O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Internet e ansiedade [+desconectar]

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.378
Reações
21.771
Pontos
603
Fala, tetas. Blz?

Minha saúde mental não é das melhores e nos últimos anos tem piorado cada vez mais, numa montanha russa cada vez mais frequente de momentos de euforia, tristeza e ansiedade o tempo todo - sendo este último o pior. Já a algum tempo que venho percebendo que a internet é um fator que influir bastante, e é um ciclo vicioso pq é muito difícil se desvenciliar disso, já que o celular já se tornou praticamente uma parte do nosso corpo, além de ser uma grande fonte de prazer instantâneo (e passageiro) pro cérebro.

As formas que a constante conexão me afeta são diversas e eu fui percebendo e reparando em cada uma delas nos últimos anos.

- Eu hoje sinto quase que uma obrigação de estar a par dos assuntos, e quando não estou eu fico ansioso achando que estou perdendo alguma coisa;

- Eu percebi que o medo da opinião alheia se tornou cada vez mais forte, pq a exposição é cada vez maior, e novamente, é um ciclo vicioso, já que os likes tbm dão um certo prazer e uma massageada no ego;

- Falando no ego, eu percebi que essa questão ta cada vez mais bagunçada dentro de mim, muito em função justamente das redes sociais, envolvendo auto estima e tudo mais;

- Notícias o tempo todo, muito hate, muita negatividade. Não sou nenhum jovem místico nem nada assim, mas a carga negativa que a internet traz realmente tem mexido comigo sem eu perceber até então.

- Muita pressão. A impressão mórbida q eu tenho é de estar constantemente sendo avaliado ou vigiado. Não no sentido do google estar espionando ou algo assim, mas sim no sentido de que parece q eu eatou sempre atrasado na vida, sempre devendo alguma coisa, sempre tendo a sensação de que alguém pode estar vendo ou esperando alguma postagem minha.

- Consumo de tempo. Eu sinto o tempo passar absolutamente rápido e a internet sem dúvida nenhuma tem grande responsabilidade sobre isso, visto que a distração e a perda de tempo rotineira faz com que o tempo perca o seu valor.


Enfim, poderia listar mais coisas, mas não vou me estender muito.

Vocês tbm sentem algo parecido? Mesmo aqui no forum, onde sou anônimo, e sendo um ambiente que sempre foi bom pra mim, eu não tenho me sentido muito bem.

Eu decidi tirar um tempo - não sei o quanto - de tudo. Instagram, facebook, youtube, e tbm do forum. Só não do whatsapp pq uso no meu trabalho e pq gosto de manter contato com alguns amigos.

Aproveitar o tempo pra focar no meu desenvolvimento pessoal, ou sei lá, só dar um tempo mesmo e me curar pq... Tá foda. Às vezes os sintomas chegam a ser físicos e como eu sou uma pessoa que não fala mto dos problemas, é sufocante - quase que literalmente.

Enfim...

Um abraço pessoal!
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.701
Reações
19.887
Pontos
1.279
Entendo, fica tranquilo, quem é acelerado em pensamentos é assim mesmo.
Mas sempre dá certo no final, quase naturalmente.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Ideal é não passar mais que 5 ou 6 horas no celular, mas sabemos que hoje em dia principalmente os jovens vivem o tempo todo com a cara em cima da telinha do celular. Só sexo e saída especial move os caras a saírem de casa, fora isso, fica todo mundo no celular naquele prazer imediato fácil e aprisionador. Eu mesmo me pergunto como seria meu dia a dia hoje sem celular/PC, justamente por ficar muito em casa. Fico me perguntando se eu fosse transportado sem celular/pc para a década de 90 ou 80, como que seria? Iria ficar na cama ou na mesa com PC e celular? Não, não existiriam. Eu teria que ser forçado a mudar de rotina e hábitos como qualquer um daquela época. Correr atrás.
O bom dessa época é que pessoal tinha que se reinventar e movimentar principalmente os jovens para se ter as coisas, era isso ou ficar enfurnado no quarto lendo revistinha ou coçando o saco entediado e chateado. Então todo mundo ia pra igreja e se conhecia, era um evento social basicamente, um encontrão com pessoas de sua geração e possíveis amizades saiam dali. Pessoal tinha mais proximidade e conhecia todo mundo do bairro, afinal, ou ficava no quarto coçando o saco, ou vc ficava na rua do bairro e conhecia a galera e se enturmava. Normalmente, via de regra, os jovens tinham mais proximidade e vivência com a família, ou seja, era visitado e visitava também os parentes com muito mais frequência, conhecia de forma íntimo os primos todos, porém, hoje com a internet tudo isso é bem difícil de se ver. A meu exemplo, depois da época da internet/computador em casa/VG basicamente quase que nunca voltei pra casa do outro lado da família, dos parentes(tios, primos primeiros, vos). E isto é ruim, é algo que dificilmente ocorreria antigamente.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
o q te impede de se desconectar de tudo isso q vc citou? vc trabalha com internet? ou só é vício mesmo?
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.908
Reações
95.103
Pontos
2.179
Eu percebo claramente que quando sumo da Internet (geralmente após um coração partido), minha ansiedade é depressão diminuem visivelmente.

