O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fade to Black(Flashback 2 para os íntimos). Quem jogou??

o.aranhapvh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.825
Reações
1.398
Pontos
889
Eu joguei :kongpositivo:

Para quem não sabe, Fade to Black é a sequência direta do clássico Flashback(aquele jogo com gráficos vetoriais que fez bastante sucesso no Mega Drive, saindo também para Super Nintendo). Abaixo uma screen de Flashback:

flashback-1.jpg



Fade to Black foi lançado em 1995 para Playstation 1 e PC. Sou um fã inveterado do jogo original e há tempos venho tentando comprar esse game(lembro que na época em que a revista SupergamePower analisou ele, eu fiquei doidinho pra jogar ele mas não consegui achar o jogo na época). Pois bem, comprei o jogo original completinho(com a caixa daquele tipo LONG BOX - que era a caixa dos primeiros jogos de PSOne) pela bagatela de R$20,00.

Minha experiência com o jogo: na primeira hora eu suei pra caramba no jogo (cheguei até a xingar as mães dos produtores) por conta da jogabilidade travada. Entendam, hoje em dia estamos acostumados a jogar com direcionais analógicos e com liberdade de movimentação, no Fade to Black jogamos ele no direcional digital(na época em que ele foi lançado não existia analógico) e a movimentação é "truncada" exatamente como os primeiros Resident Evil(estilo tanque). De cara a movimentação do personagem não lembra em nada o estilo do Flashback original(movimentação esta que impressionou na época pela suavização dos movimentos quase realistas). No entanto, com uma hora de jogo, o estilo de jogabilidade ficou dominado por mim(daí até o final do jogo eu não tive mais dificuldades com o controle). Então a jogabilidade fica adaptativa com o tempo, vc tem que ter persistência para se adaptar(na época acredito que não era ruim porque os tempos eram outros, mas hoje realmente é ruim para os padrões atuais). Obviamente comparando com o Flashback, a jogabilidade deste supera Fade to Black(e olha que estamos falando de um jogo do Mega Drive/SNes).

Os gráficos são da primeira geração do PSOne, logo preparem-se para muitos quadrados e texturas feias, porém mais uma vez o tempo ajuda na adaptação dos seus olhos(afinal estamos na era HD).

Quanto à música do game: show de bola. Falando sério, o jogo tem uma trilha sonora excelente. Tá aí um quesito da sequência que bate no original Flashback(que mal tinha músicas). A música combina muito bem com o ambiente e dá aquela imersão. É um misto de ficção-científica e em alguns momentos envolve uma trilha de suspense.

O level design do jogo também é muito bom, às vezes me peguei pensando como seria o remake desse jogo nos dias atuais. Embora os gráficos sejam da primeira geração do PSOne, os ambientes são muito bons(tais ambientes variam entre cenários tecnológicos à cenários alienígenas, assim como no primeiro jogo da série). Outra coisa legal do game são os puzzles, puzzles estes inteligentes que remetem a uma época em que os mesmos eram desafiadores(não como os puzzles de hoje, em que até meu filho de 10 anos resolve numa boa).

O desafio do jogo é alto, muitas vezes frustrando o jogador pela sua dificuldade(eu particularmente falando, gosto de jogos difíceis), portanto o fator frustração varia de jogador pra jogador. Eu mesmo me via persistindo a superar os desafios. O desafio leva muito em conta a sua destreza nos comandos. Inclusive tenho quase certeza de que o fator desafio afastou muita gente na época e certamente afastaria muitos jogadores de hoje logo na primeira fase. Uma certeza que tenho: o desafio do jogo dá uma surra no original Flashback.

A história continua do ponto em que o Flahsback terminou: Conrad desperta de um sono criogênico 50 anos após os acontecimentos do jogo original. Conrad se une a uma resistência para pôr fim aos planos dos alienígenas que tomaram conta do mundo. O jogo conta com muitas "CGs" explicando o enredo.

Enfim galera, acho que o jogo é obrigatório para os fãs do clássico Flashback. No entanto tem que ter paciência e persistência para se adaptar à jogabilidade e gráficos. Superada essa fase, encontramos um jogo sólido capaz de ser uma sequência digna de um clássico do mundo dos games.
Screens do jogo abaixo:

194276-fade_to_black_super.jpg


fade-to-black-psx-pal.jpg


s62959b1ea38655ce3a0c0501ef4925f5.jpg


t456b20f470b746e672b14f72a7e14aea.jpg



Fotos do meu jogo em si:
image_gallery


image_gallery


image_gallery
 

-=[The Funto]=-

Bam-bam-bam
Mensagens
11.480
Reações
1.380
Pontos
369
Eu lembro que eu tinha uma revista com o detonado desse jogo ae, e que foi um dos jogos do primeiro lote de PS (Long Box) junto com RE, Magic Carpet, Wipeout e outros.

