O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Meu PC não usa mais que 30% do processador em alguns jogos e +

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.387
Pontos
503
Galera, meu PC não usa mais que 30% do processador e mais que 60% da placa de vídeo no PUBG, por exemplo. Isso não é necessariamente um problema, até porque o jogo roda quase sempre acima de 100 de FPS, mas acontece muitos stutterings, suspeito que seja do processador, visto que o FPS cai mais no lobby por exemplo, que fica um monte de jogador junto aguardando o início da partida.

Eu liguei o V-sync pra parar o problema mas fica difícil de jogar, muito delay.

No Valorant também não usa muito dos dois hardwares citados... Pode ser o que? Normal, minha fonte, placa-mãe ou algo assim?

Meu PC:
Ryzen 5 2600X;
GTX 1070 Ti;
16GB DDR5 3000MHz;
A320M-K/BR;
Fonte de 500W 80 Plus White Thermaltake.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Não usar muito o processador é esperado sendo um octacore com 16 threads, a maioria dos jogos não usa mais do que 4 threads. Quanto a GPU a 60%, se você não está limitando o fps com vsync ou outra coisa isso pode indicar um gargalo de CPU.

A RAM está em dual channel?

Você usa o cooler stock? Sabe dizer qual a frequencia sua CPU opera ingame?
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.387
Pontos
503
Ve o modo de consumo de energia do Windows, tira do equilibrado e coloca no performance
Eu uso "desempenho máximo". É um plano de energia criado via CMD que teoricamente libera todo o potencial do PC.

Não usar muito o processador é esperado sendo um octacore com 16 threads, a maioria dos jogos não usa mais do que 4 threads. Quanto a GPU a 60%, se você não está limitando o fps com vsync ou outra coisa isso pode indicar um gargalo de CPU.

A RAM está em dual channel?

Você usa o cooler stock? Sabe dizer qual a frequencia sua CPU opera ingame?
São 6 cores.

Sim, dual channel. A frequência fica no máximo sempre, mas de qualquer forma vou postar um print depois com o uso das peças via Rivatuner.
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Em outros jogos dá o mesmo problema?

PUBG é famoso por ter seu código integralmente feito por estagiários
 


s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.387
Pontos
503
Testei no COD Warzone aqui e a placa de vídeo lá bate até 95% de uso em algumas partes do mapa e fixo nos 1860 MHz. Temperatura por volta dos 65°C.

Já o processador usa por volta dos 50% e o clock fica cravado em 3850 MHz. Não que seja ruim, mas ele tem turbo boost até 4.2 GHz. A temperatura está em 70°C nesse jogo. Talvez não alcance esse turbo devido ao cooler box ou a placa-mãe, né?

Mas aqui diferente do PUBG o jogo não dá stuttering, ora ou outra só cai um pouco mais devido as cidades do jogo.

---

Outro jogo que tá horrível é o CS, não sei porque, tá dando umas travadas fortes direto. Na época que eu jogava com um Core 2 Quad e uma R7 350 não dava isso. Vou instalá-lo de novo, dessa vez no SSD pra testar novamente. Estranho o COD ser muito mais pesado e não acontecer isso.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Testei no COD Warzone aqui e a placa de vídeo lá bate até 95% de uso em algumas partes do mapa e fixo nos 1860 MHz. Temperatura por volta dos 65°C.

Já o processador usa por volta dos 50% e o clock fica cravado em 3850 MHz. Não que seja ruim, mas ele tem turbo boost até 4.2 GHz. A temperatura está em 70°C nesse jogo. Talvez não alcance esse turbo devido ao cooler box ou a placa-mãe, né?

Mas aqui diferente do PUBG o jogo não dá stuttering, ora ou outra só cai um pouco mais devido as cidades do jogo.

---

Outro jogo que tá horrível é o CS, não sei porque, tá dando umas travadas fortes direto. Na época que eu jogava com um Core 2 Quad e uma R7 350 não dava isso. Vou instalá-lo de novo, dessa vez no SSD pra testar novamente. Estranho o COD ser muito mais pesado e não acontecer isso.
esse turbo boost maximo que citam é só pra 1 nucleo. nunca chega nisso na pratica.
a temp esta ok, nao precisa se preocupar.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
50.001
Pontos
1.304
Testei no COD Warzone aqui e a placa de vídeo lá bate até 95% de uso em algumas partes do mapa e fixo nos 1860 MHz. Temperatura por volta dos 65°C.

