O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Entendeu nada da história de Dark Souls? Relaxa, nem os desenvolvedores entenderam!!!

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.960
Reações
55.109
Pontos
1.839
Pra quem acha que Dark Souls não tem história:



Só é provavelmente uma das melhores execuções da jornada do herói em videogames.

eu gostei do vídeo mas ele não é um indicativo de que DS tem um enredo. Tanto é que tudo que ele percebeu e transpôs eu não tive a mesma sensação. Em nenhum momento me vi como um heroi, que recusei o "chamado", etc... Pra mim, eu era um morto-vivo que estava fazendo de tudo para não morrer e escapar da masmorra. E você ou qualquer outro que tenha jogado pode ter uma percepção completamente diferente.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.039
Reações
63.548
Pontos
1.253
Engraçado, mais uma vez eu tenho razão. Já deve ser a vigésima vez que eu falo algo e os desenvolvedores falam a mesma coisa.

Falei que dark souls tem história bagunçada e os fãs vieram metralhando, falando de lore (algo não oficial).

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Idem aqui.
Pessoal até ja falou que eu era preguiçoso porque não entendia a história hahaha
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.739
Reações
22.519
Pontos
1.129
Acho que esse tipo de história mais sugestiva é a mais adequada a jogos.

O entendimento fica prejudicado, mas o ganho no ritmo de jogo compensa, ainda mais porque a atmosfera permanece intacta e os bosses criam o desenvolvimento narrativo necessário.

Lembrando que isso era praxe antigamente, Super Metroid talvez sendo o melhor exemplo.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.901
Reações
16.664
Pontos
803
Antigamente não tinha tanto espaço assim disponível para focar na narrativa dos jogos, só no manual mesmo.
 


Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.912
Reações
13.958
Pontos
1.474
Antigamente não tinha tanto espaço assim disponível para focar na narrativa dos jogos, só no manual mesmo.

Espaço tinha. Bastava fazer o game com o máximo de textos possíveis, pois consomem menos memória. Vários RPGs eram assim, alguns eram puramente textuais, não tinham nenhuma interface gráfica.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.901
Reações
16.664
Pontos
803
Espaço tinha. Bastava fazer o game com o máximo de textos possíveis, pois consomem menos memória. Vários RPGs eram assim, alguns eram puramente textuais, não tinham nenhuma interface gráfica.
Talvez estes não atraíssem tanto público assim.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.313
Reações
14.376
Pontos
1.053
O que eu achava engraçado nos tópicos eram os tal entendedores da série querendo dar algum sentido.. É de rir....

O que o jogo tem é um Lore para preencher uma falta de história real. Mas não existe mensagem alguma ali e nada importante para perder.Dá para passar batido por 99% de qualquer diálogo ou cutscene inicial e final.Nada tem sentido, e se tem ficou no subconsciente dos desenvolvedores. E é um caso onde os diálogos mais complicam do que ajudam.

Não é como um jogo do Fumito Ueda, onde a jornada do herói e o tema central ficam bem claros mesmo usando comunicação não verbal...E os poucos diálogos só enriquecem a experiência e abrem possíveis histórias escondidas.
 
Ultima Edição:

paulosthomaz

Bam-bam-bam
Mensagens
798
Reações
606
Pontos
293
Como se fosse algum demérito para a história ela depender de interpretação.

Os jogos da série Souls e Bloodborne têm uma sequência lógica sim, a lore é riquissíma e tem coisas muito interessantes nas descrições dos itens e nos cenários do jogo. Óbvio que tem coisas interpretativas/subjetivas. E daí? Existem diversas maneiras de se contar uma história de forma não linear. E nem foi Dark Souls que inventou isso.

Claro que cada um tem sua opinião, mas tenho 100% de certeza que a maioria falando bobagem aí nunca nem sequer pesquisou sobre a história do jogo ou procurou observar os detalhes do jogo. Como tem gente nesse fórum que gosta de tentar se auto promover com opiniões polêmicas, sem ter o mínimo de conhecimento do assunto abordado. É incrivel isso. A necessidade de chamar atenção vai além do pensamento lógico lol
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.039
Reações
63.548
Pontos
1.253
Como se fosse algum demérito para a história ela depender de interpretação.

