O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.


[MD/Genesis] Shinobi está chegando..... (Atualizado post inicial com algumas informações a mais) (agora, com "équio"!!)

doraemondigimon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.745
Reações
14.292
Pontos
619
Pra quem não está acompanhando, temos notícias interessantes sobre Shinobi:

Não que eu esteja falando que as outras versões pra Mega são ruins. Longe disso! Afinal, sempre fui louco por toda a saga, mas NESSE CASO....




...Estou falando de uma versão arcade para o Mega Drive.

Chamado de Shinobi MD, esse projeto que completa 3 anos, demonstra em seu primeiro video, uma performance assustadora da primeira fase. O Tryphon mandou esse video demonstrando que o bichinho está com uma qualidade estonteante.

Pra quem quer mais detalhes, o fórum Sega-16

http://www.sega-16.com/forum/showthread.php?30411-WIP-Shinobi-MD-port&s=d3818bcd744bb6cd92b9f9ca6666ff3c

Tem o histórico desde 2015 até hoje do andamento da criação do jogo.






No último post, foi dito que:

"Yes, I can have up to 8 characters on screen, and projectiles too, with no slowdown so far, which is extremely encouraging.

The video Pyron was refering to :

here since dailymotion movie inclusion seems totally broken on this board...



And a more recent one, with the pink guardian implemented. Now level 1-1 is complete, I'll beta-test it for some time and release the ROM as a playable demo.

here, in case the embedded video doesn't work



No scoring, no magic, no bonus, no sound, but playable
"









TODAS as fotos são da versão MD/Genesis. No tópico oficial, tem as comparações entre arcade e videogame caseiro e são bem estonteantes!

Os dois videos (postados acima), o último mostra os reféns e os guardiões implementados. Segundo consta, logo terá uma versão demo em ROM pra ser distribuida pra testes.

Infelizmente, em nenhum dos videos tem som, magia ou bônus, mas a jogabilidade está perfeita.

https://www.dailymotion.com/Le_Furet/videos

Este link conta com TODOS os videos disponibilizados. Excelente pra se analisar o quanto o projeto evoluiu nesses 3 anos!

Ultima atualização do tópico original (06/07)

Olá,

Como alguns já estão sabendo, eu tive uns probleminhas de hardware recentemente que me forçaram a mandar meu PC para um técnico, que levou algum tempo para consertá-lo (um mês).

Eu tinha um backup do código, mas eu não a atualizei por 2-3 semanas onde durante eu encodei um monte de coisas, então eu decidi esperar meu PC ser arrumado do que recodificar tudo. Enquanto isso, eu naveguei pela programação de som, domínio que eu não entendo muito. Então, quando eu peguei meu PC de volta (está tudo na boa agora) eu continuei minhas descobertas sobre a trilha sonora mais do que fiquei melhorando a demo. Desculpa



Eu estou me 'divertindo' com com o YM2612, YM2151 e SN76489 e suas trilhas que eu fiz "demixes" e "remixes" de várias fontes.

TL DR: A demo vai demorar um pouco mais do que era esperada, mas poderá ter mais sons (coisa que eu não havia calculado antes)


NOVA ATUALIZAÇÃO (agora com "équio"!!!!)



...E finalmente.... "Habemos som"!

Hi !

I implemented bgms and most sfx (not all of them). It's a direct conversion from YM2151, with some changes (channels moved to PSG, or mixed together). I captured them with BlastEm, which is by far the closest from what I can hear on real hardware :

Concerning alternate missions portraits, you already sent them to me Pyron and yes, they're definitely much better than the originals, and I plan to implement them in the game. I'm not yet sure if it'll be a complete replacement, or if I'll put them in some alternate gaming mode (if I have time to implement it).

If it isn't already the case, that's because I got them from you when I had already moved to some other aspects of programming, but there'll be a time when I'll make final adjustments on gfx (and I remember very well that you asked me about other things
)

By the way, thank you for keeping the thread alive
 
Ultima Edição:


spyblack

Supra-sumo
Mensagens
882
Reações
600
Pontos
174
Cara, isso está ficando com uma cara ótima, esse jogo é bem legal mesmo, diferente em muito das versões console.
Eu queria era ver outros jogos tomando forma, uns ports de arcade legais… Até mesmo ver uns fight games sendo portados, por exemplo o double dragon de neogeo para outros consoles ia ser um sonho.
 

sux138

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.143
Reações
21.103
Pontos
553
só acho estranho que hoje em dia, com todas as facilidades dos PCs atuais, fazer um port como este dura 3 anos, e ainda é uam versão beta... quando na época os desenvolvedores faziam tudo da raça, com uma equipe de 6 pessoas, e entregavam o jogo em prazos curtíssimos
 

