O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Famitsu: Semana 41/2021 (4 a 10/10) - Boa estreia do SW OLED; Series atinge 100k LTD 10x mais rápido que Xone; Dread faz melhor estreia da IP Metroid

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.430
Reações
80.042
Pontos
2.059
Mas ninguém segura mais a microsoft no nihon. Tá vendendo muito, mas a grande dominação ainda virá pelo combo game pass + xCloud. O coração dos japas já foi conquistado.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.433
Reações
4.735
Pontos
1.299
Switch EL........nome curioso(sim eu sei que produtos OLED não é chamado de Oled no japão)

Na verdade é 有機EL. É como chamam as telas OLED no país.
Esses kanji significam orgânico (yūki). Tradurizam a sigla, mas só metade. Vai entender….

Pro Switch fica pior porque o nome do console fica diferente do resto do mundo.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.433
Reações
4.735
Pontos
1.299
Metroid faria mais sucesso no PlayStation. Já vi japonês falando que Switch é hardware para crianças.

Isso já tem mudado bastante recentemente. Era muito pior na época Wii/WiiU.
Conforme os jogos que os adultos curtem forem sendo lançados também no Switch e seus sucessores, a tendência é essa imagem ficar mais equilibrada.

Mas ainda tem japa que não aceita largar o PS.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.520
Reações
104.440
Pontos
2.419
Metroid faria mais sucesso no PlayStation. Já vi japonês falando que Switch é hardware para crianças.
Considerando a disparidade enorme de vendas entre Switch e Playstation, diria que o Switch é pra todos. Acredito que em qualquer faixa de idade ele tem mais público no Japão do que o Playstation.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
Considerando a disparidade enorme de vendas entre Switch e Playstation, diria que o Switch é pra todos. Acredito que em qualquer faixa de idade ele tem mais público no Japão do que o Playstation.

Na proporção dos últimos tempos (entre 90-10 e 95-5), Switch deve ter mais público que PS4/5 até mesmo dentro dos fãs de Playstation :klolz
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.735
Reações
22.510
Pontos
1.129
Ocidentais fazem Metroidvanias melhores, dominaram completamente o estilo, ao ponto de sujeitos sem experiência conseguirem soltar títulos full, que variam do decente ao excepcional, em porões com dois PCs meia boca, regados a cerveja barata e pôsteres de vagabundas em borracharias, sujas de graxa.

Acho que indies dominaram o gênero.

Seja americano (Axiom Verge), francês (Dead Cells), australiano (Hollow Knight), brasileiro (Dandara), ou japonês (Bloodstained).

Já para as grandes publishers não faz sentido investir em algo que dificilmente vai vender mais de 2 milhões de cópias, com exceção das platfomer holders que possuem outros interesses além da receita bruta de cada jogo lançado.

O subgênero é nichado mesmo.

Melhor coisa para tentar agradar aos japoneses, além da estética, é o design, tem que ser mais linear, e menos difícil (não que seja difícil do jeito que está), mas nem vou dizer que tenha solução, Other M e Fusion tentaram isso também

Eu acho que pra agradar japonês tem ter apelo nostálgico (como Dragon Quest), ou elemento social (como Animal Crossing) ou multiplayer competitivo (como Splatoon), ou design voltado ao grind (como Monster Hunter) e de preferência tudo isso ao mesmo tempo (como Pokémon). Já metroidvania... não tem para onde correr.
 


Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.433
Reações
4.735
Pontos
1.299
Acho que indies dominaram o gênero.

Seja americano (Axiom Verge), francês (Dead Cells), australiano (Hollow Knight), brasileiro (Dandara), ou japonês (Bloodstained).

Já para as grandes publishers não faz sentido investir em algo que dificilmente vai vender mais de 2 milhões de cópias, com exceção das platfomer holders que possuem outros interesses além da receita bruta de cada jogo lançado.



Eu acho que pra agradar japonês tem ter apelo nostálgico (como Dragon Quest), ou elemento social (como Animal Crossing) ou multiplayer competitivo (como Splatoon), ou design voltado ao grind (como Monster Hunter) e de preferência tudo isso ao mesmo tempo (como Pokémon). Já metroidvania... não tem para onde correr.

No caso dos metroidvanias em específico, o gênero tinha praticamente morrido antes de ser ressuscitado pelos indies.
Felizmente essa pode ser a era de ouro. Já tem mais gente e mais jogos bons do que nunca antes. Quem sabe os metroidvanias passem a ser um gênero forte daqui pra frente, e atraia maiores investimentos em jogos e marketing.
No Japão nunca foi lá essas coisas.

Acho que maior diferença do mercado japonês pro ocidental é o menor de interesse por jogos graficamente fuderosos, os com forte ênfase em storytelling e jogos de tiro em geral, que movimentam fortemente o mercado em outros lugares, e são os jogos de maiores investimentos.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.735
Reações
22.510
Pontos
1.129
No caso dos metroidvanias em específico, o gênero tinha praticamente morrido antes de ser ressuscitado pelos indies.
Felizmente essa pode ser a era de ouro. Já tem mais gente e mais jogos bons do que nunca antes. Quem sabe os metroidvanias passem a ser um gênero forte daqui pra frente, e atraia maiores investimentos em jogos e marketing.
No Japão nunca foi lá essas coisas.

