O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


iPhone, o portátil da Apple

alex_seph

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
5.444
Reações
2.723
Pontos
1.639
Bom pessoa, esse era um post que eu tinha montado para o NowLoading, mas como o site está paralisado por tempo indeterminado, vou colocar ele aqui.
Como ele é antigo algumas coisas estão desatualizadas, como o anúncio do GameCenter que seria a Live/Psn do iPhone que saiu bem depois que eu escrevi o texto.
Vlw.

------------------------------------------------------------------------------------------


Amado por uns e odiados por outros, o iPhone é um dos smartphones mais interessantes da atualidade. Inicialmente bem questionado por não conter o básico que um telefone atual costuma ter, como a possibilidade e enviar SMS’s, gravar vídeos, dentre outras, o iPhone foi aos poucos tendo funcionalidades incluídas a medida que novas versões do aparelho foram lançadas pela Apple. O que talvez muitos não saibam, é que hoje os modelos 3G e 3GS, além do iPod Touch, são também verdadeiros portáteis, recebendo de desenvolvedoras Indy milhares de jogos e, já a algum tempo, sendo também agraciado com jogos de software houses já conhecidas do mercado, como Capcom, Namco, Konami, dentre muitas outras.

Faz algum tempo que estou com meu iPhone 3GS e, depois de passar já muitas horas jogando nele, resolvi escrever essa análise do aparelho como um portátil voltado para jogos.

Antes de mais nada vamos começar pelo básico e, na verdade, o mais difícil, que é como adquirir um iPhone. O primeiro e maior empecilho que temos é o preço absurdo do aparelho. Vendido a preços caríssimos tanto no Brasil como no exterior, o modelo mais top do aparelho, o 3GS de 32GB, custa em média R$2000. Esse valor consegue ser reduzido um pouco desde que ele seja adquirido nas operadoras em conjunto com planos pós pagos mais caros e juntamente com pacote de dados, que ao meu ver, são essenciais para quem for adquirir não só um iPhone, mas como qualquer outro smartphone que tenha recursos para acessar a internet. Mesmo comprando em conjunto com planos e pacotes mais caros, o preço do aparelho continua sendo superior ao de qualquer console HD dessa geração, o que nos leva a pensar que a sua base instalada e seu publico alvo seja bem restrito. Se formos pensar bem, normalmente quem compra um iPhone hoje é por 3 motivos, basicamente:

- A pessoa compra porque analisou bem os recursos do aparelho e considera que o investimento vale a pena dado o custo x beneficio. Logicamente que neste caso é avaliado não só o aparelho como um portátil para jogos, mas também como um mini PC repleto de recursos, o que de fato ele é.

- Alguém que já tem gastos altos com telefone todo mês e consegue com sua operadora o aparelho por um preço bem em conta. Algumas vezes existe também o fator chantagem, como a pessoa ameaçar cancelar a linha ou fazer uma portabilidade para outra operadora. Nestes casos as operadoras fazem de tudo para manter um cliente “rentável”, por isso, oferecer um iPhone é uma opção.

- Pessoas mais abastadas que compram o iPhone por questões estéticas ou de moda. Podemos achar isso uma besteira, mas os produtos da Apple costumam ser caros também por serem fashion, e muitas pessoas compram por esse motivo, basta ir em algum shopping de classe alta que vocês verão alguns adolescentes com iPhone.

Já com aparelho em mão começa a jornada para se adquirir os jogos. A Apple distribui não só os seus games, mas os diversos aplicativos para iPhone, pela AppleStore. Você pode acessar a AppleStore tanto pelo iPhone como pelo PC, instalando um aplicativo chamado iTunes. Nesta parte a compra de jogos funciona exatamente como na PSN e na Live, você informa seu cartão de crédito, compra o jogo e faz o download do mesmo, seja no PC para depois transferir pelo iTunes para o iPhone, ou diretamente no aparelho. Parece tudo muito bonito, mas existe um grande porém, a AppleStore brasileira não vende jogos, somente aplicativos. Isso ocorre por questões da legislação brasileira, que restringe a distribuição desse tipo de conteúdo via download.

