O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mercado Livre exclui milhões de produtos por violações às regras; no Brasil principal categoria é clara: produtos falsificados

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.943
Reações
7.838
Pontos
453
10//04/2024

O Mercado Livre é um dos comércios eletrônicos mais importantes da América Latina. A empresa argentina, com sede no Uruguai, foi fundada em 1999 e completa 25 anos em 2024. Atualmente, o Mercado Libre (nome original) opera em mais de uma dezena de países.

Embora seja considerada uma plataforma segura, há quem publique produtos que violem as regras do ML. Porém, o sistema do Mercado Livre é muito bom para detectá-los e eliminá-los rapidamente. Em três meses, foram excluídos mais de 5 milhões de produtos que violavam as regras - dos quais 1,6 milhão eram do Brasil.

BB1lnSPP.img

Mercado Livre exclui milhões de produtos por violações às regras; no Brasil principal categoria é clara: produtos falsificados

Brasil liderou o ranking de produtos excluídos no Mercado Livre (Imagem: Xataka) As categorias com mais postagens excluídas em cada país
O relatório de transparência do Mercado Livre para o segundo trimestre fiscal de 2023 revelou que a empresa removeu mais de 5,4 milhões de postagens por violação das regras da plataforma. Estas publicações incluíam produtos falsificados, livros, jogos e até animais.

A empresa de comércio eletrônico detalhou quais são as categorias com mais postagens excluídas em cada região da América Latina nesse período. No México, na Argentina, no Brasil e no Uruguai a categoria com mais publicações que violaram as regras foi “produtos falsificados. Por outro lado, na Colômbia, no Chile, no Peru e nos demais mercados, a categoria com mais violações foi “livros”.

O Mercado Livre garante que seu sistema detecte a grande maioria das publicações que violam as regras, e apenas uma fração mínima das publicações excluídas se deve a reclamações de usuários. Segundo o relatório, o próprio ML identificou 97,91% dos produtos e só 2,09% foram denúncias de usuários.

Apesar de 5,4 milhões parecer um número abslouto bem alto, ele fica bem menos impressionante se levarmos em conta a porcentagem. O relatório do Mercado Livre aponta que essa marca de produtos excluídos representa apenas 0,84% das mais de 651 milhões de publicações ativas no mesmo período.

Fonte: ign
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.173
Reações
28.189
Pontos
1.044
Embora seja considerada uma plataforma segura, há quem publique produtos que violem as regras do ML. Porém, o sistema do Mercado Livre é muito bom para detectá-los e eliminá-los rapidamente. Em três meses, foram excluídos mais de 5 milhões de produtos que violavam as regras - dos quais 1,6 milhão eram do Brasil.
Tem q respeitar o Pai :kkk :facepalm
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.256
Reações
10.976
Pontos
503
Mas não é só no ML que observo a pirataria rolar solta; no Amazon, Kabum e muitas outras lojas famosas só as são pelo nome famoso. Infelizmente todas caíram em conceito.



O jeito é pesquisar bastante através de comentários e reviews. Desta maneira evitei bastante ciladas - a título de exemplo, eu ia comprar suplementos da GSuplementos no ML. Alguns comentários em meio a tantos me chamaram bastante atenção e foram suficientes para eu mudar de ideia e então gastar um pouco mais para obter frete gratuito na loja oficial.



De produtos eletrônicos, só compro em lojas oficiais da internet como Kalunga e Xiaomi (por ex) ou lojas em shoppings qualquer, desde que continue sendo criterioso na busca e seleção de produtos das gôndolas.



Nunca pensei que chegaríamos a este ponto de precisarmos de pagar caro pelos produtos originais em época cuja confiança se reduziu às pessoas do círculo familiar e social estrito. Tá difícil confiar em pessoas, imagina vendedores que juram de pé terem produtos originais. Ainda mais no Brasil, onde o terceiro dígito de dólar é convertido em um algarismo a mais no finalzinho.


Mundo louco, meu Deus.
 


OverGame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
589
Reações
1.489
Pontos
1.074
Mas produtos originais sao mais caros que os falsificados, nao?
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.256
Reações
10.976
Pontos
503
Fico puto.

Vou pesquisar um jogo/filme e não sei se é original ou pirata.

Eles não podem dizer que não é original senão o anúncio é excluído. Aí eles dizem "o dvd é autoral". :khuebr

Senão me engano, tem uma loja chamada pérola vídeo. Comprei mês passado num lote que estava tendo promoção e aproveitei a primeira compra pra ver se era original. Bom, embora a qualidade dos produtos não tenha a mesma qualidade final dos que estavam sendo introduzidos pela primeira vez a mídia BluRay-Disc, ainda são considerados originais e superiores aos pirateados.


