O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Existe algum jogo de xbox que rivalize com o RE4 GameCube ?

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
a versão PS2 não teve nem chance

Deixe me explicar, RE4 é tratado (por alguns) como o jogo em terceira pessoa mais bonito da 6 geração, o ponto é: sendo o xbox mais poderoso, teria ele recebido algum jogo capaz de rivalizar com RE4 ? sei lá um shellshock nam 67, algum ghost reccon, splintercell talvez algum exclusivo ? sei lá

seguem screens , vou colocar alguns do ps2 tb só para servir de base.


159264

159265

No gamecube o jogo é mais escuro em alguns pontos, proposital pois o leon ilumina dinamicamente o ambiente, no ps2 é tudo muito simples, falta água aqui e ali com alguns ambientes clareados mesmo sem a ação de um fonte de iluminação, no cube vemos que ao entrar nas cavernas ou locais escuro a medida que ele anda clareia o que virá a frente e isso deixo o jogo bem bonito, os efeitos de relampago enchem a tela toda e são muito fortes, as texturas são excelentes sobretudo na fase da mina onde o ps2 não tem chance, mas infelizmente as texturas não mantém a qualidade ao longo do jogo e ficam variando entre incríveis, boas e meh.

159267

totalmente pixeladas, mas bonitas devido a auto iluminação gerada pelo Leon.

159277


Enfim o jogo não é perfeito, pois imprime apenas 180k pixels a 30fps, a versão ps2 em algumas situações toma a dianteira com melhores sombras (mais escuras) não que o cube não tenha sombras nos ganados elas apenas são bem clarinhas só em situações específicas elas ficam mais aparentes. Ps2 também executa esse game com 230k pixes com frame rate de 30 fps a 45fps.

159278


E aí o xbox chegou a mostrar algo superior ? :kdiabo


Brace yourselves
 


ciph3r

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.361
Reações
1.737
Pontos
603
Sem considerar o gênero, consigo pensar em vários jogos mais impressionantes naquela geração. Wreckless, Riddick, Ninja Gaiden, Doom, Conker, Rallisport Challenge, por aí vai..

Mas se é pra ficar so em jogo de 3a pessoa, Splinter Cell. Quem acompanhou a geração viu o quanto este jogo impactou na época, principalmente porque a iluminação inovadora interferia no gameplay
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
RE4 é o melhor jogo daquela geração. É revolucionário.
Infelizmente não há nada comparável no Xbox.
Mas não é como se não houvessem outras opções, tem aquele Cold Fear que tem a mesma proposta.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.309
Reações
2.171
Pontos
453
Apesar do Xbox Classico ter jogos lindos, como o Riddick, Ninja Gaiden, Half-Life 2 e Doom 3.
Minha opinião é que nada supera o Resident Evil 4, que foi o melhor jogo daquela geração.
.
Aliás.............. ainda é melhor que muito game da geração atual.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.789
Reações
80.143
Pontos
1.839
Em termos gráficos, Riddick e DOOM3 superam com folga RE4 do GC.

Mas com folga MESMO.

Mas como jogo...Riddick é OK, e DOOM3 e RE4 empatam.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.789
Reações
80.143
Pontos
1.839
Sem considerar o gênero, consigo pensar em vários jogos mais impressionantes naquela geração. Wreckless, Riddick, Ninja Gaiden, Doom, Conker, Rallisport Challenge, por aí vai..

Mas se é pra ficar so em jogo de 3a pessoa, Splinter Cell. Quem acompanhou a geração viu o quanto este jogo impactou na época, principalmente porque a iluminação inovadora interferia no gameplay

O terceiro Splinter Cell é lindo no Xbox OG. Também mais foda tecnicamente que RE4. Mas como jogo...sem chance. Só DOOM3 para ficar no mesmo naipe do RE4.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.618
Pontos
353
Essa é uma questão bem complexa, no geral o Xbox é mais forte e eu acho que um high end do Xbox se portado p/ o GC ia sofrer bem mais do que o contrário, como de fato aconteceu.