Não chega a passar pois estou nessa luta antes mesmo do surgimento das redes sociais, mas ajuda diminuir .
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.131
Reações
7.852
Pontos
1.214
Redes sociais adoecem as pessoas, especialmente aquelas com necessidade de validação alheia. Não tem como se rebelar contra a internet, então a solução é trabalhar com redução de danos, e deixar as redes sociais ajuda muito.
Não tenho face, Instagram, LinkedIn, tweeter nada dessas porcarias. E não me fazem falta nenhuma.
 


RTX

Bam-bam-bam
Mensagens
4.985
Reações
9.850
Pontos
453
Minha opinião é, que se isso te afeta quase que instantaneamente, então é bom dar um tempo mesmo. Já senti os efeitos negativos dela, principalmente no que diz respeito a auto cobrança e auto estima, como se fosse um lembrete de quem eu não sou e que deveria a todo custo ser. Mas posso dizer tbm que a internet "me salvou" em diversas fases que passei nos últimos anos. No meu caso, a conclusão mais generalizada que eu tiro é de que quanto mais tempo vc passa conectado, mais riscos vc tem de "se contaminar" com a famosa ansiedade (mais causa, mais consequências).
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.109
Reações
19.655
Pontos
1.124
Vou mentir não, que comigo está acontecendo bem parecido.

Nesse último ano com a pandemia, foi uma montanha russa, trabalho diretamente no computador, chega umas 18h da tarde eu já procuro desligar a máquina, pra não ficar e estender mais umas 5h a mais no PC. Evito ficar no celular pós o trabalho...mesmo em Home Office, problema e que tudo perto hoje em dia tem internet então quando eu ligo a TV já e outra extensão.

Hoje em dia eu voltei a treinar e procuro fazer aerobico, pra ficar cansado e poder descansar, e ao menos durmir direito, coisa que em tempos em tempos ainda mais nessa situação de pandemia me zuou demais, essa semana mesmo eu estou durmindo muito mas muito mal, antes eu tinha o hábito de chegar umas 00h00 ou 01h35 ta com um sono bem forte e acordar somente para as 07h30 por ai, hoje em dia porra chega as 02h35 eu to desesperado por sono chegar e ta foda, e no meu caso como isso vem afetando meu sono, vem no reboque uma zuada na minha memória, no meu metabolismo, no meu peso, no meu líbido, e como fui procurar ajuda o diagnostico e bem esse de ansiedade.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Como a maioria disseram aí, rede social em excesso ferra a mente do cara. Eu estava até um tempo atrás mais ou menos igual o OP, porém por causa de um problema ocular tive que ficar uns 3 meses evitando computador e celular e sabe que foi ótimo isto? Até tempo vendo youtube eu reduzi aos poucos
 

Tpsy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.052
Reações
2.301
Pontos
703
Quando vc parar de usar essas redes, não fique sem fazer nada. Por mais que vc esteja se sentindo mal é a sua rotina atual, naturalmente vc vai tender a voltar pra ela.
Então faça que nem fumante, substitua as redes por alguma atividade totalmente offline.

