O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Limpeza PS4 , com manta de carbono

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.602
Pontos
453
Depois de 5 longos anos de uso , resolvi tirar a virgindade do meu PS4 Phat de guerra e abrir para limpar, isso mesmo ele nunca havia sido aberto, e todo mundo sabe que esse console teve o sistema de ventilação fabricado pelos mesmos engenheiros do Boeing 747 , menus ou telas onde o frame rate fica unlocked o console vai meter o cooler no máximo.

Como eu queria fazer uma manuntenção quase que permanente, eu não sou muito fan de abrir esses consoles com tecnologia mais nova pela sensibilidade dos componentes á estática e outros fatores. Depois de pesquisar varias firulas sobre qual a pasta termica seria a melhor , descobri através de um video de um gringo que tem uma assistencia que o melhor seria NAO USAR PASTA TERMICA , e sim um pad termico de carbono! Segundo ele, ele colocou em mais de 200 PS4s e nunca mais nenhum voltou.

207399

Outra vantagem é que ele tem Condutividade térmica: 62,5 W / (m · K) até 6x maior que as melhores pastas do mercado, so fica um pouco abaixo de Metal Liquido cerca de 73 W/mk , sem falar que é muito mais limpo de colocar e pode ser reutilizado por muitas vezes e o melhor , ele não deteriora!



Bom mãos ao trabalho

MBhWDXt.jpg


como voces podem ver tava bem sujinho

DBcKzrF.jpg


jO7kg7f.jpg
MvEKtS0.jpg


a pasta termica estava bem ressecada já

4Y91AAo.jpg


Aqui o pad colocado, fiz basicamente como o cara ensinou no video, cortei o PAD na medida do nucleo da APU , e coloquei 4 goticula de pasta termica nos cantos da APU apenas para o PAD grudar , porque voce tem que colocar a placa mae de cabeça pra baixo no lugar, como comprei um PAD de 38x38 acredito que de mais um pedaço pro XBOX ONE S e talvez para minha GPU do PC . Aproveitei também e coloquei pads novos em todas as memórias , ja que criei coragem para abrir já queria fazer algo bem feito mesmo! (use pads especificos pra memoria já que o pad de carbono conduz eletrecidade)

rljZPwL.jpg


Agora so abro 1x por ano para limpar o cooler, teve testes que os caras reutilizaram até 50x esses pads e estavam de boas ainda
o console ficou mais silencioso e deu um gás ate no menu, realmente não vale a pena deixar assim por muito tempo, agora tá muito caro video game, o PS4 valorizou muito de volta e esse meu ainda tem o demo do P.T Silent Hills XD kk então não to a fim de perder ele, e o PHAT é o modelo que eu mais gosto, principalmente por causa do design.
 
Ultima Edição:

Synyster_OS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.853
Reações
866
Pontos
604
Cara, não há necessidade de gastar dinheiro com esse thermalpad o resultado que vai obter é praticamente o mesmo de que com uma pasta de boa qualidade, tipo MX4 ou até mesmo a Kryonaut.

O maior problema do PS4 é a sujeira que se acumula com o tempo no dissipador, formando aquele "tapetinho" e impedindo o ar de circular entre as chapas de dissipação do dissipador.
Dessa forma, sem ar circulando, o termostato do aparelho entende que está precisando de mais ar e mais ar e mais ar e vai subindo a rotação até o máximo e nos casos mais extremos se desliga para proteger os componentes.

Para o PS4 fat e slim usar a pasta MX4 de 8w/mk já é mais que o suficiente.
PS4 Pro que já deve usar algo com mais w/ml, tipo a própria Kryonaut (+/- 14w/mk) ou a Mastergel Maker(11w/mk).

Essa foto aí foi da última manutenção preventiva que fiz. PS4 fat também, thermalpads das memórias ressecados e troquei por outro da Artic.
f9e5ec0171a41d5d9359e861b02a23c1.jpg
b1bf6843aac45064fd55f9185053330c.jpg
6d9e9906425fcfeee0d7cf1fa87de851.jpg
3d67a314af47048c18c4c0eb57623afb.jpg


Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

Phoenix89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
836
Reações
985
Pontos
784
Achei interessante mas troquei recentemente a pasta térmica no PS4 Pro, coloquei a Thermal Grizzly padrão (12.5w/mk). Acredito que na prática a temperatura deve ser a mesma que essa manta térmica, será que o console ficaria ao menos mais silencioso?
 

