O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Especial: Os personagens e games Nintendo em outras plataformas

Crude Dude

Bam-bam-bam
Mensagens
1.463
Reações
1.854
Pontos
229


Nesses tempos de vacas magras, muito se fala sobre a Nintendo lançar seus jogos em plataformas concorrentes. Jogos da Nintendo ou com personagens Nintendo já foram lançados para outras plataformas e isso não é segredo para ninguém. O caso mais famoso é o do Philips CD-i que recebeu algumas versões exclusivas (e não muito boas) de The Legend of Zelda. Porém, durante as pesquisas para o meu TOP 10 PC por ano, acabei me surpreendendo com a quantidade de títulos que "pularam a cerca". Isso me motivou a fazer esse especial. Não posso garantir que todos os jogos estão listados e nem tenho intenção de citar todas as plataformas que receberam tais games, apenas as realmente mais relevantes. Boa leitura a todos!




Atari 2600


É bem fácil entender porque jogos Nintendo foram parar no Atari 2600; era o console mais popular do mundo no início dos anos 80 e como a Nintendo ainda não havia lançado um console pra valer, nada mais justo que lançar seus arcades de maior sucesso na plataforma da Atari. Os jogos foram lançados entre 1982 e 1983, lembravam vagamente os arcades e nenhum foi portado diretamente pela Nintendo.


Donkey Kong / Donkey Kong Jr.
Mario Bros. / Popeye
_______________________________________________________________________


Atari 5200


Pegando carona no sucesso do Atari 2600, o 5200 também recebeu alguns jogos Nintendo, embora melhores e mais trabalhados que os do 2600, o fracasso do console acabou minando a vinda de mais games da empresa japonesa. Os games foram lançados no ano de 1983.


Mario Bros. / Popeye
_______________________________________________________________________


Intellivision / ColecoVision


Os maiores rivais do Atari 5200 também receberam jogos da Nintendo, ambos Donkey Kong, Donkey Kong Jr e Popeye. Se as versões Intellivision lembram muito os ports do Atari 2600, as versões ColecoVision mostram todo o poder do console, o deixando pau a pau com as versões NES.


Donkey Kong (Intellivision) / Donkey Kong (ColecoVision)
Donkey Kong Jr. (Intellivision) / Donkey Kong Jr. (ColecoVision)


Popeye (Intellivision) / Popeye (ColecoVision)
_______________________________________________________________________


Atari 7800


Aqui um caso curioso e raro, onde jogos da Nintendo são lançados para um concorrente direto. Não encontrei a explicação exata para tal fato, possivelmente a Atari (que portou e publicou os jogos) ainda tinha os direitos para comercialização de alguns títulos e fez uso disso. Graficamente falando estão no nível do NES, mas ainda longe dos arcades. Foram lançados em 1988.


Donkey Kong / Donkey Kong Jr.
Mario Bros.
_______________________________________________________________________


NEC PC-8801 / Sharp X1


Jogos da Nintendo foram portados para os mais diversos computadores pessoais do anos 80, como os ocidentais Apple II, Atari 8bit, Commodore 64, Atari XE, ZX Spectrum, Amstrad CPC, VIC-20, BBC Micro e os orientais NEC PC-6001mkII, NEC PC-6601 e FM-7. Dois porém se destacaram bastante: o NEC PC-8801 e o Sharp X1. Ambos tinham configurações semelhantes e tiveram diversos jogos da Nintendo portados pelas mãos da Hudson Soft, entre os anos de 1984 e 1986. Esses dois modelos se sobressaem por terem recebido ports de jogos da Nintendo lançados diretamente para o NES, enquanto que a maioria dos outros computadores pessoais da época receberam apenas arcade games. Destaque para três games que foram refeitos pela Hudson: Punch Ball Mario Bros. (onde você tem uma bola como arma), Mario Bros. Special (com fases redesenhadas) e Super Mario Bros. Special (com fases redesenhadas também). Embora os jogos fiquem muito aquém dos originais do NES, não deixa de ser estranho a Nintendo licenciar alguns dos seus jogos mais populares da época para outras plataformas.


Punch Ball Mario Bros. / Mario Bros. Special
Super Mario Bros. Special / Excitebike


Donkey Kong 3 / Ice Climber
Golf / Tennis


Balloon Fight
_______________________________________________________________________


Philips CD-i


O mais famoso dos "casos". Basicamente a Nintendo desenvolvia um CD-ROM para o Super NES em conjunto com a Sony. O contrato previa que a Sony lançaria um console compatível. A Nintendo pensou melhor e achou que a ideia de console compatível não era tão boa, desfez a parceria e se juntou com a Philips para reativar a empreitada. Para fazer um agrado à nova parceira, a Nintendo liberou que a Philips produzisse jogos com seus personagens tirando proveito do poder de seu CD-i (que era meio console, meio central multimídia e não assustava ninguém). Três jogos do universo The Legend of Zelda e um do Super Mario foram criados para o aparelho, entre os anos de 1993 e 1995. Apesar dos bons gráficos, os jogos são considerados uma mancha na história dessas séries. Destaque para Zelda's Adventure, jogo no estilo clássico da série com atores digitalizados!


