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Tópico oficial Frame generator Mod: LukeFZ (FSR pago), PureDark (DLSS pago) e Nukem9 (DLSS>FSR Free)

SagaOPC

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Pessoal, como vocês devem saber, com o lançamento do código aberto do FSR3, começaram a sair os mods pra habilitar o Frame generator da AMD nos jogos que não tem suporte. Vamos falar um pouco sobre cada uma das opções!

PureDark: Um mod para habilitar DLSS3 em jogos que não tem suporte, como Baldur's gate 3 e Elden Ring. O mod é pago e tem DRM. Ele usa o Reshade para poder habilitar o DLSS e assim você tem uma interface de fácil uso, além de poder desativar/ativar em tempo real

LukeFZ: Esse rapaz já criava mods de DLSS2 e 3 antes, e com o lançamento do FSR3, ele voltou seu foco para o novo Frame generator da AMD, permitindo que jogos com DLSS3. DLSS2 e FSR2 tenham suporte ao FG da AMD. A compatibilidade dele com placas é enorme, até mesmo as integradas tem funcionado e dado uma quantidade de frames bem alta. Como esse projeto é o mais novo, ele sofre alguns bugs como ghosting excessivo e tremedeira no HUD. Esse mod é pago mas não tem DRM.

Nukem9: Inicialmente focado em Cyberpunk 2077, é um mod usado para converter DLSS3 em FSR3. Ele tem melhor qualidade, porém menor desempenho e compatibilidade, visto que só funciona em jogos que tenham implementado o DLSS3, porém pode ser combinado com o mod do Puredark (por isso ele está na lista) para dar suporte a jogos que originalmente não tem, como elden ring. é compatível oficialmente com as RTX 2000, 3000 e 4000, porém já tem gambiarra fazendo funcionar em algumas GTX, não há nenhuma menção de suporte para AMD no momento. O único mod gratuito e está disponível no Nexus mod

links dos mods:

Puredark: https://www.patreon.com/PureDark/posts
LukeFZ: https://www.patreon.com/LukeFZ/posts
Nukem9: https://www.nexusmods.com/site/mods/738?tab=files

Videos:




cs rin ru / forum / viewtopic.php?f=41&t=135082
 

Delphinus

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Para quem é entusiastas e curte essas paradas é um put* tópico.
 

Extrusor

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Pessoal, como vocês devem saber, com o lançamento do código aberto do FSR3, começaram a sair os mods pra habilitar o Frame generator da AMD nos jogos que não tem suporte. Vamos falar um pouco sobre cada uma das opções!

PureDark: Um mod para habilitar DLSS3 em jogos que não tem suporte, como Baldur's gate 3 e Elden Ring. O mod é pago e tem DRM. Ele usa o Reshade para poder habilitar o DLSS e assim você tem uma interface de fácil uso, além de poder desativar/ativar em tempo real

LukeFZ: Esse rapaz já criava mods de DLSS2 e 3 antes, e com o lançamento do FSR3, ele voltou seu foco para o novo Frame generator da AMD, permitindo que jogos com DLSS3. DLSS2 e FSR2 tenham suporte ao FG da AMD. A compatibilidade dele com placas é enorme, até mesmo as integradas tem funcionado e dado uma quantidade de frames bem alta. Como esse projeto é o mais novo, ele sofre alguns bugs como ghosting excessivo e tremedeira no HUD. Esse mod é pago mas não tem DRM.