Synyster_OS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.853
Reações
866
Pontos
604
Achei interessante mas troquei recentemente a pasta térmica no PS4 Pro, coloquei a Thermal Grizzly padrão (12.5w/mk). Acredito que na prática a temperatura deve ser a mesma que essa manta térmica, será que o console ficaria ao menos mais silencioso?
Ficaria do mesmo jeito.
O PS4 seja fat, slim ou pro sempre vai fazer um pouco de barulho.
O importante é não subir demais a rotação porque isso significa que tem coisa errada.
Eu já fiz os testes, eu coloquei a Mastergel Maker de 11w/mk e ficou ótimo. Daí comprei a Conductonaut que no caso é o metal líquido e tive resultados muito parecidos.
Esses produtos desse nível mostram diferentes em PCs com overclock ou muito mais potência. Para PS4 Pro e Xbox One X Kryonaut já é mais que suficiente e Xbox One fat e S e PS4 fat e Slim a MX4 é perfeita.
Já trabalho com isso a 6 anos e fiz inúmeros testes, com diversas pastas e de coeficientes diferentes.

O que não pode em hipótese alguma é fazer o que uns fazem, pegar aquela pasta branca, achando que é tudo igual e meter no game [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]... Pior que tem gente demais que faz

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.602
Pontos
453
Cara, não há necessidade de gastar dinheiro com esse thermalpad o resultado que vai obter é praticamente o mesmo de que com uma pasta de boa qualidade, tipo MX4 ou até mesmo a Kryonaut.

O maior problema do PS4 é a sujeira que se acumula com o tempo no dissipador, formando aquele "tapetinho" e impedindo o ar de circular entre as chapas de dissipação do dissipador.
Dessa forma, sem ar circulando, o termostato do aparelho entende que está precisando de mais ar e mais ar e mais ar e vai subindo a rotação até o máximo e nos casos mais extremos se desliga para proteger os componentes.

Para o PS4 fat e slim usar a pasta MX4 de 8w/mk já é mais que o suficiente.
PS4 Pro que já deve usar algo com mais w/ml, tipo a própria Kryonaut (+/- 14w/mk) ou a Mastergel Maker(11w/mk).

Essa foto aí foi da última manutenção preventiva que fiz. PS4 fat também, thermalpads das memórias ressecados e troquei por outro da Artic.
f9e5ec0171a41d5d9359e861b02a23c1.jpg
b1bf6843aac45064fd55f9185053330c.jpg
6d9e9906425fcfeee0d7cf1fa87de851.jpg
3d67a314af47048c18c4c0eb57623afb.jpg


Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

O radiador do meu não estava com tanto pó igual o seu, poeira é tenso mesmo !

Achei interessante mas troquei recentemente a pasta térmica no PS4 Pro, coloquei a Thermal Grizzly padrão (12.5w/mk). Acredito que na prática a temperatura deve ser a mesma que essa manta térmica, será que o console ficaria ao menos mais silencioso?

Então aqui tem outro video do cara explicando sobre isso



Parece que depois de 3 meses os clientes se queixavam que os ruidos voltavam nos consoles, ai ele optou por usar o pad nos consoles e ninguem reclamou mais
assim eu não quero desabonar nenhuma pasta termica aqui citada , elas são bem eficientes sim, eu ainda joguei Resident Evil Village do começo ao fim no estado que o PS4 tava nas fotos, antes da limpeza e ele tava aguentando bem, obviamente o cooler aumentava e tinha um certo delay no menu do PS4, mesmo assim ele não estava com sobre aquecimento, eu optei por esse pad mas pela duralibilidade dele do que pela eficiencia em si, vi alguns videos e outros relatos de pessoas que usaram ele em equipamentos com sobre aquecimento como PS3 e notebooks da HP que com o pad de carbono não desligaram mais , então se o seu console estiver legal como o meu está acho até meio overkill usar porque ele é mais caro mesmo , porem aqui vai me servir para 2 consoles e talvez a placa de video entao se dividor por 2 ou 3 da o preço de uma pasta termica boa. Mas mesmo assim acima de tudo a limpeza é muito importante , o maior causador de aquecimento é justamente o algodão de pó inpendindo de o calor ser exaustado de dentro do console.
 


Phoenix89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
836
Reações
985
Pontos
784
Ficaria do mesmo jeito.
O PS4 seja fat, slim ou pro sempre vai fazer um pouco de barulho.
O importante é não subir demais a rotação porque isso significa que tem coisa errada.
Eu já fiz os testes, eu coloquei a Mastergel Maker de 11w/mk e ficou ótimo. Daí comprei a Conductonaut que no caso é o metal líquido e tive resultados muito parecidos.
Esses produtos desse nível mostram diferentes em PCs com overclock ou muito mais potência. Para PS4 Pro e Xbox One X Kryonaut já é mais que suficiente e Xbox One fat e S e PS4 fat e Slim a MX4 é perfeita.
Já trabalho com isso a 6 anos e fiz inúmeros testes, com diversas pastas e de coeficientes diferentes.

