O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mergulhadora entra em pânico no fundo do mar

xalpa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.839
Reações
2.730
Pontos
749
Fui em SC fazer isso, e realmente, maior galera desistiu por causa desse problema. Achei esquisito, por que para mim, meu nariz sempre foi quase um apêndice. Desvio severo de septo+rinite alérgica grave = nariz eternamente inutilizado. Respirar pela boca sempre foi o padrão para mim, hehehe. Tanto que lá embaixo, foi suave.
realmente não é fácil mudar a respiração em alto mar.
aquela maré balançando seu corpo, vc tentando equilibrar e ainda tendo que respirar pela boca, é muito tenso!
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Não usamos corda guia neste caso porque não havia perigo de nos perdermos. Não havia túneis, era apenas uma gruta com água bastante profunda mesmo. Quanto a bússolas, é equipamento obrigatório. Conforme você ia descendo, ia ficando mais escuro, de tal forma que em um ponto, tudo que conseguíamos ver eram os feixes de luz das lanternas. Certa feita, todos desligamos as lanternas ao mesmo tempo para ver como ficaria tudo no breu. Não dava para ver nada, muito bizarro.

Quando fechamos os olhos, ou quando está de noite, não é totalmente escuro, a gente percebe e sente um pouco de luz. Neste caso aí da gruta, era ausência total de luz, aí o combo profundidade + breu + possibilidade de movimentação livre me deu uma sensação indescritível de tontura e alucinações. Na realidade, foram alguns segundos, acho que uns 10, mas na minha cabeça a noção de tempo ficou diferente e pareceu mais que tinha sido um minuto daquele jeito.

Para você ter ideia, nesta gruta havia formações cuneiformes que crescem a 1 cm por ano, fruto do gotejamento de material calcário do topo da gruta (a gruta tem 72 metros e você desce de rapel, aí chegando em baixo tem esse local de mergulho). As formações começam no fundo da água e vão crescendo todo ano. Algumas passam de 20 metros de altura e só há 3 locais no mundo em que existe este tipo de formação rochosa. Vou colocar fotos para você ver. Em alguns pontos, a luz do dia ainda alcança a água, mas você vai descendo e vai ficando tudo escuro.

Quanto ao fossil, não pode encostar porque senão você destrói ele. Você consegue ver o esqueleto do bicho direitinho ali no fundo, mas dependendo do movimento você pode destruir a ossada. Parece fácil falando mas na verdade é meio difícil porque mergulha-se com cilindro pesado, roupa desengonçada e vários pesos na cintura, e some-se a isso o escuro: dá pra perceber que tem que manter muita calma e respiração zen para não estragar o rolê rsrsrsrsrs. Mas vale muito a pena!

Dá uma olhada, aqui mostra as diferenças de luz e também as formações rochosas.

1.jpg


Abismo-Anhumas.jpg



foto-abre-2.jpg


2008-set-26-SSConesSubmersosAbismoAnhumas-600x400.jpg


abismo_anhumas_mergulho_2-0_a.jpg


mergulho-no-abismo-anhumas-com-rapel-foto-6-marcio-cabral.jpg


Abismo-Anhumas3.jpg

Mano, cê tá bem aí já? hahahaha


Cara, que relato!!!
Imagino a sensação de estar numa gruta, tudo escuro e você sem saber qual é o norte, hahaha. Mas assim, não havia uma corda para orientação, bússola, nada?
Na chapada diamantina tem um percurso que você faz dentro das grutas, mas utilizando máscaras, sem cilindro. Pessoal fala que é cheio de morcegos, escuridão e é bem maneiro.
Conte-nos mais, porque não podia tocar nos fósseis?
 
Ultima Edição:

xalpa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.839
Reações
2.730
Pontos
749
Não usamos corda guia neste caso porque não havia perigo de nos perdermos. Não havia túneis, era apenas uma gruta com água bastante profunda mesmo. Quanto a bússolas, é equipamento obrigatório. Conforme você ia descendo, ia ficando mais escuro, de tal forma que em um ponto, tudo que conseguíamos ver eram os feixes de luz das lanternas. Certa feita, todos desligamos as lanternas ao mesmo tempo para ver como ficaria tudo no breu. Não dava para ver nada, muito bizarro.

