G
Guest
Terceira parte da série (que começou no MSX) e remake do original para PSX. Desta vez no GC. Revival de um grande clássico. ;D
hun?...
Sobrinha do coronel do rambo.
Como sempre, a maioria das coisas são idéias aproveitadas de seus antecessores (MSX) de gerações passadas.
Como os dois primeiros Metal Gear são raros fora do Japão e pra molecada mais nova, quem nunca viu eles vai achar as idéias deste jogo extremamente originais. Quem viu e é fã, vai achar MGS a oitava maravilha do mundo. Fato.
As Cut-Scenes são todas em tempo-real, o que de certo modo é bom, pois o que você assiste realmente é o que você vai jogar.
O herói é o Solid Snake (este é o ridículo codinome do agente, mas como é videogame passa. Imagina se o cara se leva a sério).
A história é boa pra videogame, nada mais, se fosse filme ia ser o cúmulo do ridículo.
Todos soldados da base a ser espionada apoiam os terroristas pelo ridículo motivo de que se consideram irmãos por terem passado por uma terapia genética que, segundo as palavras da cientista (aka loira gostosa) ativa gens de soldados, e os torna soldados perfeitos(no coments....). Pra aliviar a barra, eles dizem que um membro da equipe tem poderes mentais e faz lavagem cerebral nos soldados. 8O
Claro que se você jogou ou ouviu falar dos outros dois MGS, percebeu que o tanke Metal Gear é SEMPRE tratado como um novo tipo de armamento, mesmo já tendo sido usado pra caramba. E que será que ele pode lançar armas nucleares? Bingo, ELE sempre FAZIA ISSO nos jogos anteriores.
A melhor parte da história: "a exigência dos terroristas é: os restos mortais do Big Boss". WTF ????????? (Não vou explicar quem é big boss, pesquisem). Explicação: Big Boss era o soldade perfeito, então usaram os genes dele para criar soldados perfeitos (Obs: se era perfeito pq morreu?). Eles querem os restos mortais para pesquisar os fraquesas e doenças e evitar a extinção do código genético (putz.....).
Ele é perigoso?
Inimigos fodásticos:
Revolver Ocelot - Especialista em tortura e revólveres. É um russo viciado em filme americano de cowboy. Roda revolver igual nos filmes. [kcool]
"O mala"
Ninja que não vou revelar o nome secreto: O cara é um ninja cyborgue com amnésia (novidade). Mais muito ninja. Cogita-se que seja o Neo de Matrix.
Ninja fodão.
Vulcan Raven - Ele é simplesmente gigante e Shaman. Sim. Como um cara desses foi para num exército? Ele é gigante e Shaman. Blz. (Quando vc jogar tmbm vai perceber que ele tem couro de aço). [kcool]
8O
Sniper Wolf - Femme-fatale (mortal, peituda e viciada em drogas) franco-atiradora curda. [kcool]
Decote adequado ao Alaska.
Decoy Octopus - Esse cara é o mestre dos disfarces. E ele é fodão: retira TODO o sangue de quem quer imitar e injeta nele próprio. [kcool]
Psycho Mantis - Lê mentes, faz lavagem cerebral, move objetos. O Urandir em pessoa. [kcool]
Marilyn Manson ou Urandir
tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......
Liquid Snake: Clone malvado do herói. O nome de vilão mais ridículo de todos. Ele é idêntico ao Solid Snake, mas com cabelo loiro e lider do FoxHound (aka terroristas). O bom da história é que o Solid não se lembra nem o que comeu ontem no almoço, da família, etc...."eu tenho irmão gêmeo?"....dãaaaaa :-(
Ando sem camisa no frio....sou foda
O jogo em si é o Clichê Mor. Nunca vi tanto clichê junto. O criador do jogo, Kojima, costuma copiar personagens de filmes pros seus jogos. E as vezes fica melhor que no original, e ele até melhora o cara.
