O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Folk Music

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.769
Pontos
753
Gosto bastante de algumas bandas desse estilo, que em geral soam bem diferente. Algumas como Kalevala, Corvus Corax, Arkona, Eluveitie, Tuatha de Dannan (brasileira de MG), Elvin's Tales.







Curtem também? Postem outras.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.769
Pontos
753
Não conhecia nenhum dessas aí. Curti em especial o Beirut e o Carrantuohill.

Três de Folk Metal que ouço muito:

Esse álbum do Eluveitie (Evocation I) é um dos melhores do Folk Metal, na minha opinião.




O primeiro álbum do Lumsk é obrigatório escutar para quem curte o gênero. Essa é do segundo álbum.
 

Kemi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.141
Reações
1.337
Pontos
904
Conheço só uma (folk metal), Finntroll.
Mas confesso que não curto o estilo não...



 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.769
Pontos
753
Uma russa muito boa, que estava ouvindo hoje, Wolfmare, que é uma das bandas mais criativas na parte instrumental, embora sinto falta do cello que tinha anteriormente:



Folkstone, banda italiana:
 


LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.769
Pontos
753
Fazia tempo que não postava nada aqui.

Lunan, branda brasileira.
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
The Dodos, banda de Indie folk e Baroque pop:



Carlos Núñez

http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/carlos-núñez-alborada-do-brasil.239655/

Muitos de nós adoram músicas medievais e da Antiguidade, que evocam batalhas épicas ou mesmo retratam as festividades cotidianas daqueles tempos.

O que aconteceria se alguém tentasse mesclar tais músicas com os ritmos tradicionais brasileiros?

Foi o que tentou fazer o gaitero galego Carlos Núñez, considerado o maior tocador de gaita-de-fole do mundo, partindo de sua pesquisa que alguns ritmos tradicionais nordestinos preservam a métrica da composição medieval (ver Trovadorismo). Além ter tido como motivação um pressuposto pessoal: a imigração do seu avô da Galícia (região no noroeste da Espanha, famosa pela rota de Santiago de Compostela) para o Brasil.

A obra criada, Alborada do Brasil, é um perfeito CD de composições de gaita-de-fole reinterpretando cantigas populares brasileiras, samba, MPB e entre outros ritmos, contando com a participação de Fernanda Takai, Adriana Calcanhotto, Lenine, Carlinhos Brown e muitos outros.

'Em seu percurso pelo país, Núñez se deparou com gaiteiros negros e indígenas, encontrando raízes da música celta na tradição brasileira. A pesquisa o levou a uma carta de Pero Vaz de Caminha, que dizia ser a gaita o primeiro instrumento a chegar ao Brasil.

'Ela seria depois substituída pela sanfona - daí as semelhanças entre o forró e a música irlandesa', diz. 'E mesmo o axé tem melodias de gaita.''

Parte da pesquisa do Carlos Núñez:

'When the Portuguese started exploring Brazil, it was a Galician-tinged Portugal that played the bagpipe, but then the richer Portugal of the king and Lisbon gained ground, Lusitania, the guitar. So there was a race in America: the bagpipes against the guitar, the Middle Ages against the Baroque Renaissance. Evidently, that new bourgeois Renaissance music, with major and minor chords played on the guitar, won in the seaside cities: fados, tango, samba. The amazing thing is that the medieval tradition is still alive in Brazil, that it has been mixing and blending for 500 years with indigenous scales, African rhythms. It’s a mighty music that grabs you with its melody, its harmony, its rhythm: it has everything, says Núñez.'

Fonte: http://anthrocivitas.net/forum/archive/index.php/t-6394.html

Além do rio, andavam muitos deles dançando e folgando, uns diante dos outros, sem se tomarem pelas mãos. E faziam-no bem. Passou-se então além do rio Diogo Dias, almoxarife que foi de Sacavém, que é homem gracioso e de prazer; e levou consigo um gaiteiro nosso com sua gaita. E meteu-se com eles a dançar, tomando-os pelas mãos; e eles folgavam e riam, e andavam com ele muito bem ao som da gaita. Depois de dançarem, fez-lhes ali, andando no chão, muitas voltas ligeiras, e salto real, de que eles se espantavam e riam e folgavam muito. (Carta a el-rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil)

Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=552

Carlos conheceu na Bahia ao musicólogo Manuel Veiga, quem lhe confirmou que esse instrumento citado na Carta do Descobrimento era uma gaita de fole. Também conheceu o musicólogo Pablo Sotuyo, que confirmou a suspeita do Carlos (que tinha ouvido no acordeão brasileiro ecos da gaita de fole: os bordões, as escalas, giros melódicos, a ornamentação…) de que a gaita no Brasil 'não havia desaparecido', senão que se 'havia transformado em acordeão'.

O próprio Tinhorão descreve este primeiro encontro transatlântico em 1500, nada menos que ao som da 'gaita galega':

Tal como permite concluir a lectura atenta da carta de Pero Vaz de Caminha (…)'com data 1º de maio de 1500 a El-Rei d. Manuel', dando conta do 'achamento' da 'terra nova', que seria o Brasil, o encontro inicial de europeus com habitantes locais revestiu-se de um claro clima de festa. (José Ramos Tinhorão, As Festas no Brasil colonial, 2000)

'ao voltar o capitão de rápido reconhecimento do rio que desembocava na praia, vendo (…) na outra margen os indígenas 'dançando e folgando, uns diante dous outros, sem se tomarem pelas mãos (…) atravessou o rio na compañía de um companheiro tocador de gaita galega e organizou de improviso uma espécie de baile ao ar livre'

'o instrumento usado pelos marujos portugueses em seu divertimento com os naturais da terra foi a gaita, que era então o mais popular instrumento da gente do campo em Portugal. E como a indicar que a maioria dos tripulantes das naus e dos que saíam para a aventura do mar eram gente das regiões rurais então em decadência, o outro instrumento musical citado logo adiante na carta de Caminha seria exatamente o segundo mais encontrado, ao lado da gaita galega, entre o povo português: o tamboril.'

Fonte: http://www.carlos-nunez.com/archives/a-gaita-no-brasil_492#more-492

Para quem espera um CD de tradicional música medieval e celta melhor nem ouvir Alborada do Brasil, que em muitas músicas, conforme a pesquisa de Carlos, os ritmos nordestinos realmente se confundem com os medievais e a linha de diferenciação é tênue, criando uma das mais belas abordagens de músicas brasileiras com um instrumento tão inusitado e aparentemente estranho à nossa cultura musical, mas ao mesmo tempo tão familiar e tradicional.











 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.769
Pontos
753
Grande idéia, mostrar um pouco da cultura indígena, com metal: Arandu Arakuaa, tudo em tupi-guarani.

 

VítorNinja

Supra-sumo
Mensagens
2.165
Reações
780
Pontos
163
Olha um grupo de folk que curto muito(na verdade é uma dupla) é Simon and Garfunkel,os caras são muito bons
 

jimctu

Bam-bam-bam
Mensagens
183
Reações
229
Pontos
479
Folk de verdade é isso daqui.


mais uma banda no estilo "folk" de Corvus Corax:


banda folk br


neofolk br
 
Topo Fundo