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Depois da nova geração do Civic Si, agora na carroceria cupê, a Honda anunciou outra grande novidade para os consumidores brasileiros, desta vez na linha de motocicletas. Lançamentos no Salão de Milão de 2013, as novas CB 650F e CBR 650F passam a ser comercializadas no País, com produção em Manaus (AM), para se posicionar no lugar da veterana Hornet, que já deixou de ser produzida.
Segundo a Honda, as novas esportivas têm como foco os consumidores mais jovens, que não abrem mão de desempenho e design mais atual, além de, ainda de acordo com a marca, preços mais acessíveis. Tanto a CB 650F quanto a CBR 650F não compartilham nenhuma característica técnica com outro modelo da fabricante japonesa à venda em nosso mercado.
A Honda já deixou claro que as novidades não têm como objetivo entregar um desempenho mais “arisco”, para atender seu público-alvo na faixa formada por consumidores com menos experiência ou aos que preferem deslocamentos mais tranquilos, com conforto e segurança.
O motor que equipa as novas Honda é um DOHC (Double Over Head Camshaft), duplo comando de válvulas no cabeçote, 649 cm³ de capacidade, arrefecido a líquido e com injeção eletrônica PGMF-I (Programmed Fuel Injection), capaz de entregar 87 cv de potência a 11.000 rpm e 6,4 kgfm de torque a 8.000 giros, com câmbio de seis velocidades e transmissão final por corrente.
A taxa de compressão do motor é de 11.4:1, com diâmetro e curso dos pistões em 67 x 46mm. A base é a mesma em ambos os modelos, sendo que a CB 650F traz 2.110 mm de comprimento, 775 mm de largura e 1.120 mm de altura, enquanto a CBR 650F conta com 2.110 mm, 775 mm e 1.145 mm, respectivamente. A versão carenada se diferencia ainda pelo semi-guidão, que recebeu um visual diferenciado, puxando mais para o lado da agressividade.
O quadro é de aço do tipo Diamond. Os bancos trazem uma espuma macia, que garantem conforto, melhor postura e facilidade de pilotagem.
Na dianteira, há suspensão com garfo telescópico de 41 mm e curso de 120 mm, com roda de 17 polegadas e pneus 120/70-ZR17M/C e dois discos de 320 mm com cáliper simples. Já na traseira, há balança traseira do tipo monochoque em alumínio fundido ajustável em sete estágios na pré-mola e curso de 43,5 mm. As rodas são de 17 polegadas, com pneus 180/55-ZR17M/C, enquanto os freios trazem disco de 240 mm e cáliper simples.
A CB 650F e a CBR 650F contam com sistema ABS e H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), que dificulta a possibilidade de furto ou roubo, sendo que apenas a chave original pode acionar o motor por meio da leitura de um chip eletrônico.
O painel traz velocímetro, tacômetro e relógio digitais, medidor gráfico de combustível, hodômetros parcial e total, além de avisos luminosos sobre o funcionamento elétrico dos componentes.
A CB 650F vai começar a ser vendida em novembro, nas cores preta (STD e ABS) e tricolor, com as cores branca, azul e vermelha (ABS), inspirada no Team HRC. Já a CBR 650F, que estreia em janeiro, será oferecida nas cores vermelha (STD e ABS) e branca (ABS). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Preços das novas Honda CB 650F e CBR 650F
CB 650F STD: R$ 28.990
CB 650F ABS: R$ 31.190
CB 650F ABS Team HRC: R$ 31.690
CBR 650F STD: R$ 30.690
CBR 650F ABS: R$ 32.890
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Se as cucessionárias não manjarem no ágio, fodeu pra Yamaha.