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Mas ninguém segura mais a microsoft no nihon. Tá vendendo muito, mas a grande dominação ainda virá pelo combo game pass + xCloud. O coração dos japas já foi conquistado.
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Switch EL........nome curioso(sim eu sei que produtos OLED não é chamado de Oled no japão)
Metroid faria mais sucesso no PlayStation. Já vi japonês falando que Switch é hardware para crianças.
Ocidentais fazem Metroidvanias melhores, dominaram completamente o estilo, ao ponto de sujeitos sem experiência conseguirem soltar títulos full, que variam do decente ao excepcional, em porões com dois PCs meia boca, regados a cerveja barata e pôsteres de vagabundas em borracharias, sujas de graxa.
O subgênero é nichado mesmo.
Melhor coisa para tentar agradar aos japoneses, além da estética, é o design, tem que ser mais linear, e menos difícil (não que seja difícil do jeito que está), mas nem vou dizer que tenha solução, Other M e Fusion tentaram isso também
Acho que indies dominaram o gênero.
Seja americano (Axiom Verge), francês (Dead Cells), australiano (Hollow Knight), brasileiro (Dandara), ou japonês (Bloodstained).
Já para as grandes publishers não faz sentido investir em algo que dificilmente vai vender mais de 2 milhões de cópias, com exceção das platfomer holders que possuem outros interesses além da receita bruta de cada jogo lançado.
Eu acho que pra agradar japonês tem ter apelo nostálgico (como Dragon Quest), ou elemento social (como Animal Crossing) ou multiplayer competitivo (como Splatoon), ou design voltado ao grind (como Monster Hunter) e de preferência tudo isso ao mesmo tempo (como Pokémon). Já metroidvania... não tem para onde correr.
No caso dos metroidvanias em específico, o gênero tinha praticamente morrido antes de ser ressuscitado pelos indies.
Felizmente essa pode ser a era de ouro. Já tem mais gente e mais jogos bons do que nunca antes. Quem sabe os metroidvanias passem a ser um gênero forte daqui pra frente, e atraia maiores investimentos em jogos e marketing.
No Japão nunca foi lá essas coisas.
Acho que maior diferença do mercado japonês pro ocidental é o menor de interesse por jogos graficamente fuderosos, os com forte ênfase em storytelling e jogos de tiro em geral, que movimentam fortemente o mercado em outros lugares, e são os jogos de maiores investimentos.
Na real acho que metroidvania nem era considerado gênero.
Era um termo usado pra descrever os Castlevania com exploração similar a Metroid e boa.
Os indies que mudaram isso mesmo, começando já com um dos grandes responsáveis pelo surgimento da cena indie atual, o japonês Cave Story.
Tem esse quote aqui do Kojima sobre MGS3:
Visualizar anexo 219556
Aí 15 anos depois os americanos tão jogando CoD/Battlefield e os japoneses Animal Crossing/Monster Hunter.
É verdade, saiu o 1&2 HD Remaster no Wii U.
Na real acho que metroidvania nem era considerado gênero.
Era um termo usado pra descrever os Castlevania com exploração similar a Metroid e boa.
Os indies que mudaram isso mesmo, começando já com um dos grandes responsáveis pelo surgimento da cena indie atual, o japonês Cave Story.
Tem esse quote aqui do Kojima sobre MGS3:
Visualizar anexo 219556
Aí 15 anos depois os americanos tão jogando CoD/Battlefield e os japoneses Animal Crossing/Monster Hunter.
E qual seria o nome padrão adequado para o tal gênero?
E dá um resumo sobre o que o Kojima disse?
Ó as ideia