Os jogos da série Souls e Bloodborne têm uma sequência lógica sim, a lore é riquissíma e tem coisas muito interessantes nas descrições dos itens e nos cenários do jogo. Óbvio que tem coisas interpretativas/subjetivas. E daí? Existem diversas maneiras de se contar uma história de forma não linear. E nem foi Dark Souls que inventou isso.

Claro que cada um tem sua opinião, mas tenho 100% de certeza que a maioria falando bobagem aí nunca nem sequer pesquisou sobre a história do jogo ou procurou observar os detalhes do jogo. Como tem gente nesse fórum que gosta de tentar se auto promover com opiniões polêmicas, sem ter o mínimo de conhecimento do assunto abordado. É incrivel isso. A necessidade de chamar atenção vai além do pensamento lógico lol
O segundo ponto até que vai (observar os detalhes do jogo),mas o primeiro não faz sentido.

É o próprio jogo que tem a missão de entregar uma narrativa intuitiva e eficiente ao jogador,pesquisar sobre a história é um fator completamente externo.

Beleza,tem muito jogador que não presta a atenção em nada e certamente deixa de observar vários detalhes,mas quando você vê que tem que olhar a história que a fanbase "construiu",sendo que muitos dessa fanbase admitem que tem muita coisa ali que não dá pra entender ,é porque algo de errado não está certo.

Recentemente joguei Hollow Knight e achei completamente intuitivo a forma como o jogo te conta uma história,seja por texto ou visualmente você tem uma certa noção do que está acontecendo e do universo a sua volta ; isso porque o jogo não fica só colocando frases vagas e colocando quase todas informações em itenzinhos.

Já joguei muito Super Metroid também,e o jogo consegue passar toda sua história praticamente só utilizando elementos visuais (quase não tem texto).

Já joguei Shadow of the Colossus,tem poucos textos (são mais usados em pontos chave na história),mas esses poucos te dão uma base pra você interpretar ou ligar as pontas nos aspectos escondidos da história.

Jogando Dark Souls eu não sinto o mesmo na maior parte do jogo.

Acho bizarro falar em opinião polêmica, até pouco tempo atrás pouca gente criticava algo da série e quando criticavam o pessoal sempre caia em cima (as vezes com razão,outras não).
Até porque existe uma grande diferença entre criticar e simplesmente causar polêmica.

Agora, é brincadeira falar em "não tem o mínimo de conhecimento sobre o assunto abordado".
Se for olhar por esse lado,se precisa ter atestado de entendedor pra falar do assunto, então estamos perdidos,pois somos apenas jogadores normais discutindo num fórum de joguinhos.
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.318
Reações
8.257
Pontos
453
Decodificaram toda a obra do Miyazaki san:

Role muito, chape no estus e cuidado com a stamina.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.912
Reações
13.958
Pontos
1.474
Dark Souls tem muito de "show, don't tell".

Por exemplo, você inicia o jogo dentro de uma prisão com um buraco no teto. Um cavaleiro joga um cadáver e nele há a chave para a prisão. Já é o suficiente para deixar o jogador intrigado por várias razões. Por que eu fui preso? quem é esse cavaleiro? e por que ele quer me ajudar a sair da prisão? Nada disso é dito, apenas exibido.

Daí você pega a chave, abre a cela, segue adiante, do lado direito, parece haver uma grande cela com um monstro enorme nela. Mais adiante, outro monstro, semelhante. E no local da batalha também há outro grande buraco no teto e uma mensagem no chão: corra! Você corre e seguindo adiante encontra uma arma e um escudo, mais adiante, o cavaleiro que te soltou. Antes ele parecia estar inteiro, agora, ele parece bastante machucado e sem forças já agonizando. Ele troca meia dúzia de palavras com você e te faz uma pergunta. Você responde e ganha o estus flask. Parece ser o caso dele ter tomado a dianteira e ido por cima da prisão em direção ao grande monstro, os dois duelam no teto, o teto desmorona e o cavaleiro sai derrotado.

Veja bem, novamente, tudo isso é exibido, porém não dito.