Nukem9: Inicialmente focado em Cyberpunk 2077, é um mod usado para converter DLSS3 em FSR3. Ele tem melhor qualidade, porém menor desempenho e compatibilidade, visto que só funciona em jogos que tenham implementado o DLSS3, porém pode ser combinado com o mod do Puredark (por isso ele está na lista) para dar suporte a jogos que originalmente não tem, como elden ring. é compatível oficialmente com as RTX 2000, 3000 e 4000, porém já tem gambiarra fazendo funcionar em algumas GTX, não há nenhuma menção de suporte para AMD no momento. O único mod gratuito e está disponível no Nexus mod

links dos mods:

Puredark: https://www.patreon.com/PureDark/posts
LukeFZ: https://www.patreon.com/LukeFZ/posts
Nukem9: https://www.nexusmods.com/site/mods/738?tab=files

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Vou acompanhar esse tópico pq pelo visto essa parada está sendo cabulosa.
 

kapiel10

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Parabéns pelo tópico, ótimo resumo para deixar os desavisados em dia com as novidades do momento
 

Yatahaze

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tenho acompanhado faz um tempo também. Ainda não testei o FSR3, tenho bastante curiosidade em saber como fica a questão do input lag no controle e demais questões gráficas com um FG ativado

e bem tosco cobrarem pelo mod, mas blz
 

SagaOPC

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tenho acompanhado faz um tempo também. Ainda não testei o FSR3, tenho bastante curiosidade em saber como fica a questão do input lag no controle e demais questões gráficas com um FG ativado

e bem tosco cobrarem pelo mod, mas blz
Alguns jogos você só sente com FPS próximo dos 30, outros como The Witcher 3, mesmo rodando a 60 FPS, você sente um pouco, mas nada injogável
 


Aldeb@ran

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No meu steam deck melhorou absurdamente, dead space agora roda muito mais bonito e próximo dos 60fps , Alan wake 2 está com bugs , mas melhorou também, robocop roda muito melhor, não vi bugs nesse jogo, tentei colocar no dead island 2 mas não deu certo na versão alternativa que tenho, esses foram os jogos que testei, vale muito a pena instalar o mod e o negocio ainda está no beta , vai melhorar muito ainda.

O grande problema ainda é que o mod não funciona com ray tracing. Então é só para PCs fracos e steam deck mesmo
 

Extrusor

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Esse mod será que funciona em notebook fraco? Eu tenho um Lenovo ideapad s145 com uma mísera Vega8 kkkkkk, fod@ que eu tenho um PC aqui com uma 3070 mas está parado aguardando arrumar, se esse mod funcionar com placa integrada acho q vou testar no notebook.
 

LucianoBraga

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Esse mod será que funciona em notebook fraco? Eu tenho um Lenovo ideapad s145 com uma mísera Vega8 kkkkkk, fod@ que eu tenho um PC aqui com uma 3070 mas está parado aguardando arrumar, se esse mod funcionar com placa integrada acho q vou testar no notebook.

Funciona em qualquer coisa mas FSR3/FG tem custo computacional, então o quanto a Vega 8 consegue empurrar é outro problema. EU testaria.
Eu tenho uma 780M aqui e no Yakuza Gaiden fui de 30 (em 1080p médio) pra 80/90 tranquilo sem problemas de latência. No Vega 8 você teria que partir de resolução mais baixa pra segurar pelo menos os 30.

Em tempo, o LukeFZ 0.7.5 consertou o The Witcher 3 (se é que alguém interessado ainda não jogou nessa altura do campeonato).
 

SagaOPC

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Funciona em qualquer coisa mas FSR3/FG tem custo computacional, então o quanto a Vega 8 consegue empurrar é outro problema. EU testaria.
Eu tenho uma 780M aqui e no Yakuza Gaiden fui de 30 (em 1080p médio) pra 80/90 tranquilo sem problemas de latência. No Vega 8 você teria que partir de resolução mais baixa pra segurar pelo menos os 30.

Em tempo, o LukeFZ 0.7.5 consertou o The Witcher 3 (se é que alguém interessado ainda não jogou nessa altura do campeonato).
Na verdade, já tinha consertado na 0.7.4!
 

onurb88

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Esse mod será que funciona em notebook fraco? Eu tenho um Lenovo ideapad s145 com uma mísera Vega8 kkkkkk, fod@ que eu tenho um PC aqui com uma 3070 mas está parado aguardando arrumar, se esse mod funcionar com placa integrada acho q vou testar no notebook.
 