Já o processador usa por volta dos 50% e o clock fica cravado em 3850 MHz. Não que seja ruim, mas ele tem turbo boost até 4.2 GHz. A temperatura está em 70°C nesse jogo. Talvez não alcance esse turbo devido ao cooler box ou a placa-mãe, né?

Mas aqui diferente do PUBG o jogo não dá stuttering, ora ou outra só cai um pouco mais devido as cidades do jogo.

---

Outro jogo que tá horrível é o CS, não sei porque, tá dando umas travadas fortes direto. Na época que eu jogava com um Core 2 Quad e uma R7 350 não dava isso. Vou instalá-lo de novo, dessa vez no SSD pra testar novamente. Estranho o COD ser muito mais pesado e não acontecer isso.
Sobre o CS faça um teste : Abre o Task Manager quando estiver jogando e veja se para de travar, sério uma vez o CS estava cagado no meu PC (GTX 1060) stutter, queda de FPS em qualquer configuração, daí abri o Task Manager pra ver se tinha algo a 100 % e parou de travar, fechava e voltava, bizarro.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Testei no COD Warzone aqui e a placa de vídeo lá bate até 95% de uso em algumas partes do mapa e fixo nos 1860 MHz. Temperatura por volta dos 65°C.

Já o processador usa por volta dos 50% e o clock fica cravado em 3850 MHz. Não que seja ruim, mas ele tem turbo boost até 4.2 GHz. A temperatura está em 70°C nesse jogo. Talvez não alcance esse turbo devido ao cooler box ou a placa-mãe, né?

Mas aqui diferente do PUBG o jogo não dá stuttering, ora ou outra só cai um pouco mais devido as cidades do jogo.

---

Outro jogo que tá horrível é o CS, não sei porque, tá dando umas travadas fortes direto. Na época que eu jogava com um Core 2 Quad e uma R7 350 não dava isso. Vou instalá-lo de novo, dessa vez no SSD pra testar novamente. Estranho o COD ser muito mais pesado e não acontecer isso.
Vou dar uma dica randomica aqui, baixe um problema de limpeza no pc (não baixe o ccleaner, pois ele costuma fazer m**** no pc e ferrar navegador).
Eu uso aqui o advanced system care, meu pc quando começa a dar travadas aleatórias é por que o windows juntou tanto lixo e erros nos registros do sistema que fica tudo podre.
Passo uma vez a cada 3 meses e o pc fica como novo.

Meu pc:

  • Ryzen 3600 @4.125Ghz Cooler Deepcool Assassin 3
  • RX 570 8GB
  • Placa Mãe B450 Gaming Plus
  • 24GB de Ram 3200Mhz
  • SSD Kingston UV400 120GB OS Win10
  • SSD para jogos Corsair MP510 960GB
Já tive uma 1070ti e era a mesma coisa, sempre é bom passar um programa de otimização no sistema. Tenho uma 3060ti que esta sendo usado para outra coisa no momento.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Já reparou se o clock de GPU despenca junto com os stutterings?? Ou o clock de CPU? Temps tão de boa??

Em lugar do Vsync, limita os frames no MSI Afterburner. Assim vc não tem o atraso no tempo de resposta que o Vsync provoca.

Tecnicamente o Ryzen 2600 é um processador bem adequado pra 1070TI. Basta um overzinho pra 3.9Ghz em todos os núcleos e tá ótimo. Então o problema pode ser outra coisa. E é muito recorrente galera reclamar de stuttering no PUBG. Eu tenho visto cada mais mais isso. Se não ocorre em outros jogos, acho que não tem mto o que fazer.

Não se importe muito com % de CPU. Isso é uma informação que geralmente não tem muita relevância. Problema é quando bate 100%. Aí tem algo pra se preocupar. Contrário de % de GPU, onde há talvez o que se preocupar quando abaixo de 100% mesmo sem nenhum limitador de frames.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.387
Pontos
503
Upando.