A GPU do Xbox é mais robusta, com stencil buffer, dot3 lighting e eu acho que puxa mais geometria raw, o problema é o gargalo com a CPU que é mais fraca, o que pode limitar a contagem poligonal por segundo.Memória também se sobressai em relação aos outros consoles.Textura e resolução poderiam ser maiores.

Polígonos não tenho muito certeza, mas não acho que os SC puxem mais geometria, até porque é um jogo stealth, RE4 é um jogo de ação com vários personagens na tela. Só cabe uma obs aqui, o Leon fora das cutscenes tem uma cara bem flat e não muito expressiva. Já no SC eles podem não ser tão caprichados, mas os rostos tem certa profundidade. Nas cutscenes que tem um monte de ganados na tela o LOD é bem menor, acho que esses 180k do Dolphin é meio impossível.


Vou citar aquele artigo que eu postei no tópico do Sunshine


Normalmente, um Ganado no jogo tem cerca de 3.000 polígonos e cerca de 400K de espaço de dados
Existem algumas cenas no jogo, no entanto, que tinham até 25 personagens na tela simultaneamente. Não fomos capazes de ajustar toda a memória e armazenamento de imagens para o nível que seria necessário para mantermos aqueles 3.000 modelos de polígonos intactos.

Para resolver esse problema, decidimos ajustar a quantidade de dados por modelo em cada cena, e até mesmo em cortes dentro da cena.

Portanto, criamos duas variações adicionais do modelo: Ganado de resolução média, que tem aproximadamente 2.000 polígonos, e um modelo de baixa resolução com cerca de 1.000 polígonos. Esses três modelos mudariam dependendo da situação. As texturas foram tratadas da mesma maneira. Texturas de alta resolução eram 512x512 pixels, texturas de resolução média eram 256x256 pixels e texturas de baixa resolução eram 128x128 pixels.

A cena do cerco dos Ganados parece ser o limite do jogo e geralmente cutscenes tem mais polígonos do que ingame, exceto em caso de closeups nos personagens, que geralmente clipam tudo fora do field of view.

25 personagens * 1k(?,parecem menos que isso por olhômetro) +leon+ashley(10k cada?)=45k

Cenário não costuma pesar muito, geralmente são só triângulos esticados(chuto uns 20k?)

65*30=1.95mpps

Cena em questão:



Outra coisa, se eles disseram explicitamente que não conseguiram fazer 25 personagens com 3k polígonos, então é menos de 25*3(75k polígonos por frame).
75k*30=2.25 mpps é o limite high.

RE4 tem umas paradas bem avançadas com hair e cloth physhics, sala da lava e tal, mas acho que o Xbox conseguiria fazer.
O inverso eu acho que não, inclusive no caso do Double Agent o port saiu até mais capado que no ps2, tiraram o bloom, a fumaça e o brilho do gelo foram reduzidos, a framerate é melhor no entanto.E esse jogo usa 2 minidvds.
Pode ser que a Ubisoft tenha negligenciado o GC?
Pode, mas o primeiro SC era um pouco melhor no GC comparado ao ps2.

Jogos japoneses costumam ser mais caprichados quando se fala de modelagem,os da Capcom tem uma poly count alta por personagem, mas geralmente os caras não ficam se matando na frente do PC em como puxar mais do hardware, eles tem um estilo meio minimalista, fazer mais bonito com menos recurso possível, não acho que puxa tanto assim.

O melhor gráfico no GC eu acho que é o SWRS3, tem umas partes em terceira pessoa, mas não é o foco do jogo, acho que o Xbox conseguiria fazer, mas acho que p/ fazer a 60fps talvez precisasse reduzir as partículas, a CPU do Xbox não aguenta tantos cálculos simultâneos.

Um contraponto: tem esse painel da GDC que os caras da VU games explicam que quando o State of Emergency foi portado direto p/ o Xbox, ele estava rodando a 15 fps, o produto final rodou a 60fps, mas eles tiveram que simplificar as animações. E isso é um jogo bem feio do ps2, ninguém imaginaria que um jogo quadrado daquele faria o Xbox peidar.