Pessoalmente, também senti alguns dos problemas que vc escreveu e posso falar que uma das melhores coisas que fiz foi me afastar de notícias e insta/twitter.
 

fgameiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.660
Reações
7.534
Pontos
703
Mano, já pensou sobre ou já fez terapia? Te ajudaria muito, até pq provavelmente toda essa ansiedade não é causada pela internet em si, apenas se manifesta nela. Se quiser trocar uma ideia no pvt, fica a vontade. Abração!
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
fiquei bem assim no começo da pandemia, ficava dando f5 no tópico sobre aqui no vt, no uol e no twitter

quase chapei, mas percebi que tava no meu limite e parei

cara, se vc não trabalha com facebook, instagram e afins, e se tá te fazendo mal, não tem opção, o jeito é parar de usar, em alguns dias vc nem vai sentir falta mais

eu passei um stress mto grande esses dias por causa do meu PC, até relatei o problema num tópico na outra pasta, e isso mudou um pouco como eu vejo essa questão do tempo que ficava usando computador... mtas vezes não estamos fazendo absolutamente nada e, ainda assim, estamos lá na frente da tela

o que tem me ajudado a ficar menos no computador é meu kindle, parte do tempo que eu ficava no computador ou olhando o twitter pelo celular na cama eu fico eu gasto lendo algum livro

o bom do kindle é que ele não tem notificação nem nada que te distraia

mas se vc não tiver, pega um livro mesmo e via ler ao invés de ficar perdendo tempo no instagram vendo bunda de minas que vc (nem eu) nunca vai comer kk
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.198
Reações
6.064
Pontos
353
Passando pra repetir mais uma vez,
leia Meditações do Marcus Aurelio, ou "A Arte de Viver" de Epicteto, vá em um lugar calmo e tranquilo, sem celular nem amigos(se tiver), sente la e fique refletindo sobre o que leu.


é uma dica válida,

eu mesmo faço isso, variando a leitura.



eu montei um escritório, juntei tudo que eu gosto nele e passo pelo menos 30 min do meu dia lá lendo, jogando, as vezes até navegando na Internet fazendo buscas em websites sobre assuntos correlatos aos meus hobbies (dificilmente uso redes sociais lá).


mas pro cara q já tá pilhado, ansioso lv99, é complicado parar e relaxar.


eu acho que tem q ir despressurizando aos poucos...
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.253
Reações
42.326
Pontos
1.003
Já saí das redes sociais e to tranquilo, você percebe que dá pra viver sem aquilo, na real vc acha até bobeira as vezes ficar só olhando a vida alheia quando a pessoa posta qualquer coisa do status a cada 5 minutos.

Ce consegue.
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.062
Pontos
353
Tá aí uma coisa que nunca tinha parado pra considerar, de redes sociais só utlizo o fórum mesmo e um pouco de facebook. Desde que era casado sofro de ansiedade, na época o estresse era tão grande que acabei desenvolvendo problemas psícosomáticos como perebas, dor nas juntas, diarréia e talz. Depois que me separei tudo isso passou, mas ficaram os tics nervosos e a ansiedade.

Vou tentar diminuir aqui pra ver se ajuda. Uma dica é fazer alguma atividade física, seja caminhada ou natação, ajuda horrores a diminuir a ansiedade.
 

AranhaJohnson

Habitué da casa
Mensagens
62
Reações
79
Pontos
88
Eu como adolescente percebi isso a uns 2 anos atrás, vem sendo uma luta soltar dessas coisas tão viciantes. Uma das maiores lutas hoje em dia é a pornografia, pessoal fala que é normal e não sei oque... Pesquisem pelo site yourbrainonporn, essa geração que nasce com o celular na mão está perdida... Coisas simples como ler um livro, passear para algum lugar, curtir o momento o ócio se tornam totalmente entediantes. É muito mais fácil enfiar a cara num celular e se fechar para todas as coisas, nada de errado com isso, só acho que é uma questão de equilíbrio. Se quiserem trocar uma ideia é só chamar.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.236
Reações
10.947
Pontos
503
Três práticas que me ajudaram bastante: NoFap, livro (de verdade) e qualidade de vida (se alimentar bem, dormir bem, exercitar bem).


São fatores que contribuíram na formação e até dos ressignificados dos valores internos e externos em minha pessoa. Por consequência, não fico neurótico quando a internet cai por 5 segundos, que antigamente era motivo de esmurrar nos vários monitores que eu tinha quebrado e claro, quem pagava o mico era sempre eu que tirava escorpião da carteira por novos monitores em joguinhos de fada, para ter uma ideia.



Enfim, a decisão de optar por uma vida mais saudável tem que vir dela própria - a pessoa. Não adianta querer forçar a mudança nela que só Deus sabe o melhor dela, cada coisa no seu lugar, cada tempo seu no dEle. O importante é reconhecer a hora de mudar, sempre para melhorar; pudera, resolveria muito lançar a cartilha vitimista de "vocês não me entendem!!" e obviamente, não é assim que a banda toca.



