O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fidel renuncia após 49 anos

glm

Bam-bam-bam
Mensagens
14.543
Reações
0
Pontos
312
O líder cubano Fidel Castro anunciou nesta terça-feira que não voltará a ocupar a presidência do país. A renúncia foi divulgada por meio de uma carta publicada no jornal oficial do país, o "Granma".

"A meus caros compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger, recentemente, como membro do Parlamento (...) comunico que não desejarei nem aceitarei - repito - não desejarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante Chefe", diz a carta.


Fidel discursa em Havana, em maio de 2006, pouco antes de passar o comando do país ao seu irmão Raúl; ao fundo, imagem do líder revolucionário
"Desempenhei o honroso cargo de Presidente ao longo de muitos anos. (...) Sempre dispus das prerrogativas necessárias para levar adiante a obra revolucionária com o apoio da maioria do povo", continua o texto publicado nesta terça.

Fidel fala ainda das limitações que os problemas de saúde trouxeram, ressaltando que "trairia sua consciência assumir uma responsabilidade que requer mobilidade e entrega total, o que não estou em condições físicas de oferecer." E acrescenta: "Falo isso sem drama."

Na carta, ele lembra que "o adversário a ser derrotado é muito forte" e encerra com uma mensagem para o povo cubano: "Não me despeço de vocês. Desejo apenas combater como um soldado das idéias. Continuarei escrevendo sob o título "Reflexões do companheiro Fidel". Será uma arma a mais no arsenal com a qual se poderá contar. Talvez minha voz seja ouvida. Serei cuidadoso".

As reflexões citadas por Fidel são publicadas no "Granma", o jornal do Partido Comunista Cubano. Os textos falam de política doméstica e internacional, servindo como um meio de comunicação com a população do país e, conseqüentemente, divulgando as idéias de Fidel para o mundo todo.

Desde julho de 2006, o comando do país está interinamente nas mãos do irmão de Fidel Castro, Raúl. O afastamento ocorreu por causa de problemas de saúde. Depois de submeter-se a uma cirurgia no intestino, Fidel passou o poder para as mãos do irmão.

Aos 81 anos de idade, Fidel ocupava o poder desde a revolução comunista de 1959. Em dezembro do ano passado, ele indicou que poderia se afastar para dar espaço para uma nova geração política.

O líder cubano Fidel Castro teve uma trajetória política semelhante à de líderes latino-americanos do século 19, como José de San Martín e Símon Bolívar, na opinião do historiador argentino Jose García Hamilton.

Assim como os dois "libertadores da América", Fidel tentou se eternizar no poder depois de ter liderado uma campanha de libertação, diz Hamilton.

Para o historiador, Fidel "virou um ditador pior do que seu principal inimigo, Fulgêncio Batista", em referência ao líder do regime derrubado pela Revolução Cubana. A diferença, continua Hamilton, é que Fidel bateu recorde de tempo no poder.
"DE LIBERTADOR A DITADOR"

No ultimo dia 20 de janeiro, Cuba realizou eleições para renovar a Assembléia Nacional. Na ocasião, ficou acertado que no dia 24 de fevereiro seria designado o presidente do Conselho de Estado, órgão do governo presidido por Fidel Castro.

Encontro com Lula
No dia 14 de janeiro, o presidente Lula teve um encontro com Fidel Castro em Havana. Os dois conversaram durante aproximadamente duas horas e meia e, ao final da reunião, Lula afirmou aos jornalistas que a saúde de Fidel estava "impecável" e que o líder cubano estaria "pronto para assumir o seu papel político".

Convidado a visitar o Brasil, Fidel disse que o faria "pelo menos com o pensamento", em texto publicado no diário comunista no dia 1º de fevereiro.

Na carta desta terça, o líder cubano cita outro brasileiro, o arquiteto Oscar Niemeyer. Ao reproduzir trechos de cartas enviadas a Randy Alonso, diretor do programa "Mesa Redonda" da Televisão Nacional e amigo pessoal de Fidel, ele sublinha: "Penso como Niemeyer que é preciso ser conseqüente até o final."

A mensagem já tinha sido lida no programa de TV no dia 18 de dezembro, quando Fidel pela primeira vez considerou a hipótese de abrir mão de seu posto formal de liderança no país. O que se concretizou nesta terça-feira.

No dia 29 de janeiro deste ano, uma escultura de Niemeyer foi inaugurada em Havana. A imagem de 15 metros representa a luta cubana contra o monstro imperialista, na definição do arquiteto que, por medo de avião, não compareceu à cerimônia.
 

