O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Então tá] Emulador para jogos antigos atinge latência menor que console original

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Emulador para jogos antigos atinge latência menor que console original
Por Victor Hugo Silva
19/04/2018 às 17h49


Games clássicos como Super Mario Bros. e Sonic the Hedgehog têm uma característica em comum: a latência elevada. Ou seja, eles costumam demorar algum tempo para exibir na tela os comandos enviados por meio do controle.

O delay é quase imperceptível nos consoles originais, porém fica mais evidente em emuladores. Isso acontece por diversas razões – das características de mouse e teclado até o processamento do vídeo. Por esse motivo, usuários mais assíduos vêm buscando formas de reduzi-lo.

Super-Mario-Bros.-700x522.jpg


Quem encontrou uma resposta foram os desenvolvedores da RetroArch, uma famosa interface para emular jogos clássicos. Eles conseguiram fazer com que a latência dos games fosse ainda menor do que a existente nos consoles originais.

Consoles como o NES processam o input do usuário ao mesmo tempo em que o próximo quadro está sendo renderizado. Com isso, é necessário esperar esse quadro ser finalizado para a resposta a uma ação ser exibida na tela.

Em alguns casos, a diferença entre o input e a ação na tela pode chegar a quatro frames. O vídeo abaixo dá um exemplo da diferença entre o NES e o emulador que recebeu a melhoria:


www.youtube.com/watch?v=_qys9sdzJKI

Afinal, qual foi a mudança realizada? Para melhorar a experiência, os responsáveis pelo RetroArch “aceleraram” alguns frames inúteis. Assim, os quadros que não mostram nenhuma movimentação passam despercebidos. Em seguida, o quadro em que realmente há alguma diferença é mostrado.

Para manter a experiência do jogo original, o emulador também faz ajustes no áudio. Quando o botão é apertado, a plataforma salva os efeitos de áudio que deveriam aparecer no primeiro frame, e só os carrega no quadro em que há a movimentação.

A mudança exige que os computadores tenham um trabalho maior de processamento. No entanto, ela não chega a ser um grande problema para máquinas mais recentes.

Batizada de LAGFIX, a solução está sendo desenvolvida desde março e deverá continuar recebendo melhorias. A partir de agora, o trabalho também envolve a análise de uma lista de jogos clássicos, para identificar a latência em cada título.

Com informações: Ars Technica.

-----------------------------

É bem interessante este esforço de programadores e entusiastas em eliminar delay dos jogos.

Pessoalmente, tenho dificuldade para perceber delays muito pequenos. Até por isso acabo jogando games nos emuladores com filtros CRT, escala e tudo mais que devem ter um impacto considerável nisso (embora não use configurações que prejudiquem os 60fps).

Fica aí a notícia, parece mágica, emulador com delay menor do que o videogame original. :kwow:kwow
 
Ultima Edição:

MPIlhaOliveira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.147
Reações
5.732
Pontos
509
É interessante que a comunidade responsável por manter viva a memória das melhores gerações de consoles continue sempre buscando soluções afim de melhorar a experiência de jogo sem alterar um quadro sequer dos títulos originais.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Emulador para jogos antigos atinge latência menor que console original
Por Victor Hugo Silva
19/04/2018 às 17h49


Games clássicos como Super Mario Bros. e Sonic the Hedgehog têm uma característica em comum: a latência elevada. Ou seja, eles costumam demorar algum tempo para exibir na tela os comandos enviados por meio do controle.

O delay é quase imperceptível nos consoles originais, porém fica mais evidente em emuladores. Isso acontece por diversas razões – das características de mouse e teclado até o processamento do vídeo. Por esse motivo, usuários mais assíduos vêm buscando formas de reduzi-lo.

Super-Mario-Bros.-700x522.jpg


Quem encontrou uma resposta foram os desenvolvedores da RetroArch, uma famosa interface para emular jogos clássicos. Eles conseguiram fazer com que a latência dos games fosse ainda menor do que a existente nos consoles originais.

Consoles como o NES processam o input do usuário ao mesmo tempo em que o próximo quadro está sendo renderizado. Com isso, é necessário esperar esse quadro ser finalizado para a resposta a uma ação ser exibida na tela.