Metal Gear de MSX o Snake e o Coronel eram a cara do Rambo (até a fita gay na cabeça tem) e do Coronel Trautman. No de agora (PSX e GC), o gênio diz que se inspirou no Snake Plisskin do Fuga de Nova Iorque.
O jogo é de espionagem, clássico, vocês entra pela base, se escondendo dos inimigos e coletando itens. Se alguém te ver toca o alarme e enche de nego pra te cacetar. Então tem que permanecer fora da visão deles por algum tempo. Se eles não tem encontrarem retornam à suas posições de guarda como se nada tivesse acontecido. Mesma coisa dos outros MGS do MSX.
Graficamente, está bom, sem problemas no nível MGS2++ do PS2.
O grande problema é a visão. O jogo é visto de cima, mas os ângulos são esquisitos e apertados. A visão é 3rd pessoa, clássica. O problema é que, no MSX e no GBC podia-se ver a tela toda, neste aqui, só dá pra VER UNS CANTOS PEQUENOS, + - uns cinco passos do herói. Se você sair correndo é perigoso "dar um beijo no soldado" que tava perto e não dava pra ver.
Os gráficos ficaram bons no GC
Mais tem visão em 1ª pessoa. MAS...., você não pode se mexer e nem trocar de arma quando estive em primeira pessoa (pelo menos pode atirar se já estiver com a arma sacada). E tem o radar, que diga-se de passagem, é uma m****, o nego acaba jogando só pelo radar. Se enroscar em alguma parte do jogo é só chamar sua equipe pelo rádio implantado no seu ouvido (a prova d'água e de choque). É impressionante a quantidade de diálogos que cada um tem dependendo do contexto, e falados, nota 10. Ps: A voz de diálogo canastrão do Snake não poderia ficar melhor.
Há coisas que ficaram muito bem feitas no quesito espionagem:
- Atirar sem silenciador e usar armas que fazem barulho dispara alerta.
- Bater na parede ou caminhar por poças de água ou por canos de ferro chama o guarda. Ele vai lá pra ver que barulho foi esse. Deixar pegads na neve também. Na caixa, tá bom, eles chutam a caixa se ela estiver no meio do caminho, é engraçado.
Há coisas anti-realistas:
- Subir e descer escadas e pontes de ferro não faz barulho que os soldados ouçam.
- Alguns cadáveres somem e os companheiros tão nem ai (se bem que isso é comum em todos jogos de espionagem ).
- Não olham pro andar de baixo, nem de cima. Pode acabar com um andar inteiro e o cara que tá lá em cima, e teria a visão de tudo, não tá nem aí. E se você estiver em cima o cara de baixo também taca o f**a-se.
Os inimigos são todos míopes. Eles tem cones de visão que nem no jogo Commandos, mas o teu cone de visão é o triplo do deles. Então podes tar parado ali na frente, virado pra um deles, que ele não te enxerga e você vê ele. E até atira nele com precisão.
Die....
...
Os cenários são bem feitos, detalhados, e ambientam perfeitamente o Alaska e o frio. Nível MGS2++, do PS2. Mas são PEQUENOS se comparados com os dos jogos anteriores. Isto acontece provavelmente porque o jogo foi lançado pra PSX, que tinha memória ridículamente pequena. Além disso o jogo é muito, muito curto. O que enrola são as cut-scenes. Você fica muito,muito mais tempo vendo a história do que jogando. Nada contra a história, que dá um clima, mas chega ao ponto da irritação.
A maioria dos filminhos são ENROLAÇÃO PURA (conversa de bar). Tentativa de emocionar o jogador na frente do vg. Mas não fica assim, por que é exagerado, as falas são cheias de extras e fica em vez de emocional, CÔMICO.
Paquera da Wolf.
Exemplo: Você mata a Sniper Wolf (depois de um monte de filminho). Ela fala que está morrendo....e fica conversando com você mais MEIA HORA antes. Ai, o Snake fala frases totalmente fora do contexto vdo jogo como por exemplo wolf na língua dos índios do cacete significa tal coisa e ele foi blablabla(isso acontece várias vezes). Ai sim ela tem vontade de morrer. Mas não morre, e pede pro Snake matá-la..................quando ele vai matar, chaga um nerd v******* e mais um diálogo de novela mexicana. Aquele negócio: Um cara pergunta. O outro repete a pergunta como se não tivesse entendido nada. Exemplo:
A: "Você deve destruir o Metal Gear"
B: "Metal Gear?"