Passei os jogos pro SSD e mudei as opções de energia para um "Ryzen balanced" lá que aparece e melhorou bastante no PUBG. O jogo em si não aumentou os FPS mas a linha de frametime está muito mais lisa, sem aquelas quedas bruscas rápidas etc.

O CS também melhorou demais, diria que uns 70%.

Na real HD já era mesmo, né. Imaginei que só interferia na velocidade de carregamento mas aparentemente aqui no meu caso ajudou até em diminuir os stutterings.
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Apesar que se o ruindos estiver no mesmo hdd, pode existir problema sim, principalmente se o ruindos estiver atualizando no background
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Upando.

Passei os jogos pro SSD e mudei as opções de energia para um "Ryzen balanced" lá que aparece e melhorou bastante no PUBG. O jogo em si não aumentou os FPS mas a linha de frametime está muito mais lisa, sem aquelas quedas bruscas rápidas etc.

O CS também melhorou demais, diria que uns 70%.

Na real HD já era mesmo, né. Imaginei que só interferia na velocidade de carregamento mas aparentemente aqui no meu caso ajudou até em diminuir os stutterings.
Se isto ocorreu por conta da troca de SSD pra HDD é porque o HDD está com problema lógico ou de hardware. Jogo não pode dar stuttering ou ter melhor performance em SSD. Somente os loadings são mais rápidos. Isso por enquanto, talvez mude ali na frente com motores gráficos começando a fazer uso do SSD.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.933
Reações
40.999
Pontos
1.444
Seu monitor é 60hz? Jogar muito FPS a mais que a capacidade de seu monitor tb gera stuttering
 

Armado Batista

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
326
Reações
1.394
Pontos
559
Se a GPU tá chegando aos 95% não me parece que a limitação esteja na CPU. Deixa só o monitor compatível Gsync/Freesync conectado na GPU e roda o Nvidia Pendulum pra vez se ocorre stuttering na quantidade de hertz que seu monitor suporta. Aqui aconteceu rolar stuttering por estar com uma televisão não compatível com Gsync também conectada na GPU junto ao monitor.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.387
Pontos
503
Seu monitor é 60hz? Jogar muito FPS a mais que a capacidade de seu monitor tb gera stuttering
75Hz.

Se a GPU tá chegando aos 95% não me parece que a limitação esteja na CPU. Deixa só o monitor compatível Gsync/Freesync conectado na GPU e roda o Nvidia Pendulum pra vez se ocorre stuttering na quantidade de hertz que seu monitor suporta. Aqui aconteceu rolar stuttering por estar com uma televisão não compatível com Gsync também conectada na GPU junto ao monitor.
Meu monitor tem Freesync mas minha placa é Nvidia, que tem Gsync. Mas na real eu não uso esses recursos pra não ter delay nos jogos competitivos.
 

tatao05

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
322
Reações
111
Pontos
723
Não consigo entender, lá em casa meu processador raramente fica menos que 70%. Jogos como Ghost Breakpoint e Assassins Origins, fica em 95 e 100% várias vezes. I5 9600k o processador

Enviado de meu SM-J610G usando o Tapatalk
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.017
Reações
3.168
Pontos
1.239
75Hz.


Meu monitor tem Freesync mas minha placa é Nvidia, que tem Gsync. Mas na real eu não uso esses recursos pra não ter delay nos jogos competitivos.

Man você sabe que tem um esquema diferente de monitores Freesync e quem tem NVIDIA certo??

O Freesync funciona com placas NVIDIA, porem você precisa habilitar o VSYNC pelo painel de controles da NVIDIA e sempre deixar desligado IN GAME se não gera conflitos, eu estudei muito isso, vários foruns gringos que testaram e talz explicam como configurar. O ideal é desativar sempre o vsync in game e deixar o do painel ligado. Se o game tiver limitador de fps, voce pode travar em 2 ou 3 fps abaixo da sua refresh rate, se o seu monitor é 144hz por exemplo, trave em 141-142.
 
Topo Fundo