O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Estágio não-remunerado

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Saudações.

Para aqueles que lidam com a contratação, seja alguém do RH, seja o próprio gerente, ou qualquer um que tenha o conhecimento:

Qual a receptividade das empresas em aceitar estagiários na modalidade de estágio não-remunerado?

Pergunto, pois há um tempo venho cogitando essa possibilidade. Um conhecido meu, que recentemente precisava de estágio para cumprir as exigências da faculdade, comentou que as empresas são receosas em contratar estagiários nessa modalidade. Segundo ele, tal informação partiu de um funcionário da empresa cuja qual mandara currículo. No entanto, há previsão legal para essa modalidade, no caso de ser estágio obrigatório, o que é o caso de meu curso.

Além de cumprir o exigido pela faculdade obviamente, penso em ser a experiência adquirida pelo formando algo muito valioso.

Mesmo havendo previsão legal, há receios das empresas, em termos de problemas judiciais?

Ps. mais um coitado tentando ser engenheiro (civil).

Grato.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Boa sorte...
Se não for um conhecido que esteja desenrolando é muito difícil.

Tem milhares de engenheiros civis com várias anos (décadas) trabalhando na área recebendo menos que o piso.

se for só para se formar, pq n tenta estagio interno na faculdade?
Tem faculdade que aceita monitoria ou iniciação cientifica.
 

Centuriius

Bam-bam-bam
Mensagens
37
Reações
55
Pontos
428
Cara depende do teu objetivo. Eu nunca vi isso de não ser remunerado, pelo menos na época que me formei. ( Sou químico industrial). Muito difícil pegar voluntário, pois pessoal de empresa tem receio ( pelo menos era o que eu ouvia falar). Alguns colegas meus conseguiram em indústria, mas tinha algum tipo de remuneração ( como por exemplo vale transporte). Como o outro user falou, tu pode fazer dentro da universidade ( o que foi o que eu fiz, mas depende do que tu quer, eu fiz porque queria seguir na carreira acadêmica, to no mestrado agora, mas me fudi né com os cortes do governo).

Mas de qualquer forma, se quer seguir pra algum emprego fora da academia, experiência é fundamental, Sem isso nem te contratam, ou se contratam, pagam uma miséria.
 

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.077
Reações
480
Pontos
179
Mano, se vc puder brigar por um bom estágio e remunerado é melhor, isso pode sim fazer a diferença na sua vida.
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.015
Reações
2.945
Pontos
1.204
O meu foi não remunerado.
Mas só consegui por que era um conhecido.
Mas na minha área tem de sobra vaga em empresa de terceira categoria.
Porém é possível que sua faculdade necessite de convenio com o local.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Cara, tenta arranja estagio em outra área...
Tipo banco, vale, ambev, Petrobras, empresas públicas...

outra coisa, não recomendo de jeito nenhum tu ir para área acadêmica...
É se matar de estudar por anos para receber uma merreca (agora ta recebendo nd rs), correr o risco de não passar em um concurso para professor/pesquisador e se aposentar com 80 anos...
 


carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
O meu foi não remunerado.
Mas só consegui por que era um conhecido.
Mas na minha área tem de sobra vaga em empresa de terceira categoria.
Porém é possível que sua faculdade necessite de convenio com o local.
qual área?
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.015
Reações
2.945
Pontos
1.204
Analise e desenvolvimento de sistemas.

O pessoal sempre está pronto para explorar.

Até pediram uma vez para um amigo meu consertar o ar condicionado.

É ficaram com raiva quando ele disse não.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Analise e desenvolvimento de sistemas.

O pessoal sempre está pronto para explorar.

Até pediram uma vez para um amigo meu consertar o ar condicionado.

É ficaram com raiva quando ele disse não.
Vejo o pessoal reclamando no tópico de TI do fórum...
mas qualquer área de TI ta anos luz melhores que qualquer área da engenharia...
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
se for só para se formar, pq n tenta estagio interno na faculdade?
Tem faculdade que aceita monitoria ou iniciação cientifica.
Se fosse apenas para me formar, pediria para algum eng do meu atual serviço que ele assinaria o relatório numa boa. O que eu quero mesmo é vivenciar o cotidiano, incrementar meu currículo com essa experiência. O cumprimento das horas obrigatórias, no final seria apenas consequência.
Mano, se vc puder brigar por um bom estágio e remunerado é melhor, isso pode sim fazer a diferença na sua vida.
Sem dúvidas.
O bom mesmo seria algo remunerado. Mas caso não consiga, estou pesquisando a respeito dessa outra modalidade de estágio.
O meu foi não remunerado.
Mas só consegui por que era um conhecido.
Mas na minha área tem de sobra vaga em empresa de terceira categoria.
Porém é possível que sua faculdade necessite de convenio com o local.
Saberia me dizer se o local no qual você trabalhou era reticente em contratar nessa modalidade? A empresa contratava regularmente, ocasionalmente, nessa modalidade?

edit: faz mt tempo que vc fez esse estágio?
Cara, tenta arranja estagio em outra área...
Tipo banco, vale, ambev, Petrobras, empresas públicas...

outra coisa, não recomendo de jeito nenhum tu ir para área acadêmica...
É se matar de estudar por anos para receber uma merreca (agora ta recebendo nd rs), correr o risco de não passar em um concurso para professor/pesquisador e se aposentar com 80 anos...
Sim, sim, Qualquer empresa em que minhas atividades estejam relacionadas à área tem meu interesse. O estágio não-remunerado é como se fosse um plano B, que estou pesquisando com antecedência.
A carreira acadêmica não é algo que não me atrai, de qualquer maneira.
Boa sorte aí...
Vlw
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Mas tu ia largar seu trabalho para fazer um estágio não remunerado?
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Vejo o pessoal reclamando no tópico de TI do fórum...
mas qualquer área de TI ta anos luz melhores que qualquer área da engenharia...

