depois de 5 meses com o carro e hora de falar um pouco sobre ele
Falando a real de início eu achei ele um pouco mais feio que a versão anterior (de 2011-2014 se não me engano) principalmente do novo formato da traseira e dos cortes mais inclinados do farol traseiro mas já me acostumei com isso... Como eu gostei das luzes finas em forma de linha isso ajudou com o tempo a gostar mais do carro. Fora isso é um carro que não tem muito atrativo no visual :p É bem sóbrio mas pelo menos não cansa. Digo isso tão cedo porque foi exatamente assim com a Tiguan. Demorei pra engolir alguns aspectos do design do carro apesar de ter achado bem bonito e até hoje eu acho ele bonito e elegante. Nenhum deles tem um visual agressivo. No caso do jetta acaba não combinando muito com o que ele entrega por baixo do capô hehe.
O acabamento interno é fraco mesmo pelo preço que se paga no carro. Mas não é muito diferente dos outros carros da Volks. Eu achei bem similar ao Tiguan (Ambos top de linha) e um pouco abaixo do golf e fusca. A versão trendline desse carro é ridículo de ruim. Já o highline tem painel emborrachado, partes revestidas em couro, bancos idem... Única crítica que tenho a fazer é que o vidro da janela tem uma sustentação pobre que gera ruído. Se vc desce a janela o ruído para. Parece que tem uma sustentação fraca por baixo da porta que faz as peças balançarem e o vidro quando desce acaba virando um suporte que faz o barulho sumir.
única comparação que posso fazer é com o outro sedan que cheguei a dirigir bastante até que é o accord v6 de 2005.
O accord é um 3.0, entrega 240 cavalos, 29,3 de torque a 5000rpm, câmbio automático de 5 marchas e pesa 1532kg.
O jetta é um 2.0 turbo, entrega 211 cavalos, 28,6 de torque a 2000rpm, câmbio auto DSG de 6 marchas e pesa 1375kg.
O accord de início foi meio difícil de me adaptar pois era um carro muito sensível nos pedais. Uma pisadinha e o carro já queria decolar mas é engraçado como depois ele dava uma amolecida na segunda/terceira marcha até engatar de verdade e acelerar com tudo. Afundar o pé com esse carro nunca deu tanto tesão por conta disso apesar da velocidade final ser boa. Quando vc está a 160-180 é muito top. Extremamente estável. Mas entre 40-80km/h ele demora um pouquinho pra entrar no embalo. Isso é estranho porque como eu falei, na primeira pisada ele dá um susto e parece que vai voar (obs. não quer dizer que o carro seja manco ou lerdo. Só esperava mais de um carro com essas especificações. O delay é bem pequeno mas perceptível).
Acho que essa percepção só veio quando dirigi e comparei com o Jetta pois antes eu não sentia esse "problema". Como falei que é bem sutil nunca foi algo que atrapalhou o desempenho geral do carro. Talvez eu esteja mal acostumado agora com o novo carro. O torque entregue em 100% da capacidade apenas em altas rotações não colabora e o câmbio automático/comum de 5 marchas não é um grande atrativo depois que vc está acostumado com o DSG6. Tem o fato do carro ser mais pesado e vc sentir isso na direção. O accord é grande e não dá tanta sensação de agilidade apesar de ser potente. Tem que lembrar que o carro é voltado para o conforto. Até por isso que quem queria brincar com algo mais esportivo tinha que ir atrás de um Civic SI ou Type R
Dito isso eu posso falar um pouco do jetta agora. Eu particularmente achei um carro bem mais agradável de dirigir, é mais responsivo e mais ágil. Ele dispara e ninguém segura. O handling é preciso então não dá margem pra erros. Já fiz várias ultrapassagens, na mesma hora tive que desacelerar, retomar, desviar, contornar e fez isso muito bem sem engasgar e sem perder agilidade. As retomadas são boas. Ao contrário do accord, o jetta não tem um delay num determinado instante pra disparar. De cara vc tem toda a potência e te joga lá pra cima. O feeling é outro na pisada. Em poucos segundos vc bate 120-130km/h em poucos segundos e o carro continua instigando a acelerar mais. Quando cheguei em 130km/h o carro bateu em 3500rpm+- e se estabilizou em 2500rpm pedindo pra pisar mais
Pena que não achei uma oportunidade pra ir mais longe. Nesse fds vou pegar estrada... vou aproveitar pra esticar
. Talvez na velocidade final o jetta fique pra trás mas difícil alguém chegar nisso mesmo nas estradas
acho q é isso