Quando eu vi a notícia no twitter eu imaginei que ia dar confusão... Mas não sabia que esse tópico ia estar tão doido quanto está, só falta marcar a trocação no metrô. Não sei como não teve ninguém banido ainda, antigamente já teria rodado uns 2 ou 3.
No mais, jogo como TLOU II e Ghost of Tsushima
mostravam que a Sony já estava fazendo jogos 1 geração a frente então ela tem passe livre para lançar cross-gen.
Mas falando sério agora, se bem que não sei se ainda pretendem manter um debate com seriedade sobre o assunto mas meus três centavos sobre o assunto:
1. Creio que a Sony não mentiu sobre essa questão como estão querendo pintar aqui. Eu acho que quando eles tomaram aquela decisão de que "Queremos a migração de geração mais rápida da história" eles foram até os estúdios e falaram: Amigues, vamos migrar todos esses projetos do PS4 para o
PS5, o canto dos cisnes dessa geração vão ser mesmo o TLOU II e o Ghost of Tsushima, todo o resto vamos jogar para o
PS5 e cobrar $70 desse pessoal. Jogos que estavam a muito tempo em produção para o PS4 e provavelmente encerrariam a geração como Miles Morales,
Horizon: FW, God of War:
Ragnarok e
GT7 foram empurrados para o
PS5. Miles Morales mesmo havia sido anunciado como
PS5 Only.
2. A Sony viu que o lançamento do
PS5 não ia atender a demanda pelos problemas de produção e chegou lá na Insomniac e falou: Galera, seguinte. Vai faltar plástico para tanta gente que quer comprar esse jogo e não vamos ter como atender a demanda no
PS5... Aproveita que a engine desse jogo é do PS4 e por favor, lança uma versão para ele também. Vamos usar de case de estudo para ver no que vai dar.
3. Os problemas continuaram e a tal "migração de geração mais rápida da história" ficou só no imaginário de um mundo sem pandemia. Sony chegou nos outros estúdios e falou: "Galera, vamos resgatar as versões PS4 dos jogos de vocês também... Guerrilla, Polyphony, Santa Monica... Dá uma capada aí e vamos manter como cross-gen mesmo. A ideia original era manter esses jogos como exclusivos do
PS5 para vender console mas as vendas já estão no talo e lançar Miles Morales no PS4 não prejudicou as vendas do
PS5, vamos seguir assim. Ah, vão precisar de mais tempo para poder voltar com essas versões PS4? Beleza, vamos adiar e dar mais um tempo para vocês.
Eu acho que foi mais ou menos isso. Os jogos que já tinham engine do PS4 e não dependiam muito do SSD tiveram suas versões PS4 "de volta a produção", enquanto jogos que precisariam mais do SSD do
PS5 ou que a Engine eram novas, não receberam port para o PS4 (Dark Souls, Returnal, Destruction Allstars, Ratchet...). Não acho que eles pretendiam fazer isso desde o início e apenas queriam deixar a Microsoft se fuder no papo dos cross-gens. (Na real hoje em dia sabemos que o papo da Microsoft era tudo balela porque os projetos estavam atrasados mesmo, tanto que não saiu um misero jogo dela sequer até agora - lembrando que The Medium é de um estúdio independente).
Vale lembrar que a Sony lançando esses jogos no PS4 ela vai ter que deixar de vendê-los a $70, porque provavelmente muita gente vai comprar a versão PS4 mesmo e pegar o upgrade gratuito para
PS5. Enfim, espero que estes e talvez o multiplayer da Naughty Dog no universo do TLOU sejam os últimos jogos no PS4.