Link: The Faces of Evil / Zelda: The Wand of Gamelon
Zelda's Adventure / Hotel Mario
_______________________________________________________________________


PC / Macintosh


Aqui as duas plataformas que mais receberam jogos com personagens Nintendo (embora tenham recebido menos ports diretos, como NEC PC-8801 e Sharp X1). Os jogos compreendem diferentes momentos do mercado e serão analisados por partes:

Década de 80
Nesse período as plataformas não eram exatamente as mais populares em termos de jogos, porém, como quase todo computador pessoal da época, também recebeu um port de jogo da Nintendo, nesse caso uma versão "boot" (rodava direto do disquete) de Donkey Kong para MS-DOS, lançado em 1983.


Donkey Kong

Década de 90
Na década de 90 houve a explosão de games educativos da Nintendo, encabeçados por Super Mario. Todos foram lançados para PC e boa parte também recebeu versões para Macintosh. Os jogos mais conhecidos dessa época são os desenvolvidos pela Software Toolworks, que também lançou versões para SNES e até para o NES.
Por que a Nintendo permitiu que jogos com o Super Mario fossem parar nos computadores pessoais? Bem, nessa época os computadores e consoles coexistiam mais harmonicamente e para reforçar o seu lado de "boa empresa preocupada com as suas crianças" (Mortal Kombat que o diga), a Nintendo liberou a criação de jogos educativos, que funcionavam melhor nas prateleiras de produtos multimídia do que nas de games. Um jogo de cartas de Pokémon ao menos quebrou um pouco o gelo.


Mario is Missing! / Mario's Time Machine
Mario Teaches Typing / Mario Teaches Typing 2


Mario's Early Years! Fun with Letters / Mario's Early Years! Fun with Numbers
Mario's Early Years! Preschool Fun / Mario's Game Gallery (Mario's FUNdamentals)


Pokémon Play It! / Super Mario Bros. & Friends: When I Grow Up

Anos 2000
Os anos 2000 a estrela da vez passou a ser Pokémon e os jogos foram até que variados. De jogo de corrida caça níquel, a quiz; assistente de aprendizado a jogo de cartas online. Destaque para Pokémon Trading Card Game Online, que é um dos raríssimos games feitos para outras plataformas que possui algum envolvimento direto da Nintendo. Por que a Nintendo lançou games Pokémon para PC e Mac? PC Master tem cunho educativo, mas Team Turbo e Masters Arena são o tipo de jogo que frustram quem espera alguma experiência próxima dos jogos principais da série. São apenas publicidade. Já TCG Online é uma mudança significativa no modo de "interagir" com outras plataformas. A possibilidade dele ser lançado em breve para Ipad reflete isso.


Pokémon: Team Turbo / Pokémon: Masters Arena
Pokémon PC Master / Pokémon Trading Card Game Online
_______________________________________________________________________


Sega Pico


O Sega Pico era um videogame com cara de computador voltado para crianças e que teve alguma popularidade. Após sair do mercado de consoles, a Sega passou a apoiar fortemente a Nintendo. Para fazer um agrado à Sega e marcar presença em uma reconhecida plataforma educativa, a Nintendo autorizou a produção de jogos para a engenhoquinha da Sega, lançados entre 2002 e 2004.


Pokémon Advanced Generation: I've Begun Hiragana and Katakana! / Pokémon Advanced Generation: Loud Battle!
Pokémon: Catch the Numbers!
_______________________________________________________________________


Sega Advanced Pico Beena


O sucessor do Pico também teve jogos Pokémon na mesma linha dos anteriores, games educativos pra ajudar o desenvolvimento das crianças. O Beena só foi lançado no Japão e os games Nintendo deram continuidade à "política da boa vizinhança" com a Sega.


Pokémon Best Wishes / Diamond & Pearl Pokémon: o Sagase! Meiro de Daibouken!
Diamond & Pearl Pokémon: Moji Kazu Chie Asobi / Pokémon Advanced Generation: Suuji Batoru!!
_______________________________________________________________________


Celulares



Em 2006 a SquareEnix lançou Pokémate para celulares FOMA 900i do Japão. O jogo funciona nos moldes de Tamagochi, ou seja, é um game de cuidar do seu Pokémon. Os motivos que levaram a Nintendo a permitir tal lançamento não são conhecidos, talvez mais alguma aliança estratégica que não deu em nada.


