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Tópico oficial Manor Lords - Early Access - PC+Xbox (sem data) - City builder medieval + Estratégia [#1 mais vendido na Steam][Pico de +150 mil players]

wtsds

Mil pontos, LOL!
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Eu curto demais jogos assim de estratégia e administrar tudo. Vou dar uma olhada melhor nos vídeos se eu curtir vou pegar.
 

Jack Reacher

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Olhei alguns vídeos e gostei muito do jogo, queria ter mais tempo pra aprender certinho e jogar um pouco todo dia mas tá foda, nem o Skylines 2 to conseguindo jogar.
 

Demi-fiend

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Não é o tipo de jogo q costumo jogar, mas fiquei curioso. Vou esperar chegar nos consoles pra dar uma chance!
 


Wolkaiser

Bam-bam-bam
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Recebi um email da Nuuvem sobre esse jogo e achei interessante, vou acompanhar, não sou muito de pegar jogo em Early Access.
 

Receita Federal

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Manor Lords impressiona pela complexidade, mas precisa de correções - Review


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Manor Lords é um dos games mais esperados do momento. A Hooded Horse, distribuidora do jogo, afirma que atualmente ele já passa de 3 milhões de adições à Lista de Desejo da Steam. O motivo são muitos, desde a infinidade de possibilidades para ampliar seus domínios, até um sistema de combate impressionante.

Se não bastasse tudo isso, o game também chama atenção por outros elementos, como um sistema complexo e realista de criação de economia para seu vilarejo, e por ter sido desenvolvido por apenas uma pessoa.

Mas será que tanta expectativa valeu a pena? Confira o review completo da versão de acesso antecipado do jogo, que está disponível na Steam.

Um Age of Empires minucioso​

Manor Lords chega para um gênero que dominou os jogos para PCs nos anos 90, mas que cada vez mais tem visto poucos títulos de expressão chegando ao mercado, talvez isso também explique um pouco do seu hype. Sendo assim, não é exagero fazer uma comparação com clássicos como Age of Empires e Warcraft para explicar a sua premissa.

Isso porque, assim como nos outros jogos, ele conta com um sistema de evolução de seu território, em cima da exploração de matéria prima, ampliação de áreas e, principalmente, combates visando proteger e ampliar seus domínios. Entretanto, assim como o mundo dos games em si, ele também evoluiu os elementos básicos desses títulos.

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Manor Lords capricha nos detalhes para a expansão de seus domínios

Em outras palavras, enquanto em boa parte dos jogos não há muito o que se fazer para conseguir essa evolução, em Manor Lords é preciso ficar atento em praticamente tudo que acontece na sua região. E quando eu digo tudo, são coisas que podem passar despercebidas em qualquer jogo, mas não aqui.

Para se ter uma ideia, não basta apenas criar casas e esperar que novas famílias cheguem para povoar o local. É preciso fazer com que elas ajudem na progressão, e ao mesmo tempo que haja um cuidado enorme para que ninguém passe fome, principalmente no inverno, onde tudo é mais escasso.

Se não bastasse, você também precisa estar atento ao tipo de solo, já que não são todos onde os plantios renderão safras abundantes, e até mesmo se organizar para não fazer com que sua caça extingue os animais da região, não dando a chance dos mesmos se reproduzirem. Enfim, são tantos detalhes que até mesmo os acostumados com jogos do gênero ficarão impressionados com a riqueza de informações.

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O tipo de terreno influencia diretamente na sua plantação e colheita

Complexidade pode afastar os mais afobados​

Entretanto, é preciso dizer que a jogabilidade de Manor Lords é um grande ponto de corte. Primeiro porque, como dito anteriormente, o jogo não progride de uma maneira tão rápida como nos outros games do gênero. É preciso ter paciência e cuidado, já que deixar o tempo correr também não é o ideal, pois a todo momento você precisa ajustar elementos para não ruir com os seus domínios.

Outro ponto é justamente essa quantidade de elementos a se preocupar. São pouquíssimos jogos onde é preciso ter atenção desde a quantidade de matéria-prima que ainda pode render, até o preço no qual elas serão vendidas. E essas por sua vez precisam de um mercado, que precisa de uma rota comercial adequada, e por aí vai.


