O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


I.A. [estamos fodidOS?]

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503
Vocês se preocupam com a possibilidade de serem substituídos por um simples prompt de comando em uma IA?

Um pessoal que eu conheço que trabalha com ilustração tá com o cool na mão já, eu trabalho com 3D, ainda não chegou lá, mas vai chegar... o pessoal do texto tá meio cabreiro também, sei que tem uns utilizando por enquanto pra auxiliar no próprio trabalho mas suspeito que não demora muito pra que o mercado adote a ferramenta sem os "atravessadores"...

Vejo muita gente falando sobre como será apenas mais uma ferramenta que profissionais utilizarão ao seu favor, mas a realidade, ao meu ver, é que o mercado não tem demanda o suficiente pra tanta gente... "ahh, mas daí o artista é capaz de criar projetos grandes sozinhos", sim, o Joãozinho e mais milhões de outros artistas serão todos capazes de criar seus próprios projetos, mas quem consome isso?

Eu acredito piamente que teremos conteúdo demais pra pouco público (talvez isso já aconteça agora) e que essas áreas ficarão super saturadas de conteúdo que ninguém consome... isso significa, efetivamente, a morte dessas profissões, pois não existe mais valor atribuído ao que oferecem.

Nem tocamos ainda na possibilidade da IA substituir (não completamente mas a ponto de diminuir a demanda de) programadores, advogados, acadêmicos, professores, etc...

O que vocês acham?
 

FastLane

Bam-bam-bam
Mensagens
511
Reações
1.437
Pontos
233
Num primeiro momento não vejo o q se preocupar, será como vc disse ferramenta auxiliar, msm pq vai precisar de gente q saiba mexer com isso, o usuário médio de computador no brasil é uma anta que não sabe mandar um e-mail, então acho q as empresas vão começar a pedir nas vagas tipo necessário conhecimento na ferramenta tal.

O que essa ia vai acabar é com profissões q nunca deveriam existir em primeiro lugar; só espero se isso vai chegar nos balcões do governo, já pensou um orçamento gerenciado por uma IA? Que no brasil provavelmente vai acabar aceitando propina de qq jeito msm melhor ficar como tá.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.066
Reações
22.720
Pontos
1.449
Esses dias eu assisti aquele filme I.A
Direção do Spielberg e o roteiro do Kubrick. Filme foda, e dá muito o que pensar sobre I.A.

Mas eu acredito que isso n é um problema por umas boas décadas ainda. Talvez eu morra e isso n seja um problema real ainda. Com certeza vão existir implicações úteis para elas que vão nos ajudar. Mas esse temor que vão substituir a gente, acredito que estamos longe disso.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.892
Reações
63.091
Pontos
1.253
Vocês se preocupam com a possibilidade de serem substituídos por um simples prompt de comando em uma IA?

Um pessoal que eu conheço que trabalha com ilustração tá com o cool na mão já, eu trabalho com 3D, ainda não chegou lá, mas vai chegar... o pessoal do texto tá meio cabreiro também, sei que tem uns utilizando por enquanto pra auxiliar no próprio trabalho mas suspeito que não demora muito pra que o mercado adote a ferramenta sem os "atravessadores"...

Vejo muita gente falando sobre como será apenas mais uma ferramenta que profissionais utilizarão ao seu favor, mas a realidade, ao meu ver, é que o mercado não tem demanda o suficiente pra tanta gente... "ahh, mas daí o artista é capaz de criar projetos grandes sozinhos", sim, o Joãozinho e mais milhões de outros artistas serão todos capazes de criar seus próprios projetos, mas quem consome isso?

Eu acredito piamente que teremos conteúdo demais pra pouco público (talvez isso já aconteça agora) e que essas áreas ficarão super saturadas de conteúdo que ninguém consome... isso significa, efetivamente, a morte dessas profissões, pois não existe mais valor atribuído ao que oferecem.

Nem tocamos ainda na possibilidade da IA substituir (não completamente mas a ponto de diminuir a demanda de) programadores, advogados, acadêmicos, professores, etc...

O que vocês acham?
Não.
 


Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
A evolução da humanidade sempre entra nessas discussões, afinal a linha de produção de um carro no século passado era 100% manual, veio a automação e estamos ai firme e fortes.

As pessoas vão ter que se reinventar como sempre, as profissões morrem enquanto outras são criadas.

Quem trabalha hoje apertando parafuso e acha que vai trabalhar disso a vida inteira ta lascado, quem ta sempre buscando conhecimento não terá problemas.
 