O que não pode em hipótese alguma é fazer o que uns fazem, pegar aquela pasta branca, achando que é tudo igual e meter no game [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]... Pior que tem gente demais que faz

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Beleza, vou deixar assim e futuramente quando precisar uso a Thermal Grizzly que já tenho (comprei uma de 11,1g). Fiz uma limpeza completa e essa troca da pasta que veio no console pela Thermal Grizzly, já rendeu uma boa diferença de temperatura e o fan também ficou notavelmente mais calmo. Antes colocava um jogo pesado e o fan já disparava, agora ficou mais suave. O PS4 Pro de qualquer maneira, é esquentadinho mesmo né? Os jogos mais pesados devem exigir bastante do console.

O PS3 Slim CFW aqui estava desligando com uma 1 hora, coloquei a Thermal Grizzly e foi até covardia... Desligamentos resolvidos, a temperatura caiu bastante e o console ficou muito silencioso.
 

Synyster_OS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.853
Reações
866
Pontos
604
Beleza, vou deixar assim e futuramente quando precisar uso a Thermal Grizzly que já tenho (comprei uma de 11,1g). Fiz uma limpeza completa e essa troca da pasta que veio no console pela Thermal Grizzly, já rendeu uma boa diferença de temperatura e o fan também ficou notavelmente mais calmo. Antes colocava um jogo pesado e o fan já disparava, agora ficou mais suave. O PS4 Pro de qualquer maneira, é esquentadinho mesmo né? Os jogos mais pesados devem exigir bastante do console.

O PS3 Slim CFW aqui estava desligando com uma 1 hora, coloquei a Thermal Grizzly e foi até covardia... Desligamentos resolvidos, a temperatura caiu bastante e o console ficou muito silencioso.
Sim, principalmente o Pro de primeira geração, faz mais barulho.
Mas coisa leve não tem problema. Eu tenho pra mim que isso é defeito de fabricação mesmo. Se você um dia puder comparar, vai ver que o tamanho do dissipador do PS4 de modo geral é horrível, nem se comparar com os Xbox One que são verdadeiras máquinas nesse sentido.
Mas mantenha sempre assim, vai ser ótimo, pode apostar

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

Synyster_OS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.853
Reações
866
Pontos
604
O radiador do meu não estava com tanto pó igual o seu, poeira é tenso mesmo !



Então aqui tem outro video do cara explicando sobre isso



Parece que depois de 3 meses os clientes se queixavam que os ruidos voltavam nos consoles, ai ele optou por usar o pad nos consoles e ninguem reclamou mais
assim eu não quero desabonar nenhuma pasta termica aqui citada , elas são bem eficientes sim, eu ainda joguei Resident Evil Village do começo ao fim no estado que o PS4 tava nas fotos, antes da limpeza e ele tava aguentando bem, obviamente o cooler aumentava e tinha um certo delay no menu do PS4, mesmo assim ele não estava com sobre aquecimento, eu optei por esse pad mas pela duralibilidade dele do que pela eficiencia em si, vi alguns videos e outros relatos de pessoas que usaram ele em equipamentos com sobre aquecimento como PS3 e notebooks da HP que com o pad de carbono não desligaram mais , então se o seu console estiver legal como o meu está acho até meio overkill usar porque ele é mais caro mesmo , porem aqui vai me servir para 2 consoles e talvez a placa de video entao se dividor por 2 ou 3 da o preço de uma pasta termica boa. Mas mesmo assim acima de tudo a limpeza é muito importante , o maior causador de aquecimento é justamente o algodão de pó inpendindo de o calor ser exaustado de dentro do console.
Em se tratando de durabilidade e praticidade, sem dúvidas o thermalpad de carbono vai ser super superior kkkk
Toda vez que tira o dissipador nunca pode recolocar, sempre tem que limpar e reaplicar a pasta para poder agir na pressão de forma correta, sem ter bolsas de ar no meio da pasta.
Agora essa "malha" de sujeira, isso mata mesmo, sem do nem piedade

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

Phoenix89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
836
Reações
985
Pontos
784
Sim, principalmente o Pro de primeira geração, faz mais barulho.
Mas coisa leve não tem problema. Eu tenho pra mim que isso é defeito de fabricação mesmo. Se você um dia puder comparar, vai ver que o tamanho do dissipador do PS4 de modo geral é horrível, nem se comparar com os Xbox One que são verdadeiras máquinas nesse sentido.
Mas mantenha sempre assim, vai ser ótimo, pode apostar

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Depois vou pesquisar aqui mas muito provavelmente o meu é dessa primeira geração, pois pelo que me lembre comprei próximo da data de lançamento. A melhora realmente foi notável, fiquei satisfeito. :rox

Nunca tive o Xbox One, vou conferir uns vídeos pra ter uma ideia das diferenças.

Enfim, agradeço.
 
Topo Fundo