billdouglas
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Uzumaki_Naruto;9363349 disse:Putz, um fala uma coisa e tu falando outra complica as coisas.
Teria algum jeito de prevenir a pegar uma bomba dessas? Algo que dê pra verificar no motor e tal?
Sobre manutenção, a desse motor não seria fácil e barata? (Talvez no máximo um pouco mais cara por ser 16v)
Pessoal que tinha postado antes, Vizzinho e flooter se manifestem! auehauehae
Colega, é o seguinte:
vc vai comprar um carro usado, e isso inevitavelmente vai fazer vc correr alguns riscos.
Se vc seguir apenas conselhos do pessoal, sempre vai ter alguém com uma crítica a fazer sobre qualquer carro que vc resolver pegar.
Antes de tudo, vc tem que entender que precisará, além de todo o conhecimento, de SORTE!
É isso mesmo, SORTE.
Porque, vamos imaginar que vc faça uma pesquisa e resolva pegar o carro que mais pessoas concordaram que pode te fazer feliz. Independente do retrospecto deste carro no mercado, vc pode pegar uma bomba, por mais minucioso que seja seu exame. Como já disse: existem mil maneiras de camuflar um defeito para q o mesmo só apareça depois de algumas centenas ou até milhares de km rodados.
Sou um exemplo vivo.
Fui contra a maioria dos conselhos que tive e comprei um Escort RS 1.8 16v Zetec, ano 1998. Isso em 2010.
Meu carro veio "completo" (padrão brasileiro): air bag, vidros e travas elétricas com controle remoto, alarme, retrovisores elétricos com desembaçador, direção hidráulica, ar condicionado gelando. Fora coisas como farol de neblina, kit aerodinâmico do RS de fábrica (Spoilers, defletores, aerofólio), rodas de liga leve originais, som CD Player original Ford. Tudo funcionando como zero!
Em mais de 2 anos, o que tive que arrumar nele?
4 pneus novos R$ 1000,00,
balanceamento, alinhamento, troca de óleo, filtros, velas
uma bateria R$ 240,00
troca de fluido de freio, tambores/patins/lonas/cilindro dos freios traseiros R$ 550,00
barra estabilizadora dianteira R$ 180,00
rolamentos das rodas traseiras R$ 140,00
troca de retentor da polia do virabrequim (q fazia ele pingar óleo: isso depois de 1 ano de uso) R$ 180,00
silencioso traseiro, catalisador novo(que tava oco) R$ 800,00
Em 2 anos, acredito que foi pouco. A grande maioria manutenção preventiva.
Motor do meu carro não esquenta (além do necessário), não baixa óleo, não fuma, não baixa água. Funciona como um relógio. E não tem absolutamente nada pra fazer (pintura boa, suspensão boa, motor e cambio bom, embreagem boa, caixa de direção boa, freios novos, parte elétrica boa, sem uma mísera luz q não funcione, até mesmo as da iluminação do painel). E o carro é um velhinho de 1998!
Fora que anda PRA c***lho! de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, máxima de 200 km/h reais no plano. De segunda eu afundo o pé e depois dos 3500 giros ela estica até 110 km/h num pulo!
Inclusive já passei por 3 inspeções veiculares do CONTROLAR, todas de primeira, sendo que a última quase ZEROU o indice de emissões de poluentes (algo próximo de 0,05% Co2).
Detalhe: tenho parentes no sul de Minas, e sou de sampa. Já fiz o trajeto de estrada, ida e volta, nesses anos, umas 10 ou 12 vezes. Todas na mais absoluta paz.
Então, vc pode pegar um carro velho, e ter sorte, como eu tive.
Vc pode comprar um carro zero, como minha irmã fez (comprou um Ford Ka 1.0), em menos de 1 ano teve q fazer 2 vezes o cabeçote e na terceira vez q ficou no meio da estrada ela desistiu e vendeu o carro. É mole?
Então, o q recomendo é: corra atrás de um carro que vc goste (já vi que vc tá atrás de um carro que lhe de satisfação, além da necessidade pura e simples), tendo em mente que precisará de uma grana guardada pra manutenção. Compare com sua renda mensal e veja até que ponto pode se comprometer. Se der, arrisque, e tenha em mente que vai precisar, além de tudo que já citaram, de SORTE! Se vc ficar esperando que todo mundo lhe dê um aval, que todos concordem em uníssono numa decisão sua, vc não comprará carro algum! rs
Boa sorte.