24142256270151.jpg

Um simples sistema de rotas mal calculado pode comprometer seu avanço

Um dos pequenos detalhes que me chamou atenção foi o posicionamento errado de um simples moinho. Nesses casos, é preciso optar por colocá-los nos lugares mais abertos possíveis, caso contrário eles não irão render como deveriam. Aprendi isso na marra depois de justamente inserir um do lado do outro bem próximo de uma floresta fechada.

Essa complexidade não chega a ser um ponto fraco, o problema é que os jogadores precisam descobrir tudo isso com o tempo. Em Manor Lords não há tutoriais com passo a passo detalhado para cada ação. Até há instruções na tela e um menu onde você pode se informar melhor sobre determinadas mecânicas, mas na prática, tudo isso funcionando ao mesmo tempo, confunde demais nos primeiros momentos.

Um momento onde todos os jogadores provavelmente passarão por dificuldades é justamente para entender como funciona o sistema de plantio e colheita. Nele, eu inocentemente achei que bastava escolher o que seria plantado e esperar até que estivesse pronto para consumo. Só que na verdade esse simples processo precisa de famílias responsáveis pelo cuidado da área, e de uma Casa de Fazenda para gerir tudo.

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As colheitas podem ficar comprometidas em caso de problemas relacionados ao clima

Não adianta, é preciso "apanhar" do jogo até que muitas das ações entrem na sua rotina e você comece a se adaptar a tudo isso. Sendo assim, não é de se estranhar a quantidade de vezes que você provavelmente reiniciará a sua jogada até que consiga ter um ritmo melhor para a evolução da região.

Achou pouco? Então some a todos esses elementos a presença de ladrões a todo momento saqueando seus itens e, mais a frente do jogo, tentativas de invasões e tomada dos seus territórios. É um grande caos que, se cair no seu gosto, fará com que você perca horas e horas lidando com tudo isso.

Elementos de RPG e muita estratégia​

O grande ponto alto de Manor Lords é a forma com que você gere todos esses elementos mencionados. Me arrisco a dizer que, quando não está pausado, são poucos os momentos de paz no jogo, e isso faz com que o seu progresso seja um tanto viciante para quem se identificou com o game.

24134744341137.jpg

Há uma série de opções para configurar a partida antes dela começar

Antes de começar as partidas, é possível configurar algumas opções de gameplay. Elas poderão ter elementos que as tornam ainda mais complexas, ou ao mesmo tempo mais fáceis, como frequência de invasões, nível dos efeitos climáticos, campos de bandidos na parte inicial do game, e até mesmo o objetivo final, se é a dominação dos territórios, ou o crescimento total da região, como acontece em jogos do gênero.

Já com a partida rolando, o primeiro ponto é analisar tudo o que a sua região oferece. Isso diz respeito ao tipo de solo, se ele é fértil o suficiente ou não, e o que é mais abundante por lá. Esse último fator pode até mesmo influenciar diretamente no andamento da partida, já que há alguns que atraem a cobiça de outros reinos, como o Ferro.

Ao longo do jogo, seu objetivo principal é fazer com que sua região prospere. E a cada nível alcançado, você ganha um Ponto de Desenvolvimento. Ele por sua vez permite que você amplie uma característica do seu legado, como aumentar a colheita de um item, ou até mesmo criar um novo elemento a ser explorado.

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Você conta com Pontos de Desenvolvimento para ajudar a progredir

Há também uma aba chamada Decreto que, até o momento, só conta com duas opções disponíveis, enquanto nas outras há um aviso de que não podem ser acessadas no acesso antecipado. Ela diz respeito a normais dos quais os cidadão devem seguir, como a pularem a quinta refeição do dia visando a ampliação de comida para todos.

Por fim, a todo momento você também recebe mensagens de outros líderes. Elas variam desde propostas de alianças, como reivindicação de territórios. Você pode simplesmente ignorar, ou até mesmo dar uma resposta mais árdua. Entretanto, haverá consequências por conta desses seus atos.

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Muitos "Decretos" não estão disponíveis no acesso antecipado

Pancadaria Medieval​

Um dos elementos mais divulgados em Manor Lords é o seu sistema de combates. E realmente eles entregam o esperado, entretanto, assim como em tudo no jogo, é preciso paciência até alcançar as famosas batalhas.