A: "Sim. Ele se encontra na base subterrânea"
B: "Base subterrânea? Como chego lá?"
A: "Vou te dar este cartão pra abrir as portas"
B: "Cartão pra abrir as portas?"
A: "Sim. Ele funciona assim...."
B: "Assim.....?"
Exemplo bom(transcrito exatamente como fala):
Roy Campbell: "A person's remains."
Solid Snake : "Remains?"
Roy Campbell: "That's right. To be more accurate, cell specimens,
which contain the individual's genomic information.
Solid Snake : "Cell specimens? Why would they want that?"
Roy Campbell: "The terrorists need them. You see, these Next-
Generation Special Forces have been strengthened through
gene therapy."
Solid Snake : "Strengthened?"
As armas e o funcionamento delas é realista, houve toda uma pesuisa pra fazer isso no jogo. Só que as vezes ultrapassa o limite, fica falando de tratados com a Rússia e outras coisas pelo rádio. As vezes parece que os caras do rádio tão lendo um livro.
Tem uma hora que a doutora começa a falar bobeiras infantis sobre o FBI, e coronel e o Snake (que se dizem militares experientes pra cacete) nem percebem nada.
Amoitado...
Os controles, ficaram muito bons e são simples. Pode atirar, dar porradas, rastejar e várias outras bronhas . A única coisa que me pergunto é porque não utilizaram o digital do GC pra Menu ou outra coisa???? quem é que joga controlando o cara pelo direcional digital? Mas os controles podem ser difíceis de acostumar pra quem nunca jogou os MGS dos PS. (Demorei umas 7 vezes pra passar a primeira parte, não tem treino nem explicação dos controles)
Tem algumas coisas legais, como fingir que esta machucado com catchup pra fugir da pisão. A comida congelar no frio, pra descongelar é só deixar junto ao corpo. E o Snake fuma pra caramba, o cigarro vai tirando seu life devagarinho. Outra coisa legal é o vilão que lê mentes...não vou contar aqui, jogue o jogo. Quando você morre seus "amigos" ficam gritando seu nome e choramingando no rádio...é meio cômico, mas virou marca registrada.
Sabe o Mário?.....
RESUMÃO : Andar um pouco escondido, enfrentar um chefe de fase, O chefe contar a história da vida dele antes de morrer (sempre), e repetir tudo de novo.
Na versão do GC não tem as fases de treinamento da versão especial do PSX ( [kong] ). Mas tem vários extras legais...tá, nem tão legais assim.
Os movimentos dos filiminho foram remodelados, ficou muito bom, inclusive graficamente. Assim como algumas cenas novas apareceram. Existem várias referências à personagens Nintendo dentro do jogo (frases, bonecos, posteres e outras propagandas). Tem um modo ue você assiste todas as cut-scenes, personagens e itens secretos, etc.
Mario propaganda
Revistas encontradas nos banheiros. Descrição no jogo: "Revista com material adulto"
Mais jabá.
Se você jogou o original do PSX e GOSTOU, então vai gostar desse, mesmo sem grandes mudanças. Se nunca jogou, é a oportunidade de expirementar um ótimo jogo. Para quem tem um GC e não tem PS2 é um MUST BUY.
OBS: Se você é FÃ de MGS e de um bom jogo, não deixe de jogar a versão do GBC, que é muito divertida também.
