O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


IPS x VA - IMAGENS [Dúvida]

RAG

Ser evoluído
Mensagens
45
Reações
7
Pontos
19
Galera,

Há pouco tempo postei um tópico no qual formulei algumas indagações a respeito de características das TV's de plasma e obtive ótimas respostas de usuários que demonstraram possuir bom conhecimento sobre televisores.

Sei que, infelizmente, essas perguntas tendem a descambar para discussões infrutíferas e "fanboyisticas", mas como estou prestes a comprar uma nova TV e, honestamente, pouco sei sobre esse tema, me sinto compelido a tornar fazer perguntas aqui.

Bom, indo ao ponto, estou entre dois modelos, quais sejam:

1- Samsung UN40F5500
2- LG 42LB5800

A questão é que cada modelo usa uma "tecnologia" diferente, a Samsung possui um painel VA e a LG o IPS.

Pelo que pude concluir das minha análises a principal diferença entre as duas telas é o contraste e ângulo de visão. O painel VA ganha no primeiro, o IPS no segundo.

Saindo da concepção genérica e indo para a análise do caso concreto, exponho abaixo os seguintes dados coletados a respeito dos modelos supracitados:

1- Samsung UN40F5500

f5500-led-dark-scene-dark-room-medium.jpg

f5500-led-bright-scene-bright-room-medium.jpg

Black: 0.022 cd/m2
White: 99.7 cd/m2
Contrast: 4532 : 1
The F5500 is really good in a dimmed room. Its blacks are deep for an LED.

2- 2- LG42LB5800
lb5800-dark-room-medium.jpg

Black: 0.125 cd/m2
White: 98.69 cd/m2
Contrast: 790 : 1
The contrast ratio of the LG LB5800 is low. In a dark room, the blacks are gray and the shadow details aren't good.

Bom, pelos dados e imagens escolheria o painel VA, ocorre que diversos reviews apontam a necessidade de se estar virado para o centro da tela e com a visão no meio dela para se ter uma qualidade de imagem boa, caso contrário há perda muito significativa de contraste e saturação, ao passo que com a TV da LG esse problema inexistiria em razão do amplo ângulo provido pelo IPS.

Considerando que minha visão ficará abaixo do nível indicado - minha visão ficará no nivel da base da tela, não do centro - considero a LG uma opção.

Dai surgem minhas perguntas:

1- Alguém tem esse modelo ou uma tv da samsung com esse painel? Não estar com a visão centrada no meio da tela de fato reduz sensivelmente a qualidade da imagem?

2- Alguém possui esse modelo da LG ou uma outra tela com a tecnologia IPS? O contraste de fato é tão insatisfatório como o apontado nas imagens? É algo que se acostuma? pois, afinal, ainda que mais "lavada" dá para notar mais detalhes na imagem da LG.

Por favor, quem puder me ajudar ficaria deveras grato!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.664
Reações
20.660
Pontos
1.344
Galera,

Há pouco tempo postei um tópico no qual formulei algumas indagações a respeito de características das TV's de plasma e obtive ótimas respostas de usuários que demonstraram possuir bom conhecimento sobre televisores.

Sei que, infelizmente, essas perguntas tendem a descambar para discussões infrutíferas e "fanboyisticas", mas como estou prestes a comprar uma nova TV e, honestamente, pouco sei sobre esse tema, me sinto compelido a tornar fazer perguntas aqui.

Bom, indo ao ponto, estou entre dois modelos, quais sejam:

1- Samsung UN40F5500
2- LG 42LB5800

A questão é que cada modelo usa uma "tecnologia" diferente, a Samsung possui um painel VA e a LG o IPS.

Pelo que pude concluir das minha análises a principal diferença entre as duas telas é o contraste e ângulo de visão. O painel VA ganha no primeiro, o IPS no segundo.

Saindo da concepção genérica e indo para a análise do caso concreto, exponho abaixo os seguintes dados coletados a respeito dos modelos supracitados:

1- Samsung UN40F5500

f5500-led-dark-scene-dark-room-medium.jpg

f5500-led-bright-scene-bright-room-medium.jpg

Black: 0.022 cd/m2
White: 99.7 cd/m2
Contrast: 4532 : 1
The F5500 is really good in a dimmed room. Its blacks are deep for an LED.

2- 2- LG42LB5800
lb5800-dark-room-medium.jpg

Black: 0.125 cd/m2
White: 98.69 cd/m2
Contrast: 790 : 1
The contrast ratio of the LG LB5800 is low. In a dark room, the blacks are gray and the shadow details aren't good.

Bom, pelos dados e imagens escolheria o painel VA, ocorre que diversos reviews apontam a necessidade de se estar virado para o centro da tela e com a visão no meio dela para se ter uma qualidade de imagem boa, caso contrário há perda muito significativa de contraste e saturação, ao passo que com a TV da LG esse problema inexistiria em razão do amplo ângulo provido pelo IPS.

Considerando que minha visão ficará abaixo do nível indicado - minha visão ficará no nivel da base da tela, não do centro - considero a LG uma opção.

Dai surgem minhas perguntas:

1- Alguém tem esse modelo ou uma tv da samsung com esse painel? Não estar com a visão centrada no meio da tela de fato reduz sensivelmente a qualidade da imagem?

2- Alguém possui esse modelo da LG ou uma outra tela com a tecnologia IPS? O contraste de fato é tão insatisfatório como o apontado nas imagens? É algo que se acostuma? pois, afinal, ainda que mais "lavada" dá para notar mais detalhes na imagem da LG.

Por favor, quem puder me ajudar ficaria deveras grato!

Olha só posso falar pelo monitor e tv lG com painéis IPS. E te digo de qualquer lugar, de baixo, de lado, a imagem não perde detalhes. Se comparado ao monitor TN q eu tinha antes q só de virar um pouco pro lado a imagem ficava toda desfocada.

Não sei como são esse painéis VA, seria bom outra pessoa responde melhor já tendo testado os dois.

flws
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Contraste é o atributo que mais confere qualidade a imagem, dá a sensação de maior resolução e o preto cinza é broxante, iria de VA.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Minha TV é uma Philips com painel IPS da LG. Eu não vejo problemas na imagem dela.

O preto mais preto faz mais diferença em um ambiente escuro. Em um ambiente mais claro pode ser até mais desejável essa imagem mais "lavada".

Uma coisa que sinto é que as empresas calibram as cores diferentes, ai talvez isso até faça mais diferença que a tecnologia dos painéis.

Como você mesmo viu em um ambiente escuro e posicionado bem a imagem do VA da Samsung provavelmente é superior. A questão toda é o quanto isso é relevante pro uso da TV, e isso é completamente pessoal.
 
Topo Fundo