Fazer por onde dentro de sua limitação, mas acima de tudo, reconhecendo os defeitos a serem trabalhados com as qualidades elencadas na melhoria, sempre. Acomoda e fica na zona de conforto quem quer.
 

riquew

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.265
Reações
1.742
Pontos
889
Uma das melhores coisas q fiz foi deletar o Instagram, ficava nessa busca de aprovação, correndo atrás de bucet@ de Instagram, direct, curtida pqp tem uma hora q o cara não aguenta mais… Hj em dia não tenho rede social nenhuma, só o WhatsApp para o trabalho, sai de todos os grupos que não sou obrigado a ficar. Voltei a ler bastante, estudar assuntos novos, aprendi uma língua, jogo bastante com meus amigos tbm.
Se vc não precisa de redes sociais para renda, o melhor a se fazer è deletar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Isso também acontece comigo (isso inclui o fórum e reddit) além da questão do futebol que consegui cortar o vício e foi uma das melhores decisões da minha vida. Estudo, dependendo do dia, também complica a pessoa se não for bem administrado (estudo digo nesse estilo de concurso e vestibular).

A melhor solução é ficar o mais longe possível das redes, seja se afastando por um tempo curto/longo ou buscando terapias. Viagem é uma das melhores opções, especialmente para fora da região onde a pessoa vive.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Pessoal destacou muito a questão das redes sociais, creio que isso tudo seja verdade, eu mesmo não tenho mais redes sociais, só o whatsapp e a OS.
Isso ajuda bastante, principalmente a evitar ficar se comparando ou vendo a vida dos outros, ou das ex namoradas e etc etc. Isso é bobagem pra mente.
Porém, o fato de eu ter excluído por não gostar e curtir rede social e um pouco por esse fator descrito acima(na verdade não sou disso, mas é um fator bonus né rs) foi bom, porém não adianta muito se vc não cronogramar seu dia a dia. Sua rotina. Facilmente já me perdi tentando ver animes, filmes, fóruns, passando um pro outro, com sede insacíavel para tirar meu tédio e fádiga, porém isso é um sinal pra vc ter hobbies e/ou tbm rotina extra casa, na maioria dos casos, sabe quanto vc já não tem a mesma animosidade e saco para seus hobbies como antes, não que vc não goste mais, mas muda, é uma questão psicológica e indícios "clínicos" que vc precisa optar por uma rotina melhor na vida social extra computador, seja um curso de dança, uma academia, um grupo de esporte, de ciclismo, algo que te dê possibilidades de se conectar com outras pessoas, e até quem sabe, fazer novas amizades ou relacionamentos. O ser humano não é um robô, constantemente, ao passar do tempo, nosso subconsciente é bombardeado por aqueles que estão a nosso redor, pelo nosso perímetro, pela nossa idade, pela mídia, pela aquela falta de uma coisa ou coisas específica de anos atrás que estão sendo deixadas de lado... tudo isso se soma e causa esse efeito relatado acima e pelos demais colegas, por isso é muito importante avaliar esse sentimento e comportamento, e traçar estratégias no seu dia a dia para voltar a uma normalidade, as grandes mudanças sempre surgem de algum incomodo ou dor.
Sem incomodo ou dor= Acomodação/protelação.
Muitas pessoas estão sentindo isso com uma frequência bem maior devido as mudanças de rotinas aguda trazidas pela pandemia. Não atoa estamos tendo recordes de separação na pandemia.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.753
Reações
10.879
Pontos
453
Tô um like para massagear seu ego.

Coisas com seu nome verdadeiro melhor não discutir com ninguém pois basta ler alguns comentários para perceber que o QI do povo é negativo.
Adicione gente que profissionalmente é bom manter contato. De os parabéns elogie as fotos com os filhos, elogie os hobbies e vai ser sempre lembrado com carinho para quando precisar. Bloqueio as notícias chatas e as postagem do povo chato.

Já este fórum como é anônimo dá para trocar ideias fora do senso comum que seria crucificado se falasse usando meu nome verdadeiro.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Tô um like para massagear seu ego.

Coisas com seu nome verdadeiro melhor não discutir com ninguém pois basta ler alguns comentários para perceber que o QI do povo é negativo.
Adicione gente que profissionalmente é bom manter contato. De os parabéns elogie as fotos com os filhos, elogie os hobbies e vai ser sempre lembrado com carinho para quando precisar. Bloqueio as notícias chatas e as postagem do povo chato.