A área da T.I só é ruim na parte da remuneração, mas sempre rola uns jobs. O problema da engenharia é mais complexa mesmo. Tenho conhecidos que ainda não caíram na real de que não há empregos, muitos começaram a faculdade após o bum de 2010 por aí, quando as coisas estavam boas por conta da "construção do país" para as Olimpíadas e a Copa do mundo de 2014.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
A área da T.I só é ruim na parte da remuneração, mas sempre rola uns jobs. O problema da engenharia é mais complexa mesmo. Tenho conhecidos que ainda não caíram na real de que não há empregos, muitos começaram a faculdade após o bum de 2010 por aí, quando as coisas estavam boas por conta da "construção do país" para as Olimpíadas e a Copa do mundo de 2014.
Tenho amigos assim tb, pior que estudam em publica se matam de estudar de manha/tarde/noite, chegam no 8 periodo e caem na real que para engenharia civil o que importa é experiencia...
Começam a procurar e n acham nd rs
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Mas tu ia largar seu trabalho para fazer um estágio não remunerado?

Gostaria de aliar a vivência do cotidiano da área com um dinheirinho, obviamente. Mas caso não seja possível, estou disposto a estagiar sem remuneração.
E sim, para isso irei largar meu serviço.
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Tenho amigos assim tb, pior que estudam em publica se matam de estudar de manha/tarde/noite, chegam no 8 periodo e caem na real que para engenharia civil o que importa é experiencia...
Começam a procurar e n acham nd rs

Daí minha preocupação em adquiri-la.
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
962
Reações
2.639
Pontos
684
É perfeitamente possível e até mais fácil que um programa tradicional.

Bata de porta em porta e se ofereça para ajudar em troca da experiência. Principalmente no período de férias escolares, quando ficamos coçando o saco. Insista sem vergonha nenhuma, ligue para as empresas. Se tiver parentes em outras cidades (ou qualquer moradia), ligue para as empresas desta cidade.

Fiz meu primeiro estágio nesse esquema, um mês sem remuneração e muita dor de cabeça (pré e pós venda). Depois me deram 300 conto de bolsa nos próximos meses, como recompensa pelo meu entusiasmo :klol . Insanidade pura! Mas isto somado à outras experiências (também insanas) me abriram portas para outras oportunidades, que é meu emprego atual.

Neste momento, qualquer linha no currículo vale mais que quaisquer mil conto no final do mês. Engenharia é isso aí, pancadaria pura no curto prazo, muito jogo de cintura para encontrar seu espaço. Mas tenha certeza que uma hora a recompensa vem.
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.344
Reações
1.822
Pontos
909
Na minha opinião só aceitaria estágio não remunerado se houvesse muita flexibilização de horário de trabalho. Em 2007 estagiei em um hospital para concluir a formação em técnico em eletrônica. No caso era remunerado mas ganhava R$ 300,00 para trabalhar 40h semanais sem vale-transporte e vale-alimentação.
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.015
Reações
2.945
Pontos
1.204
Saberia me dizer se o local no qual você trabalhou era reticente em contratar nessa modalidade? A empresa contratava regularmente, ocasionalmente, nessa modalidade?

edit: faz mt tempo que vc fez esse estágio?

Eu fui o primeiro.
Quando eu fiz ainda estavam arrumando o convenio.
Nunca mais pegaram ninguém, por que não querem ter o trabalho de ensinar como funciona o sistema (eu acho que é medo de perder a vaga - ja voaram 3 bolsistas lá, e se colocarem estagiarios não remunerados sai o resto).
Foi em final de 2017.
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
No Instituto Federal eles fornecem um contrato para a empresa te "contratar" sem remuneração, tem que pagar o seguro de vida, única exigência na época em 2016. Mas eu fiz na empresa de um amigo do meu irmão, era Gestão Ambiental.
Pessoal gosta de mão de obra gratuita, não sei na sua área pois o Brasil ta parado.
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
Muitas empresas usam do estágio não remunerado para conseguir mão de obra gratuita ou pagam uma mixaria para o estagiário pra fazer o serviço de um funcionário normal.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk

Pensei nisso.

Vou encarar o trabalho da melhor maneira que puder.Contanto que sejam atividades que estejam relacionadas à minha formação, caio pra dentro! Afinal de contas, quero mesmo é toda a experiência que levarei de lá.

Agora, se a empresa esculachar e me designar atividades nada a ver, aproveitando essa mão-de-obra gratuita para adiantar o lado dela, tô fora! Se eu perceber a má fé, nem do primeiro dia eu passo.

"Obrigado pela oportunidade e até mais".
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Quando o Brasil for obrigado a funcionar igual a China vai sobrar bastante trabalho quase de graça.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Até quando Brasil!?!?!?!?

No mais, acho difícil você conseguir um estágio não-remunerado, porque apesar de isentar o custo da bolsa para o empregador, ainda acarretará em outros gastos e na responsabilidade deles com você enquanto você estiver nas dependências da empresa. Se é só pra dar baixa na carga horária de estágio, mais fácil trabalhar dentro da faculdade mesmo.
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Gostaria de aliar a vivência do cotidiano da área com um dinheirinho, obviamente. Mas caso não seja possível, estou disposto a estagiar sem remuneração.
E sim, para isso irei largar meu serviço.

Faz um acordo para sair então.
 
Topo Fundo