Quem tem um Xbox360 e/ou um PS3 passa pelo mesmo problema, mas, que é contornável, e o mesmo se aplica a AppleStore. Você pode fazer um cadastro na AppleStore americana, utilizando um endereço dos Estado Unidos, e assim ter acesso a todo conteúdo disponível para venda. O problema é que mesmo utilizando um cartão de crédito internacional, se o mesmo não foi emitido nos Estado Unidos, à transação não é concluída, restando para nós pobres brasileiros somente a opção de comprar tíquetes de presente, ou Gifts, que funcionam como os cartões pré pagos da Live e da PSN. Esses tíquetes te tão créditos na AppleStore e com eles você pode finalmente comprar os seus jogos. Esses Gifts podem ser comprados em sites na internet e no Mercado Livre.
Depois de vencer essa barreira você finalmente começa a desfrutar dos jogos, que já digo de passagem, são muitos. A quantidade de jogos disponíveis para iPhone é de dar inveja no PSP, chegando aos pés da quantidade existente hoje para o Nintendo DS. Assim como o portátil da Nintendo, a maioria esmagadora dos jogos de iPhone são voltados para o público casual. Os preços são os mais variados, mas a grande maioria varia entre 5 e 10 dólares, preço esse bem acessível para nós. Essa avalanche de jogos se dá ao fato de o iPhone ser, segundo algumas desenvolvedoras, uma plataforma bem simples para o desenvolvimento. Outro ponto positivo é que o hardware do iPhone é bem poderoso, principalmente na versão 3GS que chega a ter algumas especificações semelhantes as do Nintendo Wii.

Imagino que todos já saibam, mas a interface do iPhone é totalmente baseada em tela de toque. Adicionalmente o aparelho possui um acelerômetro que dá a ele funções de sensor de movimento. Utilizando essas duas interfaces os jogos do iPhone são desenvolvidos, e é justamente nelas que está o grande Calcanhar de Aquiles dos jogos, que é a jogabilidade. Muitos jogos são excelentes de jogar usando essa interface enquanto que outros são péssimos. Jogos puramente de point e click, como Plants Vs Zombies, são perfeitos nesta interface, já outros como Sniper 3D, que usam o acelerômetro para mirar, são péssimos. Não é uma regra que os jogos que utilizam o acelerômetro são ruins, tudo depende da implementação. Monkey Ball, por exemplo, é um jogo onde o acelerômetro funciona muito bem. São muito utilizados também os controles soft, que são direcionais e botões que ficam na tela, normalmente transparentes.

Se por um lado a jogabilidade depende somente das desenvolvedoras para ficar boa ou ruim, por outro lado o maior problema do iPhone é difícil de ser contornado, que é a sua bateria. A duração da bateria do iPhone, não só para jogos, mas para aplicativos também, chega a ser ridícula. Segundo a Apple a duração é em média de 6 horas, isso para o aparelho em plena atividade, sendo assim, o iPhone não pode ser considerado como uma distração perfeita para longas viagens. Existem alguns acessórios, principalmente chineses, que podem ajudar a minimizar o problema, como baterias externas, mas nada 100% eficiente.

Não existe rede online para jogar multiplayers, mas alguns jogos permites partidas locais com até 4 jogadores ao mesmo tempo, utilizando o Bluetooth do iPhone. O problema aqui é juntar 4 pessoas com iPhone para jogar xD.
Assim como quase todo produto gamistico, os hackers fizeram o seu trabalho de casa e hoje é possível destravar o aparelho e assim “comprar” os jogos. Não vou ensinar como se faz esse processo, que não só libera o aparelho para jogos alternativos, mas também para ser utilizado com chips de várias operadoras. Só aviso que, assim como o PSP, alguns modelos de iPhone, mais especificamente os fabricados mais recentemente, não são destraváveis, pelo menos por enquanto.

Como a maioria de nós, games hardcore, não são muito chegados em jogos casuais, vou focar agora em alguns jogos voltados para nós que estão disponíveis para o iPhone.

