O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Help] Soluções para melhorar a imagem do N64 em TV FULL HD

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Fala galera, recentemente adquiri um Nintendo 64 e estou procurando uma solução para não ter que por uma TV de tubo no quarto, pois obviamente a imagem fica bem ruim nas TV's modernas.
Mas não entendo muito do assunto e o que achei foi esses conversores pra HDMI, só não sei se presta.
Alguma indicação? Pretendo gastar até uns R$ 300 no máximo, se o negócio for bom.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.602
Pontos
453
Antes de mais nada voce vai ter que instalar um chip para reabilitar o sinal em RGB do console , esse passso seria primordial antes de escolher as soluçoes que eu vou te apresentar em seguida


Ai se caso voce não tiver habilidade com solda tera que requistar alguem que o faça ou pagar mesmo para a instalação


Agora existem diversas soluções para ligar o console em tvs modernas , vou começar pelas mais baratas, a primeria seria um cabo com conversor de RGB para Video Componente, ai serve para o SNES também


ou se voce quiser fazer voce mesmo o próprio cara coloca um tutorial no seu site


bom tirando o frete e calculando somente os custos do mod chip + o conversor já daria R$ 315,00 se voce tiver um camarada que instale o modchip por um precinho bom não vai ultrapassar muito o que queria gastar, esse é o melhor custo benefício

Isso considerando que a sua TV tenha ao menos uma entrada de video componente

Tem outra solução que seria um conversor de SCART+HDMI
ai com o mod rgb instalado voce pode comprar somente um cabo SCART mais esse conversor


Ainda tem outras soluçoes bem mais caras como um OSSC ou EON64, tem o cabo da hyperkin lá tambem mas daí ja vai fugir bastante do teu orçamento




 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Exatamente como o @Jefferson Praxedes postou!!
No meu caso foi modificar o meu N64 para ativar o RGB. É só uma simples soldagem em 3 pontos (os fios vermelho, verde e azul no R8, R9 e R10, respectivamente, DESDE que o seu N64 tenha o chip VDC-NUS BU9801F (só abrindo o console para ver melhor. Para abrir o console, vc precisa da chave Gamebit de 4,5mm, mas tem uma gambiarra usando uma caneta Bic sem a carga só para esquentar a ponta e amolecer, botar no parafuso e esperar ficar rígida, dps só abrir. Mas recomendo vc ter a chave pra abrir com mais comodidade para eventuais necessidades futuras como limpeza ou reparos).
Depois tem que comprar um cabo SCART Luma (não o CSYNC) para N64 + Conversor SCART para HDMI, já que esse foi o que achei barato e dá pra aproveitar, pois ter os conversores eficientes como Framemeister que dão resultados melhores na imagem, estão fora de mão, são muuuuuito caros)

Simplificando:

  • Modificar N64 para ativar RGB (apenas simples soldagem);
  • Comprar cabo SCART Sync on Luma para N64;
  • Comprar conversor SCART para HDMI.

Com isso, resolveu o problema que antes era ruim demais quando usa cabo composto na sua TV moderna:

  • Imagem embaçada em movimento.
  • Cores desbotadas.
  • A imagem fica muito escura.

Após as modificações, o resultado melhorou muito!! Vc joga como era na TV... a única diferença é que não tem scanlines, ou seja, os pixels ficam mais evidentes, o que é normal... pois para ter uma imagem mais fiel como era no tubão, só usando os conversores eficientes como o Framemeister, mas dá para jogar de boa e bem melhor que com o composto usando o que comprei sem gastar muito para atender ao seu orçamento (só precisará um pouco mais de 300, mas é isso aí).




Esse não merece ter presença nesta pasta.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Muito obrigado pelas informações galera!!
Inicialmente achei que o negócio fosse mais simples, algo só plug and play :kawaii
Não manjo muito de soldagem, mas se for algo fácil e não tão pequeno, acho que dá pra fazer (recentemente arrumei o motor de vibração do controle do xbox one).

Antes de mais nada voce vai ter que instalar um chip para reabilitar o sinal em RGB do console , esse passso seria primordial antes de escolher as soluçoes que eu vou te apresentar em seguida

Ai se caso voce não tiver habilidade com solda tera que requistar alguem que o faça ou pagar mesmo para a instalação


Qual a diferença desses 2 chips?

