O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Manos e esse tal de Everdrive vale a pena?

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
Sim, e o problema pelo que sei era do Saroo não ser reconhecido no boot, não tinha relação com áudio.

Agora, o problema pelo momento só apareceu no teu setup... seria bom testar em outro saturno.
Penso que se fosse o Saroo com problema de hardware ocorreria em mais jogos, em todos de 1MB por exemplo.
Como vc falou que o problema começa depois de um tempo jogando já tentou rodar sem a carcaça do Saroo e com um ventilador, pode ser aquecimento.
Não devemos esquecer que é um FPGA rodando em 400 MHz... se a fonte não estiver aguentando a carga podem ocorrer coisas estranhas no sistema.
Em outros jogos ocorreu outro problema, deixei o console ligado mais ou menos umas 2h e 30min e o Metal Slug, Fatal Fury 3, dungeons dragons shadow over mystara travam em algum momento de loading. Mas fiz o mesmo teste com outro jogo e não aconteceu isso.
Ontem usei o saroo aberto e ocorreu os mesmo problemas, e toquei com o dedo e os chips estavam frios, o saroo não aquece muito.
Infelizmente não tenho outro saturn para testar, a não ser que eu comprei um. Estou pensando no fazer, se tento comprar um saturn ou peço reembolso no Ali, mesmo que ele insiste que é por ser VA0 no anúncio não tem nenhuma informação sobre isso. Mas isso é história dele, pois em lugar algum diz que o saroo não funciona em VA0.
O certo seria eu testar em outro saturn, mas como não tenho fica difícil, mas não sei se seria algo com meu saturn já que com o ferir não tive esses problemas mesmo com jogos que usam cartucho de 1MB e 4MB ou usando o cartucho save, então por esses funcionarem corretamente não creio que a porta de cartucho do meu saturn esteja com defeito.
Uma das vezes o vendedor perguntou qual era meu cartão sd, aí disse que era um kingston canvas select de 128GB, aí ele disse que eu tinha que usar um sandisk A1 formatado em exFat, talvez ele não esperesse que eu tivesse esse micro sd aqui, aí testei com esse micro sd e também deu problema. Eu uso esse sd que ele citou no XStation e PSIO formatado em exFat, é um Sandisk Ultra de 256GB A1, ele é vermelho e cinza.



Em todos os testes que estou fazendo agora o console está com a unidade óptica, eu retirei o fenrir do console e guardei até resolver isso.
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
Amanhã vou logo atualizar o Saroo pra a nova versão que dará início a não flashear mais, agora é copia e cola, como os everdrives (postei lá em cima).

Sobre o Ucolecionador, sei não viu, tem muita gente usando console sem algo seguro pra fonte, como por exemplo a falta um filtro de linha de qualidade, colocam direto pela tomada ou uma extensão vagabunda.

Todos meus consoles são ligados por um filtro do iClamper.
Acho que o problema é que em alguns casos produtos chineses vem com problemas em soldas, aí fica com esses problemas intermitentes ou pára de funcioar. Eu comprei um Metal Slug 5 que parou de funcionar do nada após algumas horas, resoldei os chips voltou a funcionar, mas com problema de áudio, não sei se errei na temperatura do soprador ou se ainda tem problema de solda, mas continua funcionando com o áudio ruim.
Também já comprei um ez flash omega que veio com defeito, que após algum tempo jogando travava, mas nesse caso perdi o dinheiro, pois já tinha qualificado o vendedor, e ele pediu para eu enviar de volta, mas a encomenda sumiu e fiquei sem dinheiro e sem o cartucho com defeito.

Acabei encontrando o vídeo do ucolecionador parece que parou de funcionar do nada, e aparentemente o vendedor se negou a dar suporte por ele estar usando o firmware do vortex. Mas no inicio do saroo teve um caso semelhante que postaram aqui no fórum, não se foi você, que o saroo do individuo para de funcionar alguns dias depois que ele começou a usar, mas se não me engano o vendedor trocou o saroo para ele.
 
Ultima Edição:

tphillips

Bam-bam-bam
Mensagens
129
Reações
116
Pontos
228
No caso do UColecionador, (na minha opinião), foi ele ter feito atualizações de forma errada e ter lotado o cartão sem deixar espaço livre.
O criador do Saroo postou como fazer a atualização de forma correta mas as informações estão espahadas no Twitter, no fórum chinês, no Github dentro de posts e não em um único lugar. Daí fica difícil mesmo da galera fazer corretamente a atualização.

O Mega SD do Ucolecionador também deu pau não foi? Ou tô viajando?
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
No caso do UColecionador, (na minha opinião), foi ele ter feito atualizações de forma errada e ter lotado o cartão sem deixar espaço livre.
O criador do Saroo postou como fazer a atualização de forma correta mas as informações estão espahadas no Twitter, no fórum chinês, no Github dentro de posts e não em um único lugar. Daí fica difícil mesmo da galera fazer corretamente a atualização.

O Mega SD do Ucolecionador também deu pau não foi? Ou tô viajando?
Na última atualização 231125 mudou um pouco o procedimento para atualizar. Mas eu acho que se o ucolecionar tivesse feito errado a atualização ele nem funcionaria, e aparentemente estava funcionando e parou. Mas é bem simples atualizar o saroo.

Acho que vou perguntar github do tpunix sobre o saroo e console va0 americano, e vou colocar a afirmação da loja para ver se alguém confirma.

Pelo que me lembro o Mega SD dele teve problemas.
 


*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
A atualização dele tava bugada.
Cheia de caracteres estranhos.
Será que ele atualizou e manteve o ramimage.bin da versão anterior? Esse versão 2311111 ainda usava ramimage.bin. No caso do fw do vortex tem o ramimage.1, que não sei se serve para algo, o fw original não tem esse arquivo. Mas fica de aviso para todos que pretendem conversar com o vendedor caso tenha algum problema, não use o fw do vortex que em caso de problema o vendedor não dará suporte.


Eu não tinha visto o inicio do vídeo agora vi os caracteres estranhos. Nunca aconteceu isso aqui.
1701473435988.png
 
Ultima Edição:

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.504
Reações
42.636
Pontos
1.064
Atualizei o Saroo e tudo certinho.

O Darius Gaiden que sumia a música assim que despausava ficou normal, a música continua agora.

EDIT:

Fui testar o Golden Axe Duel e volta pra tela do Saturm, pode ser a minha iso.

EDIT 2:

Vi na página anterior, deve ser minha iso mesmo.
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
Atualizei o Saroo e tudo certinho.

O Darius Gaiden que sumia a música assim que despausava ficou normal, a música continua agora.

EDIT:

Fui testar o Golden Axe Duel e volta pra tela do Saturm, pode ser a minha iso.

EDIT 2:

Vi na página anterior, deve ser minha iso mesmo.
Aqui o Golden Axe Duel funciona.


E o vendedor agora insiste que o problema é a placa ser VA 0.
1701483835488.png

Vou ter que comprar outro saturn para testar ou tentar devolver através de reclamação no aliexpress, pois não tem como eu vender o saroo sem ter certeza que ele está funcionando sem problemas e que realmente o problema é a placa ser VA 0. Mas se eu reclamar vou alegar que no anúncio não citava nada sobre o VA 0 não ser totalmente compatível com o saroo.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
Só para constar deixei o Groove on Fight ligado por 4 horas e não travou, dormi e o console ficou ligado. Então não sei se o vendedor pode estar certo.
 
Ultima Edição:

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.813
Reações
6.927
Pontos
694
No caso do UColecionador, (na minha opinião), foi ele ter feito atualizações de forma errada e ter lotado o cartão sem deixar espaço livre.
O criador do Saroo postou como fazer a atualização de forma correta mas as informações estão espahadas no Twitter, no fórum chinês, no Github dentro de posts e não em um único lugar. Daí fica difícil mesmo da galera fazer corretamente a atualização.

O Mega SD do Ucolecionador também deu pau não foi? Ou tô viajando?
Quanto de espaço livre deve ser deixado para o saroo ?
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
Acho que meu saroo veio com problema mesmo, pois teve um individuo nos cometários do youtube que disse que tem um saturn cinza com bios 1.00 e o saroo funciona normalmente. Pela descrição dele o console é va 0, pois saturn cinza com bios 1.00 é de 1994 e é va0. O vendedor do paradise deve estar me enrolando. Amanhã entrarei em contato novamente e tentar fazer ele trocar o saroo ou devolver o dinheiro. Minha preferência é que ele troque o saroo.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.504
Reações
42.636
Pontos
1.064
Putz cara, que "sorte" hein?

Lembrando que até no Krikzz tive zica com um Everdrive de PCE, onde o Krikzz queria que eu devolvesse, não tava aceitando reembolso não. Tive que vender pela metade do valor que comprei. O everdrive não lia "jogos pesados", principalmente o Street 2.
 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
disse que tem um saturn cinza com bios 1.00 e o saroo funciona normalmente
O problema de compatibilidade era nos primeiros firmwares do Saroo, conversa fiada do vendedor... se tivesse essa incompatibilidade toda já estariam pipocando relatos.
O certo mesmo era vc conseguir testar em outro saturno... realmente não dá pra cravar que o Saroo esta com defeito mesmo.

Quem for reclamar é melhor dar poucos detalhes... só falar que não esta funcionando como deveria. Menos é mais.
O próprio vendedor tem medo de estar sendo enganado. Vai ficar difícil desenrolar, acho que só vai conseguir um reembolso parcial.

Isso de travar depois de bastante tempo ligado deve ser bug, como já percebemos ocorre instabilidade em alguns jogos pela velocidade de leitura maior.
Tenta rodar com delay global:

[global]
sector_delay=2000
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
O problema de compatibilidade era nos primeiros firmwares do Saroo, conversa fiada do vendedor... se tivesse essa incompatibilidade toda já estariam pipocando relatos.
O certo mesmo era vc conseguir testar em outro saturno... realmente não dá pra cravar que o Saroo esta com defeito mesmo.

Quem for reclamar é melhor dar poucos detalhes... só falar que não esta funcionando como deveria. Menos é mais.
O próprio vendedor tem medo de estar sendo enganado. Vai ficar difícil desenrolar, acho que só vai conseguir um reembolso parcial.

Isso de travar depois de bastante tempo ligado deve ser bug, como já percebemos ocorre instabilidade em alguns jogos pela velocidade de leitura maior.
Tenta rodar com delay global:

[global]
sector_delay=2000
Consegui outro Saturn para testar o Saroo, é um VA SD (VA 3) e terminei o KOF 96 no saroo e não tive nenhum problema não aconteceu como no VA 0.8. Talvez o vendedor esteja certo, não sei. Mas acho estranho que no VA 0.8 com cd e com o fenrir não tenho esses problemas, só se o saroo tem instabilidade com algumas revisões, pois o saturn tem 15 revisões de placa.
Esse Saturn VA SD (VA 3) é 21pin então meu fenrir não é compatível, mas aparentemente o saroo funciona bem nele.
Então como funcionou no VA 3 não deve ser problema do Saroo e sim alguma incompatibilidade com meu VA 0.8, e não creio que seja problema no slot do VA 0.8, pois cartucho de 1MB, action replay (4MB) e cartucho de save funcionam bem.
 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
mas para deixar desse jeito, precisa fazer todas as atualizações que vieram antes?
Questão importante que foi esclarecida pelo TZMW no forum chines, funciona assim:

Firmware na versão 11.11.2023 contem embutido a atualização do FPGA para versão 5, inicialmente vem com a versão 4.
A versão posterior 25.11.2023 não contem a atualização do FPGA embutido mas depende do FPGA estar na versão 5 para funcionar corretamente.
Portanto se pular a atualização de 11.11.2023 o firmware atual não vai funcionar corretamente pois vai estar rodando com o FPGA na versão 4.

Outro ponto importante: não tem downgrade depois da 25.11.2023 pois mudou a forma de carregamento do firmware que agora é lido do cartão ao invés de ser gravado no chip, a gravação foi desabilitada para evitar os bricks que andaram ocorrendo.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
Putz, que azar hein?

Melhor vender esse seu Saturn e pegar outro.
Esse VA SD (VA 3) eu comprei para testar o saroo. Só achei a imagem dele mais embaçada no av, a imagem do VA 0.8 é mais nítida.
Questão importante que foi esclarecida pelo TZMW no forum chines, funciona assim:

Firmware na versão 11.11.2023 contem embutido a atualização do FPGA para versão 5, inicialmente vem com a versão 4.
A versão posterior 25.11.2023 não contem a atualização do FPGA embutido mas depende do FPGA estar na versão 5 para funcionar corretamente.
Portanto se pular a atualização de 11.11.2023 o firmware atual não vai funcionar corretamente pois vai estar rodando com o FPGA na versão 4.

Outro ponto importante: não tem downgrade depois da 25.11.2023 pois mudou a forma de carregamento do firmware que agora é lido do cartão ao invés de ser gravado no chip, a gravação foi desabilitada para evitar os bricks que andaram ocorrendo.
Eu imaginei que não desse para voltar para as versões anteriores justamente por ter mudado o sistema dos arquivos.
 
Ultima Edição:

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.504
Reações
42.636
Pontos
1.064
Questão importante que foi esclarecida pelo TZMW no forum chines, funciona assim:

Firmware na versão 11.11.2023 contem embutido a atualização do FPGA para versão 5, inicialmente vem com a versão 4.
A versão posterior 25.11.2023 não contem a atualização do FPGA embutido mas depende do FPGA estar na versão 5 para funcionar corretamente.
Portanto se pular a atualização de 11.11.2023 o firmware atual não vai funcionar corretamente pois vai estar rodando com o FPGA na versão 4.

Outro ponto importante: não tem downgrade depois da 25.11.2023 pois mudou a forma de carregamento do firmware que agora é lido do cartão ao invés de ser gravado no chip, a gravação foi desabilitada para evitar os bricks que andaram ocorrendo.

Melhor solução mesmo, os updates agora ficarão como um Everdrive.
 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
não deve ser problema do Saroo e sim alguma incompatibilidade com meu VA 0.8
Desmontei meu saturno aqui pra conferir a versão e também é um VA 0.8, como comentei antes não apresentou os problemas que ocorreram com o teu aparelho.
Continuo achando que esse tipo de mau funcionamento intermitente tem toda cara de ser problema na fonte... ou algum capacitor com valor fora da especificação, é bom dar uma revisada na placa.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
Desmontei meu saturno aqui pra conferir a versão e também é um VA 0.8, como comentei antes não apresentou os problemas que ocorreram com o teu aparelho.
Continuo achando que esse tipo de mau funcionamento intermitente tem toda cara de ser problema na fonte... ou algum capacitor com valor fora da especificação, é bom dar uma revisada na placa.
Mas será que se fosse problema da fonte não daria o mesmo problema com o fenrir?
Posso trocar os capacitores da fonte, mas da placa eu teria que comprar da internet, pois essa placa usa capacitor smd e acho ruim deixar os capacitores comuns deitados, colocaria sólido ou smd. Também posso medir as tensões da fonte com ele funcionando.
Essa placa ainda está com todos os capacitores originais. Mas depois vou ver se meço tensão da fonte com o console ligado, só não vou conseguir medir ruído.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
@NullPointer fiquei medindo as tensões da fonte e elas ficam fixas em 3,38v, 5,09v e 9,20v. Talvez o problema seja em outro lugar.

Não sei se poderia ser a oxidação nesses dois chips, mas acho que iria interferir no fenrir caso fosse, mas não posso descartar.

5fke46A.jpg

5fke46A.jpg

ud2Qejc.png

vdmUrb2.png

ah7Eklm.png

Talvez o saroo use alguma função que o drive de cd e fenrir não usem e essas oxidações causem algum mal contato.
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
Não sei se foi sorte, mas ontem consegui terminar o KOF96 no meu VA 0.8, coloquei sector_delay=8000 e não tive problemas com áudio até o fim do jogo. Eu também tinha refeito algumas soldas da fonte que já estavam cinza e com aspecto ruim, mas acho que foi o sector_delay=8000 que fez funcionar.
Em 8000 o tempo de loading fica semelhante ao do fenrir.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.974
Reações
27.975
Pontos
1.053
No caso do UColecionador, (na minha opinião), foi ele ter feito atualizações de forma errada e ter lotado o cartão sem deixar espaço livre.
O criador do Saroo postou como fazer a atualização de forma correta mas as informações estão espahadas no Twitter, no fórum chinês, no Github dentro de posts e não em um único lugar. Daí fica difícil mesmo da galera fazer corretamente a atualização.

O Mega SD do Ucolecionador também deu pau não foi? Ou tô viajando?
Esse babaca se fodendo me alegra.
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.813
Reações
6.927
Pontos
694
e outra, no meu sd eu coloquei vários jogos e alguns aparecem e outros não, mas todos estão com o formato bin/cue
sabem o que pode ser?

Ps: Acabei de ver aqui, todos os jogos estão aparecendo, mas tem um monte de interrogações como se fossem jogos não reconhecidos antes de determinados jogos. Agora tenho que ver qual é o jogo que está dando problema
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
e outra, no meu sd eu coloquei vários jogos e alguns aparecem e outros não, mas todos estão com o formato bin/cue
sabem o que pode ser?
Não tive esse problema.
Aqui coloco a pasta do jogo dentro para ISO., exemplo x:\SAROO\ISO\Metal Slug\metal slug.bin. Eu deixo cada jogo dentro de uma pasta, não coloco o arquivo de imagem do jogo (bin cue) diretamente dentro da pasta iso.
1702323079550.png
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.813
Reações
6.927
Pontos
694
Não tive esse problema.
Aqui coloco a pasta do jogo dentro para ISO., exemplo x:\SAROO\ISO\Metal Slug\metal slug.bin. Eu deixo cada jogo dentro de uma pasta, não coloco o arquivo de imagem do jogo (bin cue) diretamente dentro da pasta iso.
Visualizar anexo 362989

o formato está correto, mas olha a loucura
a lista começa corretamente, com as páginas, mas depois do Sega Rally, ele passa a ter vários elementos com "?" e depois volta com o Shining Force lá pela página 38
vi a lista e a sequencia no cartão sd é exatamente essa, só não entendi pq esse monte de "?"
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2023-12-11 at 15.41.58 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2023-12-11 at 15.41.58 (1).jpeg
    159 KB · Visualizações: 9
  • WhatsApp Image 2023-12-11 at 15.41.58.jpeg
    WhatsApp Image 2023-12-11 at 15.41.58.jpeg
    120,8 KB · Visualizações: 9
  • WhatsApp Image 2023-12-11 at 15.41.57.jpeg
    WhatsApp Image 2023-12-11 at 15.41.57.jpeg
    136,5 KB · Visualizações: 10

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
Vê se o HDsorter que organiza as pastas ajuda em algo, ou tenta baixar novamente a versão redump no archive.org de algum jogo que não foi reconhecido.
O saroo também aceita alguns jogos img ccd, apesar de não ser listado como formato suportado.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.504
Reações
42.636
Pontos
1.064
Vê se o HDsorter que organiza as pastas ajuda em algo, ou tenta baixar novamente a versão redump no archive.org de algum jogo que não foi reconhecido.
O saroo também aceita alguns jogos img ccd, apesar de não ser listado como formato suportado.

Esse é melhor que aquele outro que recomendam? (esqueci do nome, mas o Maddruga recomenda num dos vídeos dele).
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.866
Reações
11.632
Pontos
1.344
Esse é melhor que aquele outro que recomendam? (esqueci do nome, mas o Maddruga recomenda num dos vídeos dele).
Eu errei o nome é drivesort, é que confundi com o sdsorter. Tem esses dois, mas DriveSort funciona somente com fat32 e o SDsorter funciona com exFat, porém o sdsorter é mais lento, eu acho que fica movendo as pastas dentro do sd por isso demora mais, e usando o sdsorter com fat32 tive alguns problemas. Então para fat32 o drivesort que todo mundo recomendo é muito melhor, mas caso queira usar o sd em exfat ele funciona.
 
Topo Fundo