Depois de pegar o estus flasks e uma chave, você vai então enfrentar o monstro guardião da prisão e o derrota. Qualquer semelhança aqui com A Link to the Past não é mera coincidência. O tio do Link toma a dianteira, mas é derrotado no meio do caminho, Link pega a espada e o escudo e então passará a ser o herói da história.

Em Lordran o jogador encontrará a espada de Astoria, que conforme sua descrição, parece ser a espada do cavaleiro no início do jogo. Ao voltar ao local onde se inicia a história, Oscar of Astoria estará lá, mas com uma postura diferente, agora ele não é mais um ajudante e sim inimigo. Ressentido pelo seu fracasso ele quer se provar como o autêntico herói da história, porém, fracassa mais uma vez morrendo definitivamente para o jogador.

Em Lordran o jogador verá muitas coisas. Verá muitos mencionarem a palavra hollow, como um estado a que todos podem por qualquer descuido sucumbir. Na realidade o jogador já começa nesse estado e graças a humanitys ele poderá restaurar a sua humanidade. Mas conforme ele morra em sua jornada, voltará várias vezes para o estado hollow.

Ao longo da jornada o jogador encontra vários e vários corpos e neles suas antigas armas, items, anéis e almas. O próprio jogador morrerá várias e várias vezes. Parece que muitos simplesmente desistiram no meio do caminho. Mas o jogador persiste mesmo assim.

Na realidade os corpos deixados pelo caminho representam os fracassos daqueles que tentaram jogar Dark Souls e desistiram. Mas apesar de toda hostilidade há aqueles que tentarão superar as adversidades. A história de Dark Souls é transmitida pelas próprias mecânicas do jogo, estas e só estas podem comunicar os sentidos de humanity e hollow. São coisas que não podem ser ditas, porque são emoções, elas precisam ser sentidas. Dark Souls cria um mundo para que o jogador as sinta. Dark Souls é também a história de um herói escolhido. Mas ser o escolhido aqui não quer dizer que há um ser diferente dos demais com uma natureza e dons distintos. O mundo de Dark Souls é que irá gerar o escolhido. Esse mundo de imensa hostilidade irá construir através de todas as suas adversidades o seu escolhido. Sem saber bem do que se trata esse mundo e como lidar com as adversidades dele, um alguém que inicia sem habilidades as desenvolve ao longo de sua jornada, mas pela sua persistência um dia superará todos os desafios tornando-se o escolhido.

Olhem, isso não é algo que pode ser dito. Nada disso é possível de realizar através de uma cut scene. Porque o escolhido somos todos nós que jogamos o game e não uma personagem que observamos em terceira pessoa. A história de um game só se desenvolverá com o auxílio desse elemento externo que somos nós os jogadores. Kojima demonstrou isso muito bem em Metal Gear Solid e Miyazaki aqui faz o mesmo.
 

Vegito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.355
Reações
14.718
Pontos
1.394
Rapaz, é só não jogar na cara com filminho e narração que o pessoal acha que não tem história. Busquem conhecimento.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.893
Reações
27.908
Pontos
1.444
Dark Souls é como aquele lago que espelha a sua alma. Você pode olhar para o lago e mergulhar nas profundezas do seu conhecimento, ou você vê apenas olha o teu reflexo enquanto navega na superfície com um pequeno bote.
Cabe a você decidir quem você quer ser.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.637
Reações
52.533
Pontos
2.082
Muita gente confundindo historia com narrativa, e com lore. Tudo distinto um do outro.
Lore é o universo daquela ficção.
História é o evento num período de tempo que se passa a obra.
Narrativa é os acontecimentos que nós vemos.

É uma hierarquia de importância nos jogos da From. Lore > História > Narrativa. Narrativa não tem, o máximo é pra guiar o jogador até o próximo objetivo.

Jogos da From Software tem um universo muito bem construído, e a grande pira dos jogos é fazer o jogador respeitar esse mundo (Dark Souls 2 é o que mais desrespeita essa regra, por isso é o mais odiado). A dificuldade é uma consequência dessa mentalidade, assim como outros pontos que acabaram ficando bastante característicos, como combate cadenciado, stamina (ou parry), e o universo ser explicado a conta gotas.

