutra discussão, no mesmo tópico, desta vez sobre a escravidão africana antes da chegada dos Europeus (a escravidão africana durou mais de mil anos). A discussão então passou a ser acerca de qual grupo exerceu a pior escravidão. É, escravidão é uma b*sta de qualquer forma mas efetivamente tinha umas piores que outras.

Citei a escravidão oriental explicando que além dela durar mais tempo, escravizar mais pessoas, matar mais pessoas no caminho e ser mais cruel, vieram me dizer que, apesar desses fatos a escravidão ocidental era pior porque era racista! E dá-lhe intelectual usando argumentos emocionais pra dizer isso. Mostrei por fatos e dados, novamente, que o argumento do intelectual era ou ignorante (tbm a escravidão pro Oriente Médio era racista) ou desonesta (toda escravidão, exceto por dívidas e guerra, era racista).

Ou seja, mostrei nós dois casos que os intelectuais estavam mentindo ou distorcendo fatos.

É como se essas pessoas não conseguissem pensar sem depender de um intelectual pra lhes dizer o que pensar.

Aí, finalmente, surge outro user pra discutir outro assunto. No caso eu já tinha explicado por a + b o meu ponto. A ideia do digníssimo user? "Só vou discutir com fontes". Obviamente, se eu não achar um intelectual que balize meu 1+1=2 meus argumentos lógicos e racionais não valem nada.

Por quê?

Gente, vocês não conseguem pensar por si mesmos sem depender de alguém que lhes diga o que pensar e como pensar? Pior, vocês não cansam de ver esses intelectuais serem desmascarados e, assim mesmo, voltam a recorrer a eles pra saber como pensar?

De um grupo ideológico que defende que a escola deveria ensinar a pensar de forma crítica, não parece nem um pouco crítica essa atitude.
 

Aoshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.151
Reações
11.091
Pontos
1.314
Por que eh mais fácil para eles fizerem que tem fontes.

Em uma discussão irl sempre me veem com o mesmo argumento que negros, gays e etc morrem por ser isso.

Aí se tu for refutar, eles pegam as pesquisas manipuladas feitas pelos institutos e usam isso como argumento
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Acho que você op tem sérios problemas de aceitação pessoal.
Acho que é o terceiro tópico que tu cria para afirmar um pensamento "seu".

 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.936
Reações
55.066
Pontos
1.839
Acho que a questão é mais simples. É difícil aceitar um consenso formado por décadas e fica bem mais fácil arrumar explicações sem nexo causal, buscar quem supostamente sabe mais para fortalecer a ideia errada ou denegrir quem discorda. Pra mim esse não é um mal da esquerda, mas dos humanos em geral.
 

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
Acompanhei o tópico por cima mas não quis comentar. Tocar nesse assunto no Brasil um país pan africanista gera revolta. Só sei que diversas culturas e países no mundo sofreram escravidão. Mas os negros ( e indígenas também) foram colocados como os únicos sofredores e coitados da história. Os negros também escravizaram outros povos, e teve negros tiranos na história como a Rainha Ranavalona que mandou decapitar soldados brancos e expor suas cabeças na rua. Os brancos foram decapitados no Haiti por negros e dizimados. Mas o povo brasileiro é gado igual cavalo que só olha pra frente. Foi ensinado dessa forma.
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.235
Reações
7.106
Pontos
703
Acho que você op tem sérios problemas de aceitação pessoal.
Acho que é o terceiro tópico que tu cria para afirmar um pensamento "seu".

Na verdade é bem o contrário, é um efeito psicológico sobre quem o OP falou que no geral precisa de afirmação, qdo vc afirma toda sua base em algo, e alguém pega e te mostra algo sobre ela que se vc usar logica vc vê que sua visão possivelmente esta errada, um efeito comum é justamente procurar uma fuga, ou no caso uma opinião de alguém que seja considerado importante ou inteligente (mesmo que essa opinião seja com base em porra nenhuma) e te reafirme oq vc pensava originalmente para te trazer segurança, mesmo que seja segurança de argumento, tipo uma muleta psicológica mesmo...

Mas isso não é demérito da Esquerda, é um traço humano mesmo tanto que acaba resultando em uma falacia bem comum, acontece em trocentas situações no dia-a-dia, desde no trabalho, a discussões sobre religião.
 


Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Na verdade é bem o contrário, é um efeito psicológico sobre quem o OP falou que no geral precisa de afirmação, qdo vc afirma toda sua base em algo, e alguém pega e te mostra algo sobre ela que se vc usar logica vc vê que sua visão possivelmente esta errada, um efeito comum é justamente procurar uma fuga, ou no caso uma opinião de alguém que seja considerado importante ou inteligente (mesmo que essa opinião seja com base em porra nenhuma) e te reafirme oq vc pensava originalmente para te trazer segurança, mesmo que seja segurança de argumento, tipo uma muleta psicológica mesmo...

Mas isso não é demérito da Esquerda, é um traço humano mesmo tanto que acaba resultando em uma falacia bem comum, acontece em trocentas situações no dia-a-dia, desde no trabalho, a discussões sobre religião.
Sim sim, só é curioso mesmo rsrs.
 

find

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.399
Reações
6.124
Pontos
1.294
Querido Goris,

Acredito que a esquerda tem as mesmas atitudes que a direita, se diferenciam pelo fim mas os mesmos meios.

Não sei seu nível de escolaridade e qual tipo de instituições frequentou, espero que não sejas quem pense que universidade pública tem que acabar pq só tem esquerda, marxista e etc...falo isso pois me refiro a ciência (não aquela matéria de escola) e independente de viés político ciência tem seus meios.
Pois bem, cientificamente é fundamental basear a critica em citações, dados, fontes e etc, queira ou não ciência é feito assim.

Já até abri um tópico na área de moderação sobre a questão de fonte pois parece a grande maioria dos usuários da OS sequer sabem o que é, haja vista que era raro um tópico de notícia com fonte.

A escola crítica não é eu penso assim e criar um raciocínio lógico sem dados, é preciso fonte, referências e etc.

Tapatalk.
 

Doug.Exausto

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
4.949
Pontos
303
Acredito que essa questão dos índios e africanos é olhada pelos historiadores sob a perspectiva da história brasileira e não mundial. Para o nosso país, Africanos foram escravizados e trazidos a força para cá para trabalharem em lavouras. No caso dos índios, inicialmente foi a mesma coisa, trabalhos forçados e etc, depois houve o massacre por conta da questão das doenças trazidas pelos portugueses e depois ainda houve os bandeirantes. Foi isso que ocorreu na história do Brasil.

Eu pelo menos nunca vi alguém afirmar que não houve escravidão na África, sempre reconheceram a existência quando se referiam a história do continente. Claro que não dá para dissociar a história brasileira da África, mas a exploração do Brasil se deu devido ao uso forçado da mão de obra indígena e africana.
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.871
Reações
20.787
Pontos
1.059
Não li nada.
Mas pode pegar 99% dos casos com esquerdistas, se resume nisso aqui:

pombo-enxadrista.png
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
A crítica é válida na mesma medida que direitistas adoram "inovar" ignorando tudo o que já foi estudado.

Todo mundo está errado. Há de se ter pensamento crítico e leitura prévia de qualidade, principalmente dos clássicos.

Se assim não for, daqui um pouco começa a "pensar" sozinho e acha que refutou Einstein.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Acho que você op tem sérios problemas de aceitação pessoal.
Acho que é o terceiro tópico que tu cria para afirmar um pensamento "seu".

Ele só quis gerar um debate acerca de sua opinião pessoal com os usuários da OS. Isso é inclusive uma prática comum e encorajada no curso de humanas. Sócrates, o grande filósofo, vivia fazendo isso.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.512
Pontos
353
Querido Goris,

Acredito que a esquerda tem as mesmas atitudes que a direita, se diferenciam pelo fim mas os mesmos meios.

Não sei seu nível de escolaridade e qual tipo de instituições frequentou, espero que não sejas quem pense que universidade pública tem que acabar pq só tem esquerda, marxista e etc...falo isso pois me refiro a ciência (não aquela matéria de escola) e independente de viés político ciência tem seus meios.
Pois bem, cientificamente é fundamental basear a critica em citações, dados, fontes e etc, queira ou não ciência é feito assim.

Já até abri um tópico na área de moderação sobre a questão de fonte pois parece a grande maioria dos usuários da OS sequer sabem o que é, haja vista que era raro um tópico de notícia com fonte.

A escola crítica não é eu penso assim e criar um raciocínio lógico sem dados, é preciso fonte, referências e etc.

Tapatalk.

Exatamente isso que o Find disse, @Goris.