- Jogos de Luta:
* Existem vários jogos de luta para o iPhone, mas vou ser um pouco agressivo e já mostrar um dos grandes lançamentos da Capcom, Street Fighter 4.
Os gráficos impressionam, estão muito parecidos com os da versão de 360/PS3/PC, guardadas as devidas proporções. Reduziram alguns quadros de animação e a resolução, mas todo o restante está lá. Os cenários são os mesmos, só que agora são estáticos. Existem 3 opções de idioma, inclusive com dublagens distintas.
No total são 8 personagens, Ryu, Ken, Chun-Li, Abel, Dhalsim, Blanka, Guile e Bison. A jogabilidade é fluida e muito boa. Os controles, “desenhados” na tela, funcionam muito bem e o jogador precisa de pouco tempo para se adaptar a eles. Existe a opções de colocar os botões aonde o jogador desejar na tela, além de poder deixá-los mais ou menos transparentes. No total são 4 botões, um de soco, um de chute, um de guard break e um de especial, utilizado para executar as versões tunadas dos golpes especiais normal, como o Hadouken de fogo.
O jogo tem modos de single player, onde você enfrenta todos os personagens, treino, desafios e Vs local. Por fim, ao terminar o jogo, você é premiado com um teaser de Super Street Fighter 4.


sf405.jpg

sf403.jpg

sf402.jpg

sf401.jpg

sf404.jpg


[youtube]J5qrwzzM3Kk[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=J5qrwzzM3Kk

-Estratégia
* Outro gênero bem rico no iPhone, mas um dos excelentes jogos do PC do ano passado está também disponível para o iPhone, Plants Vs Zombies. O jogo é exatamente o mesmo do PC, inclusive possui archivements. Esse é um exemplo perfeito que jogos point and click caem como uma luva no iPhone. Excelente pedida para passar o tempo.

pz05.jpg

pz01.jpg


[youtube]3UTPBIe0AZg[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=3UTPBIe0AZg

- RPG
* Existem jogos exclusivos como Zenonia e Inotia que são excelentes action rpgs. Eles também utilizam os controles na tela, mas são muito simples de usar. Além dos jogos exclusivos, o iPhone conta ainda com Final Fantasy 1 e 2, ambos os mesmos remakes do PSP. Se você não é grande fã de JRPGs, saiba que existem alguns jogos bem parecidos com King's Field.

ze02.jpg

ze01.jpg

ze04.jpg

in03.jpg

ff201.jpg

ff202.jpg

ff102g.jpg

ff101.jpg


[youtube]pJe4FrTcRlA[/youtube]
[youtube]6KmoHrurImc[/youtube]
[youtube]nyDfDzv-Vq4[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=pJe4FrTcRlA
http://www.youtube.com/watch?v=6KmoHrurImc
http://www.youtube.com/watch?v=nyDfDzv-Vq4


- Guitar Games
* Jogos de ritmo são verdadeiras manias hoje em dia e o iPhone já vem com um desses, entretanto, o melhor de todos é o Rock Band. Permitindo partidas multiplayer com até 4 pessoas, você pode escolher entre 4 instrumentos, guitarra, baixo, bateria ou “vocal”. Com modos carreira, quick play,dentre outro, o jogo permite ainda que você faça o download diretamente pelo iPhone de músicas extras para aumentar ainda seu arsenal, a grande maioria, entretanto, pagas. A interface de toque novamente facilita muito a jogabilidade.

rb03v.jpg

rb01r.jpg

rb04.jpg


[youtube]v=c_-S-0AzBiQ[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=c_-S-0AzBiQ

- FPS
* Esse é outro gênero que existe aos montes no iPhone, mas um exemplo de jogo bom é Call of Duty Zombies, que é uma espécie de Survival onde você tem que enfrentar waves de zumbis. Outro jogo top do gênero no iPhone é Nova. Esse impressiona pelos gráficos e principalmente pela jogabilidade simples. Com uma campanha longa, Nova é um dos melhores FPS do iPhone.