Extrusor

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Testei aqui no miranha e crashou, aparece alguma coisa sobre ter uma rtx 4000 kkkk
 

SagaOPC

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O Witcher 3 tá no changelog do 0.7.5 . Não sei no que diabos ele mexeu então, mas pelo visto não considerava consertado no anterior.
ele corrigiu no hotfix a incompatibilidade da 0.75 que quebrou o the witcher 3. Nesse patch 0.7.5 ele removeu o nvngx.dll (que tava causando bastante problema) e a inversão do proxy (você colocava GPU = True e ele reconhecia como FALSE e vice-versa)
 

SagaOPC

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Boa, tem um ganhozinho. 30, 40%.
tem jogo que tem ganho de 200% como o Jedi Fallen Order, os frames subiram de 30 FPS pra 90 em um video do Teaser, fiquei abismado... Hogwarts legacy também, sobe de 40/50 FPS pra 80/100 FPS aqui!
 

LucianoBraga

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Sim, achei surpreendente.

Eu achei BEM ok.


tem jogo que tem ganho de 200% como o Jedi Fallen Order, os frames subiram de 30 FPS pra 90 em um video do Teaser, fiquei abismado... Hogwarts legacy também, sobe de 40/50 FPS pra 80/100 FPS aqui!

Eu sei, mas eu tava falando especificamente do caso da Vega 7 ali em cima. Eu tive mais que 2x na minha 780M no Yakuza, como eu citei ali.

Tô testando no Cyberpunk, mas tô de sacanagem fazendo coisas irreais só pelo lulz.
 

albanibr

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Queria um que funcionasse no Baldur gates 3, mas sem ter que pagar, pois testei um de soltar ums dll na pag do executavel do jogo, e sumiu o DLSS2.2 do BG3..

No mais, excelente topico pra gente acompanhar e se atualizar!
 

kapiel10

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Queria um que funcionasse no Baldur gates 3, mas sem ter que pagar, pois testei um de soltar ums dll na pag do executavel do jogo, e sumiu o DLSS2.2 do BG3..

No mais, excelente topico pra gente acompanhar e se atualizar!

esse tópico é um verdadeiro e essencial complemento do tópico humildão pois via de regra, quem acompanha aquele tópico por consequência precisará usar os macetes daqui também
 

LucianoBraga

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Cyberpunk, Rog Ally 15W, 1080p Médio, FSR3 Q + FG: ~70 FPS.

:klol

Pena que eu terminei o jogo ontem.

Queria um que funcionasse no Baldur gates 3, mas sem ter que pagar, pois testei um de soltar ums dll na pag do executavel do jogo, e sumiu o DLSS2.2 do BG3..

No mais, excelente topico pra gente acompanhar e se atualizar!

Acho que BG3 tá com problema na UI ainda e não compensa usar.
 

alexjaniski

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Pessoal, como vocês devem saber, com o lançamento do código aberto do FSR3, começaram a sair os mods pra habilitar o Frame generator da AMD nos jogos que não tem suporte. Vamos falar um pouco sobre cada uma das opções!

PureDark: Um mod para habilitar DLSS3 em jogos que não tem suporte, como Baldur's gate 3 e Elden Ring. O mod é pago e tem DRM. Ele usa o Reshade para poder habilitar o DLSS e assim você tem uma interface de fácil uso, além de poder desativar/ativar em tempo real

LukeFZ: Esse rapaz já criava mods de DLSS2 e 3 antes, e com o lançamento do FSR3, ele voltou seu foco para o novo Frame generator da AMD, permitindo que jogos com DLSS3. DLSS2 e FSR2 tenham suporte ao FG da AMD. A compatibilidade dele com placas é enorme, até mesmo as integradas tem funcionado e dado uma quantidade de frames bem alta. Como esse projeto é o mais novo, ele sofre alguns bugs como ghosting excessivo e tremedeira no HUD. Esse mod é pago mas não tem DRM.