No mais, vc falar como se fosse uma característica da esquerda é bem desonesto, mas bem desonesto MESMO. Só dar uma voltinha aqui pelo fórum e vc vai ver pessoal da sua panelinha fazendo exatamente a mesma coisa, só que em vez de citar intelectuais ou professores, vão apontar videozinho de youtube e Mises.org. Ai pode né, ai tem senso crítico pra c***lho :klol.
 
Ultima Edição:

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Exatamente isso que o Find disse, @Goris.

No mais, vc falar como se fosse uma característica da esquerda é bem desonesto, mas bem desonesto MESMO. Só dar uma voltinha aqui pelo fórum e vc vai ver pessoal da sua panelinha fazendo exatamente a mesma coisa, só que em vez de citar intelectuais ou professores, vão apontar videozinho de youtube. Ai pode né, ai tem senso crítico pra c***lho :klol.
Aí estou pra dizer que desonesto mesmo acaba caindo pra você.

Acusa todo mundo de se basear em vídeo de YouTube. Não vai achar postagens minhas me baseando em vídeo de YouTube nunca.

Não acha honesto generalizar. Generaliza.

Tá certo isso?
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
A crítica é válida na mesma medida que direitistas adoram "inovar" ignorando tudo o que já foi estudado.
Mas justamente não seria essa a meta dos progressistas?

Todo mundo está errado. Há de se ter pensamento crítico e leitura prévia de qualidade, principalmente dos clássicos.
Quantas vezes você crê que que seus colegas leram a Bíblia inteira?

Acredita que algum deles, dos que a criticam, pelo menos, leram ela toda pra criticar?

Se assim não for, daqui um pouco começa a "pensar" sozinho e acha que refutou Einstein.
Se Einstein não pensasse sozinho, não teria refutado Newton.

Obedecer cegamente uma pessoa ou um texto porque sim, sem pensar sobre ele, não seria justamente aquilo do que os esquerdistas acusam os direitistas, sendo que eles parecem fazer isso muito mais?

É um pensamento interessante.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.512
Pontos
353
Aí estou pra dizer que desonesto mesmo acaba caindo pra você.

Acusa todo mundo de se basear em vídeo de YouTube. Não vai achar postagens minhas me baseando em vídeo de YouTube nunca.

Não acha honesto generalizar. Generaliza.

Tá certo isso?

Ué, estou operando dentro da sua lógica. Se todo esquerdista faz isso ai que vc diz e não tem senso crítico, então todo direitista se educa por videozinho besta de youtube e tem menos senso crítico ainda, porque os esquerdistas ao menos leem obras de intelectuais.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Acho que você op tem sérios problemas de aceitação pessoal.
Acho que é o terceiro tópico que tu cria para afirmar um pensamento "seu".
Não gostei das aspas. Meus pensamentos agora não são meus? Estou criticando pessoas que não pensam mas preferem citar pessoas que pensaram no lugar delas e esse meu pensamento, essa crítica, não é minha?

Na verdade, gosto de pensar por mim mesmo, mas não me nego a ler e ouvir sobre pensamentos diferentes, mas jamais digo que outra pessoa pensa melhor do que eu o que eu estou pensando. Ela pode até explicar melhor, ter mais fontes, etc, mas pensar no meu lugar? Nunca.

Todo post meu é um Wall of Text justamente porque explico não só meu pensamento como a forma como chego a ele. Tem gente que simplesmente diz "Olha o que esse intelectual de respeito diz a respeito" e é só lero-lero, dá até a entender que a pessoa procurou no Google e postou a primeira resposta sem ler tudo.

E será que eu criticar uma atitude delas, não é menos um ataque e mais uma chamada à razão?
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Ué, estou operando dentro da sua lógica. Se todo esquerdista faz isso ai que vc diz e não tem senso crítico, então todo direitista se educa por videozinho besta de youtube e tem menos senso crítico ainda, porque os esquerdistas ao menos leem obras de intelectuais.
Se todo direita se educa por vídeo de YouTube, então todo esquerdista não tem senso crítico e só segue o que os mestres mandam.

Tá de boas essa definição pra mim.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Acredito que essa questão dos índios e africanos é olhada pelos historiadores sob a perspectiva da história brasileira e não mundial. Para o nosso país, Africanos foram escravizados e trazidos a força para cá para trabalharem em lavouras. No caso dos índios, inicialmente foi a mesma coisa, trabalhos forçados e etc, depois houve o massacre por conta da questão das doenças trazidas pelos portugueses e depois ainda houve os bandeirantes. Foi isso que ocorreu na história do Brasil.