no01n.jpg

no03.jpg

cd02.jpg


[youtube]nOHWOkdbYWs[/youtube]
[youtube]v=p-a69mlOpEY[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=nOHWOkdbYWs
http://www.youtube.com/watch?v=p-a69mlOpEY


- Jogos de corrida
* Não experimentei muitos, mas Need for Speed é um deles. Gráficos agradáveis, mas uma jogabilidade complexa por ser baseada no acelerômetro. Você precisa girar o iPhone para fazer as curvas e a aceleração é automática. Para freiar, basta clicar em qualquer parte da tela. Existem opções de nitro para aumentar a velocidade, além de alguns elementos de takedown semelhantes ao Burnout. Não é um grande jogo, mas certamente existe coisa melhor por ai.

ns02.jpg

ns01.jpg


[youtube]v=YKlVX3_fVbM[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=YKlVX3_fVbM

- Shooter
* Um dos melhores é Meteor Blitz. Quem é dono de um PSP ou PS3 já deve ter jogado ou pelo menos ouvido falar de Super StarDust. Bom, é exatamente o mesmo jogo. Mesma jogabilidade, mesmo estilo, até as mesmas armas. Os controles na tela funcionam exatamente como os direcionais de um PS3, sendo o esquerdo para mover a nave e o direito para atirar. Definitivamente um dos melhores jogos do gênero do iPhone.

mb03y.jpg

mb04.jpg


[youtube]v=4N5_9OMCjL8[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=4N5_9OMCjL8

- Puzzle
* O iPhone é repleto de Puzzle. Um dos melhores e que está tomando um bom tempo da minha vida é o Peggle. O jogo basicamente é uma espécie de pinball, onde você deve acertar todas as bolinhas laranja do cenário. Com a ajuda de alguns especiais e de uma física muito bem feita, Peggle é um jogo extremamente divertido e com uma música excelente. Fever Time!

pg03.jpg

pg03.jpg


[youtube]v=4KbNiWsgJck[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=4KbNiWsgJck

- Simuladores
* Que tal Ace Combat? O clássico jogo de caças da Namco também está presente no iPhone. Com gráficos muito bonitos, Ace Combat é mais um dos jogos do iPhone que fazem uso do acelerômetro como controle. O jogo necessita de uma calibração inicial para definir o que seria o ponto zero do manche do seu avião. Particularmente considero esse tipo de jogabilidade bem desconfortável, mas, conheço pessoas que se adaptaram bem a ela. De resto é o bom e
velho Ace Combat.

sc04.jpg

sc03.jpg


[youtube]v=uDC-3lhB-vc[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=uDC-3lhB-vc

Com essa pequena amostra de games espero ter conseguido demonstrar a capacidade do iPhone como um portátil. Certamente não é um dos portáteis mais acessíveis do mercado, senão o mais caro, mas para quem já adquiriu o aparelho por ser um excelente smartphone, saiba que você tem em mão também um bom portátil para jogos.
 

wylyanl

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.466
Reações
26
Pontos
1.039
Ótimo review Seph. Engraçado que o jogo que gosto mais da jogabilidade é o Need for Speed. Acho mais natural para o Iphone que os jogos com comandos na tela. Sou viciado nele. :king

Mas também gostei do Street Fighter 4 com a opção de golpes simplicados usando o botão de especial. :D
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.894
Reações
28.611
Pontos
1.179
Porra os gráficos são que nem PSP cara, demais.
 

Marello

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.945
Reações
3.066
Pontos
1.349
To querendo comprar mais um jogo desses de mais de 5 dolares. Qual vocês recomendam?

Comprei ontem o Final Fantasy I porque entrou na promoção. Mas não curti muito não [kong]. Mas vou deixar ele de carta na manga pra jogar numa viagem longa e entediante.

O Street Fighter IV eu joguei no iPhone de um amigo, e curti pra caramba a jogabilidade (bem melhor do que eu esperava), mas achei que tem pouco personagem. Vale os 10 dolares?