Em alguns casos, a diferença entre o input e a ação na tela pode chegar a quatro frames. O vídeo abaixo dá um exemplo da diferença entre o NES e o emulador que recebeu a melhoria:


www.youtube.com/watch?v=_qys9sdzJKI

Afinal, qual foi a mudança realizada? Para melhorar a experiência, os responsáveis pelo RetroArch “aceleraram” alguns frames inúteis. Assim, os quadros que não mostram nenhuma movimentação passam despercebidos. Em seguida, o quadro em que realmente há alguma diferença é mostrado.

Para manter a experiência do jogo original, o emulador também faz ajustes no áudio. Quando o botão é apertado, a plataforma salva os efeitos de áudio que deveriam aparecer no primeiro frame, e só os carrega no quadro em que há a movimentação.

A mudança exige que os computadores tenham um trabalho maior de processamento. No entanto, ela não chega a ser um grande problema para máquinas mais recentes.

Batizada de LAGFIX, a solução está sendo desenvolvida desde março e deverá continuar recebendo melhorias. A partir de agora, o trabalho também envolve a análise de uma lista de jogos clássicos, para identificar a latência em cada título.

Com informações: Ars Technica.

-----------------------------

É bem interessante este esforço de programadores e entusiastas em eliminar delay dos jogos.

Pessoalmente, tenho dificuldade para perceber delays muito pequenos. Até por isso acabo jogando games nos emuladores com filtros CRT, escala e tudo mais que devem ter um impacto considerável nisso (embora não use configurações que prejudiquem os 60fps).

Fica aí a notícia, parece mágica, emulador com delay menor do que o videogame original. :kwow:kwow

Devo dizer que é uma solução simples mas ainda assim bastante inteligente, basicamente um frameskip inteligente para reduzir o lag, eu usualmente prefiro usar os emuladores sozinhos do que o Retroarch, mas se essa solução for algo bem implementado e funcional num futuro próximo, eu posso abrir uma exceção;
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Podemos dizer então que o input lag do Retroarch, atualmente, é -1!

:klolz
 


Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Ja zerei alguns jogos como Mario, Mega man e outros e nunca notei algo que me atrapalhasse, como como Marvel vs Capcom aonde precisa de combos preciso eu tambem faço tranquilamente aqui
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.908
Reações
51.054
Pontos
1.003
Ja zerei alguns jogos como Mario, Mega man e outros e nunca notei algo que me atrapalhasse, como como Marvel vs Capcom aonde precisa de combos preciso eu tambem faço tranquilamente aqui
Quando eu fui jogar Mario World no RPi eu senti o delay, joguei mal demais
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Quando eu fui jogar Mario World no RPi eu senti o delay, joguei mal demais

Acredito que o problema seja o Rpi ou a TV, aqui eu ja zerei muitos jogos no Retaroacrh tanto do PS3 quanto do notebook (uso o monitor da assinatura) e foi tranquilamente, no grupo do Rpi que eu tava no facebook o pessoal reclamava bastante disso
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Nos emuladores no meu PC eu NUNCA notei lag nenhum

agora tempos atras fui na casa de um amigo e ele tem aqueles "retrobox" feito com raspberry PI, e lá eu senti um put* lag sim, ficamos jogando alguns jogos no MAME (jogos esses que em casa no PC não noto lag nenhum), mas lá dava pra notar nitidamente, vc fazia o comando e tinha uma demora pra responder.

alias, eu não gostei de nada daquele retrobox lá, alem desse lag de comandos, parecia que os jogos de Mame estavam com frameskip ou sei lá, mas não rodavam suave como no PC em casa, os filtros de imagem que vem nele tambem não gostei, tem uma porrada de sistema inútil, um monte de jogos/roms repetidos, vários hacks, etc.... achei bem b*sta.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Nos emuladores no meu PC eu NUNCA notei lag nenhum

agora tempos atras fui na casa de um amigo e ele tem aqueles "retrobox" feito com raspberry PI, e lá eu senti um put* lag sim, ficamos jogando alguns jogos no MAME (jogos esses que em casa no PC não noto lag nenhum), mas lá dava pra notar nitidamente, vc fazia o comando e tinha uma demora pra responder.

alias, eu não gostei de nada daquele retrobox lá, alem desse lag de comandos, parecia que os jogos de Mame estavam com frameskip ou sei lá, mas não rodavam suave como no PC em casa, os filtros de imagem que vem nele tambem não gostei, tem uma porrada de sistema inútil, um monte de jogos/roms repetidos, vários hacks, etc.... achei bem b*sta.