Pokémate
 


Travis Touchdown

Bam-bam-bam
VIP
GOLD
Mensagens
9.154
Reações
12.416
Pontos
409
Hoje o que o pessoal mais quer é a Nintendo em outras plataformas, mas vendo o passado, dá medo de caso um dia aconteça!
 

Vaçago

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.642
Reações
32.053
Pontos
553
Vish, bastante jogo de qualidade duvidosa.

Pelo jeito a Nintendo se dá melhor produzindo pra suas próprias plataformas.
 

master-1

Veterano
Mensagens
710
Reações
567
Pontos
143
"...proveito do poder de seu CD-i (que era meio console, meio central multimídia e não assustava ninguém)..."

essa parte me lembrou x-box one
 


Kraad

Veterano
Mensagens
1.062
Reações
487
Pontos
124
Bom tópico!

Os personagens da Nintendo sempre fizeram muito sucesso seja em qualquer plataforma.:kmario
 

jor280

Bam-bam-bam
Mensagens
4.498
Reações
5.359
Pontos
309
Atualmente a Nintendo dificilmente dará o braço a torcer e liberar algum de seus personagens para outras plataformas.
Quer jogar nossas franquias? compre nossos vg, este é o lema da nintendo...:kmario
 

B - Mark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.887
Reações
3.037
Pontos
459
Me lembro de alguns jogos da Nintendo que foram lançados para outras plataformas como Atari 2600, Phillips CDi e para os computadores da NEC mas desconhecia a maioria dos jogos do tópico como os jogos educativos do Mario para PC.

Ainda sobre os jogos do Mario para PC notei que eles foram lançados nos anos 90 e nenhuma revista da época falou sobre eles.

Achei os jogos do Pokémon para Sega Pico bem curiosos porque marcaram a presença da Nintendo em um console da SEGA que na época já estava de saída do mercado de consoles para produzir jogos.

Tem um outro jogo do Pokémon que saiu para árcade chamado Print Club Pokémon B que é para a placa Sega Titan Video.

Link sobre o jogo
http://segaretro.org/Print_Club_Pokémon_B
 

Crude Dude

Bam-bam-bam
Mensagens
1.463
Reações
1.854
Pontos
229
Hoje o que o pessoal mais quer é a Nintendo em outras plataformas, mas vendo o passado, dá medo de caso um dia aconteça!
Eu acho que a Nintendo deveria disponibilizar o Virtual Console para outras plataformas, mas com novos jogos apenas em seus videogames.

Ótimo tópico, novamente :kjoinha
Valeu!

Vish, bastante jogo de qualidade duvidosa.

Pelo jeito a Nintendo se dá melhor produzindo pra suas próprias plataformas.
Dos jogos da lista, acho que só um (ou dois) foi produzido por ela, isso explica muito coisa.

Eu só queria Mario Kart no PS4... :viraolho
Um emulador sempre é possível!

"...proveito do poder de seu CD-i (que era meio console, meio central multimídia e não assustava ninguém)..."

essa parte me lembrou x-box one
Maldade...

Bom tópico!

Os personagens da Nintendo sempre fizeram muito sucesso seja em qualquer plataforma.:kmario
Donkey Kong foi muito popular em sua época!

Atualmente a Nintendo dificilmente dará o braço a torcer e liberar algum de seus personagens para outras plataformas.

Quer jogar nossas franquias? compre nossos vg, este é o lema da nintendo...:kmario
Se for ver, não está de toda errado, basta ver o que virou a Sega e SNK quando saíram do mercado de hardware, acabou todo o encanto.

smash bros para playstation, ops, me enganei , achei que fosse rss
Mas hein?

Me lembro de alguns jogos da Nintendo que foram lançados para outras plataformas como Atari 2600, Phillips CDi e para os computadores da NEC mas desconhecia a maioria dos jogos do tópico como os jogos educativos do Mario para PC.

Ainda sobre os jogos do Mario para PC notei que eles foram lançados nos anos 90 e nenhuma revista da época falou sobre eles.

Achei os jogos do Pokémon para Sega Pico bem curiosos porque marcaram a presença da Nintendo em um console da SEGA que na época já estava de saída do mercado de consoles para produzir jogos.

Tem um outro jogo do Pokémon que saiu para árcade chamado Print Club Pokémon B que é para a placa Sega Titan Video.

Link sobre o jogo

http://segaretro.org/Print_Club_Pokémon_B
Interessante esse, um jogo com personagens Nintendo, feito pela Atlus numa placa da Sega. Provavelmente escolheram a ST-V por ser uma placa barata.
Apesar disso, acho que não se encaixa nesse tópico, pois desconsiderei arcade games, que são um mundo à parte e além do mais, esse não é exatamente um jogo, apenas um software de fotos. Foi por esse motivo que não incluí Pokémon Project Studio e Super Mario Bros. Print World, são apenas softwares sem qualquer interatividade que lembre um jogo.
 
Topo