NOTAS
Gráficos: 8,5 (representar perfeitamente o ambiente)
Som: 10 (sons cômicos + sons realistas, alguns os mesmos do MSX, e diálogos legais apesar da voz criancice da chinesa(a versão japa é pior))
Enredo: 9 (apesar de bobo, serve muito bem pra um vg)
Diversão: 9,5 (jogue até o fim e vai ver)
Jogabilidade: 7,5 (muita coisa travada e que poderia ser melhor(menus, visã 1ªpessoa, etc))
Replay: 8 (várias coisas pra destravar, e várias dificuldades, mas o jogo não oferece nada de novo)
vai começar o bullet time
flw
Como sempre, a maioria das coisas são idéias aproveitadas de seus antecessores (MSX) de gerações passadas.
Como os dois primeiros Metal Gear são raros fora do Japão e pra molecada mais nova, quem nunca viu eles vai achar as idéias deste jogo extremamente originais. Quem viu e é fã, vai achar MGS a oitava maravilha do mundo. Fato.
As Cut-Scenes são todas em tempo-real, o que de certo modo é bom, pois o que você assiste realmente é o que você vai jogar.
O herói é o Solid Snake (este é o ridículo codinome do agente, mas como é videogame passa. Imagina se o cara se leva a sério).
A história é boa pra videogame, nada mais, se fosse filme ia ser o cúmulo do ridículo.
Todos soldados da base a ser espionada apoiam os terroristas pelo ridículo motivo de que se consideram irmãos por terem passado por uma terapia genética que, segundo as palavras da cientista (aka loira gostosa) ativa gens de soldados, e os torna soldados perfeitos(no coments....). Pra aliviar a barra, eles dizem que um membro da equipe tem poderes mentais e faz lavagem cerebral nos soldados. 8O
Claro que se você jogou ou ouviu falar dos outros dois MGS, percebeu que o tanke Metal Gear é SEMPRE tratado como um novo tipo de armamento, mesmo já tendo sido usado pra caramba. E que será que ele pode lançar armas nucleares? Bingo, ELE sempre FAZIA ISSO nos jogos anteriores.
A melhor parte da história: "a exigência dos terroristas é: os restos mortais do Big Boss". WTF ????????? (Não vou explicar quem é big boss, pesquisem). Explicação: Big Boss era o soldade perfeito, então usaram os genes dele para criar soldados perfeitos (Obs: se era perfeito pq morreu?). Eles querem os restos mortais para pesquisar os fraquesas e doenças e evitar a extinção do código genético (putz.....).
Inimigos fodásticos:
Revolver Ocelot - Especialista em tortura e revólveres. É um russo viciado em filme americano de cowboy. Roda revolver igual nos filmes. [kcool]
Ninja que não vou revelar o nome secreto: O cara é um ninja cyborgue com amnésia (novidade). Mais muito ninja. Cogita-se que seja o Neo de Matrix.
Vulcan Raven - Ele é simplesmente gigante e Shaman. Sim. Como um cara desses foi para num exército? Ele é gigante e Shaman. Blz. (Quando vc jogar tmbm vai perceber que ele tem couro de aço). [kcool]
Sniper Wolf - Femme-fatale (mortal, peituda e viciada em drogas) franco-atiradora curda. [kcool]
Decoy Octopus - Esse cara é o mestre dos disfarces. E ele é fodão: retira TODO o sangue de quem quer imitar e injeta nele próprio. [kcool]
Psycho Mantis - Lê mentes, faz lavagem cerebral, move objetos. O Urandir em pessoa. [kcool]
tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......tacharam.......
Liquid Snake: Clone malvado do herói. O nome de vilão mais ridículo de todos. Ele é idêntico ao Solid Snake, mas com cabelo loiro e lider do FoxHound (aka terroristas). O bom da história é que o Solid não se lembra nem o que comeu ontem no almoço, da família, etc...."eu tenho irmão gêmeo?"....dãaaaaa :-(
O jogo em si é o Clichê Mor. Nunca vi tanto clichê junto. O criador do jogo, Kojima, costuma copiar personagens de filmes pros seus jogos. E as vezes fica melhor que no original, e ele até melhora o cara.
Metal Gear de MSX o Snake e o Coronel eram a cara do Rambo (até a fita gay na cabeça tem) e do Coronel Trautman. No de agora (PSX e GC), o gênio diz que se inspirou no Snake Plisskin do Fuga de Nova Iorque.