Já este fórum como é anônimo dá para trocar ideias fora do senso comum que seria crucificado se falasse usando meu nome verdadeiro.
Regras da vida isso aí! Eu tirei minhas redes sociais, mas a verdade é que vou voltar, ainda mais com as práticas profissionais, mas só mesmo pra manter as aparências como vc diz. Fora isso não terás uso. Isso é algo que tá no meu limite, isso eu faço, mas acima disso, tipo bajulação vergonha alheia não consigo de jeito nenhum. Na faculdade mesmo tem toda essa pressão em relação a professores, mas não é do meu feitio ficar no cangote de ngm bajulando, correndo atrás, pode ser até um defeito, mas dificilmente vejo melhoras, já este caso que vc expus eu faria tranquilo, boas etiquetas e respeito e mostra que você tá atento ao que acontece na vida seus colegas e chefias, é sempre bom, pois como vc falou, as pessoas se lembram positivamente de você, quando você precisar, a probabilidade de alguém te ajudar com uma vaga ou pra um cargo é relevante. O ser humano é mais emocional do que racional, inconscientemente estes atos te favorecem sem a própria pessoa ter consciência plena disso, é uma forma de simpatia e de troca.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.822
Reações
93.126
Pontos
1.353
é uma dica válida,

eu mesmo faço isso, variando a leitura.



eu montei um escritório, juntei tudo que eu gosto nele e passo pelo menos 30 min do meu dia lá lendo, jogando, as vezes até navegando na Internet fazendo buscas em websites sobre assuntos correlatos aos meus hobbies (dificilmente uso redes sociais lá).


mas pro cara q já tá pilhado, ansioso lv99, é complicado parar e relaxar.


eu acho que tem q ir despressurizando aos poucos...

no caso das dicas, são livros de estoicismo, faceis de ler, principalmente o"Arte de viver", que reflete coisas que o OP ta reclamando, e como é facil, se tiver o minimo de vontade de mudar, desses problemas não "existerem de verdade", ele que os cria..
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.236
Reações
10.947
Pontos
503
Vou mentir não, que comigo está acontecendo bem parecido.

Nesse último ano com a pandemia, foi uma montanha russa, trabalho diretamente no computador, chega umas 18h da tarde eu já procuro desligar a máquina, pra não ficar e estender mais umas 5h a mais no PC. Evito ficar no celular pós o trabalho...mesmo em Home Office, problema e que tudo perto hoje em dia tem internet então quando eu ligo a TV já e outra extensão.

Hoje em dia eu voltei a treinar e procuro fazer aerobico, pra ficar cansado e poder descansar, e ao menos durmir direito, coisa que em tempos em tempos ainda mais nessa situação de pandemia me zuou demais, essa semana mesmo eu estou durmindo muito mas muito mal, antes eu tinha o hábito de chegar umas 00h00 ou 01h35 ta com um sono bem forte e acordar somente para as 07h30 por ai, hoje em dia porra chega as 02h35 eu to desesperado por sono chegar e ta foda, e no meu caso como isso vem afetando meu sono, vem no reboque uma zuada na minha memória, no meu metabolismo, no meu peso, no meu líbido, e como fui procurar ajuda o diagnostico e bem esse de ansiedade.

Insonia é foda, mesmo. Desejo que você procure ajuda especializada, normalmente um bom psiquiatra (bom mesmo, esqueça esses açougueiros da vida) que vai te ajudar bastante.


Porém, o ideal não é depender totalmente do medicamento em si, mas procurar por estilo de vida saudável também.




Torcendo por ti, pois sei como é a insônia, só quem sentiu na pele sabe o desespero que toma conta da gente....
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.198
Reações
6.064
Pontos
353
no caso das dicas, são livros de estoicismo, faceis de ler, principalmente o"Arte de viver", que reflete coisas que o OP ta reclamando, e como é facil, se tiver o minimo de vontade de mudar, desses problemas não "existerem de verdade", ele que os cria..


sei lá, não acho estoicismo interessante pra quem sofre de ansiedade, ele vai se sentir com menos controle ainda sobre sua vida...

isso me lembra um meme q vi esses dias q os jovens ficam lendo Bukowski e Nietzsche e acabam numa "depressão" danada, hahahaha


pra quem ta meio sem esperanças ou chateado com a vida, eu recomendo Platão, talvez interpretações mais leves com as escritas pelo Clovis de Barros, é quase auto-ajuda eu sei, não acho impecável, mas é uma boa leitura - perfeita para nos tirar um pouco do centro da coisa (e dos problemas) e dar um pouco mais de grandiosidade às belezas aleatórias da vida e natureza.
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.109
Reações
19.655
Pontos
1.124
Insonia é foda, mesmo. Desejo que você procure ajuda especializada, normalmente um bom psiquiatra (bom mesmo, esqueça esses açougueiros da vida) que vai te ajudar bastante.