JessTorvalds

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
GOLD
Mensagens
2.103
Reações
4.606
Pontos
753
Acredito que grande parte das profissões terão este triste futuro, triste porque viveremos uma época de transição onde muitas pessoas irão sofrer com desemprego, mas a humanidade vai se beneficiar de tudo isso no futuro. Eu fico imaginando as coisas em um modelo Stark Trek no futuro distante, mas é viajem minha.

Eu sou programador e em breve teremos I.A. para codar aplicativos em áreas de negócio, imaginem que hoje uma empresa com produto X precisa de alguma aplicação, é puramente regras de negócio, uma I.A. facilmente daria conta do recado.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503
A evolução da humanidade sempre entra nessas discussões, afinal a linha de produção de um carro no século passado era 100% manual, veio a automação e estamos ai firme e fortes.

As pessoas vão ter que se reinventar como sempre, as profissões morrem enquanto outras são criadas.

Quem trabalha hoje apertando parafuso e acha que vai trabalhar disso a vida inteira ta lascado, quem ta sempre buscando conhecimento não terá problemas.

Acho que a questão aqui é que a mão de obra a ser substituída dessa vez é altamente qualificada... são áreas que necessitam não apenas de conhecimentos básicos mas sim de anos e anos de estudos e experiência.

Talvez não se trate de buscar novos conhecimentos pra se manter no limiar da coisa... Imagine: Se a IA é capaz de assimilar conhecimento de forma mais rápida e eficiente do que o ser humano, isso não faz o próprio ser humano obsoleto?
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503
Se a automação tornou o trabalho braçal obsoleto, a IA tem o potencial fazer o mesmo com o trabalho intelectual...

O que isso significa para o nosso atual modelo de trabalho?


@Freddie Mercury Você concorda que, nesse cenário de dominância intelectual, humanos se tornam obsoletos de certa forma?

Todo mundo aperta parafusos perto de uma IA mais sofisticada... o que acontece com uma população que é inteira descartável?
 

Fresco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
503
Reações
855
Pontos
534
As mesmas mudanças que acabam com profissões, criam tantas outras. Uma série de profissões nem existiam há 15 anos.

As máquinas deixarão cada vez mais ineptos sem emprego. Não seja inepto. Saiba usar uma máquina para realizar um trabalho de ponta. Ou saiba programá-la.

As demandas humanas são infinitas. Quem tiver capacidade de gerar valor, sempre terá espaço. São leis da Economia.
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
É o fim da humanidade, quase todos os empregos serão substituídos pelas maquinas e poucos humanos terão dinheiro para comprar o que as maquinas produzem. XD Reflitam
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
O que me assusta nas futuras IAs é como elas vão distinguir ficção da realidade?
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
Se a automação tornou o trabalho braçal obsoleto, a IA tem o potencial fazer o mesmo com o trabalho intelectual...

O que isso significa para o nosso atual modelo de trabalho?


@Freddie Mercury Você concorda que, nesse cenário de dominância intelectual, humanos se tornam obsoletos de certa forma?

Todo mundo aperta parafusos perto de uma IA mais sofisticada... o que acontece com uma população que é inteira descartável?
é como eu disse no outro post, sempre vão inventar alguma tecnologia que vai baratear e substituir pessoas, mas sempre teremos demanda para pessoas em outros empregos.

por outro lado (dando uma viajada no tema), trabalhando com essas coisas vejo que devemos ter muito cuidado com a programação dessas IAs (sou formado em automação), sempre é bom colocar alguma coisa no código (tipo as três leis do Asimov) pra nossa segurança, é totalmente possível que uma IA seja a causa de nossa extinção (sem esse negócio de escravizar a humanidade tipo vilão de filme).

uma vez que programarmos uma IA capaz de aprender e buscar soluções tecnológicas, controlar fábricas inteiras de ponta a ponta sem interferência humana, com as cadeias de suprimento igualmente automatizadas, essa IA pode muito bem chegar na conclusão que os humanos são o problema do planeta ou simplesmente otimizar tanto a produção das indústrias a ponto de acabar os suprimentos na terra.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
você já pensou na possibilidade de uma IA tão avançada que consegue criar outras IAs para tarefas específicas?
Sim, mas isso nem vamos ver ocorrer em um futuro próximo ou médio, pq para isso o computador deve ter conhecimento e autonomia no mundo, e estamos muito distante disso ser possível.
 
Ultima Edição:

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.385
Reações
21.998
Pontos
1.109
Eu acho que nos próximos 30 anos as IAs vão balançar o mercado, mas pra dominar completamente, já estaremos mortos.
 