NÃOMEQUESTIONE

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.164
Reações
28.320
Pontos
599
só acho estranho que hoje em dia, com todas as facilidades dos PCs atuais, fazer um port como este dura 3 anos, e ainda é uam versão beta... quando na época os desenvolvedores faziam tudo da raça, com uma equipe de 6 pessoas, e entregavam o jogo em prazos curtíssimos
Pelo que sei o cara é pai de 3 filhos, trabalha e só pode se dedicar ao jogo no pouco tempo livre que tem, ou seja faz tudo por puro hobby, muito diferente do contexto de uma equipe dedicada em desenvolvimento de jogos que tem de lidar com prazos, cobranças e apresentar resultados se não tchau e benção. :kideia
 
Ultima Edição:


duke_tolgo

Veterano
Mensagens
313
Reações
601
Pontos
118
curto bastante a versão de arcade, e pelos vídeos me parece que esta ficando muito bom, vou ficar no aguardo.^^
 

B - Mark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.496
Reações
2.245
Pontos
459
Bacana esse projeto do Shinobi.

Esse foi um dos jogos que mais joguei nos fliperamas e ele fez falta para completar junto com os outros jogos da franqulia.

Estarei aguardando pela demo do jogo.
 

DocVooDoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.915
Reações
35.517
Pontos
739
Como eles estão fazendo esses jogos atualmente? Alguma devkit novo ou aqueles mesmos devkits antigos que vc tem que fazer muita coisa na unha?
 

NÃOMEQUESTIONE

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.164
Reações
28.320
Pontos
599
Sem som, sem magias, e sem pontos, de boa mas não me interessou nada.
Work in progress, cara tá programando tudo na raça, do zero e sozinho, com eventual ajuda do @Pyron pra converter a arte do game de uma paleta de 12 bits e 4096 cores pra 9 bits e 512 cores, é dureza pura, fora outras questões como limites de sprites, correção de bugs e tantos outros desafios que envolvem produzir um jogo dessa magnitude.

Eu congratulo muito o cara que tá tornando isso possível!
 
Ultima Edição:

Retroaholic

Veterano
Mensagens
337
Reações
652
Pontos
119
Orra, aí sim.
AIDONANDERSTENDE como a Sega deu a malhada de não lançar o Shinobi de Arcade pro mega também.
Talvez porque já tivesse lançado pro Master... mas até aí...

Mas homebrew pra mega drive é sempre do Capiroto né? Lembro daquele Wolfenstein que tavam portando... nem sei se finalizaram todos os episódios.
Faço a mesma pergunta do PARÇA
Como eles estão fazendo esses jogos atualmente? Alguma devkit novo ou aqueles mesmos devkits antigos que vc tem que fazer muita coisa na unha?
 

doraemondigimon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.745
Reações
14.292
Pontos
619
Como eles estão fazendo esses jogos atualmente? Alguma devkit novo ou aqueles mesmos devkits antigos que vc tem que fazer muita coisa na unha?
Orra, aí sim.
AIDONANDERSTENDE como a Sega deu a malhada de não lançar o Shinobi de Arcade pro mega também.
Talvez porque já tivesse lançado pro Master... mas até aí...

Mas homebrew pra mega drive é sempre do Capiroto né? Lembro daquele Wolfenstein que tavam portando... nem sei se finalizaram todos os episódios.
Faço a mesma pergunta do PARÇA
Respondendo as suas única pergunta, eu achei na página 1 uma explicação dele:

Originally Posted by djcc
Code-wise, are you working from the arcade assembly or you're writing it from scratch?
Mano, você está trabalhando do assembly da máquina arcade ou está começando do zero?

Originally Posted by tryphon
From scratch, using SGDK. That said, I used some ideas from the game engine of Shadow Dancer MD. I'd like to read the arcade disassembly (would it be only to get some data quite annoying to enter by hand, like the bounding boxes, hit boxes or whatever boxes) but have no idea how to get this disassembly (a MAME ROM is a set of several files, I don't know which is data or code, if data and code are separated or mixed...)
Do zero, usando SGDK.

.....E depois, achei isso:

Originally Posted by negative chill
Wouldn't it be much easier to just do a sprite hack of Shadow Dancer? Because near as I can tell, the two are almost identical gameplay wise

Originally Posted by tryphon
A sprite hack is not sufficient. You need to hack the levels, the characters placement, the characters AI, the music, disable the dog...

My first intention was to do that, but I'm not really sure it'd be faster or easier.


Lendo um pouco mais a frente, ele vai revelando algumas ideias bem interessantes (e até engraçadas) de serem feitas nesse jogo:

EASTER EGGS - Joe Musashi usando trajes diferentes (Shadow Dancer, Shinobi III...)
"Master System Mode" - Usando barra de energia e mais algumas mudanças ainda não citadas...
 