Para se ter uma ideia, me arrisco a dizer que é impossível ter o seu exército com menos de cinco horas de jogo. O motivo é a complexidade para criá-lo, já que é preciso matérias primas, que por sua vez produzirão itens, e posteriormente armas e armaduras.

Além disso, criar exército precisa cumprir algumas regras, como os soldados serem homens e maiores de idade, e também não muito velhos. Outra opção é investir em milícias, mas que também não agilizam tanto o processo e podem custar mais caro que o normal.

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É possível acompanhar de perto os combates de Manor Lords

Passado todo o processo de criação, com seu exército pronto, é possível cair para dentro dos campos de batalhas. Nesse momento realmente tudo é muito empolgante, desde acompanhar o progresso, e até mesmo as reviravoltas de seus subordinados, até pôr em prática alguns elementos estratégicos.

Um deles eu pude colocar toda a experiência de filmes como Coração Valente (1995) e Gladiador (2000), seja na hora de cercar meus oponentes para evitar que fujam do combate, como em momentos que atrai os exércitos inimigos para uma área repleta de armadilhas e mais aliados de tocaia. Posso garantir que esses momentos são de longe os mais satisfatórios do jogo e fazem todo o esforço valer a pena.

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Os combates são o ápice de Manor Lords

Visual não deixa a desejar​

Outro elemento que chama atenção em Manor Lords é o seu visual. A versão de testes foi feita em um PC munido de uma GeForce 3080, onde foi possível jogar com todas as opções gráficas no máximo, inclusive a opção Nitidez, que é de longe a que mais influencia na performance das partidas.

Mesmo com um imenso mapa, é possível ajustar rapidamente a câmera e zooms, mais próximos ou afastados, sem que comprometa o desempenho do jogo. O mesmo vale para os combates, sejam eles na velocidade normal ou na mais acelerada.

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As construções e outros elementos da região impressionam pelos detalhes

Vale ressaltar que, quando a câmera está mais próxima, o visual dos personagens é um tanto estranho. Entretanto, outros elementos, como construções, áreas devastadas, e até mesmo o comportamento de elementos naturais, como chuva, vento e neve, são um tanto realistas. Mesmo para um jogo do gênero, é de encher os olhos o quanto o visual de Manor Lords é caprichado.

Convivendo com inúmeras falhas e bugs​

Antes de tudo é preciso lembrar mais uma vez que Manor Lords foi testado em uma versão de acesso antecipado. Por conta disso, é comum que jogos nesse período apresentem problemas, uma vez que é preciso que eles sejam reportados para serem corrigidos a tempo do título ganhar a sua versão final que irá às lojas.

O principal deles é em relação a problemas de travamento do jogo, que fazem com que ele seja encerrado de uma maneira brusca e inesperada. Isso seria até aceitável, se não fosse um outro problema: a exclusão de jogadas salvas. Isso mesmo, o game por duas vezes apagou todos os meus progressos armazenados, necessitando que eu começasse tudo novamente.

Além disso, há também problemas na parte visual de Manor Lords. Não é difícil encontrar pedaços de gelo parados no ar, mesmo fora do inverno, ou árvores cortadas em meio a outras que começam a crescer. Por fim, há também problemas em relação à tradução do jogo, com menus com informações em português e inglês ao mesmo tempo.

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Game sofre com menus que não foram traduzidos totalmente

Vale lembrar que, no período de uma semana de testes, o game recebeu em torno de três a quatro atualizações, e nenhuma delas corrigiu esses mesmos problemas. O próprio jogo faz questão de lembrar, em mensagens na tela quando ele é executado, que eventuais erros podem acontecer por se tratar de um título em acesso antecipado. Entretanto, ainda sim há muito com que se preocupar, já que a versão final chegará nos próximos dias.

Vale a pena?​

O hype em cima de Manor Lords é justo, afinal o game foge do padrão de outros títulos do gênero, até mesmo dos mais consagrados. Há realmente uma complexidade nunca antes vista com essa temática, ao mesmo tempo em que ele é executado de uma forma tão realista e viciante. Porém, esse é justamente um ponto de corte para jogadores que não tem interesse em se preocupar com tantos detalhes para progredir.