Prestidigitador

Supra-sumo
Mensagens
681
Reações
1.535
Pontos
183
Não sobre a IA em si, mas tenho a sensação de que empregos medianos, exemplo de um trabalhador de uma fábrica, vão (ou já estão) deixando de existir por conta de novas tecologias - computadorização e automatização, porém estes empregos são substituídos por trabalhos de alta qualificação, como progamador e engenheiro por exemplo, e poucos programadores/engenheiros conseguem produzir muito mais que vários trabalhadores de fábrica. Isso ocorre ao mesmo tempo que empregos mais "braçais", geralmente de menor qualificação, ainda serão necessários. Enfim, ao meu ver, tá rolando uma grande polarização entre trabalhos de alta e pouca qualificação, criando uma desigualdade bem grande. Não sei se a IA vai tomar conta de tudo, mas isso me parece uma tendência bem crescente.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.816
Reações
93.106
Pontos
1.353
Logo programador vira virar integrador.


essa chatgpd por enquanto é bem perdida e vive dando pau.

Ta sendo uma mão na roda, muitas vezes melhor que o Google, mas ta longe de dar pra chamar de algo com algum raciocinio.

Edit:
Passei uns 3 dias quebrando cabeça sobre umas funções matematicas pra fazer um software de calculos vetoriais complexos, perguntei pra esse treco ai e ele me ensinou um jeito de calcular o que eu queria bem mais facil. Umas 50~100 linhas de código virou nem 20 (incluindo os espaços e os memorandos para o eu futuro) .
Fui tentar usar a mesma abordagem no google e só achei artigos academicos com trocentas coisas aleatórias junto do que eu queria saber de fato, em ingles.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.816
Reações
93.106
Pontos
1.353
Não sobre a IA em si, mas tenho a sensação de que empregos medianos, exemplo de um trabalhador de uma fábrica, vão (ou já estão) deixando de existir por conta de novas tecologias - computadorização e automatização, porém estes empregos são substituídos por trabalhos de alta qualificação, como progamador e engenheiro por exemplo, e poucos programadores/engenheiros conseguem produzir muito mais que vários trabalhadores de fábrica. Isso ocorre ao mesmo tempo que empregos mais "braçais", geralmente de menor qualificação, ainda serão necessários. Enfim, ao meu ver, tá rolando uma grande polarização entre trabalhos de alta e pouca qualificação, criando uma desigualdade bem grande. Não sei se a IA vai tomar conta de tudo, mas isso me parece uma tendência bem crescente.

esses tais trabalhos de alta qualificação ja estão sendo substituidos a anos.

É extremamente mais facil substituir um programador mediano que um pedreiro mediano.

Existem diversos estudos e artigos que apontam que é mais facil sobrar "só trabalho braçal" pra humano do que "de suposto intelecto" (é suposto porque conheço um monte de programador que é pago pra exercer essa função em especifico que é bem burro).
Até porque, o calcanhar de aquiles da "IA" é simular o que a natureza programou no ser humano em milhões de anos. Identificar coisas extremamente aleatórias, se mover, ter noção de espaço, etc etc etc.
Fazer continha matematica, identificar padrões e lidar com numeros binarios, computador é muito mais eficiente que o cerebro de um primata.
 
Ultima Edição:

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.742
Reações
10.868
Pontos
453
essa chatgpd por enquanto é bem perdida e vive dando pau.

Ta sendo uma mão na roda, muitas vezes melhor que o Google, mas ta longe de dar pra chamar de algo com algum raciocinio.

Edit:
Passei uns 3 dias quebrando cabeça sobre umas funções matematicas pra fazer um software de calculos vetoriais complexos, perguntei pra esse treco ai e ele me ensinou um jeito de calcular o que eu queria bem mais facil. Umas 50~100 linhas de código virou nem 20 (incluindo os espaços e os memorandos para o eu futuro) .
Fui tentar usar a mesma abordagem no google e só achei artigos academicos com trocentas coisas aleatórias junto do que eu queria saber de fato, em ingles.

A Microsoft vai investir 10 bilhões no chat Gpt.

A IA para tomar dinheiro dos trouxas na bolsa de valores está em um nível assustador. Você pode perder grana em milesegundos.
 

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.813
Reações
5.928
Pontos
353
A longo a prazo a humanidade vai ter que encontrar um equilíbrio. IA não consome nada. E se apenas IAs possuírem emprego, a economia vai entrar em colapso. Mas a curto prazo sim, muita gente tá fudida.
Mais ou menos, só se a economia ficar igual, o que não faria sentido. Se os robôs fizerem tudo sozinhos não tem motivo pra não dar uma renda basica universal pros seres humanos, não vai faltar recurso porque os robôs vão estar produzindo tudo sem pedir nada em troca.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.602
Pontos
603
Mais ou menos, só se a economia ficar igual, o que não faria sentido. Se os robôs fizerem tudo sozinhos não tem motivo pra não dar uma renda basica universal pros seres humanos, não vai faltar recurso porque os robôs vão estar produzindo tudo sem pedir nada em troca.
Ai já é utopia neh?

Esperar que os governos do mundo acabem com o capitalismo e distribua renda pra todos? Impossível.

No bostil então kkkkkkkk
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.742
Reações
10.868
Pontos
453
Ai já é utopia neh?

Esperar que os governos do mundo acabem com o capitalismo e distribua renda pra todos? Impossível.

No bostil então kkkkkkkk
Vai em qualquer favela, mercado, shopping durante a semana. Ninguém trabalha, tudo lotado
Se perguntar, vivem de pensão, perdeu um dedo no torno, aposentado, universitário com 40 anos....
Só ver o rombo na previdência. Tem 40 milhões trabalhando com carteira assinada para uma população de 210 milhões.
 

Kinomatsu Isoshai

Bam-bam-bam
Mensagens
594
Reações
1.617
Pontos
233
A longo a prazo a humanidade vai ter que encontrar um equilíbrio. IA não consome nada. E se apenas IAs possuírem emprego, a economia vai entrar em colapso. Mas a curto prazo sim, muita gente tá fudida.
Exatamente o que eu penso.

Inclusive, na minha cabeça, 99% das profissões já têm as suas IAs. Só não soltam isso por dois motivos:

1) O que você disse. IA não consome. As pessoas precisam de outras pessoas consumindo, por enquanto.

2) Geraria uma convulsão social. Afinal, as pessoas têm que comer. A violência ao redor do mundo escalaria a níveis absurdos e os alvos seriam justamente os mais ricos.

Infelizmente, a gente tem que cair na real. Nossos trabalhos são repetitivos (e aqueles que não são, o chatGPT tá aí pra provar que basta um imputter pra fazer uma imensidão de jobs, por exemplo, um cara no Youtube, utilizando o chatGPT, criou mais de 200 roteiros para vídeos futuros, galera que trampa de copywriting, SEO, certamente tá mto preocupada).

Enfim. A única saída pra isso tudo é acúmulo de capital. Mais do que nunca, quem depender de trabalho/aposentadoria vai se dar mal (isso sem contar quem os caras querem fazer dinheiro com data de expiração, pra ferrar geral mesmo LOL.

Pode reparar que a concentração de renda mundial só tá aumentando. COVID-19 adiantou essa conjuntura em algumas décadas. É essa galera muito rica já se preparando.

Vai em qualquer favela, mercado, shopping durante a semana. Ninguém trabalha, tudo lotado
Se perguntar, vivem de pensão, perdeu um dedo no torno, aposentado, universitário com 40 anos....
Só ver o rombo na previdência. Tem 40 milhões trabalhando com carteira assinada para uma população de 210 milhões.
Verdade. Não digo nem que sejam pessoas que não trabalhem mas sim muita gente com flexibilidade de tempo. Algo que não se via antes.
 

Dreyku

Bam-bam-bam
Mensagens
152
Reações
103
Pontos
218
Eu estou achando que os trabalhos manuais voltarão com tudo (peão de fabrica etc) porque não existem robôs para subistituirem pessoas, agora esses trabalhos administrativos / atendimento e arte estão com os dias contados.
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.623
Reações
19.605
Pontos
503
essa chatgpd por enquanto é bem perdida e vive dando pau.

Ta sendo uma mão na roda, muitas vezes melhor que o Google, mas ta longe de dar pra chamar de algo com algum raciocinio.

Edit:
Passei uns 3 dias quebrando cabeça sobre umas funções matematicas pra fazer um software de calculos vetoriais complexos, perguntei pra esse treco ai e ele me ensinou um jeito de calcular o que eu queria bem mais facil. Umas 50~100 linhas de código virou nem 20 (incluindo os espaços e os memorandos para o eu futuro) .
Fui tentar usar a mesma abordagem no google e só achei artigos academicos com trocentas coisas aleatórias junto do que eu queria saber de fato, em ingles.

Fiz um teste com ela para responder a uma prova para uma vaga, estou empregado e me deu a idéia de testar ela nos conhecimentos que esta prova, coisa que eu levaria 3 a 4 horas pensando para responder, resolvi em meia hora, só confirmando as respostas dela, já possuo o conhecimento do assunto abordado, então foi mais para testar ela, fui aprovado no teste, partindo para a fase dois da entrevista
 
Topo Fundo