O jogo é de espionagem, clássico, vocês entra pela base, se escondendo dos inimigos e coletando itens. Se alguém te ver toca o alarme e enche de nego pra te cacetar. Então tem que permanecer fora da visão deles por algum tempo. Se eles não tem encontrarem retornam à suas posições de guarda como se nada tivesse acontecido. Mesma coisa dos outros MGS do MSX.
Graficamente, está bom, sem problemas no nível MGS2++ do PS2.
O grande problema é a visão. O jogo é visto de cima, mas os ângulos são esquisitos e apertados. A visão é 3rd pessoa, clássica. O problema é que, no MSX e no GBC podia-se ver a tela toda, neste aqui, só dá pra VER UNS CANTOS PEQUENOS, + - uns cinco passos do herói. Se você sair correndo é perigoso "dar um beijo no soldado" que tava perto e não dava pra ver.
Mais tem visão em 1ª pessoa. MAS...., você não pode se mexer e nem trocar de arma quando estive em primeira pessoa (pelo menos pode atirar se já estiver com a arma sacada). E tem o radar, que diga-se de passagem, é uma m****, o nego acaba jogando só pelo radar. Se enroscar em alguma parte do jogo é só chamar sua equipe pelo rádio implantado no seu ouvido (a prova d'água e de choque). É impressionante a quantidade de diálogos que cada um tem dependendo do contexto, e falados, nota 10. Ps: A voz de diálogo canastrão do Snake não poderia ficar melhor.
Há coisas que ficaram muito bem feitas no quesito espionagem:
- Atirar sem silenciador e usar armas que fazem barulho dispara alerta.
- Bater na parede ou caminhar por poças de água ou por canos de ferro chama o guarda. Ele vai lá pra ver que barulho foi esse. Deixar pegads na neve também. Na caixa, tá bom, eles chutam a caixa se ela estiver no meio do caminho, é engraçado.
Há coisas anti-realistas:
- Subir e descer escadas e pontes de ferro não faz barulho que os soldados ouçam.
- Alguns cadáveres somem e os companheiros tão nem ai (se bem que isso é comum em todos jogos de espionagem ).
- Não olham pro andar de baixo, nem de cima. Pode acabar com um andar inteiro e o cara que tá lá em cima, e teria a visão de tudo, não tá nem aí. E se você estiver em cima o cara de baixo também taca o f**a-se.
Os inimigos são todos míopes. Eles tem cones de visão que nem no jogo Commandos, mas o teu cone de visão é o triplo do deles. Então podes tar parado ali na frente, virado pra um deles, que ele não te enxerga e você vê ele. E até atira nele com precisão.
Os cenários são bem feitos, detalhados, e ambientam perfeitamente o Alaska e o frio. Nível MGS2++, do PS2. Mas são PEQUENOS se comparados com os dos jogos anteriores. Isto acontece provavelmente porque o jogo foi lançado pra PSX, que tinha memória ridículamente pequena. Além disso o jogo é muito, muito curto. O que enrola são as cut-scenes. Você fica muito,muito mais tempo vendo a história do que jogando. Nada contra a história, que dá um clima, mas chega ao ponto da irritação.
A maioria dos filminhos são ENROLAÇÃO PURA (conversa de bar). Tentativa de emocionar o jogador na frente do vg. Mas não fica assim, por que é exagerado, as falas são cheias de extras e fica em vez de emocional, CÔMICO.
Exemplo: Você mata a Sniper Wolf (depois de um monte de filminho). Ela fala que está morrendo....e fica conversando com você mais MEIA HORA antes. Ai, o Snake fala frases totalmente fora do contexto vdo jogo como por exemplo wolf na língua dos índios do cacete significa tal coisa e ele foi blablabla(isso acontece várias vezes). Ai sim ela tem vontade de morrer. Mas não morre, e pede pro Snake matá-la..................quando ele vai matar, chaga um nerd v******* e mais um diálogo de novela mexicana. Aquele negócio: Um cara pergunta. O outro repete a pergunta como se não tivesse entendido nada. Exemplo:
A: "Você deve destruir o Metal Gear"
B: "Metal Gear?"
