O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fernando Ikoma, O Brasileiro que foi plagiado por Neil gaiman e Alan Moore...

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.494
Reações
10.080
Pontos
1.364
Ou não...

A história é a seguinte, la pelos idos dos anos 50-70 Fernando Ikoma um quadrinistra brasileiro começou a lançar varios titulos de historias com premissas bem interessantes.

Uma delas foi Fikom.

ddd.jpg


FIKOM+2+SETO+IKOMA+FUKUE+MINAMI+KEIZI.jpg


"O Personagem problemático , Mukifa , Quando dormia, seu sonho se materializava transformado se em Fikom. Fikom era mais forte e poderoso e no outro lado, conheceu a sua amada. Fikom gostaria de viver naquele mundo onde era amado e respeitado. Mas o despertar, lhe mostrava a realidade. Os dois não poderiam se encontrar, porque eram a mesma pessoa. E se um deles morresse o outro automáticamente deixaria de existir."

Outra era Satã, uma fantasma que protagonizava historias de terror... ela foi julgada pelos juizes do inferno e condenada a pagando seus crimes na terra vagando como um fantasma e lutando contra bruxas e forças do mal.

sata4.jpg


Em algumas dessas imagens da pra ler "alguns especialistas de Hq nacionais dizem que Gaiman se aproveitou desses arquetipos pra fazer os personagens Morte e Sonho...."

Na verdade nem o proprio Ikoma confirma essa suposição mas o unico louco o suficiente pra sugerir isso foi um tal de Rob Gonzales, notem em uma matéria como ele expoe sua opniao:

.. Apesar de seu trabalho ser desconhecido pela maioria dos brasileiros, Fikom e Satã serviram de inspiração para Nelil Gayman criar seus Sandman e Morte, que ficaram muito mais famosos, apesar de serem cópias e de qualidade inferior!

LoL, o mais legal de Rob Gonzales é que saquem só.. ele nao se limita a isso, ele diz que Constantine foi plagiado por Moore de um personagem de Ikoma chamado Playboy que vivia uma guerra de gangues, haha...

É dificil levar Rob a sério, ele afirma que boa parte dos icones cults dos quadrinhos foram plagiados de obras brasileiras como o Wolverine por exemplo (hahaha XD)... recentemente ele disse que Stan Lee pagiou material de blogs brasileiros para o terceiro filme do Homem Aranha (porque não né?). Certa vez ele disse que os japoneses plagiaram uma historia brasileira sobre samurais.... Possivelmente ele tambem acha que o Ikoma patenteou a ideia de colocar uma gotica numa historia, afinal essa e a unica coisa que aproxima Morte e Satã de alguma coisa.

Desencessário falar também de Fikom<>Sandman.... Morfeus é uma reinvenção do primeiro sandman que foi criado em 41 somando com alguns conceitos meio sobrenaturais inspirados em ocultismo.

Alem do que, Morfeus é praticamente um deus c***lho, Ikoma criou um heroi dos sonhos, Gaiman criou a personificação dos sonhos, praticamente um deus que tem as mais diversas relações com monarcas, mitos, deuses antigos e humanos comuns.

Voces podem conhecer mais dos geniais argumentos do grande Rob aqui: http://www.baudejogos.net/colunas.php?id=44

Menção especial para essa parte:

E pra encerrar, eu fui recentemente plageado pelo Stan Lee no filme Homem-Aranha 3: Harry Osborn se torna um surfista voador, como nunca tinha sido nas hqs e desenhos. E ficou muito parecido com o Blenq!

E o velho Stan curtiu mesmo meus personagens, inventou a Striprella depois que viu minha Thutharella.

Claro, Stan Lee seu plagiador sem imaginação.. como ousa plagiar o grande Rob Gonzales? Hunf...

No mais fica o topico como curiosidade... O que eu achei mais interessante ao saber de toda essa "polemica" foram as obras de Ikoma, quadrinhos nacionais com temas inteligentes porra! Fiquei com muita vontade de ler Fikom, playboy e ate a tal satã (por mais que ela pareça ser feia pora c***lho)... se alguem ai tiver acesso a essas historias deem um toque...
 

Sundayrose

Veterano
Mensagens
1.325
Reações
28
Pontos
124
Difícil de se acreditar. A cosntrução dos personagens do Gaiman e os universos saõ muito complexos até pra se pensar que a idéia nao foi original dele.
Sandman é simplesmente genial
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Pra mim, são manifestações do inconsciente coletivo, e não plágio.
 

ruindows

Habitué da casa
Mensagens
705
Reações
2
Pontos
77
Alguem aqui ja pesquisou quantos super herois foram criados por brasileiros?

Eu gosto de fazer uns rabiscos e sempre pesquisei sobre o assunto, e digo, desenhista no Brasil ta Lascado!!!!

Vai passar fome se quiser se meter a besta de publicar alguma revista com algum super heroi nacional, dai pra ser plagiado por algum gringo dos States é um pulo! Tudo culpa desse pais de @#$#% que não valoriza seus desenhistas!

Desenhista no Brasil so tem 3 destinos, desenhar por hobby, partir pro lado da propaganda ou rezar pra ser chamado pelo Mauricio de Souza e passar o resto do seus dias desenhando a dentuça!
 

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.494
Reações
10.080
Pontos
1.364
Ue, tem muitos brasileiros que trabalham no cenario internacional e se deram muito bem... desenhando pra DC, Marvel, etc...

no mais, acho que poucos aqui leram o topico ate o fim pra notar que a tal acusação de plagio e um absurdo, LoL..
 


ruindows

Habitué da casa
Mensagens
705
Reações
2
Pontos
77
Warlocker;7783160 disse:
Ue, tem muitos brasileiros que trabalham no cenario internacional e se deram muito bem... desenhando pra DC, Marvel, etc...

no mais, acho que poucos aqui leram o topico ate o fim pra notar que a tal acusação de plagio e um absurdo, LoL..


Desenhista que se deram bem???? Em territorio nacional???? Acho que não leu ate o fim o que escrevi!
Não me referi em momento algum industria internacional, como a DC, Marvel, Dark Horse etc... fui bem claro quando me referi aqui no Brasil!
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
ruindows;7786783 disse:
Ta ai a prova! Como dizia Janio Quadros, &quot;nesse mundo nada se cria tudo se copia!&quot;

prova?
esse cara que tá acusando que viaja no ki-suco lloll
 

ruindows

Habitué da casa
Mensagens
705
Reações
2
Pontos
77
toad02;7787083 disse:
prova?
esse cara que tá acusando que viaja no ki-suco lloll

O Gonzalles é muito radical, mas, nem tudo o que disse é mentira!

O Brasil é sim chupetado la fora, obvio que Ki-suco é pouco no caso de Gonzalles, mas, não se pode generalizar tudo o que ele disse, pois, se baseou em reportagens antigas, o problema é que ele encheu muuita linguiça!

Ja tinha lido essa matéria alguns pontos são realmente pura viagem, mas, no caso do Capitão 7, e do Garra ja tinha lido a respeito!

Provas nesse caso jamais vão aparecer imagine Stan Lee assumindo que se inspirou em personagens brasileiros para criar algum de seus famosos herois!

Obs sou Fã de Stan Lee pra mim é o maior gênio dos quadrinhos!:king

Essa é minha opinião se ate o Assaí brasileiro estrangeiro ja tentou patentear que dira da arte! Tudo culpa desse lixo de pais que não da a mínima para o que tem de bom:-(:-(:-(
 

BuddyChrist

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.002
Reações
925
Pontos
1.059
Até fui tentar ler, mas o layout do site parece vir direto dos anos 90.
 
Topo Fundo