A série tem um estilo bem clássico de RPG tático e segue a mesma fórmula a décadas, sempre segue o mesmo padrão de jogo ambientado em época medieval, guerra entre reinos/culto das trevas/dragões, classes como cavaleiro, mago, cleric, thief e outras, batalha sempre em grid e etc, características clássicas do gênero.
Mas a série é bem engessada em termos de exploração, customização de personagens e classes, se pegar FFT, Tactics Ogre e outros do estilo você tem uma gama muito maior de possibilidades e variação de gameplay, salvo alguns jogos que permite algo a mais o padrão em FE é seu Cavalier virar Paladin, seu Healer vira Cleric, seu Archer vira Sniper e por ai vai.
E tem o famigerado rng no lvl up onde os stats dos personagens são upados de forma "aleatória" (os personagens tem growth rate que variam de jogo pra jogo).
Particularmente sou muito fã da série e venho jogando ela a muitos anos, tendo terminado quase todos que sairam porque tem elementos que gosto muito, além de RPG tático ser o meu estilo favorito quase todos os FEs tem uma dificuldade elevada com a famosa morte permanente, personagem morreu na batalha é caixão, não volta mais (os jogos mais modernos te permitem tirar essa restrição), o que torna o jogo bem tenso de se jogar no Hard porque os bonecos morrem com 2~3 hits então um movimento errado já era.
Esse Three Houses foge completamente do padrão da série, primeira vez que se tem um ambiente aberto pra se explorar, essa mecânica de batalhão e tals, todos os outros são desenvolvidos exclusivamente por menus (tirando um ou outro que muda uma coisa aqui ou ali).
Os mais novos do 3DS são os mais acessíveis porque eles abaixaram bastante o nível hardcore da série a fim de deixar ela mais acessível pro público mas no final todos eles seguem o padrãozinho, o de GC e de Wii são excelentes, os de GBA também são muito bons.