A: "Sim. Ele se encontra na base subterrânea"
B: "Base subterrânea? Como chego lá?"
A: "Vou te dar este cartão pra abrir as portas"
B: "Cartão pra abrir as portas?"
A: "Sim. Ele funciona assim...."
B: "Assim.....?"
Exemplo bom(transcrito exatamente como fala):
Roy Campbell: "A person's remains."
Solid Snake : "Remains?"
Roy Campbell: "That's right. To be more accurate, cell specimens,
which contain the individual's genomic information.
Solid Snake : "Cell specimens? Why would they want that?"
Roy Campbell: "The terrorists need them. You see, these Next-
Generation Special Forces have been strengthened through
gene therapy."
Solid Snake : "Strengthened?"
As armas e o funcionamento delas é realista, houve toda uma pesuisa pra fazer isso no jogo. Só que as vezes ultrapassa o limite, fica falando de tratados com a Rússia e outras coisas pelo rádio. As vezes parece que os caras do rádio tão lendo um livro.
Tem uma hora que a doutora começa a falar bobeiras infantis sobre o FBI, e coronel e o Snake (que se dizem militares experientes pra cacete) nem percebem nada.
Os controles, ficaram muito bons e são simples. Pode atirar, dar porradas, rastejar e várias outras bronhas . A única coisa que me pergunto é porque não utilizaram o digital do GC pra Menu ou outra coisa???? quem é que joga controlando o cara pelo direcional digital? Mas os controles podem ser difíceis de acostumar pra quem nunca jogou os MGS dos PS. (Demorei umas 7 vezes pra passar a primeira parte, não tem treino nem explicação dos controles)
Tem algumas coisas legais, como fingir que esta machucado com catchup pra fugir da pisão. A comida congelar no frio, pra descongelar é só deixar junto ao corpo. E o Snake fuma pra caramba, o cigarro vai tirando seu life devagarinho. Outra coisa legal é o vilão que lê mentes...não vou contar aqui, jogue o jogo. Quando você morre seus "amigos" ficam gritando seu nome e choramingando no rádio...é meio cômico, mas virou marca registrada.
RESUMÃO : Andar um pouco escondido, enfrentar um chefe de fase, O chefe contar a história da vida dele antes de morrer (sempre), e repetir tudo de novo.
Na versão do GC não tem as fases de treinamento da versão especial do PSX ( [kong] ). Mas tem vários extras legais...tá, nem tão legais assim.
Os movimentos dos filiminho foram remodelados, ficou muito bom, inclusive graficamente. Assim como algumas cenas novas apareceram. Existem várias referências à personagens Nintendo dentro do jogo (frases, bonecos, posteres e outras propagandas). Tem um modo ue você assiste todas as cut-scenes, personagens e itens secretos, etc.
Se você jogou o original do PSX e GOSTOU, então vai gostar desse, mesmo sem grandes mudanças. Se nunca jogou, é a oportunidade de expirementar um ótimo jogo. Para quem tem um GC e não tem PS2 é um MUST BUY.
OBS: Se você é FÃ de MGS e de um bom jogo, não deixe de jogar a versão do GBC, que é muito divertida também.
NOTAS
Gráficos: 8,5 (representar perfeitamente o ambiente)
Som: 10 (sons cômicos + sons realistas, alguns os mesmos do MSX, e diálogos legais apesar da voz criancice da chinesa(a versão japa é pior))
Enredo: 9 (apesar de bobo, serve muito bem pra um vg)
Diversão: 9,5 (jogue até o fim e vai ver)
Jogabilidade: 7,5 (muita coisa travada e que poderia ser melhor(menus, visã 1ªpessoa, etc))
Replay: 8 (várias coisas pra destravar, e várias dificuldades, mas o jogo não oferece nada de novo)
flw