O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Inversão dos polos magnéticos da Terra pode ter causado extinção de neandertais

D'Anconia

Bam-bam-bam
Mensagens
387
Reações
2.367
Pontos
318
Fontes:

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnol...terra-pode-ter-causado-extincao-do-neandertal

https://gizmodo.uol.com.br/inversao-polos-magneticos-crises-ambientais/

https://www.publico.pt/2021/02/20/c...inverteramse-historia-ambiental-mudou-1951468

https://observador.pt/2021/02/19/hi...42-mil-anos-com-inversao-de-polos-magneticos/


Resumo para pessoas pragmáticas rsrsrs: Em artigo publicado na última sexta-feira (19/02) na renomada revista Science, 33 pesquisadores que integram o estudo afirmam que um evento conhecido como "Laschamp Excursion" (ou "Evento de Laschamp"), ocorrido há cerca de 42 mil anos atrás, no qual houve uma longa inversão do campo magnético da Terra - espécie de escudo eletromagnético que protege a superfície da Terra contra os impactos de partículas carregadas provenientes da atividade solar -, pode ter causado enormes modificações nas condições ambientais do nosso planeta. Nesse evento, a força do campo magnético é reduzida drasticamente, e as "nuvens" de partículas solares conseguem penetrar a atmosfera da Terra, atingindo sua superfície e tudo que ali se encontra, bem como às partes internas do solo (já que se tratam de partículas atômicas). Há indícios, inclusive, para sustentar a tese de que tal evento possa ter obrigado os neandertais (ancestrais primitivos do homem), a se abrigarem de modo mais constante dentro de cavernas, o que poderia explicar a grande quantidade de pinturas rupestres datadas dessa época em várias partes do mundo. Os pesquisadores chegam, inclusive, a afirmarem que tais eventos podem ter gerado um ambiente tão adversos para a manutenção da vida na Terra, que podem ser os motivadores da extinção desses nossos ancestrais longínquos.

---x--- Fim do resumo ---x---

Há vários indícios apontando para uma nova e eminente inversão dos polos magnéticos da Terra. Caso um cenário como esse se confirmasse nos dias atuais, analistas são quase unanimes em afirmar que os sistemas eletrônicos (desde satélites e centrais elétricas, até celulares e marca-passos) poderiam ser facilmente inutilizados por ondas de partículas solares, jogando nosso planeta, na melhor das hipóteses, em uma nova Era Medieval.

Na teoria mais amplamente aceita para justificar a atual condição da superfície desértica de Marte (que já possuiu uma densa atmosfera e grandes oceanos), os cientistas especulam que a atividade no núcleo daquele planeta diminuiu consideravelmente, enfraquecendo seu campo magnético. Com o enfraquecimento do campo magnético, Marte passou a ter sua atmosfera e superfície varridas pelos "ventos solares" resultando no atual ambiente de desolação, mesmo estando Marte mais distante do Sol que a Terra.

Se todos os sistemas eletrônicos da Terra fossem destruídos em decorrência dos efeitos da inversão dos polos, e sendo quase irrealista em cogitar que as partículas solares que bombardeariam constantemente a Terra não aniquilassem a produção agrícola e, também, a vida humana, você, caro colega da OS, se acha preparado para viver num ambiente desses?

Você não poderia, sequer, acessar o OuterSpace :coolface

Lembrando que hoje, diferente da época dos neandertais, a concentração humana em grandes centros urbanos diminui enormemente as chances dessas massas populacionais se salvarem na ocorrência de tais eventos.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.893
Reações
11.981
Pontos
753
Se todos os sistemas eletrônicos da Terra fossem destruídos em decorrência dos efeitos da inversão dos polos, e sendo quase irrealista em cogitar que as partículas solares que bombardeariam constantemente a Terra não aniquilassem a produção agrícola e, também, a vida humana, você, caro colega da OS, se acha preparado para viver num ambiente desses?


Sem terra fértil e eletrônicos? Obviamente que não.
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.609
Pontos
353
TLDR, mas o ser humano sempre foi bom em se adaptar a situações extremas. Acho muito difícil que isso causasse a extinção da humanidade. Poderia reduzir muito, mas extinguir acho difícil.
 


Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Tá, mas como eles morreram? de fome por nao conseguir sair pra caçar? ja que estavam encavernados

e o homo sapiens onde que tava?
Mais ou menos.

Pressão ambiental maior por causa de menos comida, mais doenças causadas pelo bombardeio de partículas, maior taxa de mutação e mudanças climáticas bem rápidas considerando o tempo geológico (Num piscar de olhos pra essa escala na verdade).