-=|R.R.|=-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.765
Reações
89.742
Pontos
814
e pensar que saiu até pro PC Engine... por mais que The Revenge of Shinobi seja um clássico absoluto (acho até que é mais adorado e lembrado que o original) é curioso não ter ganhado uma versão 16 bits para o console da casa.


Não conhecia o projeto, que show!
 

Retroaholic

Veterano
Mensagens
337
Reações
652
Pontos
119
O programador do game acabou de lançar uma ROM de teste, ótima oportunidade de testar como tá a vibe do jogo, eu achei deveras idêntico ao arcade!

http://s000.tinyupload.com/index.php?file_id=06110104308770923383

http://www.sega-16.com/forum/showthread.php?30411-WIP-Shinobi-MD-port/page26
Caraco, negócio ta tão filé que roda até no driver de mega drive do Mame.

GUEIMEPLEI ta igualzinho mesmo. Só falta os sons... e os breguenaite todos, o principal que é o feeling da coisa ta igualzIN, aparentemente.
 

nemezes

Novato
Mensagens
22
Reações
57
Pontos
13
Como eles estão fazendo esses jogos atualmente? Alguma devkit novo ou aqueles mesmos devkits antigos que vc tem que fazer muita coisa na unha?
esse jogo do shinobi está sendo feito utilizando o compilador SGDK. é bem moderno: converte imagens em formato PNG com cores indexadas, converte sons no formato WAV, dentre outras funcionalidades.

a pessoa programa em linguagem C e depois o SGDK converte pra assembly, linguagem que o mega drive entende.
 

DocVooDoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.915
Reações
35.517
Pontos
739
esse jogo do shinobi está sendo feito utilizando o compilador SGDK. é bem moderno: converte imagens em formato PNG com cores indexadas, converte sons no formato WAV, dentre outras funcionalidades.

a pessoa programa em linguagem C e depois o SGDK converte pra assembly, linguagem que o mega drive entende.
Legal. Tem o kit ai disponível para qualquer um fazer jogos?
 

nemezes

Novato
Mensagens
22
Reações
57
Pontos
13

Pyron

Bam-bam-bam
Mensagens
2.639
Reações
5.671
Pontos
303
A rom só contem o primeiro estágio justamente para ser um ambiente limitado para se apurar os bugs,
a fase de agora é para tunar a jogabilidade e performance que o ponto mais importante do jogo.
Se vc deixa o escopo muito grande é um inferno para debugar. (estamos falando do MD e não de uma plataforma moderna)
os próximos demos devem seguir a mesma filosofia adicionando mais elementos de gameplay,
mas em conteúdo ele tem muito mais coisas prontas.. todos os estágio já foram implementados praticamente.

Agora a questão que poucos vêem infelizmente é que:

- O jogo roda a 60 fps
- Os sprites são gigantes e foram transportados com louvor para o MD
- Vc junta 8 inimigos + 1 musashi sem ter slowdown ou flicker na tela
- O jogo está muito próximo do original em jogabilidade
- Nenhum detalhe do cenário foi removido, está tudo lá (mas tive que reutilizar cores)
- Somente 2 inimigos perderam 1 shade de cor (perdeu detalhe o gun man e o knife man)

Enfim, muito impressionante se você for analisar os outros jogos do mesmo estilo nos 16 bits
 

doraemondigimon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.745
Reações
14.292
Pontos
619
A rom só contem o primeiro estágio justamente para ser um ambiente limitado para se apurar os bugs,
a fase de agora é para tunar a jogabilidade e performance que o ponto mais importante do jogo.
Se vc deixa o escopo muito grande é um inferno para debugar. (estamos falando do MD e não de uma plataforma moderna)
os próximos demos devem seguir a mesma filosofia adicionando mais elementos de gameplay,
mas em conteúdo ele tem muito mais coisas prontas.. todos os estágio já foram implementados praticamente.

Agora a questão que poucos vêem infelizmente é que:

- O jogo roda a 60 fps
- Os sprites são gigantes e foram transportados com louvor para o MD
- Vc junta 8 inimigos + 1 musashi sem ter slowdown ou flicker na tela
- O jogo está muito próximo do original em jogabilidade
- Nenhum detalhe do cenário foi removido, está tudo lá (mas tive que reutilizar cores)
- Somente 2 inimigos perderam 1 shade de cor (perdeu detalhe o gun man e o knife man)

Enfim, muito impressionante se você for analisar os outros jogos do mesmo estilo nos 16 bits
Pyron, tenho orgulho de te conhecer. Realmente o jogo está fascinente, de cima a baixo, mesmo que a demo tenha demonstrado apenas a primeira fase. Citando o
Retroaholic:

Caraco, negócio ta tão filé que roda até no driver de mega drive do Mame.

