O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Finalíssima: eleição definitiva para o melhor plataforma 2D da história (2ª / 3ª / 4ª geração) [2 votos]

Quanto o melhor game de plataforma 2D da história (2ª, 3ª e 4ª geração)? 2 VOTOS!

  • Pitfal! / Atari 2600, 1982

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    45
  • Poll closed .

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.263
Pontos
2.009
!!!! ATENÇÃO: SÃO 2 VOTOS !!!!


  • Regras de classificação:
    • Subgrupo mais votado na primeira fase: 4 representantes para a enquete final
    • 2º Subgrupo mais votado na primeira fase: 3 representantes para a enquete final
    • 3º Subgrupo mais votado na primeira fase: 2 representantes para a enquete final

  • Enquete da primeira fase / gerações221680


  • Classificados
221682

  • Validade da enquete: 25 dias.
  • No caso de empate prevalecerá a pontuação do game na primeira fase.

Vótão!



 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.263
Pontos
2.009
Meu top 10 é esse:

  1. Super Mario World / Snes
  2. Super Mario Bros 3 / NES
  3. Alex Kidd in Miracle World / Master System
  4. Pitfal! / Atari 2600
  5. Sonic the Hedgehog / Mega Drive
  6. Donkey Kong 1 / Snes
  7. Asterix / Master System
  8. Super Mario Bros / NES
  9. Smurf / Atari 2600
  10. DK 2 / Snes
Então os 2 votos vão pro SMW e SMB3, impossível ser diferente (mesmo dolorosamente deixando Alex Kidd de fora).
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.890
Reações
63.071
Pontos
1.253
Super Metroid tá valendo?
Não só é o melhor jogo de plataforma como também o melhor jogo daquela geração!
Considero o Yoshi's Island o segundo melhor mas ele não está na lista.

A minha lista fica assim:
  1. Super Metroid
  2. Yoshi's Island
  3. Donkey Kong Country 2
  4. Super Mario World
  5. Super Mario Bros 3
  6. Mega Man X
  7. Mega Man X2
  8. Kirby Superstar
  9. Donkey Kong Country 1
  10. Super Castlevania IV
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Super Mario Bros 3 (que considero o melhor jogo do Nes/8 bits)
Super Metroid (que considero o melhor jogo de Super Nes/16 bits)
 
Ultima Edição:


Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.263
Pontos
2.009
Não considero Super Metroid um jogo de plataforma como os outros na lista, é mais um jogo de ação/aventura.

Eu pensei um milhão de vezes se considerava Metroid um game de plataforma ou não.
Eu vejo mais ou menos o seguinte:
  1. Tem games puramente de plataforma, onde a progressão e grande parte do desafio se dá pelas plataformas (com ou sem saltos), onde a ação é algo secundário no game. Exemplos: Super Mario World, Sonic the Hedgehog e Alex Kidd in Miracle World.
  2. Tem games onde a progressão e grande parte do desafio se dá pelas plataformas (com ou sem saltos) e a ação é tão importante quanto o quesito progressão. Exemplos: Super Metroid, Earthworm Jim e Strider.
  3. Tem games onde as plataformas são completamente secundárias, com o foco completamente voltado à ação. Exemplos: Contra, Sunset Riders e Ghosts ´Goblins,
Eu diria que os games do grupo 1 são "mais plataform" que o grupo 2, mas não quer dizer que os games do grupo 2 não sejam games de plataforma.
Já o grupo 3 sim são games puramente de ação, onde a plataforma é secundária ou as vezes nem isso.

Talvez Metroid deixe essa dúvida por ele ter MUITO foco na ação e aventura, mas se formos analisar mais a fundo, ele é essencialmente um game de plataforma, dado o estilo de progressão. Mas ele está no limite entre o grupo 2 e o grupo 3, a linha é bastante tênue.

De qualquer forma acaba sendo algo completamente subjetivo, entendo perfeitamente quem discorde disso.
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
21.779
Pontos
999
1- Donkey Kong Country 2
2- Super Mario World

Sò corrigindo você;

1- Donkey Kong Country 2
2- Super Mario World 2: Yoshi's Island

E Super Metroid não é plataforma. É "Metroidvania". Inaugurou o gênero aliás. Corrige isso daí Zé. E nem adianta tentar retrucar que não vou dar trela. :coolface
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Eu pensei um milhão de vezes se considerava Metroid um game de plataforma ou não.
Eu vejo mais ou menos o seguinte:
  1. Tem games puramente de plataforma, onde a progressão e grande parte do desafio se dá pelas plataformas (com ou sem saltos), onde a ação é algo secundário no game. Exemplos: Super Mario World, Sonic the Hedgehog e Alex Kidd in Miracle World.
  2. Tem games onde a progressão e grande parte do desafio se dá pelas plataformas (com ou sem saltos) e a ação é tão importante quanto o quesito progressão. Exemplos: Super Metroid, Earthworm Jim e Strider.
  3. Tem games onde as plataformas são completamente secundárias, com o foco completamente voltado à ação. Exemplos: Contra, Sunset Riders e Ghosts ´Goblins,
Eu diria que os games do grupo 1 são "mais plataform" que o grupo 2, mas não quer dizer que os games do grupo 2 não sejam games de plataforma.
Já o grupo 3 sim são games puramente de ação, onde a plataforma é secundária ou as vezes nem isso.

Talvez Metroid deixe essa dúvida por ele ter MUITO foco na ação e aventura, mas se formos analisar mais a fundo, ele é essencialmente um game de plataforma, dado o estilo de progressão. Mas ele está no limite entre o grupo 2 e o grupo 3, a linha é bastante tênue.

De qualquer forma acaba sendo algo completamente subjetivo, entendo perfeitamente quem discorde disso.
Bom, o meu conceito de "jogo de plataforma", é justamente um jogo onde o "platforming" é a característica mais importante do jogo.
No caso de Super Metroid, você passa 90% do tempo explorando o cenário e matando bichos; e ao contrário de outros jogos como Mário, você não é punido por errar um salto. O desafio do jogo é 95% do tempos os inimigos enquanto que em Mário, você morre e perde uma vida se erra um salto e cai num buraco.

Jogos como Half Life e até mesmo GTA tem partes que lembram jogos de plataforma e nem por isso são considerados jogos desse gênero.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.772
Reações
40.751
Pontos
1.053
Meu primeiro lugar seria Megaman X. Mas como não tem eu voto de DKC2 e Mario World.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.263
Pontos
2.009
Bom, o meu conceito de "jogo de plataforma", é justamente um jogo onde o "platforming" é a característica mais importante do jogo.
No caso de Super Metroid, você passa 90% do tempo explorando o cenário e matando bichos; e ao contrário de outros jogos como Mário, você não é punido por errar um salto. O desafio do jogo é 95% do tempos os inimigos enquanto que em Mário, você morre e perde uma vida se erra um salto e cai num buraco.

Jogos como Half Life e até mesmo GTA tem partes que lembram jogos de plataforma e nem por isso são considerados jogos desse gênero.

Cara, é uma ÓTIMA discussão, se bobear cabe até um tópico a parte.
Sobre o "platforming ser a característica mais importante do jogo" é um ótimo conceito pra tentar estabelecer o que é um game de plataforma. A parte da punição também é muito importante.

Quanto ao Super Metroid, realmente, o core do game é a exploração + ação. Mas se formos analisar a PROGRESSÃO do game, ele não só é completamente baseado em platforming como tem muito mais disso do que outros games puramente de plataforma, que se enquadrariam no "platforming ser a característica mais importante do jogo". Mesmo pq Super Metroid tem um nível considerável de progressão vertical, o que faz depender ainda mais do platforming.

Veja aqui por exemplo:



Ocorre que, diferente dos demais games, ele TAMBÉM tem um foco estratosfericamente maior na ação.
E sim, em Super Metroid somos muito mais punidos pelos inimigos do que pelas plataformas, mas eu levo mais em consideração o fato de progredirmos por plataforma do que o fato de não sermos punidos por elas.

Então se me perguntassem se Super Metroid é um game de plataforma, tendo que responder sim ou não, eu diria que sim.
Pra mim "games de plataforma" é o guarda chuva principal, com suas diversas ramificações baseadas no foco: Super Metroid é um plataforma com foco na ação e exploração, assim como Strider e Megaman, mas são games essencialmente (no sentido literal, de "essência") de plataforma.

Agora, se Super Metroid é "tão plataforma quanto os Marios, Sonics e DKs" são outros 500, mas eu concordo que é errado botar no mesmo balaio de Mario, Sonic e DK (dentre outros).
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.250
Reações
21.471
Pontos
353
Difícil escolher o 1º lugar mas eu vou pelo mais completo ao meu ver, de acordo com os jogos acima listados, a minha lista fica assim:

1º Supermario world
2º supermario bros 3
3º donkey kong coutry 2
4º super metroid
5º pitfall
6º Sonic the hedgehog 2
7º alex kidd
8º sonic 1
9º h.e.r.o
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.517
Reações
2.764
Pontos
703
Na minha opinião, Super Metroid tá valendo. Um jogo não precisa ser plataforma 2d para ter características de metroidvania, mas por outro lado, só há uma forma dele ser um jogo de plataforma 2d.
 
Topo Fundo