Need For Speed eu não achei demo, e vi que tem dois lá (undercover e shift). Qual é melhor? São melhores que o Aslphalt 5 (que achei bem legal).

E o SimCity do iPhone, alguém jogou? Presta?

E se alguém se interessar. Eu recomendo alguns dos que eu comprei:
Broken Sword, Plants Vs Zombies, Wolf RPG, Zombie Smash. São muito bons e viciantes.

O Mass Effect Galaxy e o Simpsons (que comprei por 1 dolar cada um), são mais simples, mas valem a pena pelo preço.:kongpositivo:
 

billrivas

Bam-bam-bam
Mensagens
9.604
Reações
1.247
Pontos
389
jogos que ja comprei e sao viciantes demais:

Bejeweled 2

Duke nuken 3D

Real racing

MX Mayhen ( de moto tipo Trials)

NFS Shift

Rock Band

Pocket God (maneiro ese tambem)

F1 2009

RC Plane (aviao de radio controle)

X-plane


Esses ai jogo direto, e o resto uso as apps de musica, como teclado e beat box.
 

BiLL.psp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.774
Reações
297
Pontos
204
Quanto eu tinha o iPhone eu jogava muito Assassins Creed e Guitar World Tour.

Altamente recomendado.
 


Marello

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.945
Reações
3.066
Pontos
1.349
O Street Fighter 4 ta em promoção por 3 dias!

Quem tiver interesse, corre lá!


E alguém pegou o Crash Course?
Jogo imitação de Super Stardust HD (do PS3), só que é o primeiro jogo do iPhone que suporta óculos 3D.

Parece bacana, tá por US$ 1.99 (não sei se é preço final ou promoção).
 

strike gamer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.421
Reações
3.948
Pontos
979
Tenho um IPhone 3GS e o PSP...

No IPhone, simplesmente não consigo jogar jogos muito complexos, que tenha controle e tal...

Agora, jogos intuitivos, que tem que ficar virando a tela, com gráficos simples e bem casuais, jogo bastante...

E o framerate da maioria dos jogos maiores do IPhone tbém deixa a desejar...

Por isso, plataforma principal de jogos portátil continua sendo o PSP disparado o melhor na minha opinião.
 

Sadako Man

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.974
Reações
1.979
Pontos
999
Pra mim, os melhores jogos do iPhone, e os que eu mais joguei são:

Street Fighter IV (jogo quase todo dia, sou melhor nele do que no PC :D, especiais simplificados FTW!altos combos hehe[kcool])

Tom Clancy HAWX : Esse é muito bom, melhor jogo de avião do iPhone. exatamente igual à versão de PC/console, até os gráficos ficaram excelentes.

Brick Breaker Deluxe 2: Muito viciante, e as músicas são ótimas!


Real Tennis 09: Muito bom e bem competente nos gráficos.


Só tá faltando um jogo do Robot Unicorn pro iPhone/iPod...[ksafado]
 

llqs

Bam-bam-bam
Mensagens
13.655
Reações
1.351
Pontos
414
Recomendo Archbalds Adventure, joguinho de plataforma cheio de puzzles e bem longo.

rjidt0.jpg
 

Marello

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.945
Reações
3.066
Pontos
1.349
Vou começar a fazer reviews de alguns jogos que peguei pro iPhone. Começar com esses:

Street Fighter IV - Caramba, quem não comprou o Street IV do iPhone com medo dos controles, pode pegar sussa, funciona incrivelmente bem.
Alguns golpes como os de carregar, eu acho até mais facil de fazer no iPhone do que com o direcional do 360 (mesmo sem usar a regalia do botao especial, to falando do movimento completo mesmo).
O único problema do Street é que tem poucos personagens. Espero que lancem uma expansão em breve com mais personagens, e com modo online (será que funcionaria legal com o 3G?). Dou nota 8 pro Street, por superar minhas expectativas. Ainda mais que peguei ele com 30% de desconto. Mas se tivesse mais personagens e online, seria 10 com certeza. :D