Eu pelo menos nunca vi alguém afirmar que não houve escravidão na África, sempre reconheceram a existência quando se referiam a história do continente. Claro que não dá para dissociar a história brasileira da África, mas a exploração do Brasil se deu devido ao uso forçado da mão de obra indígena e africana.
Amigo, basta dizer que houve escravidão na África e neguinho entra on fire. Passam a te acusar de passar pano pra escravidão, de racista, etc.

Va ao Vale Tudo e vai achar bem legal.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.668
Reações
14.409
Pontos
1.064
Uma situação que já presenciei onde trabalho (Universidade Pública, em um Centro de Educação Artes e Letras) é de professores querendo "reescrever" a história conforme sua ideologia.

Estava fazendo meu trabalho e haviam duas professoras de literatura e uma de história discutindo sobre um evento literário que haveria aqui e um grupo queria apresentar um trabalho sobre Monteiro Lobato.

A discussão toda girou entre permitir e censurar as partes mais "sensíveis" da obra dele ou proibir o grupo de apresentar.

Quem não sabe o Monteiro Lobato nos seus textos tem várias passagens bem racistas, mas que eram um retrato da época onde ele viveu. Isso não tira o brilho da sua obra.

O que me surpreendeu é que ao invés de permitirem e usarem o espaço para abrir uma discussão sobre a obra dele e os tempos atuais decidiram por proibir o trabalho de ser apresentado.
Fora o fato de querer censurar partes da obra.

É como o "Atirei o pau no gato" politicamente correto.
 

find

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.399
Reações
6.124
Pontos
1.294
Uma situação que já presenciei onde trabalho (Universidade Pública, em um Centro de Educação Artes e Letras) é de professores querendo "reescrever" a história conforme sua ideologia.

Estava fazendo meu trabalho e haviam duas professoras de literatura e uma de história discutindo sobre um evento literário que haveria aqui e um grupo queria apresentar um trabalho sobre Monteiro Lobato.

A discussão toda girou entre permitir e censurar as partes mais "sensíveis" da obra dele ou proibir o grupo de apresentar.

Quem não sabe o Monteiro Lobato nos seus textos tem várias passagens bem racistas, mas que eram um retrato da época onde ele viveu. Isso não tira o brilho da sua obra.

O que me surpreendeu é que ao invés de permitirem e usarem o espaço para abrir uma discussão sobre a obra dele e os tempos atuais decidiram por proibir o trabalho de ser apresentado.
Fora o fato de querer censurar partes da obra.

É como o "Atirei o pau no gato" politicamente correto.
Mas a história é escrita conforme a ideologia ou você acredita mesmo que Jesus Cristo é branco dos olhos claros?
Houve uma crítica com citações de importantes estudiosos (dados, autores de diversas áreas do conhecimento e etc) para desconstruir tal história.

O que acho foda é a referência comum de direita e incomum a esquerda aos "intelectuais" de YT e demonização do professor universitário público. Isso é uma das explicações perfeita do nível Hue, enquanto em país de 1o esses são tratados com maior respeito.

Como já li na OS, privatiza tudo que Hue não tem condições de crescimento!
Claro! Com "intelectual" de YT!
Investe e fiscaliza em universidade pública, dar oportunidade de emprego (está cheio de Doutor sem oportunidade, me refiro a Doutor de direito e não na boca do povo que sequer sabe o que é e assim titula médicos e etc que se aproveitam de tal) como a Coreia do Sul fez.
Aliás, é resposta atrasada a falta de oportunidade para níveis altos de educação. Sempre colonizado!

Tapatalk.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.668
Reações
14.409
Pontos
1.064
Mas a história é escrita conforme a ideologia ou você acredita mesmo que Jesus Cristo é branco dos olhos claros?
Houve uma crítica com citações de importantes estudiosos (dados, autores de diversas áreas do conhecimento e etc) para desconstruir tal história.

O que acho foda é a referência comum de direita e incomum a esquerda aos "intelectuais" de YT e demonização do professor universitário público. Isso é uma das explicações perfeita do nível Hue, enquanto em país de 1o esses são tratados com maior respeito.

Como já li na OS, privatiza tudo que Hue não tem condições de crescimento!
Claro! Com "intelectual" de YT!
Investe e fiscaliza em universidade pública, dar oportunidade de emprego (está cheio de Doutor sem oportunidade, me refiro a Doutor de direito e não na boca do povo que sequer sabe o que é e assim titula médicos e etc que se aproveitam de tal) como a Coreia do Sul fez.
Aliás, é resposta atrasada a falta de oportunidade para níveis altos de educação. Sempre colonizado!

Tapatalk.

Concordo. A figura de cristo branco de olhos azuis "europizado" é puramente ideológico, mas eu combato uma mentira com outra?

Por isso acho que no caso que citei o ideal seria mostrar a obra em questão sem censura e abrir o diálogo.

A história sempre foi escrita pelos vitoriosos.

Ninguém duvida que a Alemanha Nazista deveria ter sido derrotada na Segunda Guerra, mas os aliados eram todos "bonzinhos"?
E os campos de concentração de japoneses que existiam nos Estados Unidos? O "perdão" aos cientistas nazistas que escaparam do julgamento de Nuremberg e até ajudaram os Estados Unidos depois.

A história deve ser lida, compreendida e se for o caso discutida, mas não alterada ou apagada conforme a conveniência.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.090
Reações
106.364
Pontos
1.824


Ser racional, lógico e usar a razão não importa ou não funciona para a esquerda.
Até por que, se usarem algum desses pensamentos, uma hora os argumentos que eles usam vão entrar em conflito uns com os outros.
Alguns se dizem ateus (teoricamente ateus são mais racionais), mas no caso do esquerdismo ser "ateu" é somente para seguir a corrente socialista/comunista, até por que isso para eles é praticamente uma seita.


 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Concordo. A figura de cristo branco de olhos azuis "europizado" é puramente ideológico.
Olifante, eu respondo seu texto (que gostei bastante) mais pra frente.

Mas queria chamar a atenção para sua constatação, "O Jesus Cristo loiro de olhos azuis é puramente ideológico".

Será que é mesmo?

Será que existe um grupo de pessoas que disse "Vamos criar um Jesus Cristo loiro de olhos azuis para ser símbolo da superioridade anglo-saxã?" e que passou a usar essa imagem de Cristo para passar para todo o resto do mundo que os brancos são superiores?

Ou será que a representação de Cristo deles é baseada no seu proprio biotipo e se espalhou pelo mundo devido às hegemonia cultural desse povo?

Será que se Aníbal Barca, da africana Cartago, tivesse vencido Roma e fosse a África o continente dominante Jesus Cristo não seria mulato claro? Ou se a China tivesse sido convertida, não seria Cristo oriental e, em todos esses casos a gente ia estar discutindo que ele ser mulato/chinês não seria reflexo de ideologia?

É um ponto a se pensar.

O fato é que a imagem que hoje muitos têm de Cristo - curiosamente a imagem que temos dele aqui é moreno de olhos azuis, não louro - se baseia nas imagens renascentistas.

Basta ver muitas imagens renascentistas que você vai ver que eles enxergavam a época de Cristo igual a época deles, só que diferente (tipo, os judeus de 00, do deserto, usavam os mesmos trajes dos europeus do frio em 1400). Da mesma forma Jesus era retratado como um deles. Não havia ideologia nisso.

Também vale muito a pena ver imagens de Cristo de outros povos. Já vi gravuras de Cristo negro e oriental. Será que havia uma ideologia por trás desse escurecimento ou amarelamento de Cristo?

Ou os habitantes desses lugares apenas traziam a imagem de Cristo para o universo deles?

Não é sacanagem, é um pensamento interessante.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Ele só quis gerar um debate acerca de sua opinião pessoal com os usuários da OS. Isso é inclusive uma prática comum e encorajada no curso de humanas. Sócrates, o grande filósofo, vivia fazendo isso.
Ele não quer debater. Só quer ficar no circle jerk "direitista" do fórum.

Usuario 1: Petistas são burros!
Usuario 2: É mesmo!
Usuario 1: Nossa nos somos muito inteligentes! Esses esquerdistas petistas são um lixo!
Usuario 2: É mesmo! Tudo comunista!

LuccasFoca.gif
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.512
Pontos
353
Se todo direita se educa por vídeo de YouTube, então todo esquerdista não tem senso crítico e só segue o que os mestres mandam.

Tá de boas essa definição pra mim.

Esquerdista citando/pedindo fonte sobre uma afirmação = segue o que o mestre diz, não tem senso crítico, burro pra c***lho; Achismo sobre qualquer assunto mas que a conclusão tenda a direita = ser iluminado, pensamento crítico, jenio!