Pois é, como falei acima no grupo do Facebook o pessoal reclamava direto mesmo usando o Retropie e naquele outro que me escapou o nome, parece que o problema é o RPI mesmo, quem sabe usando um monitor em conjunto com um controle cabeado esse problema diminua um pouco
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Finalmente.
Mario bros e sonic realmente possuem uma latência significante.
 

Ruano Roxo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.881
Reações
598
Pontos
844
GroovyMame mandou lembranças pro pessoal de "marketing" do RetroArch.

Mas mesmo assim, é bom ver mais projetos focados em eliminar o input lag da "ultima milha". Controles ruins, conexões USB, painéis de imagem digitais ainda vão continuar introduzindo input lag.
 
Ultima Edição:

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.973
Reações
14.526
Pontos
1.389
Nos emuladores no meu PC eu NUNCA notei lag nenhum.

Pois é, essa parada de latência (perceptível) pode rolar em outros equipamentos, mas também nunca notei jogando nos emus de PC.

Master Race sempre Master Race. :kkong
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Nos emuladores no meu PC eu NUNCA notei lag nenhum
Pois é, essa parada de latência (perceptível) pode rolar em outros equipamentos, mas também nunca notei jogando nos emus de PC.

Master Race sempre Master Race. :kkong
Acompanho integralmente o bem assertivo voto dos eminentes colegas de fórum.

Não percebo lag nos emuladores de PC (única plataforma que uso para isso).
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Ontem eu fui formatar um computador e com isso o cara me pediu pra instalar uns emuladores de PS1, coloquei o Retaroach e enquanto eu tava testando alguns jogos com o PC ligado na TV notei um lag perceptivel, nao lembro modelo da TV mas é nova desses lançamentos da LG, no Tekken 3 e TW Metal dava pra perceber isso, agora fiz o teste aqui no meu notebook ligado no monitor e não notei NADA

Mais uma vez fico que o maior problema do lag é a propria fonte de imagem e não o emulador em sí
 

rap3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.257
Reações
402
Pontos
1.069
Venho tentando muito Retroarch no Android e no RPI e claro que já percebi lag no raspberry pi, mas testando diversas fontes senti uma melhora utilizando uma fonte realmente boa e sem utilizar filtros muito pesados. No Android a coisa fica bem melhor.
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.700
Reações
15.338
Pontos
1.659
Mas isso tem até em emuladores "oficiais" como por exemplo o virtual console do Wii U, que tem vários games com lag bem perceptíveis.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Ontem eu fui formatar um computador e com isso o cara me pediu pra instalar uns emuladores de PS1, coloquei o Retaroach e enquanto eu tava testando alguns jogos com o PC ligado na TV notei um lag perceptivel, nao lembro modelo da TV mas é nova desses lançamentos da LG, no Tekken 3 e TW Metal dava pra perceber isso, agora fiz o teste aqui no meu notebook ligado no monitor e não notei NADA

Mais uma vez fico que o maior problema do lag é a propria fonte de imagem e não o emulador em sí
Dependendo da TV tem que mudar a configuração para "modo PC" ou "modo game". Senão, independente de emulação, mesmo um videogame original pode ficar com delay péssimo.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Dependendo da TV tem que mudar a configuração para "modo PC" ou "modo game". Senão, independente de emulação, mesmo um videogame original pode ficar com delay péssimo.

Esqueci de falar que ela estava em modo game e mesmo assim o lag era perceptivel, hoje fiquei pensando se de fato ela ser smart tv não possa contribuir pra isso ja que o "sistema" ficaria rodando em segundo plano ou coisa do tipo
 
Topo Fundo