 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Nunca pude jogar, só ver matérias e vídeos. Nem emular. Xbox Original parecia um console à parte. Seus efeitos pareciam de outra geração.



Um jogo do Cube que parece muito avançado é o StarFox Adventures. Esse me impressionou quando vi. Muito mais bonito que quase tudo visto no Wii, por exemplo.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.255
Pontos
2.009
Me impressionei bem mais com God of War 2 ou os Star Wars do próprio Cube.
GoW 2, muito bem lembrado.
Não sei tecnicamente, paranaue de contagem poligonal por frame, resolução de textura cibernética e a pqp, mas visualmente, to tentando lembrar aqui de um game que me impactou visualmente mais que o GoW2 em toda a geração, mesmo com um hardware defasado.

Do Xbox, fora os games já citados, um que me impactou fortemente quando vi pela primeira vez foi Black. Sei que não é a proposta do tópico, mas eu não poderia deixar de menciona-lo.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
Eu acho MGS3 mais foda graficamente.

eu tb acho, mas MGS3 é tipo um boss um jogo de 2004, primeiro é importante usar outros jogos de ps2 lançados antes tipo Silent Hill 3 né algo ali de 2003 e 2002 ps2 e só depois partir para jogos como MGS3.

Primal:

Tudo o que falta no RE4 tem aqui, naturalmente são jogos de estilo distintos e quiça impossíveis de ser comparados diretamente, no PS2 Primal possui visual nítido, modelos altamente detalhados, iluminação dinâmica, texturas especular, efeitos climáticos como flocos de neve, chuva, sombras que se projetam, sombras duplas como as que vemos nos jogos de futebol.

imagens operadas para torna-los minimamente comparáveis

159578

Na sabia que esse Primal era tão TOP assim :keehk tudo in game

159580
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.255
Pontos
2.009
eu tb acho, mas MGS3 é tipo um boss um jogo de 2004, primeiro é importante usar outros jogos de ps2 lançados antes tipo Silent Hill 3 né algo ali de 2003 e 2002 ps2 e só depois partir para jogos como MGS3.

Primal:

Tudo o que falta no RE4 tem aqui, naturalmente são jogos de estilo distintos e quiça impossíveis de ser comparados diretamente, no PS2 Primal possui visual nítido, modelos altamente detalhados, iluminação dinâmica, texturas especular, efeitos climáticos como flocos de neve, chuva, sombras que se projetam, sombras duplas como as que vemos nos jogos de futebol.

imagens operadas para torna-los minimamente comparáveis

Visualizar anexo 159578

Na sabia que esse Primal era tão TOP assim :keehk tudo in game

Visualizar anexo 159580
Primal era foda, joguei na época.
Mas não sei se pode ser considerado melhor que RE4. Me lembro vagamente do game, mas do pouco que eu me lembro, o game tinha sérios problemas de FPS não?
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Os gráficos dos 3 primeiros Splinter Cells eram tão fora da curva para o Xbox , que os ports para Gamecube e PS2 eram feitas por OUTRA EQUIPE e OUTRA ENGINE. Simplesmente não era possível portar aquilo no PS2, por exemplo. Já no caso do GameCube, como a base instalada era bem pequena, a equipe original não quis se dar o trabalho de portar pro console da Nintendo, e preferiu que a equipe que criou os SC para PS2 fizessem a versão para GC. O resultado? Uma b*sta. Coocando as versões lado a lado, pareciam jogos de gerações diferentes.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
Primal era foda, joguei na época.
Mas não sei se pode ser considerado melhor que RE4. Me lembro vagamente do game, mas do pouco que eu me lembro, o game tinha sérios problemas de FPS não?

não, são 30fps mesmo, engraçado Jak, transformes e gow são 60fps (ou pelo menos tentam) mas com tudo que esse jogo oferece, acho que ele representa sim desafio para o RE4, não podemos esquecer que há o lado artístico também e nisso o RE4 é bem único (floresta, mina, carverna, vila medieval, castelo, cemitério, complexo industrial etc) seria preciso vários tipos de jogos.

Esse Primal eu deixei passar, um dos problemas afinal fiquei a gen inteira com Dreamcast, quando peguei o ps2 fiquei só jogando kof e sf e os manjados gow e pes, tem muita jóia como aquele Roque Galaxi, há hiddem gen demais no ps2, muito mereciam um remake a começar pelo Primal.

159594
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
Os gráficos dos 3 primeiros Splinter Cells eram tão fora da curva para o Xbox , que os ports para Gamecube e PS2 eram feitas por OUTRA EQUIPE e OUTRA ENGINE. Simplesmente não era possível portar aquilo no PS2, por exemplo. Já no caso do GameCube, como a base instalada era bem pequena, a equipe original não quis se dar o trabalho de portar pro console da Nintendo, e preferiu que a equipe que criou os SC para PS2 fizessem a versão para GC. O resultado? Uma b*sta. Colocando as versões lado a lado, pareciam jogos de gerações diferentes.

Splinter cell do xbox é mais bonito e avançado mesmo, não só ele, se bobear qualquer jogo nativo do xbox, mas não é que a versão PS2 seja ruim, ela é muito boa, a melhor iluminação do PS2, a questão é que o xbox é muito ignorante ! o GC não tem vez, pelo meu critério nenhum splinter cell é melhor que a versão ps2 do mesmo jogo, se não bateu o play 2 certamente não tem chances contra o xbox. Veja como splinter cell é acima da média no ps2.

 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.618
Pontos
353
Primal é bonito mesmo, mas é um jogo bem mais simples em termos de IA e muito mais vazio também.

Silent Hill 3 tem o mérito de simular stencil shadows que não é nada trivial no ps2, mas tem aquela câmera meio presa e cenários pequenos, acho RE4 mais intensivo.

Apesar do power gap entre o ps2 e o xbox ser bem grande comparado às gens seguintes, 1 geração a frente eu acho um pouco exagerado.

Não acho nem o vita no mesmo ballpark que ps360 e o vita recebeu uns ports tunados do Ninja Gaiden e Oddworlds.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
ela é muito boa, a melhor iluminação do PS2, a questão é que o xbox é muito ignorante ! o GC não tem vez, pelo meu critério nenhum splinter cell é melhor que a versão ps2 do mesmo jogo, se não bateu o play 2 certamente não tem chances contra o xbox. Veja como splinter cell é acima da média no ps2.
Splinter Cell joguei alguma coisa no PC, há muuuito tempo. Então comentando só do vídeo do post.

A versão Xbox é absurda. Outro nível.
A do Play 2 não achei nada de especial.

Falando de iluminação, apesar de não ser um visual realista, em Luigi Mansion do Game Cube ela é bem interessante.
 
Ultima Edição:

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.618
Pontos
353
Luigi's Mansion eu achava bacana a animação do Luigi com medo reagindo conforme o cenário, no mario sunshine o mario ficava com uma cara de paisagem.

Tem um efeito de quando vc aspira os lenços e cortinas bem bacana tb.

Eu achei o port do 3ds meio capado apesar de eles tentarem impressionam colocando umas coisinhas a mais.
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.685
Reações
15.311
Pontos
1.659
Acho que o Xbox tem sim games capazes de ter um nivel gráfico um pouco melhor que RE4 do Cube, mas acho que no mesmo estilo em 3° pessoa não tem nenhum melhor, talvez equivalente.

RE4 é todo o conjunto que impressionou, e ele implementou mecanicas que se tornaram o padrão na próxima gen.
 

Ericson Anzois

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
568
Pontos
293
Um jogo do Cube que parece muito avançado é o StarFox Adventures. Esse me impressionou quando vi. Muito mais bonito que quase tudo visto no Wii, por exemplo.
Estou justamente jogando SFA no momento e às vezes eu fico me perguntando se o progressive scan não trabalha melhor no cubo. Eu tenho plano de fazer um teste, que não é lá essas coisas, mas vou ver no que dá.
 
Topo Fundo