Na real acho que metroidvania nem era considerado gênero.

Era um termo usado pra descrever os Castlevania com exploração similar a Metroid e boa.

Os indies que mudaram isso mesmo, começando já com um dos grandes responsáveis pelo surgimento da cena indie atual, o japonês Cave Story.

Acho que maior diferença do mercado japonês pro ocidental é o menor de interesse por jogos graficamente fuderosos, os com forte ênfase em storytelling e jogos de tiro em geral, que movimentam fortemente o mercado em outros lugares, e são os jogos de maiores investimentos.

Tem esse quote aqui do Kojima sobre MGS3:

219556

Aí 15 anos depois os americanos tão jogando CoD/Battlefield e os japoneses Animal Crossing/Monster Hunter.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.433
Reações
4.735
Pontos
1.299
Na real acho que metroidvania nem era considerado gênero.

Era um termo usado pra descrever os Castlevania com exploração similar a Metroid e boa.

Os indies que mudaram isso mesmo, começando já com um dos grandes responsáveis pelo surgimento da cena indie atual, o japonês Cave Story.



Tem esse quote aqui do Kojima sobre MGS3:

Visualizar anexo 219556

Aí 15 anos depois os americanos tão jogando CoD/Battlefield e os japoneses Animal Crossing/Monster Hunter.

Rs, bem isso mesmo. Mas as vezes é bom rotular um jogo quando já existe um número de características que o público espera deles. Ajuda a propagar e a vender o gênero.

On point o quote do Kojima rs. Apesar de que àquela época o mercado já era de certa forma assim…
Faltou à Sony ter essa sensibilidade em relação ao mercado japonês. Kojima já sabia rs.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
É verdade, saiu o 1&2 HD Remaster no Wii U.

Então, pq não relançou o mesmo pro Switch, já que tem lançado vários jogos remasterizados para ele?


Na real acho que metroidvania nem era considerado gênero.

Era um termo usado pra descrever os Castlevania com exploração similar a Metroid e boa.

Os indies que mudaram isso mesmo, começando já com um dos grandes responsáveis pelo surgimento da cena indie atual, o japonês Cave Story.



Tem esse quote aqui do Kojima sobre MGS3:

Visualizar anexo 219556

Aí 15 anos depois os americanos tão jogando CoD/Battlefield e os japoneses Animal Crossing/Monster Hunter.


E qual seria o nome padrão adequado para o tal gênero?
E dá um resumo sobre o que o Kojima disse?
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.735
Reações
22.510
Pontos
1.129
E qual seria o nome padrão adequado para o tal gênero?

Ação/plataforma

E dá um resumo sobre o que o Kojima disse?

Ele tá falando como as pessoas jogam MGS3 ao redor do mundo, aí ele falou que os americanos jogam com o Snake peladão, os alemães mudam a camuflagem sempre que precisa, e os japoneses preferem ficar capturando os animais.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.433
Reações
4.735
Pontos
1.299
Complementando o tópico, a lista dos jogos mais aguardados pelos leitores da revista, entre 30/9 e 6/10:

  1. [PS5] Final Fantasy XVI – 620 votes
  2. [NSW] Shin Megami Tensei V – 512 votes
  3. [NSW] Zelda: Breath of the Wild 2 – 451 votes
  4. [NSW] Bayonetta 3 – 448 votes
  5. [NSW] Pokemon Brilliant Diamond/Shining Pearl – 355 votes
  6. [NSW] Splatoon 3 – 299 votes
  7. [PS4] Super Robot Wars 30 – 281 votes
  8. [NSW] Ushiro – 246 votes
  9. [NSW] Super Robot Wars 30 – 212 votes
  10. [NSW] Triangle Strategy – 205 votes
  11. [PS5] Gran Turismo 7 – 201 votes
  12. [NSW] Pokemon Legends: Arceus – 189 votes
  13. [PS5] Pragmata – 164 votes
  14. [PS4] Elden Ring – 140 votes
  15. [NSW] Mario Party Superstars – 109 votes
  16. [PS4] Dynasty Warriors 9 Empires – 106 votes
  17. [NSW] Power Pro Kun Pocket R – 104 votes
  18. [PS4] Anonymous;Code – 90 votes
  19. [NSW] Anonymous;Code – 88 votes
  20. [PS4] The King of Fighters XV – 85 votes
  21. [NSW] Touken Ranbu Warriors – 72 votes
  22. [PS5] Horizon Forbidden West – 71 votes
  23. [NSW] Danganronpa Decadence – 69 votes
  24. [PS5] Elden Ring – 67 votes
  25. [PS4] Relayer – 66 votes
  26. [PS4] Granblue Fantasy Relink – 64 votes
  27. [NSW] Chocobo GP – 61 votes
  28. [PS4] Blue Reflection: Second Light – 60 votes
  29. [NSW] Megaton Musashi – 58 votes
  30. [NSW] Metal Max: Wild West – 56 votes
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.786
Reações
80.142
Pontos
1.839
O que me espanta é ver um jogo como Far Cry estar no top 10 de vendas...no japão.

War has changed.
 
Topo Fundo