Nunca joguei, vou dar uma pesquisada e ver o que eu acho :D
 

o.aranhapvh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.825
Reações
1.398
Pontos
889
Fiquei sabendo que Fade to Black foi lançado também para download na PSN. Quando meu PS3 voltar do conserto, acho que vou pegar(só pra ter mesmo, porque eu tenho a versão original de PSOne, e zerei o jogo nesse fim de semana). Sim, a versão do meu é Long Box, mas já vi gente vendendo ele em encartes normais(as pequenas de acrílico). Foi uma verdadeira raridade eu comprar a versão Long Box(e ainda mais por um precinho bem camarada) :kongpositivo:
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
Sou fã do Flashback, mas confesso que não fui muito com a cara desse Fade to Black não. Um dos pontos altos do Flashback era o cuidado que tiveram na animação do personagem principal. Parecia até que o "bonequinho" tinha vida. Tipo o Príncipe da Persia do PC.

No Fade to Black, como você mesmo disse, a movimentação é truncada. Tirou boa parte do charme do jogo.

Eu preferia que tivessem feito uma continuação caprichada em 2D mesmo ao invés de usar o 3D, que na época ainda era novidade.
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.913
Reações
6.552
Pontos
1.079
Joguei e achei uma caca, principalmente a camera que detona totalmente o jogo.
 


o.aranhapvh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.825
Reações
1.398
Pontos
889
No Fade to Black, como você mesmo disse, a movimentação é truncada. Tirou boa parte do charme do jogo.

Eu preferia que tivessem feito uma continuação caprichada em 2D mesmo ao invés de usar o 3D, que na época ainda era novidade.

É verdade man, assim como falei no meu "review", a jogabilidade não lembra em nada aquela movimentação suave e quase realista do primeiro jogo. Acredito que Flashback chamou a atenção na época por dois grandes fatores: os gráficos vetoriais(uma novidade fantástica na época) e a movimentação bem caprichada do personagem Conrad. Fade to Black perde feio para o original no quesito jogabilidade.

Quanto aos gráficos, na época o 3D estava em voga, e os gráficos meio que chamaram a atenção nessa época. Só que analisando no presente, os gráficos de Flashback envelheceram melhor que os gráficos do Fade to Black. Agora acho que Fade to Black tem seus méritos por conta da continuação do enredo(fechando o ciclo de Flashback), as músicas legais e os puzzles inteligentes(alguns desses puzzles obriga com que vc olhe com atenção cada detalhe chamativo dos cenários, pois são soluções potenciais para as charadas). E sem falar do desafio do jogo, que faz com que você dê save a cada inimigo que vc mata do jogo(hehehe).
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Eu joguei, mas não gostei. Flashback era ainda melhor.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
nunca joguei... mas com esse nome tem tudo pra ser o melhor jogo de todos os tempos

a obra prima do metallica de 84 eu conheço e é insuperável, esse jogo aí se for como jogo 10% do que Fade to Black do Metallica é como música já vira unanimidade
 

minx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.966
Reações
10.517
Pontos
1.459
Joguei e zerei, e é jogasso!!!

pontos positivos
- história do game
- jogatina
- diversão

pontos positivos
- camera do game, pqp! :(
- meu ps1 só rodava ele de cabeça pra baixo e de vez enquando, levei mais de mes para zerer ele.:(
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Nunca tinha ouvido falar desse jogo antes.

So o conheci na net quando estava procurando por informações a respeito da Delphine Software que criou o Flashback, que inclusive tenho o cartucho original da Tec Toy completo.
 

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
Eu joguei bastante, até postei um tópico procurando esse jogo original aqui.
 

o.aranhapvh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.825
Reações
1.398
Pontos
889
patolino;6721905 disse:
Eu joguei bastante, até postei um tópico procurando esse jogo original aqui.

Tive muita sorte em achar o jogo completo e ainda por cima na versão Long Box! Mas valeu a pena.
 

mariachirs

Supra-sumo
Mensagens
2.235
Reações
960
Pontos
174
vou jogar isso em emulador.... e outra cara... foi sorte encontrar esse game pra comprar pelo visto
 

o.aranhapvh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.825
Reações
1.398
Pontos
889
mariachirs;6724897 disse:
vou jogar isso em emulador.... e outra cara... foi sorte encontrar esse game pra comprar pelo visto

Cara, foi mesmo. Eu já tinha visto algumas vezes o jogo no mercado livre, em caixa de acrílico normal, e ainda por cima por preços mais ou menos caros. Quando vi o jogo no formato Long Box e baratinho, comprei na hora! hehehe
 

*Lionheart*

Habitué da casa
Mensagens
930
Reações
1
Pontos
99
Esse eu nem lembro como tomei conhecimento... Já tinha jogado o primeiro (e achado phodão :rox) e de alguma forma obtive uma versão pra PC ripada (sem os vídeos)... como eu era moleque e não entendia lhufas de inglês, não fez falta, lol


Anos mais tarde, achei pra vender o jogo original por uma bagatela. Não perdi a oportunidade e arrematei! Faz parte da minha coleção até hoje. ;D

Quanto ao jogo em si, na época lembro de ter gostado bastante. O jogo era muito bom para os padrões da época. Hoje em dia não sei dizer se a jogabilidade/gráficos chegam a comprometer a experiência... Essa época do início dos jogos 3D produziu algumas pérolas que infelizmente não envelheceram bem... Teria que pegar pra jogar.


Uma curiosidade interessante: Na época que Flashback foi lançado, surgiu uma lenda que o jogo era na verdade uma continuação de Out of This World (outro clássico da Delphine Studios)... Até hoje tem uns desavisados por aí que juram de pé junto que Flashback é continuação de Out Of this World... :-D
 
Topo Fundo