Knight of Jesus

Habitué da casa
Mensagens
1.350
Reações
2
Pontos
56
Grande porcaria! O que adianta se o irmão dele é quem vai prosseguir com a ditadura? Imbecís... um dia essa m**** toda termina por lá...um dia...
 


falcao_r2

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
2.806
Pontos
404
Knight of Jesus;2778845 disse:
Grande porcaria! O que adianta se o irmão dele é quem vai prosseguir com a ditadura? Imbecís... um dia essa m**** toda termina por lá...um dia...

O irmão dele não tem 1/100 da força / carisma (que eu não acho) que o Fidel tem.
Ou seja, tem tudo para enfraquecer a ditadura cubana.
 

Churchill

Veterano
Mensagens
2.111
Reações
36
Pontos
119
Já vai tarde, na verdade, 49 anos atrasado.

Mas infelizmente os cubanos ainda deverão aguentar algum tempo mais de ditadura.
 

G-zus Rocker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.634
Reações
3.312
Pontos
559
Opa, sou foda. Não é pra qualquer um fazer niver no dia da renúncia do Fidel. :lol

Já vai tarde, meu velho.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
[FONT="System"][COLOR="Navy"]Antes que continuem à falar mais coisas bobas, gostaria de lembrar que no ranking de IDH da ONU, a "Terrível Cuba" se encontra na 51ª posição, e nosso fodástico Brasil em 70º.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_Human_Development_Index

Se realmente Cuba fosse um buraco (por causa do Fidel) como vocês fazem parecer, deveria estar lá embaixo, e não À FRENTE do nosso Politicamente Correto e Democrático Brasil.

Mesmo com tantas informações hoje em dia, vejo que Propaganda ainda tem muito efeito sobre as pessoas. [kong][/COLOR][/FONT]
 

DarkLotus

Bam-bam-bam
Mensagens
4.878
Reações
82
Pontos
204
Vai tarde!

Ok, vai entrar o irmão dele, mas o irmão tá velho também, aí quando finalmente os dois estiverem abaixo de 7 palmos, Cuba tenha sua merecida democracia.

E cuidado com esses IDHs da vida, na minha opinião, um índice muito duvidoso. Aliás, se a medicina cubana é tão avançada quanto dizem, por que Fidel se trata no exterior?
 

Churchill

Veterano
Mensagens
2.111
Reações
36
Pontos
119
Tesla;2779484 disse:
[FONT="System"][COLOR="Navy"]Antes que continuem à falar mais coisas bobas, gostaria de lembrar que no ranking de IDH da ONU, a "Terrível Cuba" se encontra na 51ª posição, e nosso fodástico Brasil em 70º.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_Human_Development_Index

Se realmente Cuba fosse um buraco (por causa do Fidel) como vocês fazem parecer, deveria estar lá embaixo, e não À FRENTE do nosso Politicamente Correto e Democrático Brasil.

Mesmo com tantas informações hoje em dia, vejo que Propaganda ainda tem muito efeito sobre as pessoas. [kong][/COLOR][/FONT]


Realmente, Cuba superou grandes países:

52 (1) México 0,829
53 (1) Bulgária 0,824
54 (3) São Cristóvão e Névis 0,821
55 (0) Tonga 0,819
56 (8) Líbia 0,818
57 (2) Antígua e Barbuda 0,815
58 (2) Omã 0,814
59 (2) Trinidad e Tobago 0,814
60 (0) Romênia 0,813
61 (15) Arábia Saudita 0,812
62 (4) Panamá 0,812
63 (2) Malásia 0,811
64 (3) Bielorrússia 0,804
65 (2) Maurícia 0,804
66 (4) Bósnia e Herzegovina 0,803
67 (2) Rússia 0,802
68 (5) Albânia 0,801
69 (3) Macedónia 0,801
70 (1) Brasil

Se você ignorar o fato de que o governo comunista de Cuba mata, tortura, reprime, censura etc... então talvez o país possa ser considerado um bom lugar para se viver.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/12/11/327542590.asp.
 

WaRiO

Supra-sumo
Mensagens
3.754
Reações
7
Pontos
164
O buraco do IDH é mais embaixo.

O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - foi criado para criar um padrão metodológico para efeito de aferição dos níveis de desenvolvimento humano das nações, tendo em vista que os indicadores baseados em estatísticas econômicas levam a distorções na análise.