GUEIMEPLEI ta igualzinho mesmo. Só falta os sons... e os breguenaite todos, o principal que é o feeling da coisa ta igualzIN, aparentemente.
Esse tá sendo um projeto feito de coração, pra quem é apaixonado em Shinobi. Não desmereço as outras versões (apenas um pouco na versão Saturn e PS2), mas ele tá ficando abusivamente impressionante. Se fizerem a trilha sonora com uma qualidade tão boa ou superior que a do Arcade, esse jogo será a maior revolução já lançada pra uma conversão arcade/videogame, feita em casa de todos os tempos!
 

B - Mark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.496
Reações
2.245
Pontos
459
Acabei de jogar a demo e gostei dele.

Esse projeto promete e se a Sega tivesse lançado Shinobi para o Mega ele seria desse jeito.
 

Cosmão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.602
Reações
13.192
Pontos
774
Que foda isso!
Esses caras merecem todo respeito da comunidade!
 

doraemondigimon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.745
Reações
14.292
Pontos
619
Levando em conta como saiu Altered Beast e Golden Axe, creio que um Shinobi oficial da Sega seria bem pior que esse.
Se for pensar BEM, seria capaz de uma versão do nível ao que foi feito no Amiga ou chegando a extremos, como a maravilhosa versão do PC Engine:

.
E se notar bem, em quase todas as versões, você não vê a grade da parte de cima na primeira fase e, quando tem, como na versão DOS, ela fica atrás ao invés de ficar na frente, delimitando o terreno....
 

DocVooDoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.915
Reações
35.517
Pontos
739
Eu segui este tutorial para instalar o SGDK.

Aqui o github pra baixar o SGDK:
https://github.com/Stephane-D/SGDK

Outra opção pra fazer jogos de mega drive é utilizar o SecondBASIC. Escreve em uma linguagem parecida com BASIC. O second basic é mais fácil de instalar. O detalhe é que o sgdk lida melhor com gráficos do que o second basic.
http://www.second-dimension.com/second-basic
Bem legal isso, vou dar uma conferida.
Vi outro vídeo ensinando a usar o SGDK com Visual Studio. Ai o negócio fica bem mais legal!!!!
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.781
Reações
7.297
Pontos
379
e pensar que saiu até pro PC Engine... por mais que The Revenge of Shinobi seja um clássico absoluto (acho até que é mais adorado e lembrado que o original) é curioso não ter ganhado uma versão 16 bits para o console da casa.


Não conhecia o projeto, que show!
Quase mesma coisa aqui!!
Só que para mim o Shinobi Arcade foi meu primeiro contato com a franquia, lá para os meus 12-13 anos de idade. Muitas memórias, era um dos meus jogos preferidos, cansei se assistir os "tiozões" que terminavam com uma ficha, cara que saudade.

Acompanharei de perto, tem tudo pra ser a melhor versão do Shinobi Arcade (tirando o port do wii, que foi praticamente um MAME) para consoles.
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.111
Reações
19.696
Pontos
553
Levando em conta como saiu Altered Beast e Golden Axe, creio que um Shinobi oficial da Sega seria bem pior que esse.
Existe um Shinobi recente que é oficial da Sega e é bom: Shinobi 3D.

Basta os caras contratarem gente competente.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
6.755
Reações
15.781
Pontos
348
Uma coisa que me surpreende é o "poder" desse processador Motorola 68000, além da arquitetura do Mega Drive no geral. A cada dia que passamos vemos os "limites" do hardware serem ultrapassados. duas perguntas?

1) Alguém sabe se esse Shinobi rodará num Everdrive normal ou o carinha vai lançá-lo em algum cartucho com hardware extra?

2) A cena homebrew do SNES é muito menor que a do Mega. O SNES é tão mais difícil e menos documentado para se criar algo?
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.781
Reações
7.297
Pontos
379
Uma coisa que me surpreende é o "poder" desse processador Motorola 68000, além da arquitetura do Mega Drive no geral. A cada dia que passamos vemos os "limites" do hardware serem ultrapassados. duas perguntas?

1) Alguém sabe se esse Shinobi rodará num Everdrive normal ou o carinha vai lançá-lo em algum cartucho com hardware extra?

2) A cena homebrew do SNES é muito menor que a do Mega. O SNES é tão mais difícil e menos documentado para se criar algo?
Eu acho que o mega tem uma vibe mais "cult". E a grande maioria gosta da sonoridade do chip do mega.
Eu incluso.
Tambem acho que o snes é mais fechado, vi POUCOS hacks no decorrer desses anos que não foram traduções, como aquele sonic famoso lá no lugar do speed gonzales.
 
Topo