Bom, irei analisar as opções. Mas também acho que consigo espaço pra uma tubo de 14", não sei se fica bom
 


Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Provavelmente sairia bem mais barato você procurar e comprar uma TV de tubo do que gastar uma fortuna nesses conversores e gambiarras.

Imagem realmente boa (nítida e sem serrilhados) em LED/LCD você só vai conseguir com emulador.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.473
Pontos
1.064
Pega uma CRT de 21 e pronto. Não recomendo usar esse console em TV moderna, nem o OSSC salva, o N64 só foi feito pra jogar em tubão, infelizmente.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.602
Pontos
453
Muito obrigado pelas informações galera!!
Inicialmente achei que o negócio fosse mais simples, algo só plug and play :kawaii
Não manjo muito de soldagem, mas se for algo fácil e não tão pequeno, acho que dá pra fazer (recentemente arrumei o motor de vibração do controle do xbox one).



Qual a diferença desses 2 chips?

Bom, irei analisar as opções. Mas também acho que consigo espaço pra uma tubo de 14", não sei se fica bom

Eles fazem mesma coisa, eles amplificam o sinal RGB do console, pega um tubão e seja feliz cara , felizmente aqui no BR ainda acha fácil
como o @EmotikongEngine falou se tu usar um cabo original da Nintendo vai ter uma leve melhora na qualidade pelo fato do cabo ter uma materia prima melhor, só não sei dizer se o pessoal ta cobrando caro por um cabo desse, cabos da Monster também eram muito bons mas custam um rim

 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
É, vou deixar quieto de tentar ligar em TV moderna.
Olhei umas tubosas aqui na OLX e dá pra achar fácil, e com preço aceitável até.

Aproveitando, o cabo av que veio não é o original, tem muita perca de qualidade?
Meu console é o gradiente br, pelo que vi roda em PAL-M, confere? As tv de tubo roda de boa?
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Eles fazem mesma coisa, eles amplificam o sinal RGB do console, pega um tubão e seja feliz cara , felizmente aqui no BR ainda acha fácil
como o @EmotikongEngine falou se tu usar um cabo original da Nintendo vai ter uma leve melhora na qualidade pelo fato do cabo ter uma materia prima melhor, só não sei dizer se o pessoal ta cobrando caro por um cabo desse, cabos da Monster também eram muito bons mas custam um rim



Na verdade, eu usava o meu cabo original da Nintendo, mas o resultado é o mesmo.
Para facilitar, resolve usando um cabo S-Vídeo original da Nintendo, daí só comprar o conversor S-Vídeo para HDMI que vai ser uma mão na roda. É o negócio mais prático do que ativar o RGB do N64, assim vc gasta menos e mais direto pra usar.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
É, vou deixar quieto de tentar ligar em TV moderna.
Olhei umas tubosas aqui na OLX e dá pra achar fácil, e com preço aceitável até.

Aproveitando, o cabo av que veio não é o original, tem muita perca de qualidade?
Meu console é o gradiente br, pelo que vi roda em PAL-M, confere? As tv de tubo roda de boa?

Sim, óbvio. O cabo não original pode ter uma notável perda de qualidade na imagem, ou seja, verá mais ruídos ou granulagem na imagem.
Siga o exemplo que te passei no post acima, assim vc compra o cabo S-Vídeo para N64 + conversor S-Vídeo para HDMI dentro do seu orçamento (falo isso pra vc pegar um cabo S-Vídeo de qualidade, pois um S-Vídeo original da Nintendo é muito caro!!!). Claro que haverá uma notável diferença usando um S-Vídeo não original, mas ajuda a amenizar o problema que o composto apresenta em TV moderna.

Se o console é americano, ele é NTSC, daí vai dar incompatibilidade com TVs que tem apenas PAL-M (padrão brasileiro), ou seja, vai aparecer o jogo na TV sim, mas ficará em preto-e-branco. Agora se o seu console é brasileiro (Gradiente), vai funcionar numa boa em TV com PAL-M. Mas ó... prefira pegar TV que tem seletor de cores (NTSC ou PAL-M ou PAL-N) qdo for procurar na OLX.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.293
Reações
2.455
Pontos
453
Recomendo você pegar uma tubo super slim e um cabo s vídeo, vai sair no máximo uns 100 ou 150 tudo e vai conseguir uma imagem bem top.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Queria muito o tal de EON, mas já tá 1300 o troço... Passo longe.

Tenho uma TV muito boa pra retrô, então não é tão necessário assim.
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.195
Reações
1.393
Pontos
944
Ou tem soluções, ou tem economia. Ambos não.

Solução custa caro e economia é viável, por fazer coisas que não são possíveis no hardware original (emulador).
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.195
Reações
1.393
Pontos
944
Queria muito o tal de EON, mas já tá 1300 o troço... Passo longe.

Tenho uma TV muito boa pra retrô, então não é tão necessário assim.
Não recomendo. Ele sequer busca o sinal de um RGB. Por melhor que seja, é muito abaixo das soluções que envolvem RGB.

Se eu tivesse que avaliar cenários sem mod RGB, iria de Retrotink Pro. Poderia ainda usar em outros aparelhos. EON caro demais para o que oferece. O do GC é bom. Do N64 não muito, para o preço.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Já larguei mão mesmo e estou procurando uma tubo.
Vcs acham de 14" fica muito pequeno? jogando de perto obviamente
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Já larguei mão mesmo e estou procurando uma tubo.
Vcs acham de 14" fica muito pequeno? jogando de perto obviamente

Eu tinha uma de 14" pra jogar N64 na minha adolescência. Eu jogava sentado na cama com a TV no antigo rack que era colado à minha cama, deu para divertir tranquilo, zerei vários jogos dessa forma. Só que vc não poderá desfrutar com a mesma distância que vc fica com a TV moderna hoje em dia, tem que ser a uma certa distância ideal que dá pra jogar blz.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Dando um UP aqui pois estou na dúvida: Mod RGB + scart/hdmi ou retroscaler 2x?
Li por aí que conversor scart pra hdmi acrescenta input lag...
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Eu acho que deve acrescentar sim input lag, pois ele está convertendo sinal analógico para digital, mas isso deve variar de conversor para conversor. Mas acho que em alguns casos o input lag pode ser baixo e não será perceptível, ai no caso você teria que pesquisar sobre o conversor que está pensando em comprar.
 

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.115
Reações
2.829
Pontos
954
rise-from-your-grave-altered-beast-rise-from-your-grave-1754968970.jpg


Será que esta solução traria alguma melhora de imagem:

2.png


Liguei o meu N64 em um tv full hd com cabo video composto e, puxa vida, praticamente injogável!
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
rise-from-your-grave-altered-beast-rise-from-your-grave-1754968970.jpg


Será que esta solução traria alguma melhora de imagem:

Visualizar anexo 298158


Liguei o meu N64 em um tv full hd com cabo video composto e, puxa vida, praticamente injogável!

melhora sim, mas precisa de um upscaler também, como a gbs control





no caso o mod rgb + cabo scart rgb vc compra aqui no brasil mesmo, na loja retromemory da shopee


tem também a opção do retroscaler 2x, no qual vc vai ligar o n64 usando um cabo s-video (tem barato pra comprar)

porém precisa abrir o console também e converter pra NTSC
 

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.115
Reações
2.829
Pontos
954
melhora sim, mas precisa de um upscaler também, como a gbs control





no caso o mod rgb + cabo scart rgb vc compra aqui no brasil mesmo, na loja retromemory da shopee


tem também a opção do retroscaler 2x, no qual vc vai ligar o n64 usando um cabo s-video (tem barato pra comprar)

porém precisa abrir o console também e converter pra NTSC
Os links não estão apontando para a página dos itens. Pelo que posso buscar?

Meu console é americano.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Mais barato é TV de tubo tela plana Sony/Samsung usando Svideo, a imagem ja fica excelente. Aqui paguei 50 conto na TV e o cabo comprei quase de graça no merdado livre. Depois disso só compensa emulador mesmo.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.786
Reações
80.139
Pontos
1.839
Eu não ligo meu N64 faz anos. Simplesmente a imagem dele é MEDONHA. Escura...uma desgraça. Pode colocar o upscaler que for.