:brbr

Excelente tópico Goris, realmente faz a gente pensar muito né, pior parte é achar que engana alguém com esses tópicos que fingem ser discussões mas no fundo não passam de provocação barata pra vc e a panelinha da direita ficarem punhetando um ao outro. "nosa cara esquerda ruim né????" "hue esquerda malvada XD realmente faz pensar ne"
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.668
Reações
14.409
Pontos
1.064
Olifante, eu respondo seu texto (que gostei bastante) mais pra frente.

Mas queria chamar a atenção para sua constatação, "O Jesus Cristo loiro de olhos azuis é puramente ideológico".

Será que é mesmo?

Será que existe um grupo de pessoas que disse "Vamos criar um Jesus Cristo loiro de olhos azuis para ser símbolo da superioridade anglo-saxã?" e que passou a usar essa imagem de Cristo para passar para todo o resto do mundo que os brancos são superiores?

Ou será que a representação de Cristo deles é baseada no seu proprio biotipo e se espalhou pelo mundo devido às hegemonia cultural desse povo?

Será que se Aníbal Barca, da africana Cartago, tivesse vencido Roma e fosse a África o continente dominante Jesus Cristo não seria mulato claro? Ou se a China tivesse sido convertida, não seria Cristo oriental e, em todos esses casos a gente ia estar discutindo que ele ser mulato/chinês não seria reflexo de ideologia?

É um ponto a se pensar.

O fato é que a imagem que hoje muitos têm de Cristo - curiosamente a imagem que temos dele aqui é moreno de olhos azuis, não louro - se baseia nas imagens renascentistas.

Basta ver muitas imagens renascentistas que você vai ver que eles enxergavam a época de Cristo igual a época deles, só que diferente (tipo, os judeus de 00, do deserto, usavam os mesmos trajes dos europeus do frio em 1400). Da mesma forma Jesus era retratado como um deles. Não havia ideologia nisso.

Também vale muito a pena ver imagens de Cristo de outros povos. Já vi gravuras de Cristo negro e oriental. Será que havia uma ideologia por trás desse escurecimento ou amarelamento de Cristo?

Ou os habitantes desses lugares apenas traziam a imagem de Cristo para o universo deles?

Não é sacanagem, é um pensamento interessante.

Entendo a tua colocação. Realmente não havia pensado por este lado.

Me lembrou um filme chamado "A Sétima Profecia", com a Demi Moore (filme fraco que só fez burburinho na época pois ela estava grávida e aparece nua no filme), quando um aprendiz de rabino (não sei se existe um nome para designar isso) questiona o rabino mais velho sobre antigas profecias judaicas e cristãs que eram opostas sobre qual estaria certa e o Rabino responde:
"Nossa... imagina se os Hare Krishnas é que estiverem certos"

É por aí, o dominante é que impõe a cultura, não necessariamente a força ou por ideologia, mas por uma questão de que é o "comum" para ele.

Esses dias re (re-re-re-re) assisti o filme "Os deuses devem estar loucos", e em uma parte o personagem (negro, africano que vivia em uma tribo isolada e nunca havia visto uma pessoa branca) ve uma moça branca, loira, somente de roupas de baixo e pensa "Como ela é feia, parece doente".
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Ele não quer debater. Só quer ficar no circle jerk "direitista" do fórum.

Usuario 1: Petistas são burros!
Usuario 2: É mesmo!
Usuario 1: Nossa nos somos muito inteligentes! Esses esquerdistas petistas são um lixo!
Usuario 2: É mesmo! Tudo comunista!

LuccasFoca.gif
Quero debater sim.

Até onde vi quem fica no Círculo Vicioso Idiota não sou bem eu.

Mas se te incomoda ou se só quer vir no tópico para ofender, a porta da frente tá aberta.

Tchau.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Quero debater sim.

Até onde vi quem fica no Círculo Vicioso Idiota não sou bem eu.

Mas se te incomoda ou se só quer vir no tópico para ofender, a porta da frente tá aberta.

Tchau.
Então... Um debate se inicia a partir de teorias.
Aqui nesse tópico por enquanto você está fazendo afirmações e "quebrando" o argumento de quem tem uma opinião que difere das suas afirmações.

Por exemplo:
Gente, vocês não conseguem pensar por si mesmos sem depender de alguém que lhes diga o que pensar e como pensar?
Essa afirmação é baseada em que?
Um debate se sustenta com afirmações baseadas em alguma coisa.
Não existe debate em que usa afirmações tiradas do c*.
Isso não é debate, no máximo é uma conversa de boteco.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Uma situação que já presenciei onde trabalho (Universidade Pública, em um Centro de Educação Artes e Letras) é de professores querendo "reescrever" a história conforme sua ideologia.