Nukem9: Inicialmente focado em Cyberpunk 2077, é um mod usado para converter DLSS3 em FSR3. Ele tem melhor qualidade, porém menor desempenho e compatibilidade, visto que só funciona em jogos que tenham implementado o DLSS3, porém pode ser combinado com o mod do Puredark (por isso ele está na lista) para dar suporte a jogos que originalmente não tem, como elden ring. é compatível oficialmente com as RTX 2000, 3000 e 4000, porém já tem gambiarra fazendo funcionar em algumas GTX, não há nenhuma menção de suporte para AMD no momento. O único mod gratuito e está disponível no Nexus mod

links dos mods:

Puredark: https://www.patreon.com/PureDark/posts
LukeFZ: https://www.patreon.com/LukeFZ/posts
Nukem9: https://www.nexusmods.com/site/mods/738?tab=files

Videos:




cs rin ru / forum / viewtopic.php?f=41&t=135082

Existe algum comparativo entre os mods do Luke e do Nukem9?

Se o do Luke for melhor talvez valha o teste.
 

LucianoBraga

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Existe algum comparativo entre os mods do Luke e do Nukem9?

Se o do Luke for melhor talvez valha o teste.

LukeFZ - Patreon (pago), em beta, funciona pra alguns jogos, crasha de vez em quando mas funciona pra todo mundo (AMD, Nvidia e Intel), jogos piratas e legit

Nuke - Grátis, mais estável, funciona pra maior parte dos jogos com um problema ou outro, mas só funciona em Nvidia e pra jogos legit

IQ e performance obviamente a mesma coisa pros dois.

PureDark é outro lance e tá bem descrito no post inicial.
 

alexjaniski

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Eu queria um comparativo visual pra ver a situação do ghosting em cada mod amigo.
LukeFZ - Patreon (pago), em beta, funciona pra alguns jogos, crasha de vez em quando mas funciona pra todo mundo (AMD, Nvidia e Intel), jogos piratas e legit

Nuke - Grátis, mais estável, funciona pra maior parte dos jogos com um problema ou outro, mas só funciona em Nvidia e pra jogos legit

IQ e performance obviamente a mesma coisa pros dois.

PureDark é outro lance e tá bem descrito no post inicial.

Os mods pagos são fáceis de achar se souber aonde ir, igual o RTGI pro Reshade.
 

LucianoBraga

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Eu queria um comparativo visual pra ver a situação do ghosting em cada mod amigo.
Os mods pagos são fáceis de achar se souber aonde ir, igual o RTGI pro Reshade.

Coloquei as diferenças entre um e outro, já que você não tinha falado que era visual. De qualquer forma, as duas soluções têm os seus problemas - o do LukeFZ tem mais independentemente de você pagar ou não.

Listas de compatibilidade:

LukeFZ:

A maioria tem ghosting, fora uns cinco jogos: CP2077, Hogwarts, Witcher 3, Spider Man e e...um outro lá que eu esqueci.

Nukem9: https://github.com/Nukem9/dlssg-to-fsr3/wiki/Game-Compatibility-List . Pra ver a questão do ghosting, clique em "Details".

Quem tem Nvidia não tem porque não usar o do Nukem9. Quem tem AMD e não quer esperar implementação oficial tem que usar o do LukeFZ.
 

kapiel10

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Coloquei as diferenças entre um e outro, já que você não tinha falado que era visual. De qualquer forma, as duas soluções têm os seus problemas - o do LukeFZ tem mais independentemente de você pagar ou não.

Listas de compatibilidade:

LukeFZ:

A maioria tem ghosting, fora uns cinco jogos: CP2077, Hogwarts, Witcher 3, Spider Man e e...um outro lá que eu esqueci.

Nukem9: https://github.com/Nukem9/dlssg-to-fsr3/wiki/Game-Compatibility-List . Pra ver a questão do ghosting, clique em "Details".