Sendo assim, o único regime totalitário da América Latina - Cuba - aparece com frequencia à frente do Brasil e de outros países da América Latina no ranking anual feito pela ONU, tendo por base o IDH. Esse fato leva muitas pessoas a acreditarem que o “socialismo” cubano seria o responsável por tal desempenho. Nada mais falacioso, como veremos a seguir.

O IDH, apesar de ser um indicador “social”, tem a renda percapita como um dos componentes mais importantes. Ocorre, porém, que o valor de renda percapta utilizado para compor o IDH é a calculada pelo método PPP (Paridade do Poder de Compra). E aqui temos alguns graves problemas metodológicos que acabam por inflar o IDH cubano.

Primeiro, não é segredo para ninguém que o PIB Cubano não é calculado com base nos padrões internacionais. Sabe-se que o país de Fidel Castro utiliza metodologias específicas, introduzindo serviços de saúde e educação no PIB, produzindo então sua elevação. Essas variações metodológicas, portanto, maculam e comprometem a comparação do PIB cubano em relação aos demais países.

O segundo aspecto é que a renda percapita de cuba entra no cálculo do IDH com sendo de mais de US$ 6.000,00 (seis mil dólares). Ora, esse número é um completo absurdo, tendo em vista que não se pode usar o método PPP (Paridade do Poder de Compra) numa economia fechada, e com taxa de câmbio arbitrada pelo governo!

Para deixar isso claro, vamos observar que o salário de um médico cubano está na casa de US$ 20,00, o que dá US$ 240,00 / ano! Ora, então como é que podemos falar que o país tem renda percapita de US$ 6.000,00? Se os profissionais mais bem pagos em Cuba recebem anualmente um salário de US$ 240,00, como a renda percapita do país pode ser de US$ 6.000,00, ainda mais em um país que se vangloria de não ter desigualdade social? O fato é que Esse nível de renda percapita, que é o informado pelo governo cubano, não sobre auditoria das instituições internacionais, e é esse aspecto que catapulta, de forma artificial, o IDH de Cuba para a 55ª posição no ranking mundial.

O fato é que a ONU está estudando uma forma de mensurar com mais precisão o valor do PIB cubano, a fim de que os indicadores sociais desse país possam ser considerados e comparados com outros países, entretanto, podemos afirmar que o IDH de Cuba está muito atrás do IDH da maioria dos países da América Latina, pois a renda percapita de Cuba é uma das mais baixas da América Latina.

 

Nyerth

Habitué da casa
Mensagens
6.576
Reações
6
Pontos
96
não muda quase nada...ele ainda vai ter uma influência descomunal.
Mas de qualquer jeito,já vai tarde.
 

Modesto

Supra-sumo
Mensagens
4.383
Reações
3
Pontos
182
falcao_r2;2778918 disse:
O irmão dele não tem 1/100 da força / carisma (que eu não acho) que o Fidel tem.
Ou seja, tem tudo para enfraquecer a ditadura cubana.

Concordo.

Fidel tem a força que tem pois é o ícone da libertação cubana,por isso se perpetuou por tanto tempo.

Churchill;2779638 disse:
Realmente, Cuba superou grandes países:

52 (1) México 0,829
53 (1) Bulgária 0,824
54 (3) São Cristóvão e Névis 0,821
55 (0) Tonga 0,819
56 (8) Líbia 0,818
57 (2) Antígua e Barbuda 0,815
58 (2) Omã 0,814
59 (2) Trinidad e Tobago 0,814
60 (0) Romênia 0,813
61 (15) Arábia Saudita 0,812
62 (4) Panamá 0,812
63 (2) Malásia 0,811
64 (3) Bielorrússia 0,804
65 (2) Maurícia 0,804
66 (4) Bósnia e Herzegovina 0,803
67 (2) Rússia 0,802
68 (5) Albânia 0,801
69 (3) Macedónia 0,801
70 (1) Brasil

Se você ignorar o fato de que o governo comunista de Cuba mata, tortura, reprime, censura etc... então talvez o país possa ser considerado um bom lugar para se viver.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/12/11/327542590.asp.

