O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Fim das Pilhas] Novo tipo de carregador a distância recarrega aparelhos em movimento.

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
3.692
Pontos
324
Recarregamento à distância

Um novo tipo de carregador de baterias sem fio pode finalmente disseminar o uso dessa tecnologia que promete tanta comodidade.

Já existem diversas soluções de recarregamento à distância, mas as rotas técnicas para isso envolvem sistemas complexos de detecção e controle.

Tradicionalmente, o transmissor de energia precisa primeiro detectar a presença e a posição do aparelho a ser recarregado para poder enviar energia em sua direção. E essa detecção geralmente é feita com sensores ou mesmo câmeras, adicionando volume e custo ao dispositivo.

Prasad Kumara e seus colegas da Universidade de Aalto, na Finlândia, eliminaram essa necessidade de detecção criando canais de transferência de energia em todas as direções, sintonizando automaticamente esses canais, o que permite que os aparelhos receptores sejam carregados mesmo quando estão em movimento.

Aparelhos como telefones, notebooks e outros pequenos eletrodomésticos equipados com esse novo receptor poderão receber tanto energia para recarregar suas baterias, quanto energia para alimentar diretamente suas funções - sem nunca precisar estar em contato físico ou ser colocado em uma base.

"O que diferencia este transmissor é que ele é autossintonizável, o que significa que você não precisa de uma eletrônica complexa para se conectar aos receptores embutidos nos dispositivos. Como ele se autossintoniza, você também pode mover o dispositivo livremente dentro de uma ampla faixa de carregamento," explicou Prasad.

Novo tipo de carregador à distância recarrega aparelhos em movimento

Observe as bobinas, que ainda são bastante grandes para um aparelho comercial.
[Imagem: Prasad Jayathurathnage/Aalto University]

Carregador omnidirecional

A equipe conseguiu esse efeito de transmissão omnidirecional de energia refazendo o projeto das bobinas usadas no transmissor. Devido ao modo como os fios são enrolados, as bobinas criam dois tipos de campos eletromagnéticos: Um indo para fora e outro ao redor. Esses campos acoplam o receptor e o transmissor para obter uma transferência de energia eficiente.

O protótipo do transmissor é de fato altamente eficiente (90%), mas apenas até 20 centímetros de distância. A equipe afirma que já tem versões que funcionam em distâncias maiores, apenas com uma menor eficiência de transferência de energia. Em princípio, a faixa de eficiência máxima pode crescer à medida que a tecnologia é aprimorada, afirmam.

"Por enquanto, o alcance máximo na eficiência de pico depende do tamanho do transmissor e do receptor. Com a engenharia certa, poderemos miniaturizá-los," disse Pravad.

A tecnologia também terá que ser avaliada quanto à segurança para a saúde dos seres humanos que estarão sujeitos aos campos eletromagnéticos gerados pelo carregador remoto omnidirecional.

 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.345
Reações
13.681
Pontos
1.604
Daqui a 10 anos, recarga à distância vai ser padrão.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
A Microsoft não vai adotar, porque pilhas são mais práticas.
E Sony, Nintendo e Valve não tornar patrão.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Única vantagem que considero nos controle do Xbox. Eu realmente prefiro pilhas.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.248
Reações
42.301
Pontos
1.003
Caro

Vai encarecer mais ainda o controle e talvez inviabilizar no futuro.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.789
Reações
80.161
Pontos
1.839
Tem carro que já tem um lance desses aí para carregar celular...e pelo que escutei...é uma boxta.
 


Topo Fundo