Use emulador. Mas o jogo que me faria jogar N64 novamente foi remasterizado (DOOM)...então nem emulador.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.197
Reações
6.061
Pontos
353
compra um retrotink 2x pro e pronto,

eu to usando um pra todos meus consoles (exceção os 480p) e to bem satisfeito.


sai por cento e poucos dólares e é tranquilo de importar, melhor ainda se vc viajar pra fora (EUA, por exemplo).

não é RGB, já aviso, não fica tão bom assim, mas eu acho bem decente e como vc mesmo disse, é plug and play, sem stress, sem latência, etc...
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
O tópico é de 2021, como passa rápido.
No fim depois de tentar algumas soluções que não deram mt certo e gastar dinheiro atoa, acabei fazendo mod rgb no N64 e adquirindo uma gbs control e o resultado é muito bom, dá pra jogar de boa

Algumas fotos (estão com scanlines, mas acostumei jogar sem):

ByidykL.jpg

21AbrKF.jpg

Zl8iAwM.jpg

pvOBc1Y.jpg

k579J8u.jpg
 

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.115
Reações
2.829
Pontos
954
copia o link e cola no navegador, daí abre

Deu certo mesmo.

Pena q fica um pouco puxado o preço...

compra um retrotink 2x pro e pronto,

eu to usando um pra todos meus consoles (exceção os 480p) e to bem satisfeito.


sai por cento e poucos dólares e é tranquilo de importar, melhor ainda se vc viajar pra fora (EUA, por exemplo).

não é RGB, já aviso, não fica tão bom assim, mas eu acho bem decente e como vc mesmo disse, é plug and play, sem stress, sem latência, etc...

Também fica meio caro...

Mais barato é TV de tubo tela plana Sony/Samsung usando Svideo, a imagem ja fica excelente. Aqui paguei 50 conto na TV e o cabo comprei quase de graça no merdado livre. Depois disso só compensa emulador mesmo.

Tô na caça da TV agora.
Tenho uma Sony de 29, mas não coube no móvel aqui de casa, então deixei na minha mãe.
Se pintar uma d 21 com s-video e video componente, vou nela.

O tópico é de 2021, como passa rápido.
No fim depois de tentar algumas soluções que não deram mt certo e gastar dinheiro atoa, acabei fazendo mod rgb no N64 e adquirindo uma gbs control e o resultado é muito bom, dá pra jogar de boa

Algumas fotos (estão com scanlines, mas acostumei jogar sem):

ByidykL.jpg

21AbrKF.jpg

Zl8iAwM.jpg

pvOBc1Y.jpg

k579J8u.jpg

Ficou bem aceitável!
No caso o aparelho é esse aqui?

Sem título.png

Se for tá num preço bem aceitável. Daria até pra trazer pra casa meu Snes tb e fazer o mod nele também, se for o caso.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Deu certo mesmo.

Pena q fica um pouco puxado o preço...



Também fica meio caro...



Tô na caça da TV agora.
Tenho uma Sony de 29, mas não coube no móvel aqui de casa, então deixei na minha mãe.
Se pintar uma d 21 com s-video e video componente, vou nela.



Ficou bem aceitável!
No caso o aparelho é esse aqui?

Visualizar anexo 298871

Se for tá num preço bem aceitável. Daria até pra trazer pra casa meu Snes tb e fazer o mod nele também, se for o caso.

não é esse não
isso aí só converte de rgb (scart) pra componente
a gbs control são os links que eu mandei lá em cima
mas se vc tiver paciência e manjar de solda, dá pra vc mesmo montar uma, apesar de que dá mt trabalho
 

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.115
Reações
2.829
Pontos
954
Acabou q optei pela TV CRT.

Apenas para q outros não cometam erro, este kit aqui:


Não funciona para TVs ou monitores comuns, quaisquer q sejam os modelos deles (LED/CRT etc), segundo consta no próprio anúncio.
Parece q o cabo serve apenas para monitor rgb antigo.

Então, comprei o seguinte:

1) Chip de RGB mod para o Nintendo 64: R$ 65,39
2) Cabo SCART para SNES/N64: R$ 38,94
3) Conversor de SCART para Video Componente: R$ 124,29
4) TV de 21 polegadas com entrada video componente: R$ 100,00

Considerando q tinha espaço para a TV de 21, foi a solução com o melhor custo benefício possível.
 
Ultima Edição:

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503
A melhor solução plug and play é um Nintendo Switch com Nintendo Online + Expansion Pack. Roda perfeitinho e é original.

Postei e saí correndo :)
 
Topo Fundo