O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


MacBook - até onde compensa? E até onde é só luxo?

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Título autoexplicativo.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Se trabalha com áudio/vídeo/imagem de forma profissional compensa, de resto é luxo e dependendo do uso até um iPad Pro é melhor ou atende da mesma forma.
Problema que o Ipad Pro de mesmo tamanho do Macbook Air é até mais caro...se colocar a capa teclado da apple então ai é certeza que fica mais caro rs...

Minha opinião pessoal, de quem usou Windows 95% da vida e ainda uso, mas já trabalhei com Mac....é que se tiver grana, vale a pena.

É uma máquina cara, e em configuração parecida custa normalmente o DOBRO de um Windows equivalente.
Mas, é consistente, fácil de utilizar, tem uma tela acima da média, e como o @Azeon disse, muito boa pra editar vídeos e imagens.

O Windows, para o usuário leigo, é um perigo, se enche de lixo facilmente...prejudicando sua estabilidade e velocidade.
O MacOS é mais protegido desse tipo de lixo (não que não exista, existe também).

Eu acho que se você não pensa em economizar, e quer uma máquina estável, e funcione facilmente e principalmente se você já possui produtos Apple, o Macbook compensa.

Agora se você quer economizar, consegue sim, muitas vezes uma máquina Windows com configuração bem melhor pelo mesmo preço.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.883
Reações
51.007
Pontos
1.003
Em sistema de verdade é mais questão de preferência, celular e tablet é que é muito melhor
 


Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.033
Pontos
1.504
Mas se o cara é programador, ele não vai usar o da empresa?
Difícil uma empresa que não é de tecnologia fornecer Mac para programadores, geralmente a área que tem Mac Pro é a galera de design de produto, programador que se vire com um T410, até porque pra grande maioria da área de TI de uma empresa que não desenvolve software como produto é bem tranquilo.

Sem falar que dependendo da área e do tipo de software Mac vira luxo também, se pegar essas empresas de médio porte aí que fazem sistemas PDV geralmente só o dono/diretor que tem um Mac que só usa pra ler e-mail.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.606
Pontos
1.179
Mas vc faz freela de programar então? Ou programa no PC pessoal por estudo?
Ambos, mas todo dia eu estudo, e uso o Macbook.

Eu gosto de estudar no sofá, na cozinha, em outro lugar além do que trabalho, um notebook é bem mais prático.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Acho macOS muito inferior em termos de workflow que o Windows e as DEs e WMs mais famosas do Linux (Gnome, KDE e i3).

O hardware, porém, é excelente. Eu acho quase tudo perfeito e hoje o custo benefício é excelente, um Macbook Air M1 custa R$7k, tem nenhum concorrente no mercado brasileiro que chegue perto, por exemplo, o Dell XPS 13 Plus custa R$9k.

O interessante é que o suporte a Linux está bem avançado.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Mas no caso dos Apple M1 só tem o Asahi Linux mesmo, não?
Outras distros estão começando a dar suporte, como o Fedora.

O Asahi é um projeto muito voltado pra desenvolver drivers que vão integrar o kernel Linux, em algum momento qualquer distro funcionará plug and play.
 

Dream of Mirrors

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.992
Reações
879
Pontos
1.099
uso mac desde a faculdade e comprei o meu anos depois. lá se vão quase 20 anos com o sistema.

trabalho filmagem, com roteiro e fotografia, mas não edito e nem trato imagem em casa, porém assisto conteúdo e caço refs. uso meu mac mini em um monitor bom pra isso.

nos últimos dois anos estava sem notebook. meses atrás fui procurar e fiquei apavorado como a brincadeira fica cara quando tu procura um que tenha uma tela decente. comprei um macbook air M1 por 5k. por esse preço não achei um notebook com a mesma resolução e qualidade de tela, por exemplo. e nem custando mais caro eu encontrei.

então, assim: depende bastante do que tu procura, mas falar que mac é caro é ignorar o quão atrás a concorrência está na mesma faixa de preço no quesito qualidade dos periféricos. não dá pra não ter uma tela decente sem desembolsar um balaio de dinheiro no universo dos notebooks TAMBÉM.

e o sistema pode ser questão de costume, mas a coisa simplesmente funciona de uma maneira simples.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
7.204
Pontos
1.189
Tô com um MacBook Air M1 há cerca de um ano e meio e mais do que nunca digo que foi o melhor computador que já comprei.

Roda basicamente tudo que eu preciso relacionado a programação, design, arte e produtividade, faz zero barulho (não tem fans), a bateria dura um dia fácil, Touch ID é muito prático, roda muitos apps e games do iOS nativamente e sem contar os mínimos detalhes de UX da Apple que fazem toda diferença.

Realmente para jogar - principalmente AAAs - não é a melhor opção porque os desenvolvedores simplesmente não portam seus games para macOS e também porque o hardware dos Macs simplesmente não foca em games. Claro que tem alguns bons games e dá para, por enquanto, se virar com o Parallels e o CrossOver para rodar games de Windows.

Meus únicos contras no momento:
- 256 GB de armazenamento é muito pouco pra mim. No futuro, pretendo pegar um MacBook com pelo menos 1 TB;
- Poucas entradas, então acaba sendo necessário comprar hubs/adaptadores para USB-A, fone de ouvido convencional, etc.;
- Ainda não há Boot Camp para chips Apple silicon (M1 e M2).
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
Eu sou usuário de PC desde pequeno. Hoje atuo como profissional na área também (programação/consultoria). Sempre usei Windows a vida toda até entrar no meu emprego atual (já fazem uns 6+ anos). Neste emprego, recebi um Macbook pra trabalhar, nunca tinha mexido num antes.

Demorei umas semanas pra acostumar com Mac, devido aos vícios de uma vida com Windows.
Pra algumas coisas ele é mais prático e até melhor, mas hoje eu ainda prefiro usar Windows, inclusive pra trabalhar. O combo do Windows + WSL, mais a facilidade que eu tenho na plataforma por conta do meu histórico da vida toda usando Windows tornam ele mais agradável para minha pessoa. Fora que se pensa minimamente em usar o PC pra jogar, vai ter que ser Windows.

Os macs são máquinas robustas e poderosas e imo, um notebook mac tem uma longevidade maior que um note windows, mas isso vem também atrelado ao custo.
Minha digníssima por exemplo, que não é nenhuma entusiasta de PCs, teve péssimas experiências com notes Windows e é super satisfeita com o Macbook dela de 10 anos atrás, pra uso do dia a dia (trabalho administrativo).
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
No caso dos novos, difícil conseguir qualquer ultrabook ou notebook que tenha uma autonomia tão grande de bateria como os MacBooks, porém, isso sempre vai cair nas necessidades pessoais/profissionais, caso o preço já não seja um problema em si: é requerido que você tenha uma mobilidade tão grande? Se nunca usou, está disposto a lidar com a curva de aprendizado do sistema e do "ecossistema" Apple? As aplicações do dia a dia estão disponíveis no MacOS?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Acho macOS muito inferior em termos de workflow que o Windows e as DEs e WMs mais famosas do Linux (Gnome, KDE e i3).

O hardware, porém, é excelente. Eu acho quase tudo perfeito e hoje o custo benefício é excelente, um Macbook Air M1 custa R$7k, tem nenhum concorrente no mercado brasileiro que chegue perto, por exemplo, o Dell XPS 13 Plus custa R$9k.

O interessante é que o suporte a Linux está bem avançado.

Cara, o Asus Zenbook é um belo concorrente, ele tem configuração melhor que o Macbook Air, tela melhor e nessa faixa de R$ 7K e R$ 8k.
To falando do Zenbook novo com tela OLED.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Cara, o Asus Zenbook é um belo concorrente, ele tem configuração melhor que o Macbook Air, tela melhor e nessa faixa de R$ 7K e R$ 8k.
To falando do Zenbook novo com tela OLED.
Eu dei uma olhada, muito bom esse modelo.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
No Brasil, é apenas luxo.

Simples e preciso.

Macbook é maravilhoso, mas a pesada carga tributária nas lojas oficiais daqui deixam o preço absurdo.

Lá fora ele se equivale a um "bom notebook" logo essa discussão nem acontece por lá, pois o preço dele se equivale aos concorrentes.

Ainda que quando comparado Hardware x Hardware ele pode perder mas ai a discussão é outra já que o conjunto de um bom macbook é algo surreal.

Tive 3 e teria novamente se pudesse comprar sem ter de pagar 20K.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.681
Reações
12.586
Pontos
854
Eu diria que vale a pena para áudio e vídeo.

Eu trampo com Dev/Suporte à aplicações e me deram um MacBook Pro, to usando fazem uns 6 meses. Nunca tinha usado antes. Não sei se é costume, mas, prefiro mil vezes meu PC véio de guerra rodando Ubuntu ou Linux.

Achei o OS dele meio estranho e limitado, tem coisas em operações dele com arquivos que não me fazem muito sentido - ex: pq diabos o Finder não tem opção pra recortar arquivos?!

Sei lá, deve ser falta de costume de uso mesmo. Mas o som dele é sensacional.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Acho que compensa pegar um mac a partir do momento que um notebook slim com windows nao fizer oq um mac faz.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.357
Reações
47.417
Pontos
1.599
A questão é, não tem nenhum notebook na mesma faixa de preço aqui no BR que tenha o mesmo nível de desempenho, bateria e acabamento (unindo tudo).

Você até pode pegar um gamer da vida com uma 3060 e um i7H, teoricamente seria mais rápido, porém abateria é uma lástima e o acabamento é plástico puro. Ou você pode tentar achar um com o mesmo nível de acabamento (windows) e vai ver que vai ser mais caro, vai esquentar mais, bateria pior além de provavelmente perder pro M2 da apple.

Fora que se você usa iphone e ipad, bem, fica outra coisa.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Eu diria que vale a pena para áudio e vídeo.

Eu trampo com Dev/Suporte à aplicações e me deram um MacBook Pro, to usando fazem uns 6 meses. Nunca tinha usado antes. Não sei se é costume, mas, prefiro mil vezes meu PC véio de guerra rodando Ubuntu ou Linux.

Achei o OS dele meio estranho e limitado, tem coisas em operações dele com arquivos que não me fazem muito sentido - ex: pq diabos o Finder não tem opção pra recortar arquivos?!

Sei lá, deve ser falta de costume de uso mesmo. Mas o som dele é sensacional.
Sim, o macOS é muito bonito, mas tem muita coisa que no Windows e no Linux é normal que não tem nele. O Finder é terrível, nem o Drive do ChromeOS, que é um webapp é tão limitado assim.

Pra mim a grande vantagem do macOS em relação ao Windows é ser Unix-like. Só aí já abre um leque enorme de opções em aplicativos de linha de comando.

 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
A questão é, não tem nenhum notebook na mesma faixa de preço aqui no BR que tenha o mesmo nível de desempenho, bateria e acabamento (unindo tudo).

Você até pode pegar um gamer da vida com uma 3060 e um i7H, teoricamente seria mais rápido, porém abateria é uma lástima e o acabamento é plástico puro. Ou você pode tentar achar um com o mesmo nível de acabamento (windows) e vai ver que vai ser mais caro, vai esquentar mais, bateria pior além de provavelmente perder pro M2 da apple.

Fora que se você usa iphone e ipad, bem, fica outra coisa.

Cara os novos Zenbook são mais baratos e muito, muito bons, estou falando dos novos com tela OLED.
Em desempenho ficam pau a pau...porém em bateria o Mac ganha, mas ai vai de onde a pessoa vai usar.
E em sistema, eu ainda acho o MacOs melhor que o Windows.
Mas...eu preferi o Zenbook Oled, pq pelo preço dele, dava pra pegar um Mac M2 de entrada (8gb e 256gb) ai não tem como não...
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Cara os novos Zenbook são mais baratos e muito, muito bons, estou falando dos novos com tela OLED.
Em desempenho ficam pau a pau...porém em bateria o Mac ganha, mas ai vai de onde a pessoa vai usar.
E em sistema, eu ainda acho o MacOs melhor que o Windows.
Mas...eu preferi o Zenbook Oled, pq pelo preço dele, dava pra pegar um Mac M2 de entrada (8gb e 256gb) ai não tem como não...
Já testou alguma distro linux nele? Sempre escutei que os notebooks da asus não tem uma boa compatibilidade com linux.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
7.204
Pontos
1.189
Ah, sim, também concordo com as críticas ao Finder.

Mesmo usando macOS por cerca de um ano e meio - e também já usei antes em algumas empresas que trabalhei - ainda prefiro muito mais o Windows Explorer.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.357
Reações
47.417
Pontos
1.599
Cara os novos Zenbook são mais baratos e muito, muito bons, estou falando dos novos com tela OLED.
Em desempenho ficam pau a pau...porém em bateria o Mac ganha, mas ai vai de onde a pessoa vai usar.
E em sistema, eu ainda acho o MacOs melhor que o Windows.
Mas...eu preferi o Zenbook Oled, pq pelo preço dele, dava pra pegar um Mac M2 de entrada (8gb e 256gb) ai não tem como não...
Pau a pau? Nunca. Os intel de décima segunda são ótimos, mas ainda apanham dos chips da apple, principalmente em gráficos, aí fica até vergonhoso. Em bateria então, os M2 chegam ser mais que o dobro melhor.

O lance dos 256gb de ssd eu concordo, tenso, porém 8gb de ram vai mudar nada, um m2 com 8gb de ram vai dar pau em qualquer i7 aí com caralhocentos gb de ram.

Outra coisa é revenda. Revender um mac com 5-6 anos de uso é fácil, já vender um note windows com a mesma idade é praticamente impossível, a menos que você cobre uma ninharia.

 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Já testou alguma distro linux nele? Sempre escutei que os notebooks da asus não tem uma boa compatibilidade com linux.
Não testei não!

Pau a pau? Nunca. Os intel de décima segunda são ótimos, mas ainda apanham dos chips da apple, principalmente em gráficos, aí fica até vergonhoso. Em bateria então, os M2 chegam ser mais que o dobro melhor.

O lance dos 256gb de ssd eu concordo, tenso, porém 8gb de ram vai mudar nada, um m2 com 8gb de ram vai dar pau em qualquer i7 aí com caralhocentos gb de ram.

Outra coisa é revenda. Revender um mac com 5-6 anos de uso é fácil, já vender um note windows com a mesma idade é praticamente impossível, a menos que você cobre uma ninharia.


No caso o que eu me refiro é o Asus Zenbook 14x, que usa o Intel 12700H.
Mas não deve ser tão diferente do Intel 1280P

Em relação ao desempenho você está em parte certo, mas só em parte vou explicar
-Em gráficos você tem razão, não tem como discutir, os gráficos do M2 são superiores a qualquer GPU integrada da Intel de Notebook
-Em processador, eles estão bem parecidos, em alguns testes o M2 ganha e em outros testes o I7 12700H ganha, isso em pontuação, Benchmarks.
-O que da impressão do M2 ser superior é o MacOS, que ele é muito, mas muito mais otimizado que o Windows. Isso não tem como argumentar e nem discutir.
-Na Bateria, como eu já disse, nenhum notebook concorre com Macbook.

Em relação a revenda:
-Nisso também você esta certo, Macbook tem uma revenda BEM melhor que qualquer Notebook com Windows. Ainda que, eu consegui vender meu antigo notebook Windows de forma satisfatória, mas Macbook é muito mais fácil e perde menos valor. Isto tb está correto.

Mas veja, eu, queria um Macbook e pesquisando achei o Zenbook Oled.
Porque optei pelo Zenbook?
Só optei pelo Zenbook pq ele já vem 16Gb de RAM e 1 TB de SSD e tem uma tela INCRÌVEL. A tela dele nenhum macbook tem melhor.
Pelo preço que paguei, dava pra levar um Macbook Air de entrada (M2 com 8gb e 256 de SSD).
Para o meu uso eu optei pelo Zenbook....se eu fosse deixar o Macbook com 16GB e 1TB de SSD seria mais que o DOBRO do preço.
Mesmo com 512 de SSD o Macbook já ficava BEM mais caro.

Então eu fiz uma escolha rsss
 

heito2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.040
Reações
1.203
Pontos
844
Tenho um pc windows top de linha, 16gb de ram, ryzen 5600x, 3080 e um macbook m1
Prefiro o macbook pra absolutamente tudo.
É impressionante, construção, experiencia, acabamento, integração, tudo!
Hoje sempre estou com o m1 na mochila, trabalho com produção de textos e estudo como side-job; Nada melhor que abrir o computador e em 1segundo encontrar tudo pronto exatamente de onde vc parou quando fechou a tela.
 
Topo Fundo