De fato, grande parte dos produtos BD são na resolução FHD, com menus exclusivos. O pouco que peguei em 4k real paguei na faixa de 20 reais, mais ou menos, claro que depende do título e da franquia. Coisas da Marcel e DC Comics obviamente irão custar um pouco mais caros, mas no geral o catálogo é extenso com preços bons.



A entrega estava prevista para 15 dias, mas entregaram em menos de 5 dias. Rodei todos eles no Xbox One X sem maiores problemas, só tendo dificuldade inicial ao baixar programa BluRay no console. Eu achava que tal recurso era nativo no aparelho, mas deu tudo certo aqui, já.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.735
Reações
182.196
Pontos
1.003
Senão me engano, tem uma loja chamada pérola vídeo. Comprei mês passado num lote que estava tendo promoção e aproveitei a primeira compra pra ver se era original. Bom, embora a qualidade dos produtos não tenha a mesma qualidade final dos que estavam sendo introduzidos pela primeira vez a mídia BluRay-Disc, ainda são considerados originais e superiores aos pirateados.


De fato, grande parte dos produtos BD são na resolução FHD, com menus exclusivos. O pouco que peguei em 4k real paguei na faixa de 20 reais, mais ou menos, claro que depende do título e da franquia. Coisas da Marcel e DC Comics obviamente irão custar um pouco mais caros, mas no geral o catálogo é extenso com preços bons.



A entrega estava prevista para 15 dias, mas entregaram em menos de 5 dias. Rodei todos eles no Xbox One X sem maiores problemas, só tendo dificuldade inicial ao baixar programa BluRay no console. Eu achava que tal recurso era nativo no aparelho, mas deu tudo certo aqui, já.
O problema é que as distribuidoras abandonaram o Brasil.

Ficaram anos lutando CONTRA colecionadores e tentando convencer os compradores de piratas dentro de plástico a comprar original, o que obviamente nunca aconteceu.
 

Unicron

Bam-bam-bam
Mensagens
2.075
Reações
10.177
Pontos
293
Fico puto.

Vou pesquisar um jogo/filme e não sei se é original ou pirata.

Eles não podem dizer que não é original senão o anúncio é excluído. Aí eles dizem "o dvd é autoral". :khuebr

Pior que eu já denunciei uma ruma de pirateiro lá e sempre me diziam que o anúncio era válido.
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.538
Reações
6.252
Pontos
959
Se ficar claro que o produto não é original não vejo problema.
Exatamente isso,
Mercado Livre, o cliente é livre pra comprar o piratão se o anuncio for claro que é pirata.
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.820
Reações
53.572
Pontos
1.613
A Polícia Federal vê e a empresa pode ser responsabilizada por isso.

Sim, na visão legal a empresa está se resguardando. Mas na visão moral ninguém ganha. O cara que compra o falsificado é porque não tem dinheiro pro original. Se impedem ele de comprar falsi o pobre perde ao mesmo tempo que a fabricante do original continua não ganhando nada.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.794
Reações
10.974
Pontos
453
Sim, na visão legal a empresa está se resguardando. Mas na visão moral ninguém ganha. O cara que compra o falsificado é porque não tem dinheiro pro original. Se impedem ele de comprar falsi o pobre perde ao mesmo tempo que a fabricante do original continua não ganhando nada.

Na realidade é dor de cabeça vender produtos falsificados.
Taxa de devolução é alta, processo de vendedor, de cliente, do detentor da marca.
Ticket médio de produto vendido baixo demais e não cobrem os custos operacionais.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.178
Pontos
703
Pesquisei agorinha e achei um monte de Proxy de Magic e Repro de Super Nintendo kkkkk
Cartuchos repros eu acho mais difícil pegarem... Jogos e acessórios de consoles antigos n devem sofrer tanto com isso... dependendo tbm de como o cara faz o anúncio.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.794
Reações
10.974
Pontos
453
Cartuchos repros eu acho mais difícil pegarem... Jogos e acessórios de consoles antigos n devem sofrer tanto com isso... dependendo tbm de como o cara faz o anúncio.

Normalmente quem pede para tirar é o detentor da marca. Mas Sega, Nintendo sumiram do Brasil, a maioria das softhouse antigas faliram ou não tem representante legal.
 
Ultima Edição:

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.178
Pontos
703
Eu me pergunto se aquelas descrições avisando ao Mercado Livre que "não é cópia, é PATCH" funcionam... (kkkk)... Os caras ainda colocam uma parte da lei anti-pirataria ali pra reforçar...

Será q funciona? O cara do ML checa aquilo e vê "hm, ele tem razão mesmo, tudo nos conformes".

-

O bomba patch é um dos maiores mistérios que eu já vi tbm... Até matéria em site grande teve e NGM NUNCA questiona a pirataria da coisa... Patch não é pirataria, mas eles sempre venderam os jogos junto... E incrivelmente isso passa batido por quem faz as matérias, e por qualquer um q olhe mais superficialmente. O que é bom, quero que questionem não... Só acho intrigante.
 
Topo Fundo