O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Manja de eletrônica?] Fonte do Dreamcast morreu, vou atrás de gambiarra

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.532
Reações
16.979
Pontos
1.089
Pra quem lida com Dreamcast (e até mesmo Saturn), é um console que não é incomum problemas na fonte. E o meu foi um desses que deu bronca :kforever

Fui pesquisar como mexer e me liguei que foi até criado um mod específico pra isso usando uma fonte do tipo PICO e um adaptador pros dentes do próprio console:
hqdefault.jpg


O ponto é que isso é apenas uma fonte que usa as conexões exatas, que são respectivamente:
3.3v - 5v - neutro - neutro - neutro - 12v

De conexão adicional fica apenas pelo botão de ligar, que é apenas um "fecha curto" do fio verde com um neutro (fio perto), então não há muito segredo.

Em tempos de quarentena pra se ter material novo tá super difícil, então resolvi pegar uma fonte de PC abandonada pra usar.
connector_atx_pinout.GIF


Numa fonte de PC não tem muito segredo também, basta usar as referências:
Fio laranja - fio vermelho - fio preto - fio preto - fio preto - fio amarelo

Coloquei no console, ele até liga, mas não gira o cooler e só mexeu uma vez o canhão do disco. Pensei que a fonte tivesse com bronca, então peguei um multímetro e todas as medições estão ok. Tá assim:
5VoC87N.jpg


Pra quem manja das eletrônicas, tem algo que tô fazendo de errado ou esquecendo?
 
Topo Fundo