Quem tem Nvidia não tem porque não usar o do Nukem9. Quem tem AMD e não quer esperar implementação oficial tem que usar o do LukeFZ.


teoricamente os novos jogos lançados para o ano de 2024 já devem com o suporte oficial ao frs3 + frame gerador caso a pessoa tenha um RTX ou RX 5600 para cima e com isso não precisaria usar esses mods não é ?
 

LucianoBraga

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teoricamente os novos jogos lançados para o ano de 2024 já devem com o suporte oficial ao frs3 + frame gerador caso a pessoa tenha um RTX ou RX 5600 para cima e com isso não precisaria usar esses mods não é ?

Não é como se qualquer produtora fosse obrigada a implementar qualquer coisa, então só Deus sabe.
Mas sim, uma vez implementado o FSR3 + FG nativamente, funciona com qualquer bagaça e não precisa de mod nenhum.
 

Doquinha

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Pro FSR3 funcionar decente não precisar ter um FPS mínimo aceitável?
 

LucianoBraga

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Pro FSR3 funcionar decente não precisar ter um FPS mínimo aceitável?

Bem, pro DLSS, pro FSR e pro XeSS no geral recomenda-se partir de 1440p em render pra só daí aplicar o upscale, o que não te impede de partir de um patamar menor com razoável sucesso. Se as consequências te incomodam ou não é algo mais pessoal.

O mesmo pra FG. Pra DLSS FG e FSR3 FG recomenda-se partir de 60, outros lugares li 40, mas o majoritário é 60 pra chegar a 120. Claro que partir de mais quadros com mais folga de processamento vai te dar mais qualidade no framegen, mas isso não quer dizer que não seja possível ter resultados ok com menos que 60. O quanto isso influi na IQ e na fluidez depende de um caminhão de outras variáveis, inclusive do tipo de jogo. Eu parti de 30 quadros no Yakuza - esse joguei mais - e no Cyberpunk - joguei menos, basicamente só testei num cenário curto e relativamente controlado - e achei o resultado bem ok.

Fora isso, depende do método: a Intel diz que no ExtraSS, que vai ser o "Frame Gen" deles, só vai precisar de UM quadro pra gerar outro ao invés de dois, porque é extrapolação, não interpolação, e com isso vai doer menos na questão da latência. Se vai prestar? Sei lá, eles juram que vai.

Se vai ser ok pra você partir de menos que 60? Só testando.
 

kapiel10

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Bem, pro DLSS, pro FSR e pro XeSS no geral recomenda-se partir de 1440p em render pra só daí aplicar o upscale, o que não te impede de partir de um patamar menor com razoável sucesso. Se as consequências te incomodam ou não é algo mais pessoal.

O mesmo pra FG. Pra DLSS FG e FSR3 FG recomenda-se partir de 60, outros lugares li 40, mas o majoritário é 60 pra chegar a 120. Claro que partir de mais quadros com mais folga de processamento vai te dar mais qualidade no framegen, mas isso não quer dizer que não seja possível ter resultados ok com menos que 60. O quanto isso influi na IQ e na fluidez depende de um caminhão de outras variáveis, inclusive do tipo de jogo. Eu parti de 30 quadros no Yakuza - esse joguei mais - e no Cyberpunk - joguei menos, basicamente só testei num cenário curto e relativamente controlado - e achei o resultado bem ok.

Fora isso, depende do método: a Intel diz que no ExtraSS, que vai ser o "Frame Gen" deles, só vai precisar de UM quadro pra gerar outro ao invés de dois, porque é extrapolação, não interpolação, e com isso vai doer menos na questão da latência. Se vai prestar? Sei lá, eles juram que vai.

Se vai ser ok pra você partir de menos que 60? Só testando.

esse ExtraSS da intel será código aberto igual amd ? pegará nas placas de outras como amd e nvidia ?
 
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LucianoBraga

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esse ExtraSS da intel será código aberto igual amd pegará nas placas de outras como amd e nvidia ?

Agnóstico vai ser, eles inclusive mostraram rodando numa Nvidia.
Código-aberto não disseram mas como vai ser parte do XeSS, é provável.
 
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