Os jogos não foram feitos pra ter uma narrativa. Você acordou ali, tem alguma "maldição" que fodeu tudo, e você pode ser o escolhido, ou não, tanto faz, você provavelmente não é ninguém mesmo.

E na real, é feito pra você deduzir por conta própria... Galera que acaba pirando demais em validar em wikis e afins pra encaixar perfeitamente tudo. O jogo é um RPG pelo motivo do Role Play, fazendo o jogador encarnar aquele personagem e entrar naquele mundo.

É como se na vida real você fosse para uma catedral em ruínas, sem ter noção nenhuma da história por trás. Você vê documentos, objetos, até mesmo a própria arquitetura e acaba deduzindo certas coisas, que muito provavelmente serão certeiras. Já fiz isso na vida real, e depois fui procurar a história do lugar e minhas deduções foram muito certeiras.

From Software usa e abusa de world building na linguagem de games de uma maneira que nenhuma outra produtora jamais conseguiu. Esse é o grande brilho deles, o resto é só consequência.

Enfim poderia entrar muito mais a fundo, mas o básico é isso.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.901
Reações
16.664
Pontos
803
Muita gente confundindo historia com narrativa, e com lore. Tudo distinto um do outro.
Lore é o universo daquela ficção.
História é o evento num período de tempo que se passa a obra.
Narrativa é os acontecimentos que nós vemos.

É uma hierarquia de importância nos jogos da From. Lore > História > Narrativa. Narrativa não tem, o máximo é pra guiar o jogador até o próximo objetivo.

Jogos da From Software tem um universo muito bem construído, e a grande pira dos jogos é fazer o jogador respeitar esse mundo (Dark Souls 2 é o que mais desrespeita essa regra, por isso é o mais odiado). A dificuldade é uma consequência dessa mentalidade, assim como outros pontos que acabaram ficando bastante característicos, como combate cadenciado, stamina (ou parry), e o universo ser explicado a conta gotas.

Os jogos não foram feitos pra ter uma narrativa. Você acordou ali, tem alguma "maldição" que fodeu tudo, e você pode ser o escolhido, ou não, tanto faz, você provavelmente não é ninguém mesmo.

E na real, é feito pra você deduzir por conta própria... Galera que acaba pirando demais em validar em wikis e afins pra encaixar perfeitamente tudo. O jogo é um RPG pelo motivo do Role Play, fazendo o jogador encarnar aquele personagem e entrar naquele mundo.

É como se na vida real você fosse para uma catedral em ruínas, sem ter noção nenhuma da história por trás. Você vê documentos, objetos, até mesmo a própria arquitetura e acaba deduzindo certas coisas, que muito provavelmente serão certeiras. Já fiz isso na vida real, e depois fui procurar a história do lugar e minhas deduções foram muito certeiras.

From Software usa e abusa de world building na linguagem de games de uma maneira que nenhuma outra produtora jamais conseguiu. Esse é o grande brilho deles, o resto é só consequência.

Enfim poderia entrar muito mais a fundo, mas o básico é isso.
Você pode ser só mais um manipulado. Isso me Lembra o vampire the masquerade bloodlines.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.681
Reações
10.123
Pontos
503
Prefiro continuar achando que é apenas matar monstrão, ficar entendendo sobre o jogo de maneira externa não é minha praia
 

Acteon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.803
Reações
15.344
Pontos
789
Você pode ser só mais um manipulado. Isso me Lembra o vampire the masquerade bloodlines.
Inclusive um dos finais do jogo mostra isso.
Na verdade você sendo só mais um para reascender a chama, como outros infinitos que vieram antes de você.
Para mim a from encontrou a maneira perfeita de contar histórias atraves da mídia video-game.
Tanto que nenhum jogo, por melhor que seja, nunca irá se comparar sequer a um filme mediano em matéria de narrativa fechadinha.
Em Soulsborne tem um mundo com um lore imenso e variado, sendo que como você irá atuar nesse mundo é sua responsabilidade. Não tendo assim um final feliz ou final triste, somente um final quando você decidir assim.
Você pode ser um peão e sair matando geral e reascender a chama, como muitos silver knights tentaram. Ou pode buscar entender a história e um sentido nela, como Artorias tentou. Sendo que nenhum dos dois é o certo, levando em conta que chegar ao fundo da história é enfrentar e ser consumido pelo abismo.
 

