Eu pensei um milhão de vezes se considerava Metroid um game de plataforma ou não.
Eu vejo mais ou menos o seguinte:
- Tem games puramente de plataforma, onde a progressão e grande parte do desafio se dá pelas plataformas (com ou sem saltos), onde a ação é algo secundário no game. Exemplos: Super Mario World, Sonic the Hedgehog e Alex Kidd in Miracle World.
- Tem games onde a progressão e grande parte do desafio se dá pelas plataformas (com ou sem saltos) e a ação é tão importante quanto o quesito progressão. Exemplos: Super Metroid, Earthworm Jim e Strider.
- Tem games onde as plataformas são completamente secundárias, com o foco completamente voltado à ação. Exemplos: Contra, Sunset Riders e Ghosts ´Goblins,
Eu diria que os games do grupo 1 são "mais plataform" que o grupo 2, mas não quer dizer que os games do grupo 2 não sejam games de plataforma.
Já o grupo 3 sim são games puramente de ação, onde a plataforma é secundária ou as vezes nem isso.
Talvez Metroid deixe essa dúvida por ele ter MUITO foco na ação e aventura, mas se formos analisar mais a fundo, ele é essencialmente um game de plataforma, dado o estilo de progressão. Mas ele está no limite entre o grupo 2 e o grupo 3, a linha é bastante tênue.
De qualquer forma acaba sendo algo completamente subjetivo, entendo perfeitamente quem discorde disso.