O seu sistema de batalha também é encantador, como apresentado em diversos materiais de construção, junto a um visual que bate com a proposta realista do jogo. Porém, a ausência de tutoriais mais precisos pode afastar muitos jogadores, assim como seus bugs nos quais todos torcem para que sejam corrigidos a tempo. Caso contrário, poderão transformar um dos jogos mais esperados do ano em uma das maiores decepções.

Nota de Acesso Antecipado: 80​

Pontos positivos (prós):

  • Sistema de progressão altamente realista;
  • Combates espetaculares em larga escala;
  • Jogabilidade diversificada;
  • Ambientação imersiva.
Pontos negativos (contras):

  • Muito bugs, incluindo perda de progressos salvos;
  • Progressão lenta mesmo para acostumados ao gênero;
  • Ausência de tutoriais mais didáticos para ajudar no conceitos complexos.
Manor Lords foi cedido para review no PC, em sua versão de acesso antecipado, que ainda receberá atualizações e não representa a versão final do título. O game tem lançamento marcado para 26 de abril no computador via Steam.
 

UmHugo

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Comprei no steam e estou gostando do jogo, apesar de ser early access e que irá demorar muito pra versão final, está valendo o preço.
Estou jogando no modo sem batalhas para antes poder aprender melhor sobre as mecânicas e acabei descobrindo que a melhor forma de conseguir dinheiro rápido no jogo é enfrentando os bandidos, então sempre estou apertado.
Apesar de ter batalhas, acho um exagero comparar com age of empires, acabam sendo jogos com propostas bem diferentes no final.
 

:Fofo:

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Nao sou perito em era medieval, mas isso é um simulador de construção de vilarejos e vi algumas gameplays, aparentemente nao constrói castelos e fortalezas, é isso mesmo?

Eu pensei que seu personagem era uma especie de monarca.
 

UmHugo

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Nao sou perito em era medieval, mas isso é um simulador de construção de vilarejos e vi algumas gameplays, aparentemente nao constrói castelos e fortalezas, é isso mesmo?

Eu pensei que seu personagem era uma especie de monarca.
Isso mesmo, até pq a parte do combate ainda vai ter que evoluir muito.


Em certos vídeos mostram um personagem andando pela vila com visão em terceira pessoal, mas isso é só um recurso do jogo para vc poder ficar olhando a vila de perto, mas não tem influencia nenhuma no jogo em si. Mas vc é um governante mesmo, tanto que vc poderá no futuro declarar algumas leis.
 

Doritos com coca cola

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Nao sou perito em era medieval, mas isso é um simulador de construção de vilarejos e vi algumas gameplays, aparentemente nao constrói castelos e fortalezas, é isso mesmo?

Eu pensei que seu personagem era uma especie de monarca.
Pelo que entendi, é tipo um Senhor feudal que é dono de um feudo recebido pelo Rei.
 
Ultima Edição:

Electric Boogaloo

Supra-sumo
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Manor Lords impressiona pela complexidade, mas precisa de correções - Review


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Manor Lords é um dos games mais esperados do momento. A Hooded Horse, distribuidora do jogo, afirma que atualmente ele já passa de 3 milhões de adições à Lista de Desejo da Steam. O motivo são muitos, desde a infinidade de possibilidades para ampliar seus domínios, até um sistema de combate impressionante.

Se não bastasse tudo isso, o game também chama atenção por outros elementos, como um sistema complexo e realista de criação de economia para seu vilarejo, e por ter sido desenvolvido por apenas uma pessoa.

Mas será que tanta expectativa valeu a pena? Confira o review completo da versão de acesso antecipado do jogo, que está disponível na Steam.

Um Age of Empires minucioso​

Manor Lords chega para um gênero que dominou os jogos para PCs nos anos 90, mas que cada vez mais tem visto poucos títulos de expressão chegando ao mercado, talvez isso também explique um pouco do seu hype. Sendo assim, não é exagero fazer uma comparação com clássicos como Age of Empires e Warcraft para explicar a sua premissa.