Nessa época teve uma extinção fodida da mega fauna. Então provavelmente não é que eles ficavam nas cavernas e não saíam pra caçar, e sim que a caça morreu mesmo.
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.584
Pontos
353
TLDR, mas o ser humano sempre foi bom em se adaptar a situações extremas. Acho muito difícil que isso causasse a extinção da humanidade. Poderia reduzir muito, mas extinguir acho difícil.
Qual sua definição de ser humano? A nossa espécie que sobreviveu?
Existiram outras espécies, entre elas os neandertais que extão extintos.
 

Maximus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.087
Reações
5.260
Pontos
1.249
Tá mas pq os Neanderthais morreram e o Homo Sapiens, que viviam na mesma época, não?

Meio sensacionalista. Pela matéria até parece que a mudança do polo magnético se deu do dia pra noite. Mas não é bem assim que funciona. Pra ser ter ideia, nos últimos anos a posição do polo magnético norte derivou rapidamente do Canadá para a Sibéria. Basicamente o campo magnético da Terra é influenciado pelo que chamamos de fronteira manto-núcleo, e esses fluxos é que acabam influenciando a posição do polo magnético. O que acontece é que nesses últimos anos o lobo(existem duas anomalias, uma no Canadá outra na Sibéria) que fica no lado Canadá sofreu um alongamento, esse alongamento reduziu de forma significante a assinatura do campo magnético na superfície da Terra. E isso fez com que o polo norte magnético migrasse para a Sibéria mais rapidamente. As previsões indicam que o polo continuará migrando, podendo variar entre 390 e 660 km para a Sibéria.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
neandertais foram extintos por assimilação genética com o Sapiens, mas outros problemas podem ter acelerado o processo, essa extinção da fauna dessa época (se foi por esse motivo ou outro), pode ter sido um deles.
 

The Observer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.329
Reações
9.246
Pontos
749
Imagino que um evento como esse ocorreria de forma gradativa e demoraria séculos para se concretizar, o que tornaria possível aos cientistas pensarem em alternativas.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.455
Pontos
503
Para mim quem extinguiu os neandertais foram os sapiens, pois na época os neandertais eram mais fortes e maiores que os sapiens, mas os sapiens tinham a vantagem de sofrer a alteração genética que os anunnakis colocaram neles, que os fizeram ficar mais inteligentes, ai temendo que os neandertais pudessem dominar o mundo devida a sua força maior, os sapiens resolveram exterminar com os neandertais para não perder terreno para eles :coolface
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.467
Reações
26.088
Pontos
1.109
Os neandertais se f*deram pq começaram a traçar as sapiens.

Tudo culpa do rabo de saia.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Tá mas pq os Neanderthais morreram e o Homo Sapiens, que viviam na mesma época, não?
Localização, adaptação, genética, sorte.

Todos concordam que o berço do homem é a África. Nossos antepassados não saíram todos, alinhadinhos e bunitinhos da África, houve períodos de mudanças climáticas no mundo que permitiram ou forçaram os homens a saírem em busca de melhores condições. Então, teve migrações há 80 mil anos, há 50 mil anos, há 40 mil anos...

Os neanderthais parece que se concentravam no norte da eurásia, que provavelmente foi a região mais afetada. Provavelmente os homo sapiens que lá viviam também se extinguiram em grande parte, mas novas levas de imigrantes africanos foram chegando, milênio após milênio, se aconchegando nos braços das neandertais, tendo filhos miscigenados, mas depois chegaram mais imigrantes e se reproduziram com esses já miscigenados gerando miscigenados com mais características sapiens que neandertais, chegando novos imigrantes nos milênios seguintes... Uma hora, 90% das características dos europeus eram típicas dos sapiens. Chegando mais imigrantes se tornaram o que somos hoje 2 a 3% neandertal, 97 a 98% sapiens.

Isso que outras etnias atuais parecem ter desonivianos (ou algo assim, que foi outra espécie humana também extinta) entre seus ancestrais.

A teoria anterior, de que os sapiens chegaram extinguindo os neandertais pode ser real? Pode. Mas também pode não ser. A teoria mais atual, de uma gradual miscigenação entre as raças.

Vale muito pensar que americanos e europeus tinham uma visão de raça bem segregatória, com o ideal de raças lutando para ver qual a mais forte... E isso pode ter influenciado na teoria inicial. Para nós, brasileiros, a teoria de uma miscigenação lenta e gradual é mais aceitável.
 
Topo Fundo