O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


MacBook - até onde compensa? E até onde é só luxo?

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.026
Reações
6.893
Pontos
704
Simples e preciso.

Macbook é maravilhoso, mas a pesada carga tributária nas lojas oficiais daqui deixam o preço absurdo.

Lá fora ele se equivale a um "bom notebook" logo essa discussão nem acontece por lá, pois o preço dele se equivale aos concorrentes.

Ainda que quando comparado Hardware x Hardware ele pode perder mas ai a discussão é outra já que o conjunto de um bom macbook é algo surreal.

Tive 3 e teria novamente se pudesse comprar sem ter de pagar 20K.
O lance não é carga tributária. Aparelhos equivalentes importados não tem essa discrepância. É o "dolar apple" que é mto mais caro que as conversões dos concorrentes, pq brasileiro paga pra ter algo com o logo da maça no aparelho.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Aqui os Benchmarks de um Macbook Pro (da melhor configuração por 3800 dólares)
E de um Notebook PC de 3800 dólares
Ou seja equivalentes pelo preço....

No PC com essa grana pegaram um I9 com RTX 4090 da MSI




1678541863707.png



1678542131674.png

1678542199649.png

1678542237515.png



1678542344988.png
Exportação Adobe Premiere
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.720
Reações
27.102
Pontos
1.053

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.233
Reações
17.201
Pontos
1.053
excelente notebook
com o m1 pra cima é excelente
pq ai vc vai ter coisas que são raras em notebooks BRs
-Tela de alta qualidade
-Trackpad bom
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.746
Reações
7.081
Pontos
734
O tal do Mac air é um aparelho que sempre tive o interesse. Problema é que não tenho a mínima vontade de mexer em Mac OS, esses sistemas da Apple são bem travados, acho que aparecendo um Linux 100% nele, estudaria a compra de um.
O desempenho está muito bom, com refrigeração passiva e consumo excelente.
 


SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.484
Reações
42.347
Pontos
1.074
Meus dois cents:

Mac NUNCA vai ser melhor escolha tirando os casos profissionais especificos (1% do total). Mac é mais estável porque o usuário não pode fazer m****. Pega um windows 11, põe os recursos de politica de grupo que o usuário não pode ficar fazendo cagada e veja o windows nunca dar pau! A prova é que temos usuários que instalaram o Windows 10 no lançamento e até hoje não precisaram formatar, porque não ficam futucando o sistema igual um cupim (eu sou um deles, eu sei que cupinizo o sistema HAUIHAIUHAIUA).

Ou seja, estabilidade de sistema é história! Desempenho é contestável, afinal ele é bom pra edição, mas não é bom pra jogos, então....

Não pague o dobro pra ficar usando camada de compatibilidade em software e usar ARM!
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.031
Pontos
1.504
"Ain mas chip M1 benga esses Intel tudo!"

A galera exagera, mas aí pega todo o resto do conjunto, duração de bateria, peso, acabamento e qualidade do produto em si e o Mac sobra, infelizmente.
Chega a ser absurdo não ter absolutamente NENHUM concorrente da Apple quando o quesito é conjunto da obra em laptops, você vai sempre achar um concorrente que tem um ou outro aspecto melhor mas perde no restante, principalmente na bateria, é ridículo ver que o macbook do meu irmão dura umas 12~16 horas fácil com ele usando normalmente, não acho nem notebook com duração de bateria de 5+ horas que não custe um rim e tenha um carregador mais pesado que o próprio macbook.

Quando você vê um Macbook aberto e compara com um laptop da Asus, Avell, Lenovo mesmo os tops de linha você vê nitidamente a diferença na qualidade da construção, tem que lembrar que não é incomum um Macbook bem cuidado durar 10+ anos, enquanto esses notebooks de plástico com 3 anos de uso já começam a apresentar problemas na carcaça e etc.

Além de um detalhe extra que pode parecer tosco mas não é : Eu acho impraticável usar um laptop windows sem mouse mas é completamente viável usar um Macbook só com o trackpad deles, funciona bem demais depois que você aprende os movimentos e mesmo que tenham alguns concorrentes que tentam fazer a mesma coisa não chegam nem perto porque não são integrados no sistema.

Tem muita coisa que a Apple está na frente da concorrência e como falei acho absurdo não ter um laptop sequer no mercado no mesmo "segmento" digamos assim.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.484
Reações
42.347
Pontos
1.074
A galera exagera, mas aí pega todo o resto do conjunto, duração de bateria, peso, acabamento e qualidade do produto em si e o Mac sobra, infelizmente.
Chega a ser absurdo não ter absolutamente NENHUM concorrente da Apple quando o quesito é conjunto da obra em laptops, você vai sempre achar um concorrente que tem um ou outro aspecto melhor mas perde no restante, principalmente na bateria, é ridículo ver que o macbook do meu irmão dura umas 12~16 horas fácil com ele usando normalmente, não acho nem notebook com duração de bateria de 5+ horas que não custe um rim e tenha um carregador mais pesado que o próprio macbook.

Quando você vê um Macbook aberto e compara com um laptop da Asus, Avell, Lenovo mesmo os tops de linha você vê nitidamente a diferença na qualidade da construção, tem que lembrar que não é incomum um Macbook bem cuidado durar 10+ anos, enquanto esses notebooks de plástico com 3 anos de uso já começam a apresentar problemas na carcaça e etc.

Além de um detalhe extra que pode parecer tosco mas não é : Eu acho impraticável usar um laptop windows sem mouse mas é completamente viável usar um Macbook só com o trackpad deles, funciona bem demais depois que você aprende os movimentos e mesmo que tenham alguns concorrentes que tentam fazer a mesma coisa não chegam nem perto porque não são integrados no sistema.

Tem muita coisa que a Apple está na frente da concorrência e como falei acho absurdo não ter um laptop sequer no mercado no mesmo "segmento" digamos assim.
Bom, não tem o que fazer, afinal não tem como o Windows criar um gerenciamento especifico para cada um dos 187389612874687261371273982178467821 hardwares diferentes e combinações. e desculpa, a não ser que você vá para o meio do mato sem energia elétrica, não creio que você vá ficar 16 horas ininterruptas com o notebook sem por na tomada!

carcaça é só pegar um note com carcaça de metal que resolve o problema. Estou com um que o solid me passou que não tem problema nenhum na carcaça, e olha que ele foi muito bem usado, e já tem quase 10 anos!

Só lembrando que diferente da apple, que é um produto premium e feito pra durar, qualquer outro produto sofre com obsolescencia programada...
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
A galera exagera, mas aí pega todo o resto do conjunto, duração de bateria, peso, acabamento e qualidade do produto em si e o Mac sobra, infelizmente.
Chega a ser absurdo não ter absolutamente NENHUM concorrente da Apple quando o quesito é conjunto da obra em laptops, você vai sempre achar um concorrente que tem um ou outro aspecto melhor mas perde no restante, principalmente na bateria, é ridículo ver que o macbook do meu irmão dura umas 12~16 horas fácil com ele usando normalmente, não acho nem notebook com duração de bateria de 5+ horas que não custe um rim e tenha um carregador mais pesado que o próprio macbook.

Quando você vê um Macbook aberto e compara com um laptop da Asus, Avell, Lenovo mesmo os tops de linha você vê nitidamente a diferença na qualidade da construção, tem que lembrar que não é incomum um Macbook bem cuidado durar 10+ anos, enquanto esses notebooks de plástico com 3 anos de uso já começam a apresentar problemas na carcaça e etc.

Além de um detalhe extra que pode parecer tosco mas não é : Eu acho impraticável usar um laptop windows sem mouse mas é completamente viável usar um Macbook só com o trackpad deles, funciona bem demais depois que você aprende os movimentos e mesmo que tenham alguns concorrentes que tentam fazer a mesma coisa não chegam nem perto porque não são integrados no sistema.

Tem muita coisa que a Apple está na frente da concorrência e como falei acho absurdo não ter um laptop sequer no mercado no mesmo "segmento" digamos assim.

No quesito bateria o Macbook é imbatível mesmo...
No quesito construção já tem rival sim, o XPS da Dell, o Zenbook da Asus e etc...Avell tem ta com notebooks premium com ótima construção>
Pode até não ser melhor que o Macbook, mas já chega perto.
As telas OLED do Zenbook ja são BEM melhores do que qualquer Macbook.
O Trackpad também é ótimo (mas ainda perde sim para o Macbook).

Como vc disse, não tem nenhum que ganha em todos os quesitos, mas tem vários que chegam perto e custam menos...não muito menos, normalmente pelo preço do Macbook dá pra levar um Windows com configuração BEM superior (o que como já disse não significa exatamente que terá desempenho superior, pois isso depende de outros fatores, mas pode sim, em alguns modelos ter o desempenho superior em alguns modelos como mostrei no vídeo que já postei aqui).

O fato é que o Macbook é um ótimo produto. Quem tem dinheiro e escolher ele, nunca fará uma má escolha (se não for para jogos óbvio).
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.233
Reações
17.201
Pontos
1.053
No quesito bateria o Macbook é imbatível mesmo...
No quesito construção já tem rival sim, o XPS da Dell, o Zenbook da Asus e etc...Avell tem ta com notebooks premium com ótima construção>
Pode até não ser melhor que o Macbook, mas já chega perto.
As telas OLED do Zenbook ja são BEM melhores do que qualquer Macbook.
O Trackpad também é ótimo (mas ainda perde sim para o Macbook).

Como vc disse, não tem nenhum que ganha em todos os quesitos, mas tem vários que chegam perto e custam menos...não muito menos, normalmente pelo preço do Macbook dá pra levar um Windows com configuração BEM superior (o que como já disse não significa exatamente que terá desempenho superior, pois isso depende de outros fatores, mas pode sim, em alguns modelos ter o desempenho superior em alguns modelos como mostrei no vídeo que já postei aqui).

O fato é que o Macbook é um ótimo produto. Quem tem dinheiro e escolher ele, nunca fará uma má escolha (se não for para jogos óbvio).
MacBook Air com M1 ja apareceu em promoção por menos de 6000 esse ano.
Nao tem comparação com outro produto com windows.
É sistema com ótima integração
Eficiencia x Custo energetico imbativel
Tela retina
Webcam de alta qualidade
Trackpad espetacular
E uma construção premium

Até tem notebook com windows que faz isso, mas por esse preço não sei.
Pra mim um combo macbook + Steam deck ou console é matador.
Além disso o Mac nao é tão bom pra jogos, mas pelo menos em emulação ele está uma besta.
Tem o OpenEmu que é um programa que nunca achei parecido no Windows. Voce simplesmente joga as ROMs e ele baixa as capas e roda os games no melhor emulador disponível.
Recentemente varios emuladores (aether, dolphin, Yuzu) e outros estão saindo otimizados para ARM.



 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Bom, não tem o que fazer, afinal não tem como o Windows criar um gerenciamento especifico para cada um dos 187389612874687261371273982178467821 hardwares diferentes e combinações. e desculpa, a não ser que você vá para o meio do mato sem energia elétrica, não creio que você vá ficar 16 horas ininterruptas com o notebook sem por na tomada!

carcaça é só pegar um note com carcaça de metal que resolve o problema. Estou com um que o solid me passou que não tem problema nenhum na carcaça, e olha que ele foi muito bem usado, e já tem quase 10 anos!

Só lembrando que diferente da apple, que é um produto premium e feito pra durar, qualquer outro produto sofre com obsolescencia programada...
O que permite a autonomia de bateria dos Macs são os chip ARM. Tanto que os pouco notebooks ARM com Windows no mercado tem autonomia parecida, como o Thinkpad x13s:

2x9LwePo5RprLfphYBuLK5-970-80.png


A perf/watt deles ainda é imbatível, é um chip muito bem construído:

gPuMr47pkQXAHy8unn5Tu4-970-80.png.webp
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.746
Reações
7.081
Pontos
734
Q
O que permite a autonomia de bateria dos Macs são os chip ARM. Tanto que os pouco notebooks ARM com Windows no mercado tem autonomia parecida, como o Thinkpad x13s:

2x9LwePo5RprLfphYBuLK5-970-80.png


A perf/watt deles ainda é imbatível, é um chip muito bem construído:

gPuMr47pkQXAHy8unn5Tu4-970-80.png.webp
Mas daí o m2 estupra ele em performance pelo que vi. Isso sem levar em conta que usa o windows arm, então vai ter compatibilidade reduzida (ou menos desempenho), por não ser o windows mainstream
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Q

Mas daí o m2 estupra ele em performance pelo que vi. Isso sem levar em conta que usa o windows arm, então vai ter compatibilidade reduzida (ou menos desempenho), por não ser o windows mainstream
Sim, o mercado de PCs ARM é muito pequeno, então fica difícil pagar o desenvolvimento de chips mais potentes.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
MacBook Air com M1 ja apareceu em promoção por menos de 6000 esse ano.
Nao tem comparação com outro produto com windows.
É sistema com ótima integração
Eficiencia x Custo energetico imbativel
Tela retina
Webcam de alta qualidade
Trackpad espetacular
E uma construção premium

Até tem notebook com windows que faz isso, mas por esse preço não sei.
Pra mim um combo macbook + Steam deck ou console é matador.
Além disso o Mac nao é tão bom pra jogos, mas pelo menos em emulação ele está uma besta.
Tem o OpenEmu que é um programa que nunca achei parecido no Windows. Voce simplesmente joga as ROMs e ele baixa as capas e roda os games no melhor emulador disponível.
Recentemente varios emuladores (aether, dolphin, Yuzu) e outros estão saindo otimizados para ARM.





Por 7k tem o novo zenbook, em configuração mais parruda.
Que tem tudo isso, menos a duração de bateria. Isso realmente não tem notebook Windows com chip intel que consiga nem chegar perto.
Nos testes ai o Zenbook chegou a durar 10h de bateria (o que pro Windows é ótimo)...
Mas o Macbook durou (no mesmo teste) quase 17h....então realmente nem se compara.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
O que é considerado luxo? O acabamento?

O Macbook tem desempenho, pouco volume, é leve, tem tela boa, não esquenta, autonomia absurda e completamente usável sem um mouse.

Se for pra enfiar na mochila e usar no colo em um aeroporto nada disso é luxo, muito pelo contrário, tudo faz toda diferença.

Mas se for pra usar em um "home office" o volume, o peso, não esquentar, a autonomia e usar sem mouse nem pesa muito. Aí é mais negócio um mais barato só com o desempenho.
 

Oniblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.641
Reações
2.605
Pontos
989
No notebook já migrei para Mac, no desktop devo migrar em breve para um macmini m1 ou m2 e nunca mais Windows.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.233
Reações
17.201
Pontos
1.053
Lembrando que é possível usar o windows 10 ARM pelo Parallels Desktop
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.031
Pontos
1.504
Bom, não tem o que fazer, afinal não tem como o Windows criar um gerenciamento especifico para cada um dos 187389612874687261371273982178467821 hardwares diferentes e combinações. e desculpa, a não ser que você vá para o meio do mato sem energia elétrica, não creio que você vá ficar 16 horas ininterruptas com o notebook sem por na tomada!

carcaça é só pegar um note com carcaça de metal que resolve o problema. Estou com um que o solid me passou que não tem problema nenhum na carcaça, e olha que ele foi muito bem usado, e já tem quase 10 anos!

Só lembrando que diferente da apple, que é um produto premium e feito pra durar, qualquer outro produto sofre com obsolescencia programada...
A questão da bateria é muito simples : Você deixa de se preocupar, saca ? Se está viajando a trabalho não precisa ficar se preocupando em procurar tomada pra sentar perto, mesmo em casa se esquecer de plugar na tomada um dia no outro ainda tem bateria para usar, como falei você deixa de se preocupar, quando aparece lá "10% de bateria" você sabe que tem ali tranquilamente umas 3 horas de uso moderado, o que geralmente é a duração de uma bateria inteira de um notebook comum.

E só uma carcaça de metal não resolve, porque os Macs são de metal mas não tem ventoinha externa e são silenciosos, tem a questão da elegância também que pode não ser um fator importante para uns, mas é muito importante para outros.

No quesito bateria o Macbook é imbatível mesmo...
No quesito construção já tem rival sim, o XPS da Dell, o Zenbook da Asus e etc...Avell tem ta com notebooks premium com ótima construção>
Pode até não ser melhor que o Macbook, mas já chega perto.
As telas OLED do Zenbook ja são BEM melhores do que qualquer Macbook.
O Trackpad também é ótimo (mas ainda perde sim para o Macbook).

Como vc disse, não tem nenhum que ganha em todos os quesitos, mas tem vários que chegam perto e custam menos...não muito menos, normalmente pelo preço do Macbook dá pra levar um Windows com configuração BEM superior (o que como já disse não significa exatamente que terá desempenho superior, pois isso depende de outros fatores, mas pode sim, em alguns modelos ter o desempenho superior em alguns modelos como mostrei no vídeo que já postei aqui).

O fato é que o Macbook é um ótimo produto. Quem tem dinheiro e escolher ele, nunca fará uma má escolha (se não for para jogos óbvio).

O que me fode nos laptops é o lance até que o @SagaOPC comentou no post dele a famosa "Obsolescência programada", eu tenho um Samsung i3 aqui que comprei na mesma época que meu irmão comprou o primeiro Macbook dele, e tá lá funcionando como sempre funcionou já o meu i3 magicamente ficou lento e ele sempre teve 8GB de RAM + SSD com 768p, o note em si tá novinho porque minha mãe cuida com muito carinho, não atualizei versão de Windows nem nada, mas um laptop que antes navegava normalmente agora tá capenga para fazer o básico.

Eu quase peguei um Air pra minha esposa, porém a tela de 11" era pequena demais daí acabei comprando um Lenovo 3i gaming com uma GTX 1650 pela metade do preço, no final o que fode na Apple é isso, tem que comprar pensando em investimento e duração, no nosso caso era necessário comprar um note para ela iniciar o novo trabalho dela e não tinha a grana na agulha ali no momento.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
A questão da bateria é muito simples : Você deixa de se preocupar, saca ? Se está viajando a trabalho não precisa ficar se preocupando em procurar tomada pra sentar perto, mesmo em casa se esquecer de plugar na tomada um dia no outro ainda tem bateria para usar, como falei você deixa de se preocupar, quando aparece lá "10% de bateria" você sabe que tem ali tranquilamente umas 3 horas de uso moderado, o que geralmente é a duração de uma bateria inteira de um notebook comum.

E só uma carcaça de metal não resolve, porque os Macs são de metal mas não tem ventoinha externa e são silenciosos, tem a questão da elegância também que pode não ser um fator importante para uns, mas é muito importante para outros.



O que me fode nos laptops é o lance até que o @SagaOPC comentou no post dele a famosa "Obsolescência programada", eu tenho um Samsung i3 aqui que comprei na mesma época que meu irmão comprou o primeiro Macbook dele, e tá lá funcionando como sempre funcionou já o meu i3 magicamente ficou lento e ele sempre teve 8GB de RAM + SSD com 768p, o note em si tá novinho porque minha mãe cuida com muito carinho, não atualizei versão de Windows nem nada, mas um laptop que antes navegava normalmente agora tá capenga para fazer o básico.

Eu quase peguei um Air pra minha esposa, porém a tela de 11" era pequena demais daí acabei comprando um Lenovo 3i gaming com uma GTX 1650 pela metade do preço, no final o que fode na Apple é isso, tem que comprar pensando em investimento e duração, no nosso caso era necessário comprar um note para ela iniciar o novo trabalho dela e não tinha a grana na agulha ali no momento.
Não vá pensar que a Apple também não possui obsolescência programada...
Tanto que Notebook´s de 2015 pra trás nem atualizam mais (de forma oficial)...
Mas Windows pode acontecer (e acontece a mesma coisa)...mas no final o sistema da Apple é melhor, mais limpo, e lida melhor com as situações dos hardwares da Apple.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Nunca tive um notebook tão bom para trabalhar como o MacBook Air mais simples M1 que tenho.
Gostei tanto que vou tentar pegar um Pro M2 agora com mais RAM.

Não tem comparação em qualidade de tela / autonomia / touchpad com nada no mercado.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.031
Pontos
1.504
Não vá pensar que a Apple também não possui obsolescência programada...
Tanto que Notebook´s de 2015 pra trás nem atualizam mais (de forma oficial)...
Mas Windows pode acontecer (e acontece a mesma coisa)...mas no final o sistema da Apple é melhor, mais limpo, e lida melhor com as situações dos hardwares da Apple.

O do meu irmão é de 2011 e não atualiza também, mas funciona bem pra caramba e não ficou lento "do nada", porém o que ele fazia antes continua fazendo e a bateria que está mais fraca hoje dura umas 1~2h dependendo do uso, já o novo dele é uma sacanagem, ainda mais que tem o M1.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Título autoexplicativo.
Eu sempre achei MAC a coisa mais ridícula que alguém pode ter no mundo. Muito mais caro e absolutamente nenhum diferencial, além de um sistema totalmente não intuitivo feito claramente por um programador, não por alguém que trabalhe com layout.

PORÉM, m1 e m2 mudaram totalmente a história. Uma única razão. Vc pode ficar 10~20h fora da tomada. Enquanto um laptop vc tem no máximo 1 ou 2 horas.

E recentemente com iPhone, iPad e airpods, realmente existe uma sincronização simplesmente perfeita. Então o ecossistema, para quem tem tudo ou parte desse todo, fuciona muito bem e é enorme diferencial. Tudo simplesmente funciona como deveria e o tempo todo, sem falhas ou irritantes problemas.

O jogo virou 100%. Algo que era inútil apenas pra aparecer ou se achar cool virou uma ferramenta incrível de produtividade de verdade.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Não vá pensar que a Apple também não possui obsolescência programada...
Tanto que Notebook´s de 2015 pra trás nem atualizam mais (de forma oficial)...
Mas Windows pode acontecer (e acontece a mesma coisa)...mas no final o sistema da Apple é melhor, mais limpo, e lida melhor com as situações dos hardwares da Apple.
Tem, mas na prática eu diria que o suporte é excelente:

Notebook de 2015 que aceita até o Monterey e vai ter atualização de segurança por mais uns 2 anos.

Os que aceitam até Big Sur terão suporte até o final desse ano.

De 2015 até 2023 são 8 anos. Quanta gente usa notebook com Windows por 8 anos? Quantos desses não atualiza a versão do Windows com receio de perder função extra do fabricante? Ou por não ter suporte mesmo?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
O do meu irmão é de 2011 e não atualiza também, mas funciona bem pra caramba e não ficou lento "do nada", porém o que ele fazia antes continua fazendo e a bateria que está mais fraca hoje dura umas 1~2h dependendo do uso, já o novo dele é uma sacanagem, ainda mais que tem o M1.

Então mas isso é do sistema....
Meu pai usa um Notebook de 2008 que eu dei pra ele...Intel 2300M com 6gb de RAM
E o que ele usa que é basicamente internet /e-mail e planilha, funciona bem.
É meio devagar? é sim, mas funciona....pq ele não instala nada, o Windows ta praticamente limpo...
Nunca tive um notebook tão bom para trabalhar como o MacBook Air mais simples M1 que tenho.
Gostei tanto que vou tentar pegar um Pro M2 agora com mais RAM.

Não tem comparação em qualidade de tela / autonomia / touchpad com nada no mercado.
Na questão de TELA tem sim...como eu disse o Zenbook Oled, tem uma tela incrível, basicamente a melhor do mercado para notebooks.
Mas nesse conjunto com autonomia/trackpad, realmente, não tem um que faça tudo isso melhor que o Mac.

Tem, mas na prática eu diria que o suporte é excelente:

Notebook de 2015 que aceita até o Monterey e vai ter atualização de segurança por mais uns 2 anos.

Os que aceitam até Big Sur terão suporte até o final desse ano.

De 2015 até 2023 são 8 anos. Quanta gente usa notebook com Windows por 8 anos? Quantos desses não atualiza a versão do Windows com receio de perder função extra do fabricante? Ou por não ter suporte mesmo?
Então, como eu disse é programado.
Eu mesmo tinha um Notebook de 2016 aqui um Dell excelente...Porém já não aceitava nativamente o Windows 11, eu instalei pelo método do Bcoisa aqui do fórum.

Eu só troquei pq ele era grandão 15.6 polegadas e precisei de um menor....APENAS por isso. Como viajo de moto, o notebook maior simplesmente não cabe na bolsa que uso pra viagem, cabia tudo menos ele....eu peguei um menor e vendi ele por um preço razoável.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Só um adendo aqui, não to tentando de forma alguma, depreciar o Mac.
Como eu já disse aqui mesmo, são ótimas máquinas, e eu acho que pra quem tem $$ vale a pena sim.
Pela construção, e principalmente pelo MacOS.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Na questão de TELA tem sim...como eu disse o Zenbook Oled, tem uma tela incrível, basicamente a melhor do mercado para notebooks.
Mas nesse conjunto com autonomia/trackpad, realmente, não tem um que faça tudo isso melhor que o Mac.

Fui atrás do Zenbook OLED, o aspect ratio é 16:10. Meu sonho é que todos os notebooks voltassem a ser assim. 16:9 é rum demais para trabalhar dele mesmo.

Mas o trackpad do mac é absurdo. Eu achei que jamais fosse conseguir usar um trackpad o tempo todo, sempre iria precisar de um mouse.
E tem a bateria dura bastante, a tela é ótima. Com esse trackpad que muitas vezes funciona melhor que um mouse para o que eu preciso, eu realmente só tiro ele da mochila e posso começar a trabalhar em qualquer lugar sem sentir falta de nada.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.720
Reações
27.102
Pontos
1.053
Então mas isso é do sistema....
Meu pai usa um Notebook de 2008 que eu dei pra ele...Intel 2300M com 6gb de RAM
E o que ele usa que é basicamente internet /e-mail e planilha, funciona bem.
É meio devagar? é sim, mas funciona....pq ele não instala nada, o Windows ta praticamente limpo...
Esses hardwares antigos, rodando com SSD + uma distro Linux leve, tem uma longevidade assombrosa.
 

heito2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.040
Reações
1.203
Pontos
844
O que é considerado luxo? O acabamento?

O Macbook tem desempenho, pouco volume, é leve, tem tela boa, não esquenta, autonomia absurda e completamente usável sem um mouse.

Se for pra enfiar na mochila e usar no colo em um aeroporto nada disso é luxo, muito pelo contrário, tudo faz toda diferença.

Mas se for pra usar em um "home office" o volume, o peso, não esquentar, a autonomia e usar sem mouse nem pesa muito. Aí é mais negócio um mais barato só com o desempenho.
Exato!
Esse conjunto da obra pra mim é imbativel. Meu M1 é tão leve que ando 100% do tempo com ele na mochila, e nem lembro. Abro ele SEMPRE que tenho oportunidade pra adiantar meu trabalho, seja sentado num banquinho numa sala de cirurgia enquanto rola procedimento, em um sofa esperando atendimento, na cadeira do aeroporto. E TODA HORA ele ta lá, exatamente onde eu parei, sem 1 segundo de demora pra iniciar, com a bateria que mesmo se estiver em 20% vai me dar horas de autonomia, sem esquentar a cabeça nem nada. É impagável.
Só de pensar em fazer login num note windows e nos 5 minutos de espera ate "ligar", todo esse tempo extra de produtividade simplesmente nao iria existir.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.681
Reações
12.584
Pontos
854
Sobre o Finder que eu falei aí pra trás: to usando isso aqui e por enquanto to gostando:

 
Topo Fundo