Porém, o ideal não é depender totalmente do medicamento em si, mas procurar por estilo de vida saudável também.




Torcendo por ti, pois sei como é a insônia, só quem sentiu na pele sabe o desespero que toma conta da gente....
Sim cara e foda, as vezes eu fico 3 noites mal dormidas, eu fico achando que a qualquer momento eu vou ter um ataque cardiaco ou um mal súbito.

Recentemente eu tenho feito terapia 2x semana, por volta na hora do almoço.

Tem me ajudado a ter noção do por que da ansiedade, e de como eu posso criar novos hábitos para contornar isso, e focar a cabeça a pensar em outras soluções. Utilizando alguns medicamentos de formula natural (alguns com base de Cannabis e fitoterápico) que tem me dado uns sonos bem mas bem profundos, nada de relaxante muscular que me capotava e me fazia acordar como se tivesse bebido na noite anterior.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.822
Reações
93.126
Pontos
1.353
sei lá, não acho estoicismo interessante pra quem sofre de ansiedade, ele vai se sentir com menos controle ainda sobre sua vida...

isso me lembra um meme q vi esses dias q os jovens ficam lendo Bukowski e Nietzsche e acabam numa "depressão" danada, hahahaha


pra quem ta meio sem esperanças ou chateado com a vida, eu recomendo Platão, talvez interpretações mais leves com as escritas pelo Clovis de Barros, é quase auto-ajuda eu sei, não acho impecável, mas é uma boa leitura - perfeita para nos tirar um pouco do centro da coisa (e dos problemas) e dar um pouco mais de grandiosidade às belezas aleatórias da vida e natureza.

ansiedade por essas bobeiras de SNS só existem porque a pessoa em questão quer, não mais, não menos.
Ele sofre PORQUE ELE QUER. Não mais, não menos.

Por isso, ler, refletir. Ver que o errado em tudo esta apenas nele e apenas ele, com um pouquinho só de tempo gasto pensando, consegue achar um caminho pra parar com esse vicio de sofrencia inutil./

Pode não mudar nada de começo, mas acreditando que o o OP Não seja nenhum retardado mental, não vejo o porque não é adequado, é bem mais simples e direto que Platão.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.468
Pontos
503
Teve alguns anos que passei por momentos difíceis e que passei a ficar quase o dia todo online no computador, era o único prazer que eu tinha... Por alguns anos eu mal acordava, ligava o computador e só desligava quando eu ia dormir...

Mas isso acabou se tornando um grande vício, e acabei me tornando um dependente de internet... Só que em 2013 eu fui meio que forçado a ficar sem internet, passei por um problema pessoal bem complexo que não vou expor aqui, mas isso hoje eu vejo como um mau necessário, pois isso acabou me ajudando a ser menos dependente dela, e como não tinha quase nada para fazer, comecei a procurar outras coisas para fazer, e até voltei a estudar... Quando voltei a ter uma internet boa em 2016 eu nem era mais dependente de internet, hoje que tenho uma internet 15 vezes melhor da que eu tinha antes de 2013, e quase nem entro...

Eu me coloquei um limite de tempo online por dia, antes eu ficava quase o dia todo online, mas hoje só acesso meu notebook depois das 8, 9 horas da noite, durante o dia só fico online no meu celular e tablet, mas nem acesso os fóruns, só fico online para manter contato com amigos e parentes mesmo.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.236
Reações
10.947
Pontos
503
Teve alguns anos que passei por momentos difíceis e que passei a ficar quase o dia todo online no computador, era o único prazer que eu tinha... Por alguns anos eu mal acordava, ligava o computador e só desligava quando eu ia dormir...

Mas isso acabou se tornando um grande vício, e acabei me tornando um dependente de internet... Só que em 2013 eu fui meio que forçado a ficar sem internet, passei por um problema pessoal bem complexo que não vou expor aqui, mas isso hoje eu vejo como um mau necessário, pois isso acabou me ajudando a ser menos dependente dela, e como não tinha quase nada para fazer, comecei a procurar outras coisas para fazer, e até voltei a estudar... Quando voltei a ter uma internet boa em 2016 eu nem era mais dependente de internet, hoje que tenho uma internet 15 vezes melhor da que eu tinha antes de 2013, quase nem entro...