Isso porque, assim como nos outros jogos, ele conta com um sistema de evolução de seu território, em cima da exploração de matéria prima, ampliação de áreas e, principalmente, combates visando proteger e ampliar seus domínios. Entretanto, assim como o mundo dos games em si, ele também evoluiu os elementos básicos desses títulos.

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Manor Lords capricha nos detalhes para a expansão de seus domínios

Em outras palavras, enquanto em boa parte dos jogos não há muito o que se fazer para conseguir essa evolução, em Manor Lords é preciso ficar atento em praticamente tudo que acontece na sua região. E quando eu digo tudo, são coisas que podem passar despercebidas em qualquer jogo, mas não aqui.

Para se ter uma ideia, não basta apenas criar casas e esperar que novas famílias cheguem para povoar o local. É preciso fazer com que elas ajudem na progressão, e ao mesmo tempo que haja um cuidado enorme para que ninguém passe fome, principalmente no inverno, onde tudo é mais escasso.

Se não bastasse, você também precisa estar atento ao tipo de solo, já que não são todos onde os plantios renderão safras abundantes, e até mesmo se organizar para não fazer com que sua caça extingue os animais da região, não dando a chance dos mesmos se reproduzirem. Enfim, são tantos detalhes que até mesmo os acostumados com jogos do gênero ficarão impressionados com a riqueza de informações.

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O tipo de terreno influencia diretamente na sua plantação e colheita

Complexidade pode afastar os mais afobados​

Entretanto, é preciso dizer que a jogabilidade de Manor Lords é um grande ponto de corte. Primeiro porque, como dito anteriormente, o jogo não progride de uma maneira tão rápida como nos outros games do gênero. É preciso ter paciência e cuidado, já que deixar o tempo correr também não é o ideal, pois a todo momento você precisa ajustar elementos para não ruir com os seus domínios.

Outro ponto é justamente essa quantidade de elementos a se preocupar. São pouquíssimos jogos onde é preciso ter atenção desde a quantidade de matéria-prima que ainda pode render, até o preço no qual elas serão vendidas. E essas por sua vez precisam de um mercado, que precisa de uma rota comercial adequada, e por aí vai.


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Um simples sistema de rotas mal calculado pode comprometer seu avanço

Um dos pequenos detalhes que me chamou atenção foi o posicionamento errado de um simples moinho. Nesses casos, é preciso optar por colocá-los nos lugares mais abertos possíveis, caso contrário eles não irão render como deveriam. Aprendi isso na marra depois de justamente inserir um do lado do outro bem próximo de uma floresta fechada.

Essa complexidade não chega a ser um ponto fraco, o problema é que os jogadores precisam descobrir tudo isso com o tempo. Em Manor Lords não há tutoriais com passo a passo detalhado para cada ação. Até há instruções na tela e um menu onde você pode se informar melhor sobre determinadas mecânicas, mas na prática, tudo isso funcionando ao mesmo tempo, confunde demais nos primeiros momentos.

Um momento onde todos os jogadores provavelmente passarão por dificuldades é justamente para entender como funciona o sistema de plantio e colheita. Nele, eu inocentemente achei que bastava escolher o que seria plantado e esperar até que estivesse pronto para consumo. Só que na verdade esse simples processo precisa de famílias responsáveis pelo cuidado da área, e de uma Casa de Fazenda para gerir tudo.

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As colheitas podem ficar comprometidas em caso de problemas relacionados ao clima

Não adianta, é preciso "apanhar" do jogo até que muitas das ações entrem na sua rotina e você comece a se adaptar a tudo isso. Sendo assim, não é de se estranhar a quantidade de vezes que você provavelmente reiniciará a sua jogada até que consiga ter um ritmo melhor para a evolução da região.

Achou pouco? Então some a todos esses elementos a presença de ladrões a todo momento saqueando seus itens e, mais a frente do jogo, tentativas de invasões e tomada dos seus territórios. É um grande caos que, se cair no seu gosto, fará com que você perca horas e horas lidando com tudo isso.

Elementos de RPG e muita estratégia​

O grande ponto alto de Manor Lords é a forma com que você gere todos esses elementos mencionados. Me arrisco a dizer que, quando não está pausado, são poucos os momentos de paz no jogo, e isso faz com que o seu progresso seja um tanto viciante para quem se identificou com o game.

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Há uma série de opções para configurar a partida antes dela começar

Antes de começar as partidas, é possível configurar algumas opções de gameplay. Elas poderão ter elementos que as tornam ainda mais complexas, ou ao mesmo tempo mais fáceis, como frequência de invasões, nível dos efeitos climáticos, campos de bandidos na parte inicial do game, e até mesmo o objetivo final, se é a dominação dos territórios, ou o crescimento total da região, como acontece em jogos do gênero.

Já com a partida rolando, o primeiro ponto é analisar tudo o que a sua região oferece. Isso diz respeito ao tipo de solo, se ele é fértil o suficiente ou não, e o que é mais abundante por lá. Esse último fator pode até mesmo influenciar diretamente no andamento da partida, já que há alguns que atraem a cobiça de outros reinos, como o Ferro.

Ao longo do jogo, seu objetivo principal é fazer com que sua região prospere. E a cada nível alcançado, você ganha um Ponto de Desenvolvimento. Ele por sua vez permite que você amplie uma característica do seu legado, como aumentar a colheita de um item, ou até mesmo criar um novo elemento a ser explorado.

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Você conta com Pontos de Desenvolvimento para ajudar a progredir

Há também uma aba chamada Decreto que, até o momento, só conta com duas opções disponíveis, enquanto nas outras há um aviso de que não podem ser acessadas no acesso antecipado. Ela diz respeito a normais dos quais os cidadão devem seguir, como a pularem a quinta refeição do dia visando a ampliação de comida para todos.

Por fim, a todo momento você também recebe mensagens de outros líderes. Elas variam desde propostas de alianças, como reivindicação de territórios. Você pode simplesmente ignorar, ou até mesmo dar uma resposta mais árdua. Entretanto, haverá consequências por conta desses seus atos.

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Muitos "Decretos" não estão disponíveis no acesso antecipado

Pancadaria Medieval​

Um dos elementos mais divulgados em Manor Lords é o seu sistema de combates. E realmente eles entregam o esperado, entretanto, assim como em tudo no jogo, é preciso paciência até alcançar as famosas batalhas.

Para se ter uma ideia, me arrisco a dizer que é impossível ter o seu exército com menos de cinco horas de jogo. O motivo é a complexidade para criá-lo, já que é preciso matérias primas, que por sua vez produzirão itens, e posteriormente armas e armaduras.

Além disso, criar exército precisa cumprir algumas regras, como os soldados serem homens e maiores de idade, e também não muito velhos. Outra opção é investir em milícias, mas que também não agilizam tanto o processo e podem custar mais caro que o normal.

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É possível acompanhar de perto os combates de Manor Lords

Passado todo o processo de criação, com seu exército pronto, é possível cair para dentro dos campos de batalhas. Nesse momento realmente tudo é muito empolgante, desde acompanhar o progresso, e até mesmo as reviravoltas de seus subordinados, até pôr em prática alguns elementos estratégicos.

Um deles eu pude colocar toda a experiência de filmes como Coração Valente (1995) e Gladiador (2000), seja na hora de cercar meus oponentes para evitar que fujam do combate, como em momentos que atrai os exércitos inimigos para uma área repleta de armadilhas e mais aliados de tocaia. Posso garantir que esses momentos são de longe os mais satisfatórios do jogo e fazem todo o esforço valer a pena.

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Os combates são o ápice de Manor Lords

Visual não deixa a desejar​

Outro elemento que chama atenção em Manor Lords é o seu visual. A versão de testes foi feita em um PC munido de uma GeForce 3080, onde foi possível jogar com todas as opções gráficas no máximo, inclusive a opção Nitidez, que é de longe a que mais influencia na performance das partidas.

Mesmo com um imenso mapa, é possível ajustar rapidamente a câmera e zooms, mais próximos ou afastados, sem que comprometa o desempenho do jogo. O mesmo vale para os combates, sejam eles na velocidade normal ou na mais acelerada.