Estava fazendo meu trabalho e haviam duas professoras de literatura e uma de história discutindo sobre um evento literário que haveria aqui e um grupo queria apresentar um trabalho sobre Monteiro Lobato.

A discussão toda girou entre permitir e censurar as partes mais "sensíveis" da obra dele ou proibir o grupo de apresentar.

Quem não sabe o Monteiro Lobato nos seus textos tem várias passagens bem racistas, mas que eram um retrato da época onde ele viveu. Isso não tira o brilho da sua obra.

O que me surpreendeu é que ao invés de permitirem e usarem o espaço para abrir uma discussão sobre a obra dele e os tempos atuais decidiram por proibir o trabalho de ser apresentado.
Fora o fato de querer censurar partes da obra.

É como o "Atirei o pau no gato" politicamente correto.
Eu me alfabetizei lendo Monteiro Lobato. Caras, ele falava de Mitologia, Ciências, História e Cultura em livros pra criança!

O cara era foda.

Negro, nos anos 70, não entendia os comentários de Emilia, principalmente com relação às Tia Anastácia como racismo, visto que não era tão diferente do humor de Os Trapalhões e Grande Otelo na época.

Pretinha é uma das obras mais singelas sobre escravidão que eu tive o triste prazer de ler e é um conto de, no máximo, 6 páginas.

Ele pode ter sido racista? Pode, pois não o reli depois de adulto, mas será que era mesmo ou ele apenas magoou pessoas para as quais ser contra cotas é o mesmo que ser racista?

De qualquer forma, você deu a resposta, deveriam ter mostrado tudo, inclusive os textos racistas e discutirem como o tema era visto em 1900 e em 2000.

Bem infeliz essa ideia de, na duvida, não mostrar nada.
 

olifante666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.668
Reações
14.409
Pontos
1.064
Eu me alfabetizei lendo Monteiro Lobato. Caras, ele falava de Mitologia, Ciências, História e Cultura em livros pra criança!

O cara era foda.

Negro, nos anos 70, não entendia os comentários de Emilia, principalmente com relação às Tia Anastácia como racismo, visto que não era tão diferente do humor de Os Trapalhões e Grande Otelo na época.

Pretinha é uma das obras mais singelas sobre escravidão que eu tive o triste prazer de ler e é um conto de, no máximo, 6 páginas.

Ele pode ter sido racista? Pode, pois não o reli depois de adulto, mas será que era mesmo ou ele apenas magoou pessoas para as quais ser contra cotas é o mesmo que ser racista?

De qualquer forma, você deu a resposta, deveriam ter mostrado tudo, inclusive os textos racistas e discutirem como o tema era visto em 1900 e em 2000.

Bem infeliz essa ideia de, na duvida, não mostrar nada.


Com certeza, se for censurar e proibir de de se fazer humor com assuntos que sejam "ofensivos" a certos grupos então deixa de existir o humor.

Piadas com gordos, loiras, vesgo, maneta...



Eu por exemplo, acho ridículo piadas que são comuns em alguns programas que envolvam pessoas desperdiçando comida, aquele estilo clássico de "confusão na cozinha", mas simplesmente não assisto isso. Não vou proibir a pessoa de fazer aquilo.

Como li uma vez, "Posso não concordar com você, mas defenderei sempre o teu direito a opinião".

No meu tempo de colégio li muito Monteiro Lobato. Sempre gostei. Assistia o Sítio do Pica Pau Amarelo em sua primeira versão.

O texto dele era racista? Pode se dizer hoje que sim, mas igual ao texto por exemplo, do "E O Vento Levou".

Filme e livro incríveis, mas tão "racista" quanto o Monteiro Lobato.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Houve uma crítica com citações de importantes estudiosos (dados, autores de diversas áreas do conhecimento e etc) para desconstruir tal história.
Se esta falando do tópico que deu origem a esse, vale comentar que as críticas de importantes estudiosos justamente careciam de dados, fatos e o escambau.

Eram apelo à autoridade mais uma pletora de argumentos emocionais.

Se você ler o texto do LHand, como eu cheguei a comentar, era "O escravismo euripeu era pior que todos os outros escravismos porque ele era racial."

Aí, você me pergunta, esse importante estudioso apresentou dados? Usou argumentos lógicos e sólidos? Ele simplesmente leu e entendeu história?