Eu me coloquei um limite de tempo online por dia, antes eu ficava quase o dia todo online, mas hoje só acesso meu notebook depois das 8, 9 horas da noite, durante o dia só fico online no meu celular e tablet, mas nem acesso os fóruns, só fico online para manter contato com amigos e parentes mesmo.

Um dia todos nós aqui do OS já passamos ou ainda passamos por isso.



A hora certa de internalizar alguma perspectiva deve ocorrer quando se der conta da necessidade de avançar. No início dói porque é o orgulho falando alto mas depois admitimos que há mais "jogo" ou importância em vida passando. Tem gente que postergou a faculdade para depois de meio século e ainda entende que há muitos chão pela frente.




Deus sabe das coisas, não tem por que atropelar.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.468
Pontos
503
Um dia todos nós aqui do OS já passamos ou ainda passamos por isso.



A hora certa de internalizar alguma perspectiva deve ocorrer quando se der conta da necessidade de avançar. No início dói porque é o orgulho falando alto mas depois admitimos que há mais "jogo" ou importância em vida passando. Tem gente que postergou a faculdade para depois de meio século e ainda entende que há muitos chão pela frente.




Deus sabe das coisas, não tem por que atropelar.
Pois é, eu só fui ter internet própria em 2008, mas em 2013 acabei tendo que ficar sem internet, só me virando com uma 3G que eu usei durante uns três anos, mas tudo tem seu tempo, se não fosse por isso talvez eu não tivesse procurado outras coisas para fazer, eu praticamente não tinha vida social devida a uma depressão, e depois disso eu fiquei entediado em casa e acabei saindo de casa para procurar outras coisas para fazer... :klol

Mas a dica que posso dar para o pessoal para ficar mais fácil e se colocar uns limites, primeiro vão reduzindo o tempo de acesso, depois quando estiver menos dependentes só fiquem online algumas horas por dia, em certos horários, assim dá para aprender a se controlar.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.236
Reações
10.947
Pontos
503
Pessoal destacou muito a questão das redes sociais, creio que isso tudo seja verdade, eu mesmo não tenho mais redes sociais, só o whatsapp e a OS.
Isso ajuda bastante, principalmente a evitar ficar se comparando ou vendo a vida dos outros, ou das ex namoradas e etc etc. Isso é bobagem pra mente.
Porém, o fato de eu ter excluído por não gostar e curtir rede social e um pouco por esse fator descrito acima(na verdade não sou disso, mas é um fator bonus né rs) foi bom, porém não adianta muito se vc não cronogramar seu dia a dia. Sua rotina. Facilmente já me perdi tentando ver animes, filmes, fóruns, passando um pro outro, com sede insacíavel para tirar meu tédio e fádiga, porém isso é um sinal pra vc ter hobbies e/ou tbm rotina extra casa, na maioria dos casos, sabe quanto vc já não tem a mesma animosidade e saco para seus hobbies como antes, não que vc não goste mais, mas muda, é uma questão psicológica e indícios "clínicos" que vc precisa optar por uma rotina melhor na vida social extra computador, seja um curso de dança, uma academia, um grupo de esporte, de ciclismo, algo que te dê possibilidades de se conectar com outras pessoas, e até quem sabe, fazer novas amizades ou relacionamentos. O ser humano não é um robô, constantemente, ao passar do tempo, nosso subconsciente é bombardeado por aqueles que estão a nosso redor, pelo nosso perímetro, pela nossa idade, pela mídia, pela aquela falta de uma coisa ou coisas específica de anos atrás que estão sendo deixadas de lado... tudo isso se soma e causa esse efeito relatado acima e pelos demais colegas, por isso é muito importante avaliar esse sentimento e comportamento, e traçar estratégias no seu dia a dia para voltar a uma normalidade, as grandes mudanças sempre surgem de algum incomodo ou dor.
Sem incomodo ou dor= Acomodação/protelação.
Muitas pessoas estão sentindo isso com uma frequência bem maior devido as mudanças de rotinas aguda trazidas pela pandemia. Não atoa estamos tendo recordes de separação na pandemia.

A separação ocorreu por ser escancarada na Pandemia algo tão óbvio: que na verdade lhes faltavam o diálogo.


