O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Evolução espiritual x genética

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.551
Reações
21.187
Pontos
1.044
Estava eu trocando ideia com um colega médico, espírita e filósofo e viajamos na maionese. Olhem que interessante.

Há quem diga que humanos têm espírito e animais possuem espiritualidade coletiva. Então, como um cardume de sardinha consegue fazer os mesmos movimentos no momento da fuga de um predador ?

Ou como ou quando um João de Barro pensou em construir a primeira vez a casinha ?

Ou porque pinguins são monogâmicos e os pelicanos não ?

Como um peixe agulha sabe que se ele ficar perpendicular a um coral marinho, ele se assemelha com o mesmo e se torna quase imperceptivel ao predador ?

Porque as baleias orcas, assim como os humanos, pegam seus filhotes e os ensinam a caçar ? Quando foi a primeira vez que um pássaro resolveu fazer seu ninho nas árvores, porém a coruja não ?
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.522
Reações
39.653
Pontos
1.053
Instinto?

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Mas vocês estão querendo dizer que esses comportamentos tem alguma raíz espiritual nelas?

Porque isso tudo é seleção natural ou pergunta errada mesmo. Peixes de cardume tem adaptação nos neuromastos que permitem outro nível de percepção aquática, misturar isso com transcedentalismo é tipo mistificar os sentidos diferentes de um tubarão.

João-de-barro é só um dos pássaros que fazem ninho com barro. Só dar uma pesquisada nos clados dos furnaridae e assemelhados.

Tipo, não quero me meter na crença de vocês, mas essas perguntas vocês respondem estudando um pouco de biologia... Sistemática filogenética não é muito obvia em um primeiro momento, mas muitas perguntas carecem dessa noção mais cladística.

Faz muito tempo que o seu amigo é formado? Em medicina você não aprende essas especifidades (tipo sistemática marinha), mas as noções gerais tipo cladística e etc são ensinados sim...
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.551
Reações
21.187
Pontos
1.044
Mas vocês estão querendo dizer que esses comportamentos tem alguma raíz espiritual nelas?

Porque isso tudo é seleção natural ou pergunta errada mesmo. Peixes de cardume tem adaptação nos neuromastos que permitem outro nível de percepção aquática, misturar isso com transcedentalismo é tipo mistificar os sentidos diferentes de um tubarão.

João-de-barro é só um dos pássaros que fazem ninho com barro. Só dar uma pesquisada nos clados dos furnaridae e assemelhados.

Tipo, não quero me meter na crença de vocês, mas essas perguntas vocês respondem estudando um pouco de biologia... Sistemática filogenética não é muito obvia em um primeiro momento, mas muitas perguntas carecem dessa noção mais cladística.

Faz muito tempo que o seu amigo é formado? Em medicina você não aprende essas especifidades (tipo sistemática marinha), mas as noções gerais tipo cladística e etc são ensinados sim...
Não não amigo...o lance não é religioso não, sou agnóstico. O lance é que a gente viaja na batatinha propositalmente porém sempre alinhado em Darwin para esses questionamentos retóricos.

Mas noto que vc tem um bom conhecimento em biologia e afins. É só para estressar o assunto mesmo.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Não não amigo...o lance não é religioso não, sou agnóstico. O lance é que a gente viaja na batatinha propositalmente porém sempre alinhado em Darwin para esses questionamentos retóricos.

Mas noto que vc tem um bom conhecimento em biologia e afins. É só para estressar o assunto mesmo.
Ah sim, estou perguntando porque é comum perguntas meio inquisitorias e meio capciosas.

Perguntas em si são sempre boas e podem levar a aprender coisas boas. Só que eu sempre sou cauteloso porque já perdi muito tempo na clássica "Se o homem veio do macaco como ainda existem macacos" sem sair do lugar. (E olha que apesar da zoeira a pergunta é muito boa pra entender a lógica evolutiva) :klolz

Uma pergunta boa pra puxar umas dorgaz é: se o código genético é praticamente universal, onde ele está codificado? (Essa tem resposta mas é complicada). Outra com resposta em aberto é: De onde surgiu o código genético?
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.342
Reações
29.519
Pontos
1.424
Estava eu trocando ideia com um colega médico, espírita e filósofo e viajamos na maionese. Olhem que interessante.

Há quem diga que humanos têm espírito e animais possuem espiritualidade coletiva. Então, como um cardume de sardinha consegue fazer os mesmos movimentos no momento da fuga de um predador ?

Ou como ou quando um João de Barro pensou em construir a primeira vez a casinha ?

Ou porque pinguins são monogâmicos e os pelicanos não ?

Como um peixe agulha sabe que se ele ficar perpendicular a um coral marinho, ele se assemelha com o mesmo e se torna quase imperceptivel ao predador ?

Porque as baleias orcas, assim como os humanos, pegam seus filhotes e os ensinam a caçar ? Quando foi a primeira vez que um pássaro resolveu fazer seu ninho nas árvores, porém a coruja não ?
Seleção Natural.
 


Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.551
Reações
21.187
Pontos
1.044
Ah sim, estou perguntando porque é comum perguntas meio inquisitorias e meio capciosas.

Perguntas em si são sempre boas e podem levar a aprender coisas boas. Só que eu sempre sou cauteloso porque já perdi muito tempo na clássica "Se o homem veio do macaco como ainda existem macacos" sem sair do lugar. (E olha que apesar da zoeira a pergunta é muito boa pra entender a lógica evolutiva) :klolz

Uma pergunta boa pra puxar umas dorgaz é: se o código genético é praticamente universal, onde ele está codificado? (Essa tem resposta mas é complicada). Outra com resposta em aberto é: De onde surgiu o código genético?
Ótimo argumento. Irei estressá-lo se me permitir.

