O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LINUX, Hardware e PC Gaming, como anda esta relação? Dionatan Simioni do canal DioLinux

Mega X!

Habitué da casa
Mensagens
285
Reações
118
Pontos
94


Tópicos

1:05 - Como anda o mercado de Hardware para Linux?
4:14 - Os drivers da NVIDIA são melhores?
8:24 - PC Gamer e Linux, jogos para a plataforma
12:15 - Windows dentro do Linux é uma solução?
18:15 - Pergunta pessoal: Você tem alguma máquina com Windows?
20:08 - Em jogos que rodam nas duas plataformas, você notou diferença de performance?
26:46 - Jogos para Windows vs Linux - Uma questão cíclica, expectativas para o futuro?
33:22 - Alguma distribuição é "melhor para games"?
37:40 - Considerações finais
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.577
Reações
179.723
Pontos
1.514
Já melhorou bastante, mas ainda não dá pra viver sem o Windows se tu quer os jogos AAA (uma minoria sai nativa pro Linux, ou quase nada) rodando nativamente com performance plena.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.860
Reações
10.518
Pontos
1.069
Já melhorou bastante, mas ainda não dá pra viver sem o Windows se tu quer os jogos AAA (uma minoria sai nativa pro Linux, ou quase nada) rodando nativamente com performance plena.
Sim melhorou muito, da minha lista de jogos da Steam 30% já rodam em Linux, e muitos são AAA como o novo Deus Ex. Além disso o Wine vem melhorando absurdamente o suporte e já está rodando DX11, outro dia testei The Witcher 3 e já está jogável mas com bugs, acredito que em poucos anos já rode quase 100%.

O que eu acho que a Valve tem que fazer é entrar de vez no mercado de consoles com o Steam OS, esse é o momento certo, já que o Vulkan está se tornando o padrão da indústria em detrimento ao DX12. Ficar esperando a boa vontade das outras empresas não vai levar a canto nenhum.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.577
Reações
179.723
Pontos
1.514
Sim melhorou muito, da minha lista de jogos da Steam 30% já rodam em Linux, e muitos são AAA como o novo Deus Ex. Além disso o Wine vem melhorando absurdamente o suporte e já está rodando DX11, outro dia testei The Witcher 3 e já está jogável mas com bugs, acredito que em poucos anos já rode quase 100%.

O que eu acho que a Valve tem que fazer é entrar de vez no mercado de consoles com o Steam OS, esse é o momento certo, já que o Vulkan está se tornando o padrão da indústria em detrimento ao DX12. Ficar esperando a boa vontade das outras empresas não vai levar a canto nenhum.

sim, concordo!


Mas ainda acho complicado ficar sem o Windows.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Pra quem quer jogar ainda nao tem como fugir completamente do Windows, quem sabe isso mude daqui uns 10, 15 anos mas hoje em dia a realidade é essa
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.860
Reações
10.518
Pontos
1.069
Pra quem quer jogar ainda nao tem como fugir completamente do Windows, quem sabe isso mude daqui uns 10, 15 anos mas hoje em dia a realidade é essa
Já li que quando a MS lançou o Windows 8.1, que era péssimo para jogos, a indústria quase debandou para o Linux, foi por causa disso que a Steam criou o Steam OS e também por causa disso toda a indústria começou a apoiar o Vulkan.

Foi por causa dessa pressão que a Microsoft priorizou os jogos no Windows 10 e começou a unificar o software com a divisão Xbox.
 


-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.577
Reações
179.723
Pontos
1.514
Já li que quando a MS lançou o Windows 8.1, que era péssimo para jogos, a indústria quase debandou para o Linux, foi por causa disso que a Steam criou o Steam OS e também por causa disso toda a indústria começou a apoiar o Vulkan.

Foi por causa dessa pressão que a Microsoft priorizou os jogos no Windows 10 e começou a unificar o software com a divisão Xbox.


Windows 8 não era péssimo pra jogos não, usei ele desde o começo cara. Isso foi mais birra do Gaben com aquela história da M$ colocar aquela loja dela e com o risco de dar uma de Apple, ou seja, tudo passaria por ela e assim poderia barrar lojas de terceiros como o Steam. Se parar pra pensar, esse risco existia!

Já essa parte do Windows 10 com o Xbox até que faz sentido... ainda mais com a flopada que o Xone original deu.
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.589
Reações
13.569
Pontos
1.139
Gosto bastante da fluídez e por estar livre dos bugs aleatórios do Windows no linux, no dia que 100% dos jogos saírem para ambos os sistemas eu migro pro ubuntu.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.060
Pontos
1.774
Bem conforme já foi dito a biblioteca de games NATIVOS para Linux está aumentando ainda mais.
Dos 100 jogos mais vendidos da Steam de 2016, 40 já rodam em Linux nativamente.
Com a API VULKAN isto tende a aumentar AINDA mais.
Porém a realidade HOJE é que se você quer rodar jogos, não dá pra se livrar do Windows. Ele ainda reina absoluto, mas o cenário de jogos no Linux está mudando para melhor. Há 10 anos atrás em 2007 acho que nem tinha jogo da Steam que rodava em Linux. Então SIM, a biblioteca está crescendo exponencialmente.

O WINE também está melhorando muito, como disseram ele já roda DirectX 11, e já roda tranquilamente vários e vários jogos exclusivos de Windows, mas não são todos e é preciso configurar direitinho.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Não vou ver o vídeo, tô com preguiça (mas o canal é bom). Mas a situação tá melhorando em uma velocidade que eu não imaginava, acho que em pouco tempo jogar no linux vai ser uma alternativa real pra todos.

Há 10 anos atrás em 2007 acho que nem tinha jogo da Steam que rodava em Linux.

2007 nem tinha Steam pra Linux :klolz
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Lembro de ter jogado em 2003 em um PC bem modesto Doom 3 no Linux, acho que era o único game triplo A nativo disponível

Hoje tem muitos graças ao Steam

E a leveza desses games vai melhorar mais ainda com a morte do servidor X

Enviado de meu E5803 usando Tapatalk
 
Topo Fundo