O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Máquinas: Usinagem

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.776
Reações
35.136
Pontos
903
1666221592184.png
USINAGEM
A usinagem[1] compreende o processo de desgaste mecânico que visa dar forma a uma peça, seja ela metálica ou não, esse material chamamos de matéria-prima, cujo nome nas indústrias pode ser trocado por matéria bruta

Segundo ainda o dicionário Michaelis [2] usinagem significa o ato ou efeito de usinar. Na prática isto significa submeter um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado[3].

Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão, entre outros. A usinagem começou em tempos remotos com processos totalmente manuais e hoje em dia evoluiu muito com o uso de máquinas de alta precisão, como é o caso das chamadas CNC (com comando numérico computadorizado), com uma precisão que chega a ser tão pequena quanto a 1 mícron. Hoje em dia, a usinagem está presente em diversas indústrias, como a automotiva, a naval, a aeroespacial, a eletrônica, a de eletrodomésticos.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Usinagem)




USINAGEM CONVENCIONAL:
Torneamento:


Um dos processos mais conhecidos na usinagem, o torneamento consiste na moldagem da matéria-prima de qualquer geometria, em um formato cilíndrico ou cônico.



Aplainamento:


O processo de usinagem, conhecido como aplainamento, é responsável pela criação de superfícies planas, geradas pelo corte em movimento de translação.



Fresamento:


O processo de fresamento é um pouco mais complexo. Nele a ferramenta de corte promove um movimento de giro, ao mesmo tempo em que é empurrada contra a peça. Com a peça em movimento durante o processo, ao final podemos contar com um formato plano ou curvo.



Furação:


A furação é um processo em que uma broca de dois gumes cria uma cavidade cilíndrica na peça. Esse processo possui uma variação, conhecido como alargamento de furo, em que a broca responsável pela furação pode também aumentar o diâmetro do furo.



Brochamento:


O Brochamento é feito através de uma ferramenta multicortante, capaz de executar movimentos de translação com a peça estática, e assim dando forma à peça.



Retificação:


Esse processo permite a remoção de material com um fino acabamento, por meio de uma ferramenta feita de grãos abrasivos.

 

Anexos

  • 1666221565014.png
    1666221565014.png
    910,2 KB · Visualizações: 0
  • 1666221582564.png
    1666221582564.png
    910,2 KB · Visualizações: 0

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.776
Reações
35.136
Pontos
903
USINAGEM NÃO CONVENCIONAL:

Jato abrasivo




Jato de água



Usinagem ultrassônica



Usinagem eletroquímica



Usinagem eletroerosão




Usinagem por feixe de elétrons



Outros tipos de usinagem: arco plasma, feixe laser, usinagem química, usinagem fotoquímica, ferramental rápido e manufatura rápida.
 
Ultima Edição:

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.776
Reações
35.136
Pontos
903
1666222847584.png
HISTÓRIA DA USINAGEM:
Bastante complexa, a usinagem é uma técnica antiga, datando sua origem em 700 a.C., quando o ser humano já buscava maneiras de transformar ligas encontradas na natureza (em especial o ferro) em ferramentas para o seu dia a dia.
(https://www.coppermetal.com.br/blog/usinagem-ligas-metalicas/)



Para a obtenção de diversos produtos e objetos que usamos no nosso dia a dia, é necessário que eles passem por um longo e minucioso processo industrial, ao qual se dá o nome de usinagem.
Em outras palavras, a usinagem é o procedimento que dá forma às matérias-primas por meio de máquinas específicas.
Sendo assim, todo o processo entorno da fabricação de peças e ferramentas, por exemplo, é este. As peças em série que são produzidas pela indústria também são feitas por meio dessa técnica.
Portanto, o maior objetivo da usinagem de peças é a realização do trabalho da forma mais correta, ágil e perfeita possível.
O ato de usinar, por si só, possui atuação em diversas áreas, tais como: Mecânica; Eletrônica; Naval; Eletrodomésticos; Tecnologia; Aeroespacial; Automobilística, entre outras.

De uma forma mais ampla, realizar uma usinagem pode ser definido como colocar uma matéria-prima em uma determinada máquina para que a mesma saia com outro formato.
Há muito tempo, na pré-história, o homem da época já fazia uso de materiais com o objetivo de produzir outros tipos de produtos.
Contudo, foi somente no século XIX que se desenvolveu o aço rápido e, junto dele, as primeiras máquinas voltadas para a usinagem de materiais.
Apesar de, na época, tal atividade ser feita de modo braçal, o processo já havia evoluído e se tornado completamente diferente do que como era feito anteriormente.
Utilizando uma máquina chamada de torno, as peças usinadas eram formadas por rotação e delineadas de uma forma específica.
No ano de 1906, por sua vez, o torno recebeu novos incrementos e passou a contar com um motor. Isso deixou o processo mais rápido e eficaz do já era. Alguns anos depois, em 1925, foi a vez do surgimento do torno elétrico.
Com a mesma rapidez com que vinha se desenvolvendo, em 1960, o torno recebeu novas tecnologias e passou a ser automático. A nova máquina realizada a usinagem de uma forma mais parecida com a atual.
Porém, foi em 1978 que o cenário realmente sofreu uma revolução com a criação do torno computadorizado (CNC).
Nos dias atuais, são utilizados diversos outros equipamentos e materiais para o processo de usinagem. Um deles é o aço 1045, usado para a fabricação de pinos, parafusos, grampos, pinças, pregos, entre outras peças.

Usinagem de precisão


Como a história da usinagem é antiga, a área voltada a precisão da produção é a mais utilizada atualmente.
Esse fato se deve, pois o grande objetivo é produzir peças e equipamentos com o maior nível de precisão possível, com base em formulações tecnológicas computadorizadas.
O serviço em questão é feito por meio da usinagem CNC, que, resumidamente, diz respeito as máquinas conduzidas por comandos numéricos.
A usinagem de precisão pode ser aplicada em qualquer um dos serviços realizados pelos processos de usinagem, como o serramento, torneamento, fresamento, aplainamento, furação, brochamento, entre outros.
Com o passar do tempo e a evolução constante, os procedimentos para usinar peças com precisão tem se modernizado cada vez mais. Com o avanço das tecnologias e dos computadores, tem ficado mais fácil e dinâmico melhorar tais processos e, dessa forma, obter novas peças, além de proporcionar avanços significativos para o setor industrial e para a sociedade como um todo.

Usinagem 3 e 5 eixos


Entre os vários processos de usinagem existentes, os Centros de Usinagens 3 Eixos são um dos principais métodos utilizados nos dias de hoje.
Esse centro faz uso de computadores que automatizam máquinas e ferramentas em diversas etapas de produção. Com isso, os benefícios são gigantes, desde a automação e precisão, até o nível superior de.
Pensando ainda mais em evolução, os Centros de Usinagem 5 Eixos permitem maior flexibilidade no projeto de produção das peças, além de mais movimentos fluídos no cabeçote. Isso torna mais fácil e ágil o trabalho do operador, que não precisa gastar tempo com a configuração da máquina.
Popularmente, esses centros são os preferidos das aplicações aeroespaciais. Outra vantagem é que eles também podem ser usados em qualquer aplicação no qual uma máquina de 3 eixos já esteja implementada.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo