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Mapas Completos de fases [novo: Castle of Illusion]

edineilopes

Retrogamer
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Eu sei que a ideia é postar suas próprias screen, mais como eu não sei como fazer isso gostaria de postar os mapas das fases do Sonic 3 de um site que achei, me ajudo bastante.
Fica à vontade.

O legal dos mapas é ter uma visão "macro" do design das fases, então quanto mais mapas no tópico, melhor.
 

Rodrigo dsf

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208jg2a.jpg

r017b7.jpg

f0os3c.jpg

2hdxkl1.jpg

rwrsd1.jpg

2dcg3es.jpg

spuq81.jpg

v3n1xv.jpg

Depois posto as fases
 

edineilopes

Retrogamer
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Aproveitei que estava atualizando o tópico para recuperar mapas antigos que tinham ficado offline, como este do Fifa.

FIFA International Soccer
6afFK5a.png

xPj15YI.gif
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
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International Superstar Soccer Deluxe!
nFEj9lr.png


96RrVPI.png

Engraçado que sempre achava que as dimensões do gramado pareciam pequenas demais, mas vendo assim parecem ser bem maiores que um campo oficial. Ainda fiquei matutando aqui como você teria feito pra conseguir capturar o campo todo sem repetir os jogadores aí lembrei que nas bolas paradas dava pra dar scroll no campo todo hehe, mesmo assim ótimo trabalho.
 


edineilopes

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Engraçado que sempre achava que as dimensões do gramado pareciam pequenas demais, mas vendo assim parecem ser bem maiores que um campo oficial. Ainda fiquei matutando aqui como você teria feito pra conseguir capturar o campo todo sem repetir os jogadores aí lembrei que nas bolas paradas dava pra dar scroll no campo todo hehe, mesmo assim ótimo trabalho.
Foi com Scroll da camera no escanteio, realmente. Facilita um bocado, especialmente nas bordas do campo. Uma das partes mais complicadas de montar mapas de game é capturar tela de pontos onde a "câmera" raramente chega. Chega a ser desanimador quando falta uma "câmera livre", fica sempre faltando um pedaço.

Apesar de contar com o scroll para facilitar as capturas, deixei os jogadores numa camada separada, então ficou registrado o campo "vazio":

oYGLvlz.png


Os jogadores repetidos, se existissem, seria fácil de remover. Bastava apagá-los no photoshop (os ladrilhos do jogo se encaixam perfeitamente, o que permite a edição preenchendo o vazio mantendo 100% de fidelidade da imagem). Também tinha o "radar" do jogo indicando a formação completa em campo. Poderia escolher uma jogada, capturar a tela com o radar específico e distribuir sprites dos jogadores de acordo.
 
Ultima Edição:

Havokdan

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Aproveitei que estava atualizando o tópico para recuperar mapas antigos que tinham ficado offline, como este do Fifa.

FIFA International Soccer
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Qual fifa que era esse? Deu uma nostalgia, joguei um nos anos 90 no qual vc dava um carrinho, e podia fugir do cartão vermelho se corresse o juiz, até quando a paciência ou os dedos alcançassem.
 

Madarame

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Qual fifa que era esse? Deu uma nostalgia, joguei um nos anos 90 no qual vc dava um carrinho, e podia fugir do cartão vermelho se corresse o juiz, até quando a paciência ou os dedos alcançassem.

O da foto é o primeiro fifa
 

edineilopes

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DreamCuPS

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Pergunta: que programa vocês, que sabem fazer esses mapas, indicam pra quem é "nube" no assunto?

Tenho vontade de mapear o Hokuto no Ken 2 (Last Battle) do Mega. Além de ser um favorito pessoal, nunca vi mapas dele por aí...
 

edineilopes

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Pergunta: que programa vocês, que sabem fazer esses mapas, indicam pra quem é "nube" no assunto?

Tenho vontade de mapear o Hokuto no Ken 2 (Last Battle) do Mega. Além de ser um favorito pessoal, nunca vi mapas dele por aí...
Eu recomendo o Photoshop. Mesmo que não conheça a fundo os recursos dos programas, é fundamental trabalhar com camadas. E isso funciona parecido em quase todo aplicativo lugar. De brinde Photoshop é extremamente estável.

O Corel PhotoPaint pode ser uma boa opção também para montar mapas.
 

DreamCuPS

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Eu recomendo o Photoshop. Mesmo que não conheça a fundo os recursos dos programas, é fundamental trabalhar com camadas. E isso funciona parecido em quase todo aplicativo lugar. De brinde Photoshop é extremamente estável.

O Corel PhotoPaint pode ser uma boa opção também para montar mapas.

Ah, eu até sei usar o PS, só não sabia que ele era utilizado pra isso! Mas é preciso fazer a captura tela a tela, no caso?
 

edineilopes

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Ah, eu até sei usar o PS, só não sabia que ele era utilizado pra isso! Mas é preciso fazer a captura tela a tela, no caso?
Não sei como é o processo de outras pessoas. Eu capturo tela por tela. Às vezes a mesma tela várias vezes, em caso de camadas em parallax.
 

DreamCuPS

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@edineilopes

Cara, to a fim de fazer uns mapas, to só com uma dúvida: tem algum segredo pra deixar as telas alinhadas, a fim do mapa ficar "exato", como os que você faz?

Fiz altas buscas na internet sobre formas de fazer esses mapas, e não achei nada, caso você conheça algum tutorial pra indicar, fic
o muito grato.
 

AyresMVP

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Tópico TOP! Adoro esse esquema de mapinhas desde a época da revista VideoGame!!!
 

AyresMVP

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Aproveitando o tópico, fui pegar um jogo da minha coleção de NES agora para mostrar o capricho que as produtoras da época tinham com os jogos.
Esse foi o primeiro que achei com o mapa, existem vários outros, depois procuro mais e posto mais fotos aqui:

b4a207ee-044c-4014-aaa4-cf54c0297049
b4a207ee-044c-4014-aaa4-cf54c0297049
yVMuaK1.jpg


vvkzQ1n.jpg


PZeAF1Z.jpg


Abraços!
 

_Fabio

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Pessoal, sei que vocês estão montando os mapas porque gostam de mexer com isso e tal, mas fica aqui a dica do site http://www.vgmaps.com que disponibiliza esse tipo de material.
 

edineilopes

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Pessoal, sei que vocês estão montando os mapas porque gostam de mexer com isso e tal, mas fica aqui a dica do site http://www.vgmaps.com que disponibiliza esse tipo de material.
Esse site é top. Já foi citado.

A questão dos mapas é pela diversão de montá-lo. Outro ponto é que nem todos os jogos já têm mapas. Por exemplo o Rock n roll racing e o ISS não tinha achado por lá.

@edineilopes

Cara, to a fim de fazer uns mapas, to só com uma dúvida: tem algum segredo pra deixar as telas alinhadas, a fim do mapa ficar "exato", como os que você faz?

Fiz altas buscas na internet sobre formas de fazer esses mapas, e não achei nada, caso você conheça algum tutorial pra indicar, fic
o muito grato.
Não sei de um tutorial.

Passar aqui uma visão geral de como preparo, espero que seja útil.

1 - Sempre tire screenshots em 1x e sem qualquer filtro alterando os pixels.
2 - Cuidado com perfil de cores ativo de seu aplicativo. Perfis de cores são muito úteis em outras tarefas (como calibragem para impressão), mas para jogos qualquer alteração não é bem-vinda.
3 - Existem ferramentas poderosas para mesclar várias imagens (photomerge), úteis para criar panorâmicas, etc. Não funcionam bem com grandes quantidades de fotos e não foram feitas para criar mapa de game. A solução mais funcional e que não distorce os pixels ainda será o ajuste manual.
4 - Ao trabalhar com as camadas, alinhando a camada superior sobre as camadas inferiores. utilize zoom de pelo menos 300%. Assim os pontos aparecerão bem grandes, evitando erros de alinhamento. A camada ativa estar com opacidade de 50% ajuda a ver o que está acontecendo. Dependendo de seu fluxo de trabalho poderá preferir arrastar as camadas até se encaixarem como um quebra-cabeça, ou poderá criar seleções de referência e alinhar a camada ativa a esta seleção. Vai de cada um, dos detalhes disponíveis e do que parecerá mais rápido na determinada situação.
5 - Nunca salve o arquivo com compactação jpg. O algoritmo danifica os pontos, que é a última coisa que desejamos que aconteça numa screenshot de retrojogo.

vH4hs4s.png
 

_Fabio

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Esse site é top. Já foi citado.
Malz. Cheguei a dar uma passada rápida em todo o tópico (desde o 1° post), mas não foi o suficiente pra ter certeza se já não haviam citado.
Na dúvida, preferi postar até pra incentivar o envio desses mapas lá (eles disponibilizam um endereço e email pra submissão de material).
 

DreamCuPS

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@edineilopes

Obrigado mesmo. Eu já tenho conhecimento de photoshop, e com o auxilio desse seu post, vou começar a tentar.
 

DreamCuPS

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Blz, aí vai:

Hokuto no Ken II (Last Battle) - labirinto do primeiro mapa

maze 1.png

Novamente, agradeço ao Edinei pelos toques, que foram muito importantes para fazer esse mapa. Se repararem alguma falha, fiquem a vontade para comentar ;)
 

DreamCuPS

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Valeu! Quero mapear os 4 labirintos desse jogo, logo vou começar o próximo.
 
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