hyperedy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.979
Reações
14.403
Pontos
1.169
Eu gosto do jeito que é, mesmo não entendendo tudo sozinho, acho legal o clima que os jogos tem com todo esse mistério nos diálogos e cutscenes. O que eu não aguento mais são esse jogos filminhos ocidentais.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.912
Reações
13.958
Pontos
1.474
Muita gente confundindo historia com narrativa, e com lore. Tudo distinto um do outro.
Lore é o universo daquela ficção.
História é o evento num período de tempo que se passa a obra.
Narrativa é os acontecimentos que nós vemos.

É uma hierarquia de importância nos jogos da From. Lore > História > Narrativa. Narrativa não tem, o máximo é pra guiar o jogador até o próximo objetivo.

Jogos da From Software tem um universo muito bem construído, e a grande pira dos jogos é fazer o jogador respeitar esse mundo (Dark Souls 2 é o que mais desrespeita essa regra, por isso é o mais odiado). A dificuldade é uma consequência dessa mentalidade, assim como outros pontos que acabaram ficando bastante característicos, como combate cadenciado, stamina (ou parry), e o universo ser explicado a conta gotas.

Os jogos não foram feitos pra ter uma narrativa. Você acordou ali, tem alguma "maldição" que fodeu tudo, e você pode ser o escolhido, ou não, tanto faz, você provavelmente não é ninguém mesmo.

E na real, é feito pra você deduzir por conta própria... Galera que acaba pirando demais em validar em wikis e afins pra encaixar perfeitamente tudo. O jogo é um RPG pelo motivo do Role Play, fazendo o jogador encarnar aquele personagem e entrar naquele mundo.

É como se na vida real você fosse para uma catedral em ruínas, sem ter noção nenhuma da história por trás. Você vê documentos, objetos, até mesmo a própria arquitetura e acaba deduzindo certas coisas, que muito provavelmente serão certeiras. Já fiz isso na vida real, e depois fui procurar a história do lugar e minhas deduções foram muito certeiras.

From Software usa e abusa de world building na linguagem de games de uma maneira que nenhuma outra produtora jamais conseguiu. Esse é o grande brilho deles, o resto é só consequência.

Enfim poderia entrar muito mais a fundo, mas o básico é isso.

Mas tem narrativa em Dark Souls. Você é um undead, encontra o Oscar of Astoria, ele te dá uma chave, você consegue ser pelo que parece o primeiro undead a sair daquela prisão, chega a Lordran, toca dois sinos, consegue abrir caminho até Anor Londo, lá você encontra o Lordvessel, consegue as 4 almas e aí no final depois de matar o Gwyn, ou você dá continuidade a Era do Fogo ou opta por outro caminho. Tudo isso é uma trama.

O que é diferente em Dark Souls não é que não tem trama. O que é diferente é que você faz o papel na trama. Muitos jogos além de matar um monte de bandidos no meio do caminho não deixam o jogador executar a trama.
 

strike gamer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.421
Reações
3.948
Pontos
979
Só ando pra frente e tento chegar em algum lugar sem morrer.
Qualquer cara da fase me mata com 1 golpe e eu vou lá querer saber o motivo? Só preciso sobreviver e vazar dali.
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Freddy Mercury disse uma vez que a letra de Bohemian Rapsody não tinha sentido e nem significado algum, era só palavras para rimarem.

Acredito que os jogos da From é a mesma pegada.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
Entendo a discussao sobre a forma de contar história de Dark Souls ser ou nao horrível. Mas dizer que nao tem história é bem diferente. Eu nao entendi/ignorei completamente a história do jogo na 1a jogada, mas depois deu pra ver que é foda. No Dark Souls 2 já joguei prestando mais atençao e consegui entender bastante. No Dark Souls 3, mais ainda

Agora Bloodborne nao dá, ali sao dorgas pura mesmo. Eu acho que é praticamente impossível entender a história daquilo sem ver vídeos de youtube. É muita, muita viagem
 
Topo Fundo