O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mesa digitalizadora [ajude um noob]

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Olar,

Gostaria de tirar uma dúvida com os entendidos do assunto "Mesa digitalizadora".

Várias vezes já tive ideias para criar jogos (plataforma), mas a arte do jogo sempre foi um desafio. Afinal, como animar os meus sprites originais com o mínimo de qualidade?

Sempre tive curiosidade de mexer numa mesa dessa, vi até algumas de qualidade e com preço acessível (Wacom Ctl472 - por R$280 por exemplo).


As minhas dúvidas São:

* 1- Para quem sempre desenhou no papel, qual a dificuldade de se adaptar a uma mesa digitalizadora?

* 2- Para animação de sprites (ou seja, sobreposição de imagens) uma mesa digitalizadora pode auxiliar/facilitar o processo?

* 3- Para um iniciante como eu, existem modelos recomendados? (até umas 300/400 pilas)


Obrigado!!
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Um tablet ajuda bastante. Quando eu estava aprendendo pixel art, fez uma diferença enorme. Acho mouse horrivel para qualquer coisa relacionada a desenho.

1. Tem uma curva de adaptação do tradicional (papel) para o digital, mas não é "dificil". São mediums diferentes com vantagens e disvantagens próprias. O mais relevante é o "feel" da caneta do tablet que é bem diferente. Eu pessoalmente prefiro desenhar no papel mesmo sendo menos prático, mas é questão de preferência.
2. Com certeza facilita e agiliza o processo, mas se você não sabe desenhar pixel art, um tablet não vai fazer mágica.
3. Eu tenho um Intuos da Wacom, comprei por R$200. Não precisa ser nada caro. Esse é o modelo:
 

AxelJoestar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.879
Reações
1.927
Pontos
604
Olar,

Gostaria de tirar uma dúvida com os entendidos do assunto "Mesa digitalizadora".

Várias vezes já tive ideias para criar jogos (plataforma), mas a arte do jogo sempre foi um desafio. Afinal, como animar os meus sprites originais com o mínimo de qualidade?

Sempre tive curiosidade de mexer numa mesa dessa, vi até algumas de qualidade e com preço acessível (Wacom Ctl472 - por R$280 por exemplo).


As minhas dúvidas São:

* 1- Para quem sempre desenhou no papel, qual a dificuldade de se adaptar a uma mesa digitalizadora?

* 2- Para animação de sprites (ou seja, sobreposição de imagens) uma mesa digitalizadora pode auxiliar/facilitar o processo?

* 3- Para um iniciante como eu, existem modelos recomendados? (até umas 300/400 pilas)


Obrigado!!
1 - nenhuma
2 - eu cheguei a fazer algumas artes vetoriais no inktober usando a mesa e achei muito prático
3 - wacom sempre , esse modelo que voce citou é o de entrada atual

o meu é um pouco mais antigo CTL480L e custou 280 reais em 2014
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
* 1- Para quem sempre desenhou no papel, qual a dificuldade de se adaptar a uma mesa digitalizadora?

A adaptação é rápida, alguns poucos minutos e voilà!

* 2- Para animação de sprites (ou seja, sobreposição de imagens) uma mesa digitalizadora pode auxiliar/facilitar o processo?

Isso mais depende do software que você vai usar para desenho do que a mesa digitalizadora.

* 3- Para um iniciante como eu, existem modelos recomendados? (até umas 300/400 pilas)

Estou meio por fora de preço, a minha mesa é uma Wacom Intuos 5.
 
Topo Fundo