Lógico que não dá pra negar isso.Mas do jeito que falam aqui parece que Cuba tá do lado de Serra Leoa se considerarmos o IDH.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
Churchill;2779638 disse:
Realmente, Cuba superou grandes países:

52 (1) México 0,829
53 (1) Bulgária 0,824
54 (3) São Cristóvão e Névis 0,821
55 (0) Tonga 0,819
56 (8) Líbia 0,818
57 (2) Antígua e Barbuda 0,815
58 (2) Omã 0,814
59 (2) Trinidad e Tobago 0,814
60 (0) Romênia 0,813
61 (15) Arábia Saudita 0,812
62 (4) Panamá 0,812
63 (2) Malásia 0,811
64 (3) Bielorrússia 0,804
65 (2) Maurícia 0,804
66 (4) Bósnia e Herzegovina 0,803
67 (2) Rússia 0,802
68 (5) Albânia 0,801
69 (3) Macedónia 0,801
70 (1) Brasil

Se você ignorar o fato de que o governo comunista de Cuba mata, tortura, reprime, censura etc... então talvez o país possa ser considerado um bom lugar para se viver.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/12/11/327542590.asp.

[FONT="System"][COLOR="Navy"]Weeeeeee... Como é bom ver que o McCartismo não acabou. [kong]

Agora leia meu post direito. E mostre onde eu disse que Cuba é um lugar pra viver. Eu apenas fiz um comparativo entre Cuba e Brasil. Minha crítica foi: que moral tem brasileiro falar de Cuba se vivemos numa m**** pior ainda?

E mais: ironizando seu post, veja só os GRANDES PAÍSES que estão na nossa frente. [kong]

[/COLOR][/FONT]
WaRiO;2779648 disse:
O buraco do IDH é mais embaixo.

[FONT="System"][COLOR="Navy"]Renda per capita é apenas um fator no cálculo do IDH. E nem é o mais importante.

Sem falar que o texto quotado possui vários erros. Como por exemplo Cuba ser o único "regime totalitário" na AL. :lol

Isso sem falar que é tendecioso ao extremo.

Mas para não ficar só no tal IDH, outros dados bem legais:


[COLOR="Black"]
Mortalidade infantil:[/COLOR]

[COLOR="DarkGreen"]Brasil[/COLOR]
total: 27.62 deaths/1,000 live births
male: 31.27 deaths/1,000 live births
female: 23.78 deaths/1,000 live births (2007 est.)

[COLOR="Red"]Cuba[/COLOR]
total: 6.04 deaths/1,000 live births
male: 6.76 deaths/1,000 live births
female: 5.26 deaths/1,000 live births (2007 est.)



[COLOR="Black"]Espectativa de vida:[/COLOR]

[COLOR="DarkGreen"]Brasil[/COLOR]
total population: 72.24 years
male: 68.3 years
female: 76.38 years (2007 est.)

[COLOR="Red"]Cuba[/COLOR]
total population: 77.08 years
male: 74.85 years
female: 79.43 years (2007 est.)



[COLOR="Black"]Índice de alfabetização[/COLOR]

[COLOR="DarkGreen"]Brasil[/COLOR]
definition: age 15 and over can read and write
total population: 88.6%
male: 88.4%
female: 88.8% (2004 est.)

[COLOR="Red"]Cuba[/COLOR]
definition: age 15 and over can read and write
total population: 99.8%
male: 99.8%
female: 99.8% (2002 census)



[COLOR="Black"]Desemprego:[/COLOR]

[COLOR="DarkGreen"]Brasil[/COLOR]
9.8% (2007 est.)

[COLOR="Red"]Cuba[/COLOR]
1.9% (2007 est.)



Quer dizer então que devo ignorar tudo acima por causa do cálculo da renda per capita???

Isso porque nem falei do sistema de saúde.

Ah sim, esses dados não vieram da Wikipedia ou ONU ou sei-lá-o-quê. Vieram DIRETO DO GOVERNO DOS EUA.

https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/
[/COLOR][/FONT]
 

super-vergonha

Habitué da casa
Mensagens
3.376
Reações
27
Pontos
76
Fidel saindo do poder, nunca pensei que viveria pra ver isso.
Logo a Dercy Gonçalves bate as botas, ai o mundo acaba de vez !!!!
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
super-vergonha;2780270 disse:
Fidel saindo do poder, nunca pensei que viveria pra ver isso.
Logo a Dercy Gonçalves bate as botas, ai o mundo acaba de vez !!!!

[FONT="System"][COLOR="Navy"]É que 2012 tá chegando... :lol[/COLOR][/FONT]
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Mesmo com dados melhores que os do Brasil, se Cuba fosse boa de se morar, os cubanos não iriam querer procurar abrigo aqui no Brasil, como ocorreu na Pan.