Final Fantasy I - Joguei pouco. Mas o que falar sobre o jogo? Achei a historia muito simplista por enquanto, bem basica mesmo (acho que já vi melhores em jogos de RPG maker). Mas aqui o que vale é o saudosismo, pra retrogamer deve ser um prato cheio. Os controles ficaram bons, mas parece que tem um delay proposital quando você clica em algum menú (você clica, ele ilumina a opção e depois de 1 segundo ele ativa), não entendi o porque do delay (não sei se é original do jogo), mas só sei que me incomodou no começo. Os gráficos estão bem simples nas cidades e mapas, mas estão bons. Nas batalhas eles capricharam bem mais, e os cenários e monstros estão bem bonitos. É um bom jogo, mas é caro demais pros padrões do iPhone. Tem RPG bem mais bem feito por menos da metade do preço. Acho que se fosse um FF6, ou Chrono eu aceitaria de boa pagar os 9 dolares que cobram, mas pra FF1 eu acho que não vale. Nota 6.

Plants Vs Zombies - Esse sim vale cada centavo. Muito bom mesmo esse jogo, e muito viciante. Os controles ficaram perfeitos no iPhone, pois é tudo imediato, vc clica na planta e onde você quer plantar e pronto. Bem mais prático que com mouse ou num controle convencional. O jogo tem uma porrada de fase, um monte de tipo de planta e zumbi, é oferece bastante opção estratégica. E ainda custa só 2.99 dolares. Compra obrigatória. Nota 10.


We Rule - É um joguinho free de estratégia. Na verdade nem chega a ser estratégia. É um simulador de reino. O objetivo é ganhar dinheiro e experiência pra constantemente ampliar seu reino. Então você constroi casas, fazendas, colhe impostos/lucros e vai jogando. Tem graficos bacaninhas e é um jogo online, onde vc pode ter reinos de amigos como vizinhos, e um ajuda o outro fazendo "encomendas" de outro reino. É uma mistura de Sim City com FarmVille beeeeem simplificado. E que não permite que você jogue direto por muito tempo (pois tudo que você faz no jogo demora horas pra ficar pronto). Então vc vai lá, planta um negocio de manhã, e vai colher só no fim do dia... é o tipo de jogo que vc joga só um pouquinho por dia, mas que da pra pegar nos momentos que você não tem nada pra fazer mas tb n tem tempo de jogar nada complicado, como na fila do banco, espera do médico, ou mesmo num intervalo do trabalho. Meio difícil de dar nota pra um jogo free... então só fica um "recomendo conhecer".

we-rule-20100329104926611_640w.jpg



Broken Sword - Eu curtia muito esse jogo. Mas acabei não jogando até o fim. Então foi a deixa pra pegar de iPhone. A versão do iPhone ficou muito bem feita. Além dos graficos fiéis a versão de PC, essa versão é mais completa que a original (como se fosse um Director's Cut). No PC vc jogava só com o George Stobbart, um americano que testemunhou um atendado em um Café em París. Na versão do iPhone, além de jogar com ele, você joga também com a Nico, a reporter que está investigando o caso em paralelo. Acrescentanto bem mais horas de jogo, e também bem mais elementos pra historia. Jogabilidade adventure "point and click" funciona bem no iPhone, então não tem do que reclamar. O único porém é que as vezes você precisa clicar em detalhes minúsculos da tela que as vezes leva um tempo pra você acertar com o dedão na tela. Mas como o jogo não requer agilidade, então não chega a ser problema. Se não me engano, este custou 3 ou 4 dolares. Verdadeira pechincha pra um clássico desses. Nota 9

Broken+Sword+Director%27s+Cut+3.jpg


brokensword_1356146c.jpg
 

Uzumaki_Naruto

Bam-bam-bam
Mensagens
9.514
Reações
1.426
Pontos
339
Recomendo a quem estiver querendo jogos de corrida: GT Racing Academy. :king

Posso dizer que é o Gran Turismo do iPhone, a parada é muito louca mesmo.

Procurem a demo na AppStore se tiver, e comprovem. :kongpositivo:
 
Topo Fundo