Se viemos dos macacos, porque diabos eles ainda existem ?

Não sou da sua área mas me arrisco em divagar : creio que esse processo evolutivo se deu da seguinte forma - os mais adaptáveis e fortes foram se aprimorando, enquanto o restante estagnou e assim como hoje estão em lento processo de evolução, visto que cientistas já identificaram que em determinada região da ásia símios que já entraram na era da pedra lascada, desenvolvendo ferramentas para caça e corte.

Quanto ao código genético já acho mais complexo argumentar a respeito, mas vamos lá - numa resposta meio que óbvia e previsível, acho que ele é oriundo da sopa orgânica + temperatura + carbono.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.342
Reações
29.519
Pontos
1.424
Se viemos dos macacos, porque diabos eles ainda existem ?

Não sou da sua área mas me arrisco em divagar : creio que esse processo evolutivo se deu da seguinte forma - os mais adaptáveis e fortes foram se aprimorando, enquanto o restante estagnou e assim como hoje estão em lento processo de evolução, visto que cientistas já identificaram que em determinada região da ásia símios que já entraram na era da pedra lascada, desenvolvendo ferramentas para caça e corte.

Não é assim que a evolução funciona.
Por exemplo, Chimpanzés são perfeitamente evoluídos para o habitat em que vivem. Eles não são menos ou mais evoluídos que um homem ou um leão. Eles são tão evoluídos quantos, biologicamente falando.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Acho muito interessante como existe uma programação muito complexa e eficiente sobre o que fazer, como fazer. Não só a complexidade inerente dos organismos (por si só impressionante), mas suas atitudes. De certa forma um "conhecimento avançado" não repassado na vivência, mas antes dela, que "nasce" com o organismo.

Exemplos de "estratégias avançadas":

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL17468-5603,00-PARASITA+FAZ+RATO+PERDER+MEDO+DE+GATO.html
Parasita faz rato perder medo de gato
Responsável é o causador da toxoplasmose, que se aloja no cérebro dos roedores.
Estratégia parece ter surgido para facilitar transmissão do Toxoplasma a felinos.

Produzir roedores que encarem qualquer bichano faz todo o sentido para o causador da toxoplasmose. O micróbio tem um ciclo de vida complicado, durante o qual ele pode passar pelo organismo de diversos mamíferos, inclusive o homem. No entanto, ele desenvolveu uma relação especial com os felinos ao longo da evolução: só consegue se reproduzir de forma sexuada no intestino deles.

-------------------------


http://g1.globo.com/Noticias/Cienci...MBI+FAZ+PLANEJAMENTO+FAMILIAR+DIZ+ESTUDO.html
Vespa que transforma barata em zumbi faz 'planejamento familiar', diz estudo
Inseto escolhe presas maiores para botar dois ovos em vez de um.

“A primeira coisa que ela faz quando se aproxima de uma barata é dar duas ferroadas, embora às vezes ela ataque uma vez só”, diz Fox.

A segunda ferroada acerta com precisão a área do cérebro da barata responsável por seu reflexo de fuga. Com isso, a presa se torna uma espécie de morto-vivo, incapaz de ir a qualquer lugar por vontade própria. Logo depois, a vespa também corta as antenas da barata e começa a sugar sua hemolinfa (o sangue do inseto). Mas o pior ainda está por vir.
 
Ultima Edição:

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.780
Pontos
278
Há quem diga que humanos têm espírito e animais possuem espiritualidade coletiva. Então, como um cardume de sardinha consegue fazer os mesmos movimentos no momento da fuga de um predador ?
Instinto. Assim como o pintinho sabe andar após nascer.

Humanos de fato têm alma/espírito, mas é apenas a consciência/Ego, que está no cérebro assim como os arquivos do seu PC estão no HD. Não num supra-mundo ou algo sobrenatural.
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Dá mesma forma que pequenos filhotes de pássaros seguem qualquer objeto que seja grande, ou um Tigre rasga a garganta de uma vítima alheia, INSTINTO.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Estava eu trocando ideia com um colega médico, espírita e filósofo e viajamos na maionese. Olhem que interessante.

Há quem diga que humanos têm espírito e animais possuem espiritualidade coletiva. Então, como um cardume de sardinha consegue fazer os mesmos movimentos no momento da fuga de um predador ?

Ou como ou quando um João de Barro pensou em construir a primeira vez a casinha ?

Ou porque pinguins são monogâmicos e os pelicanos não ?

Como um peixe agulha sabe que se ele ficar perpendicular a um coral marinho, ele se assemelha com o mesmo e se torna quase imperceptivel ao predador ?

Porque as baleias orcas, assim como os humanos, pegam seus filhotes e os ensinam a caçar ? Quando foi a primeira vez que um pássaro resolveu fazer seu ninho nas árvores, porém a coruja não ?

Não seria espírito mas sim alma.
Assim sendo, sim os animais possuem alma grupo.

As perguntas creio que são respondidas em quase sua totalidade pela teoria da evolução, já que ela se aplica ao Reino animal, terceira das quatro hipóstases da alma.

Só em relação ao pinguim, ele possuí um aprestamento que representa um aspecto em evolução no Reino hominal, existem outros animais na mesma condição, mas não é o caso aprofundarnos.
 
Topo Fundo