Quando fechamos os olhos, ou quando está de noite, não é totalmente escuro, a gente percebe e sente um pouco de luz. Neste caso aí da gruta, era ausência total de luz, aí o combo profundidade + breu + possibilidade de movimentação livre me deu uma sensação indescritível de tontura e alucinações. Na realidade, foram alguns segundos, acho que uns 10, mas na minha cabeça a noção de tempo ficou diferente e pareceu mais que tinha sido um minuto daquele jeito.

Para você ter ideia, nesta gruta havia formações cuneiformes que crescem a 1 cm por ano, fruto do gotejamento de material calcário do topo da gruta (a gruta tem 72 metros e você desce de rapel, aí chegando em baixo tem esse local de mergulho). As formações começam no fundo da água e vão crescendo todo ano. Algumas passam de 20 metros de altura e só há 3 locais no mundo em que existe este tipo de formação rochosa. Vou colocar fotos para você ver. Em alguns pontos, a luz do dia ainda alcança a água, mas você vai descendo e vai ficando tudo escuro.

Quanto ao fossil, não pode encostar porque senão você destrói ele. Você consegue ver o esqueleto do bicho direitinho ali no fundo, mas dependendo do movimento você pode destruir a ossada. Parece fácil falando mas na verdade é meio difícil porque mergulha-se com cilindro pesado, roupa desengonçada e vários pesos na cintura, e some-se a isso o escuro: dá pra perceber que tem que manter muita calma e respiração zen para não estragar o rolê rsrsrsrsrs. Mas vale muito a pena!

Dá uma olhada, aqui mostra as diferenças de luz e também as formações rochosas.

1.jpg


Abismo-Anhumas.jpg



foto-abre-2.jpg


2008-set-26-SSConesSubmersosAbismoAnhumas-600x400.jpg


abismo_anhumas_mergulho_2-0_a.jpg


mergulho-no-abismo-anhumas-com-rapel-foto-6-marcio-cabral.jpg


Abismo-Anhumas3.jpg
cliquei 10 vezes em curtir.
como ter medo disso, cara? deve ser uma sensação muito boa, de liberdade, de deixar o corpo leve dentro d'agua, poder se locomover tal como um peixe... fora a paisagem muito bonita.
vc tem costume de fazer o mergulho ou foi algo único?
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Só de assistir já dá agonia. Eu não sei nem nadar e quando entro no chuveiro que fico com a cabeça muito tempo debaixo d'água sem respirar já sinto incômodo.
Mas pretendo aprender a nadar e quem sabe até mergulhar.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.268
Reações
46.807
Pontos
1.934
como tinha apneia, nariz ruim (fiz desvio de septo), etc era comum respirar mto pela boca

entao quanto a isso não seria problema. Agora foda é encontrar uns peixe doido lá embaixo. Cago de medo
 

Aran

Veterano
Mensagens
275
Reações
969
Pontos
128
Eu não viajo especificamente para mergulhar, como muita gente faz, mas eu sou mergulhador credenciado e adoro mergulhar, então sempre que viajo para algum lugar e, neste lugar, tenha a possibilidade de mergulhar, eu costumo aproveitar sim! Eu gosto de combinar passeio + mergulho. No entanto, como eu não curto praia e como minha esposa não mergulha,, eu acabo ficando meio limitado às vezes.

cliquei 10 vezes em curtir.
como ter medo disso, cara? deve ser uma sensação muito boa, de liberdade, de deixar o corpo leve dentro d'agua, poder se locomover tal como um peixe... fora a paisagem muito bonita.
vc tem costume de fazer o mergulho ou foi algo único?
 


Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.878
Reações
6.829
Pontos
1.009
Só de assistir já dá agonia. Eu não sei nem nadar e quando entro no chuveiro que fico com a cabeça muito tempo debaixo d'água sem respirar já sinto incômodo.
Mas pretendo aprender a nadar e quem sabe até mergulhar.

Super útil mano. Nunca se sabe o que pode acontecer, então saber se movimentar debaixo dágua é muito útil. Eu não sabia e tinha uma baita sensação de que se um dia precisasse, morreria(ou deixaria alguém morrer).
Fui aprender e você se sente mó bem. Além de que é algo que não se esquece, tipo andar de bicicleta.
 
Topo Fundo