Quando ajuntados por mais tempo e com as necessidades redobradas, era importante contar com companheirismo, mas a relação tão logo entrou de fachada desta amizade que urgia compreensão. Famoso "casamento de fachada".


Óbvio que se tinha problema antes de ajuntados e estreitados, não será por causa da rede social o principal motivo do rompimento. O stalk incomoda ou incomodava bastante no outro muito antes da Pandemia vir, então se não soube gerenciar ou conversar sobre isso sendo assertivo com o parceiro, só protelaram o problema até fácil de ser resolvido.


Hoje em dia tenho rede social, não preciso nem curto ficar seguindo passos da parceira e muito menos ficar procurando por likes de quem deu ou ficar vigiando. Também não preciso ficar remoendo por que alguém deixou de me seguir, fiz meu perfil privado e azar de quem achar ruim que eu fiz o mesmo em deixar de seguir de volta. Tem coisas na vida que o relacionamento é reciprocidade e sempre tem altos e baixos, saber se posicionar e ser assertivo já é um passo avançado para quem realmente busca saber se relacionar e se doar. Não nesses relacionamentos de fachada que muitos tiram a foto juntos sorrindo para depois terem de dar satisfação em público do por que não dar certo, chega a ser ridículo tais posturas.
 
Ultima Edição:

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
Eu acordo e a primeira coisa que eu faço é olha o celular. Ver os e-mails e tal. E a pandemia agravou o vício em tecnologia, porque agora tive que recorrer muito mais às compras online então estou a todo momento checando e-mail etc. Outra coisa que me ferra em relação a isso é o Youtube. Eu viciei.

Notei que minha capacidade de concentração ficou bem ferrada por conta disso, eu estou muito mais impaciente e ansioso. Eu já notei que preciso largar um pouco o celular/pc mesmo que seja para passar um tempo sem fazer nada. Para descarregar o stress. Aos poucos tô tentando mudar isso.
 

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.579
Reações
2.467
Pontos
453
Smartphone é foda meu amigo, esses dias eu parei pra refletir e percebi que eu estava num vício de site de promoção. Ficava constantemente abrindo o promobit e pelando pra ver se não estava perdendo uma promoção imperdível e me sentia mal quando aparecia algo e eu não tinha conseguido comprar. É uma parada bizarra.

Essa economia da atenção dos aplicativos é foda demais, se você deixar ligado as notificações o celular praticamente não para de apitar. O que eu fiz foi deixar apenas 4 icones na página inicial (telefone, contatos, spotify e firefox). Escondi as redes sociais (pra me dar trabalho de entrar no instagram e não abrir em 1 toque só) e desativei as notificações de todas.

Acredito que a maioria deve ter visto ou ouvido falar, mas aquele documentário O dilema das redes, da netflix é muito bom pra dar um choque de realidade na gente.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.219
Pontos
1.003
Não uso muitas redes sociais, então sinto que não me afeta. Quando começo a interagir demais, aí sim sinto um elevado nível de estresse, mas não demora muito até eu deletar. Um exemplo era o Twitter, que hoje eu só uso para me informar sobre jogos. No forum, é de boa. Tem época que estou com paciência para discussões inúteis, mas se a vontade diminuir, eu só coloco um pessoal na ignore por algum tempo, e tiro quando a vontade de discutir voltar.

Pode-se dizer que tenho vício em internet porque acesso o dia inteiro, mas não acho que me faça mal. Minha ansiedade independe da internet, e na verdade, internet mais ajuda do que atrapalha. Ouço música, leio artigos, discuto no forum, converso com pessoas no Discord o dia inteiro, leio notícias, e tudo isso me ajuda, em algum nível. Não ter internet é que provavelmente tornaria a vida bem tediosa e ferraria a minha ansiedade.

Sobre opinião alheia, nunca liguei. Opino o que quero opinar, independente se os outros vão se irritar ou pegar birra. Na verdade, acho até divertido quando uma opinião normal causa todo um barulho que nem precisava existir. Também não sinto qualquer necessidade de me informar sobre o mundo. Pelo contrário, quero é distância de informações sobre política, reality show, famosos sendo cancelados e tudo mais. Não combino com redes sociais. As poucas que uso, é com perfil fake e tirando a OS, não interajo.

Mas vejo muitos relatos de gente que se sente melhor ao ficar distante da internet, e acho que faz sentido. Recomendo, se a pessoa acha que ajuda. Alivia a ansiedade e causa uma sensação de paz e tranquilidade.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo