O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mamangaba (ou Mamangava)

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Descobri esse inseto recente.
Há 2 semanas que eles ficam aparecendo por aqui. Eu já tava ficando preocupado pq ele aparece sempre de um canto da sala onde só tem duas janelas e que só uma fica aberta, e acho que dificilmente esse inseto ia querer entrar por essa janela toda semana sem motivo algum.
Porém hoje capturei um e mostrei a minha mãe, que me disse que era uma mamangaba. Uma abelha gigante.
E creio que esse inseto está aparecendo pq minha mãe tem muitas plantas por aqui. Meu medo agora é só a ferroada pq parece que ela pode ferroar várias vezes e dói muito.
Quem já teve alguma experiencia com esse inseto deixa o comentário, pq por aqui nunca tinha visto. Quando vi a primeira vez pensei até que fosse aqueles besouro cascudo que voa.

Uma foto que tirei. (ficou pesada)

76863
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Aqui vez em quando tb aparece. Esse inseto como muitos outros geralmente é pacífico, só vai atacar se for acoado. É bom vc verificar se não tem um ninho na sua casa. Já ouvi falar que eles fazem casulo dentro da madeira mas geralmente devem fazer só em árvores isoladas, locais abandonados. Mas vai um alerta, tenho um colega que disse que levou uma ferroada no rosto uma vez e desmaiou.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Eles fazem casulos em madeira de casas/galpões também. Como disseram acima só atacam se forem atacados. Aqui no RS tem bastante por ser um estado muito arborizado, graças a Deus, mesmo na região metropolitana.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Mas vai um alerta, tenho um colega que disse que levou uma ferroada no rosto uma vez e desmaiou.
Esse é o meu medo. Dizem que a ferroada dói demais. E pior que todas as vezes que apareceu por aqui eu derrubei o bicho na porrada. Deu sorte de não ser ferroado.
 


iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
parece uma abelha (moro numa quitinete entao nunca vi esse bicho por aqui)
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Esse é o meu medo. Dizem que a ferroada dói demais. E pior que todas as vezes que apareceu por aqui eu derrubei o bicho na porrada. Deu sorte de não ser ferroado.
Não, não é necessário. Evite isso, ele pode ficar do seu lado e nada vai fazer. Outro dia entrou um aqui no meu quarto e absolutamente, esses insetos como muitos outros tem muito mais medo de nós do que nós deles. Eu tirei ele pela fresta da minha tela de grade de pano na janela, só empurrando ele. Mas como eu disse antes é bom vc verificar se possui um casulo em alguma árvore, madeira na sua casa e dar um jeito de remover, porque no caso se por algum motivo o ser-humano destrói o habitat deles aí sim se prepare pro ataque. Em uma ocasião aqui na minha rua uma vez, tinha uma colméia de abelhas numa árvore em um terreno baldio e acidentamente um pedreiro que estava jogando cascalho no terreno acertou a colméia, mas rapaz todos os moradores das redondezas tiveram que entrar e fechar tudo. Fiquei com pena de um pitbull que estava num quintal na coleira, as abelhas mataram o pobre do animal em enxame entrando pela boca e saindo pelo ânus. Esse é o perigo desse tipo de inseto, o ataque em enxame. Mas sobre seu tópico, especicamente essa espécie( mangangaba) nunca ouvi relatos desses iguais como abelhas, no caso acho que essa espécie, essa menorzinha que cultiva mel pior.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
A raça desse bicho é mais velha neste mundo que a sua, espero que eles se juntem e te desmontei na ferroada.
Pelo visto eles não puderam comigo! :kkong

No mais

E7A92D7B7DC97C699839501C9B4BA3824E4D15FD
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
É uma Bombus, não precisa matar. São lindas demais, quando minhas crotalárias estão floridas elas vem aos montes e o ipe de jardim aqui toda tardinha elas aparecem para pegar néctar. Adoro o som das asas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mamangaba

sua perseguição, destruição, caça ou apanha é proibida no Brasil de acordo com a lei federal nº 9605 de 12 de fevereiro de 1998 (artigo 29).
Huehue.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
É uma Bombus, não precisa matar. São lindas demais, quando minhas crotalárias estão floridas elas vem aos montes e o ipe de jardim aqui toda tardinha elas aparecem para pegar néctar. Adoro o som das asas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mamangaba

sua perseguição, destruição, caça ou apanha é proibida no Brasil de acordo com a lei federal nº 9605 de 12 de fevereiro de 1998 (artigo 29).
Huehue.
Eu nunca matei, mas derrubava com um pano e depois botava pra fora.
Mas elas são resistentes, pois a primeira vez não sabia o que era e dei uma pancada meio forte com a camiseta mas mesmo assim não morreu.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Já tive ninhos delas em casa. Geralmente buracos em árvores aqui, uma vez fizeram um buraco em uma madeira na garagem de uma casa que fiquei por um tempo.

Elas sempre foram tranquilas e nunca deram problema. Mas as que ficavam nessa madeira da garagem eram agressivas mesmo. Atacaram o nosso cachorro e me picaram mais de uma vez, só de eu passar perto. Um dia uma delas picou meu irmão pequeno e eu decidi dar um basta, espirrei veneno no ninho e tampei o buraco com sabão.

Nunca curti fazer esse tipo de coisa, mas estava insuportável.

A picada delas é bem dolorida, mas não é o fim do mundo.
 

m4sk4rinha

Bam-bam-bam
Mensagens
3.052
Reações
6.127
Pontos
334
Elas são solitárias, não vivem em enxames. Como já falaram acima, são pacíficas, nunca atacam sem motivo. Pode ficar do lado delas que não tem pbm. O som delas voando é assustador, mas no geral não representam nenhum perigo real para o homem.

Diferente de vespas de enxame e abelhas, principalmente as africanas.

Não precisa temer as mamangavas, aprenda sobre elas que é melhor.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
Meu avô infelizmente deu de cara com um ninho e foi picado dezenas de vezes( se não me engano ele tava roçando o mato), o véio era muito forte, deu tempo de ir avisar meus tios e irem pra cidade (1hr de distancia do sitio).
O véio tomou soro no hospital e algumas medicações, o véio era tão casca grossa que a picada apesar de MUITO dolorida não o derrubou, mas sim a alergia de uma medicação que foi aplicada nele e deu uma especie de tremedeira e febre.
Mas meu vô era acostumado com picada, já levou picada de todo tipo de inseto bizonho, de armadeiras a abelhas e outros insetos e bichos da vida no campo.
Uma pessoa desacostumada teria mijado nas calças de dor ou desmaiado.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Diferente de vespas de enxame e abelhas, principalmente as africanas.

Era disso que eu falei mais acima, já ouvi muito mais casos de abelhas serem mais agressivas até o ponto de haver óbitos.
 

Caronte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
3.003
Pontos
999
Não precisa ter medo, elas não atacam e vão embora sozinhas. Ignore tranquilo, inclusive costumava ficar observando bem de perto quando apareciam no pé de maracujá. É só não por a mão e deixar a janela aberta. ^^
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Este bicho voando é bem amedrontador, li que produzem um mel considerado de baixa qualidade, e que é bem mais forte do que o convencional, a picada delas é insuportável segundo já ouvi de algumas pessoas, mas também não é uma vespa mandarina derretedora de pele.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.817
Reações
7.742
Pontos
1.264
Como já disseram, ele costuma aparecer em pé de maracujá e por ser uma abelha, ele serve como polinizador. Aqui no nordeste ele é mais conhecido como mangangá.

Já fui ferroado uma vez quando tentava capturar um deles no maracujazeiro que uma vizinha tinha no quintal. A dor não é tão aguda ou duradoura como uma picada de abelha comum, mas é mais intensa e ele não morre após picar. Nunca mais tentei capturar nenhum.

É um dos poucos insetos que possuem músicas em homenagem.






 
Topo Fundo