Esses dados aí podem até ser melhores, mas na pratica, não diz porra nenhuma.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
Damyen;2780391 disse:
Mesmo com dados melhores que os do Brasil, se Cuba fosse boa de se morar, os cubanos não iriam querer procurar abrigo aqui no Brasil, como ocorreu na Pan.

Esses dados aí podem até ser melhores, mas na pratica, não diz porra nenhuma.

[FONT="System"][COLOR="Navy"]O Brasil não está sob embargo econômico.

E se não dizem porra nenhuma, tenha uma fratura exposta aqui no Brasil e vai na fila do SUS, depois vai lá em Cuba pra ver a diferença.

Veja bem (você e todo mundo). Não tô dizendo que Cuba é um lugar lindo e maravilho. Nem que Fidel é um Herói.

Eu simplesmente acho patético pessoal descer a lenha em outro governante/país somente por "divergências ideológicas".
[/COLOR][/FONT]
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Tesla;2780419 disse:
O Brasil não está sob embargo econômico.

E se não dizem porra nenhuma, tenha uma fratura exposta aqui no Brasil e vai na fila do SUS, depois vai lá em Cuba pra ver a diferença.

Veja bem (você e todo mundo). Não tô dizendo que Cuba é um lugar lindo e maravilho. Nem que Fidel é um Herói.

Eu simplesmente acho patético pessoal descer a lenha em outro governante/país somente por "divergências ideológicas".

Tá, mas mesmo com as filas do SUS, os cubanos querem vir pra ca...

E eu não to elogiando o Brasil, muito menos criticando Cuba. Só acho besteira querer defender um regimo totalitarista, que mesmo que venha a ter dados melhores do que o do Brasil.
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.809
Reações
22.839
Pontos
1.464
Ele renunciar não significa nada, ainda. A coisa só vai mudar, mesmo, quando ele partir dessa para melhor. A questão de Cuba ainda estar no socialismo, além do Fidel estar vivo, é uma: Hugo Chávez.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
Damyen;2780442 disse:
Tá, mas mesmo com as filas do SUS, os cubanos querem vir pra ca...

E eu não to elogiando o Brasil, muito menos criticando Cuba. Só acho [COLOR="Red"]besteira querer defender um regimo totalitarista[/COLOR], que mesmo que venha a ter dados melhores do que o do Brasil.

[FONT="System"][COLOR="Navy"]O que eu disse sobre "divergência ideológica". Mas não vou entrar nesse mérito.


Enfim, não "defendo" nem um lado nem outro. Não ligo pra essa bobagem de "lado político".

Apenas quis mostrar um contraponto. Um tópico só de gente descendo a lenha em Cuba/Castro não teria graça. :p[/COLOR][/FONT]
 

WaRiO

Supra-sumo
Mensagens
3.754
Reações
7
Pontos
164

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.998
Reações
12.126
Pontos
1.769
O irmão dele é que vai assumir :lol

Mas esse também não vai durar muito..........................


Cuba vai virar centro de discussões da eleição americana agora, não porque os EUA são bonzinhos, mas por causa dos votos dos latinos...
 

Mr. Big

Ser evoluído
Mensagens
1.138
Reações
10
Pontos
36
Cuba ta em embargo agora, mas por muito tempo foi sustentada pela URSS, por isso que ela ta bem, mas ninguém lembra disso.

A URSS parou de sustenta-la? Sim, mas a estrutura ficou lá, sem falar que Cuba passou por situação difícil, porém o embargo não é mundial, países da europa, a china, e alguns da américa latina continuam negociando com Cuba.

Cuba é a mesma coisa que Berlim, Japão, foi financiada pra ser propaganda política pois ficava perto da super-potência inimiga
 

VictorTheGreen2

Habitué da casa
Mensagens
5.193
Reações
1
Pontos
71
Tesla;2780419 disse:
O Brasil não está sob embargo econômico.

E se não dizem porra nenhuma, tenha uma fratura exposta aqui no Brasil e vai na fila do SUS, depois vai lá em Cuba pra ver a diferença.

Veja bem (você e todo mundo). Não tô dizendo que Cuba é um lugar lindo e maravilho. Nem que Fidel é um Herói.

Eu simplesmente acho patético pessoal descer a lenha em outro governante/país somente por "divergências ideológicas".

Cara, sou seu fã :rox
Penso Exatamente como Você :kongpositivo:
Apenas com 1 Diferença... Pra min o Fidel é mesmo quase um Herói :smile
 
Topo Fundo