Por exemplo, romanos escravizavam gregos, ibéricos, gauleses, germânicos, egípcios... Todos eles eram de outras etnias e era o fator racial que os separava. Negros haussai e berberes não se enxergavam como negros, mas como haussai e berberes. Eu olho pra fotos dessa turma e vejo eles nitidamente diferentes uns dos outros. E eles tbm se enxergavam assim, por isso quando escravizavam uns aos outros, era uma raça escravizando outra. Árabes escravizavam negros tbm (e eram especialmente cruéis, de 10 milhões de negros que vieram pras Américas, há de 55 a 155 milhões de descendentes hoje. Dos 24 milhões de escravos negros que foram pro Oriente Médio, há 1 milhão de descendentes. Chuta o que aconteceu com eles lá pra morrerem tanto.

Ou seja, o intelectual disse o que o LHand queria ouvir, mas não havia sustancia, base, nada para se tirar dali se você pensar em cima do que ele disse.

Outro intelectual citado por outro user (tbm da mesma corrente ideológica) dizia que indios não viviam na Idade da Pedra. Por quê, se todas as características dos índios eram da idade da pedra? Porque essa classificação existia para justificar a opressão dos brancos sobre os índios. Isso mesmo, a classificação por idades tecnologias usada pelo mundo todo só foi criada pra permitir a opressão dos índios!

De novo, são esses os intelectuais que as pessoas que não sabem o que pensar usam para saber o que pensar?

O que acho foda é a referência comum de direita e incomum a esquerda aos "intelectuais" de YT e demonização do professor universitário público.
Sabe, sobre os vídeos, é basicamente uma acusação recorrente. "Ah, você se baseia em escritos do Olavo de Carvalho e vídeos de YouTube pra ter suas ideias" toda vez que alguém discordar da turma de esquerda.

Bom, já me acusaram disso. Se não conhece meu histórico, eu não vejo vídeos aqui no fórum, pois uso conexão de dados baixa (sou pobre), e não leio Olavo de Carvalho.

Será que essa crítica é baseada em fatos ou você leu tanta gente acusando que tbm tá acusando?

Já sobre professor universitário... Posso falar mal de professores se eu for um? De humanas? Ou professor é imune a críticas?

É tbm explicação recorrente minha, mas praticamente toda crítica mais contundente das pessoas que falam mal de professores universitários tem razão de ser.

Tem professor que doutrina alunos em sala de aula? Tem. Mas explicando, nem todos o fazem por canalhice, muitos foram doutrinados e acham que estão falando a verdade.

Mas tem professor que ganha 50 mil falando mal dos EUA e Europa e vem de Cubaz Venezuela e Coréia, mas toda aula tá falando da viagem pros EUA e Europa, mostrando seu iPhone de 10 mil reais e o escambau.

Tem professor que, ao invés de dar aula, fica falando de BBB, política ou putaria e enfia aluno em oficina de siririca? Tem.

Tem professor que persegue aluno que pensa diferente? Tem, eu fui PERSEGUIDO por professor por ser questionador de esquerda (sim, ser de esquerda não radical em 2005 era quase como ser de extrema direita hoje).

Então, não são todos? Claro que não. Mas sei que pra casa crítica a um professor feito por eles, tem um, dez ou mil professores que agem exatamente como eles criticam.

PS: Minto, eu fui professor. Trabalho na indústria hoje, menos salário mas menos aporrinhação.
PS: Ah, eu era de esquerda até 2014. Cheguei a defender a Dilma e vibrei quando ela ganhou do cheirador Neves.

Isso é uma das explicações perfeita do nível Hue, enquanto em país de 1o esses são tratados com maior respeito.
Discordo novamente.

O país é nível HUE tbm pela ação dos professores, que defendem ladrão, estatismo, quebra dos valores tradicionais e trocam sua dignidade por salários atrasados e alunos os espancando em sala de aula.

Como já li na OS, privatiza tudo que Hue não tem condições de crescimento!
Claro! Com "intelectual" de YT!
Investe e fiscaliza em universidade pública, dar oportunidade de emprego (está cheio de Doutor sem oportunidade, me refiro a Doutor de direito e não na boca do povo que sequer sabe o que é e assim titula médicos e etc que se aproveitam de tal) como a Coreia do Sul fez.
Aliás, é resposta atrasada a falta de oportunidade para níveis altos de educação. Sempre colonizado!
Entendi o contexto geral mas ficou confusa seu comentário aí.
 
Topo Fundo