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As construções e outros elementos da região impressionam pelos detalhes

Vale ressaltar que, quando a câmera está mais próxima, o visual dos personagens é um tanto estranho. Entretanto, outros elementos, como construções, áreas devastadas, e até mesmo o comportamento de elementos naturais, como chuva, vento e neve, são um tanto realistas. Mesmo para um jogo do gênero, é de encher os olhos o quanto o visual de Manor Lords é caprichado.

Convivendo com inúmeras falhas e bugs​

Antes de tudo é preciso lembrar mais uma vez que Manor Lords foi testado em uma versão de acesso antecipado. Por conta disso, é comum que jogos nesse período apresentem problemas, uma vez que é preciso que eles sejam reportados para serem corrigidos a tempo do título ganhar a sua versão final que irá às lojas.

O principal deles é em relação a problemas de travamento do jogo, que fazem com que ele seja encerrado de uma maneira brusca e inesperada. Isso seria até aceitável, se não fosse um outro problema: a exclusão de jogadas salvas. Isso mesmo, o game por duas vezes apagou todos os meus progressos armazenados, necessitando que eu começasse tudo novamente.

Além disso, há também problemas na parte visual de Manor Lords. Não é difícil encontrar pedaços de gelo parados no ar, mesmo fora do inverno, ou árvores cortadas em meio a outras que começam a crescer. Por fim, há também problemas em relação à tradução do jogo, com menus com informações em português e inglês ao mesmo tempo.

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Game sofre com menus que não foram traduzidos totalmente

Vale lembrar que, no período de uma semana de testes, o game recebeu em torno de três a quatro atualizações, e nenhuma delas corrigiu esses mesmos problemas. O próprio jogo faz questão de lembrar, em mensagens na tela quando ele é executado, que eventuais erros podem acontecer por se tratar de um título em acesso antecipado. Entretanto, ainda sim há muito com que se preocupar, já que a versão final chegará nos próximos dias.

Vale a pena?​

O hype em cima de Manor Lords é justo, afinal o game foge do padrão de outros títulos do gênero, até mesmo dos mais consagrados. Há realmente uma complexidade nunca antes vista com essa temática, ao mesmo tempo em que ele é executado de uma forma tão realista e viciante. Porém, esse é justamente um ponto de corte para jogadores que não tem interesse em se preocupar com tantos detalhes para progredir.

O seu sistema de batalha também é encantador, como apresentado em diversos materiais de construção, junto a um visual que bate com a proposta realista do jogo. Porém, a ausência de tutoriais mais precisos pode afastar muitos jogadores, assim como seus bugs nos quais todos torcem para que sejam corrigidos a tempo. Caso contrário, poderão transformar um dos jogos mais esperados do ano em uma das maiores decepções.

Nota de Acesso Antecipado: 80​

Pontos positivos (prós):

  • Sistema de progressão altamente realista;
  • Combates espetaculares em larga escala;
  • Jogabilidade diversificada;
  • Ambientação imersiva.
Pontos negativos (contras):

  • Muito bugs, incluindo perda de progressos salvos;
  • Progressão lenta mesmo para acostumados ao gênero;
  • Ausência de tutoriais mais didáticos para ajudar no conceitos complexos.
Manor Lords foi cedido para review no PC, em sua versão de acesso antecipado, que ainda receberá atualizações e não representa a versão final do título. O game tem lançamento marcado para 26 de abril no computador via Steam.

@ptsousa pode incluir essa análise no post inicial?

Ficou top
 

extremepower

Lenda da internet
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Jogo delicinha de jogar, to gostando bastante, uma belsa surpresa nessa ano cheio de "mornices", ainda que seja um acesso antecipado e não a versão final.
 

SrGameplay

Habitué da casa
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Para quem já jogou, como é o multiplayer? (tem multiplayer alias?)

E, as batalhas são realmente boas? Vc controla algum soldado caso queira? Ou estilo age of empires manda X soldados la enfrentar X tantos e ve quem vence?
 

UmHugo

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Para quem já jogou, como é o multiplayer? (tem multiplayer alias?)

E, as batalhas são realmente boas? Vc controla algum soldado caso queira? Ou estilo age of empires manda X soldados la enfrentar X tantos e ve quem vence?
Ainda não tem multiplayer. Vc controla como se fosse age, mas vc pode ir melhorando ou mudando a arma e armadura dos soldados.
 
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