O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mineração? Falta de semicondutores? Não e o Linus supostamente tem a resposta.

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.222
Reações
2.021
Pontos
964
Vídeo super interessante que levanta um monte de dúvida sobre o cenário atual de componentes eletrônicos que usam semi condutores. Com dados e, segundo Linus, o que sabemos que é verdade, bastante informação off record.

(19) I Was RIGHT!!!! (and I hate it) - Semiconductor Shortage Explained - YouTube

O que acham? Vídeo pago ou os dados são suficientemente robustos?

Eu acho que ele não esta mentindo, alias quem pagaria ele pra falar que a situação estão ruim? No final do ano passado ele msm achou (por certos motivos) que o preço de hardware em geral estaria tão ruim quanto ou pior do que esta... O video só explana que, além da pandemia, a falta de hardware se deve a alta demanda por processadores em geral. Todas as industrias estão colocando processadores em literalmente tudo (carros, geladeiras e etc) o que antes era bem menor ou inexistente.

É só lembrar tbm o primeiro BOOM de mineração, ninguem aqui falava da falta de VGAs pra comprar, tanto Nvidia quando AMD produziam e vendiam a MSRP com tranquilidade. O problema de hoje é BEM mais em baixo, mineração não fez tudo isso não.

É só ver as noticias abaixo, estão pausando até produção de carros pela falta de chips no EUA.



 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Resume aí...
Eita, teria que enumerar aqui com as palavras e argumentos certos que ele usou, mas acho que o @Sebastien_Chabal levantou a mais importante.

Ele comenta que a demanda global por semicondutores, não só por mineradores e gamers, mas tudo mesmo, aumentou bruscamente na pandemia. Isso porque semicondutor vai em tudo hoje e temos somente algumas fábricas capazes no mundo. E eles não previam esse aumento tão brusco na demanda, até porque exige dezenas de bilhões e planejamento - tempo, muito tempo - pra se preparar para tal. E isso não compete só aos fabricantes de semicondutores, mas também toda a cadeira de fabricação e montagem de equipamentos eletrônicos.

E o interessante é que durante a pandemia, houve aumento na fabricação de semicondutores.

E ele mostra um dado interessantíssimo do aumento de jogadores no Steam (se adicionarmos isso ao crescimento de jogadores com placas mais novas), o que mostra que haveria dificuldade pra atender essa demanda mesmo sem a mineração também. Grande parte das placas está sim caindo na mão de jogadores. Ele não descarta a mineração como problema, mas a apenas adiciona ao bolo mesmo, pois a demanda aumentou de todo lado.

K4BW1no.png


E tudo isso que ele apontou, segundo ele, foi o que ele ouviu de toda a gente que é profissional desse meio. E todos apontavam as mesmas questões.
 


Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.000
Reações
3.143
Pontos
1.239
Eu já tinha visto isso não pelo Linus, mas por outros, onde realmente o mundo em necessidade por silício, a falta dos chips, a mineração, a pandemia, junta tudo isso e é obvio que vai dar m**** né hahaha. A questão é quando normaliza e se normaliza né...

Eu estava doido atrás de uma 3080, mas não pago esses valores abusivos que estão cobrando, nem ferrando.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Ok mas quando esse pesadelo vai acabar ?
No vídeo ele diz que ninguém da área apontou exatamente uma data ou fez qualquer previsão. Porém, observando a ajuda do governo americano pra construir a nova fábrica da TSMC e também do fato de todo mundo estar planejando expandir, lá para 2023 ou pouco além as coisas já deve ter normalizado. Isso na opinião pessoal dele. Sendo que ele apontou no vídeo que algumas coisas demonstram que para determinados produtos, o problema já está se resolvendo e isso pode-se observar no preço. A Intel é um bom exemplo pra ele.

Mas, assim, se nego da própria área não arriscou fazer previsões, e tendo em vista que essas fábricas e aumento considerável da produção só chegará ao mercado quase em 24, se não mudar drasticamente a demanda geral, não sei se resolve até 24/25 não. É servidor, peça pra carro, peça pra linha branca, tudo, tudo que a gente imagina que leva componente eletrònico e semi condutor aumentou a demanda muito bruscamente devido aos desenlaces da pandemia.

No final, não é uma crise como outra qualquer a pandemia. Ela aloca recursos de uma forma diferente tão somente. Tanto é que a previsão é de alta de PIB pra todo mundo esse ano.

Mas o padrão de gastos mudou muito e ninguém se planejou pra isso, claro.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.872
Reações
40.331
Pontos
1.444
Se bobear, só vai acabar essa escassez quando as novas fábricas da TSMC e Samsung nos EUA entrarem em produção lá pra 2025/26...
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Se bobear, só vai acabar essa escassez quando as novas fábricas da TSMC e Samsung nos EUA entrarem em produção lá pra 2025/26...
Se eu tivesse que apostar, iria nessa aí. Até comentei isso. Mas acho que 2024, pois as fábricas ficariam prontas em 2023. Logo teriam todo 2022 e 2023 pra toda a cadeira, não só fábrica, se adequar a nova demanda gerada pelas mudanças que a pandemia causou nos fatores de compra do consumidor.
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
O vídeo veio depois daquele que foi patrocinado pela nicehash (acho) e serve basicamente pra lembrar as pessoas que tão achando a mineração o vilão, que estamos numa pandemia que afeta vários setores e várias partes do processo, que esse sonho melado de que sem mineração ia estar cheio de placa no mercado no precinho é só um sonho mesmo haha
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eita, teria que enumerar aqui com as palavras e argumentos certos que ele usou, mas acho que o @Sebastien_Chabal levantou a mais importante.

Ele comenta que a demanda global por semicondutores, não só por mineradores e gamers, mas tudo mesmo, aumentou bruscamente na pandemia. Isso porque semicondutor vai em tudo hoje e temos somente algumas fábricas capazes no mundo. E eles não previam esse aumento tão brusco na demanda, até porque exige dezenas de bilhões e planejamento - tempo, muito tempo - pra se preparar para tal. E isso não compete só aos fabricantes de semicondutores, mas também toda a cadeira de fabricação e montagem de equipamentos eletrônicos.

E o interessante é que durante a pandemia, houve aumento na fabricação de semicondutores.

E ele mostra um dado interessantíssimo do aumento de jogadores no Steam (se adicionarmos isso ao crescimento de jogadores com placas mais novas), o que mostra que haveria dificuldade pra atender essa demanda mesmo sem a mineração também. Grande parte das placas está sim caindo na mão de jogadores. Ele não descarta a mineração como problema, mas a apenas adiciona ao bolo mesmo, pois a demanda aumentou de todo lado.

K4BW1no.png


E tudo isso que ele apontou, segundo ele, foi o que ele ouviu de toda a gente que é profissional desse meio. E todos apontavam as mesmas questões.
É o que eu venho falando tem um tempo, algumas pessoas faltam me xingar quando digo isso, não aqui no fórum...

Eu sempre disse que não tinha problema nenhum na produção de gpus. A quantidade fabricada sempre foi igual ou superior aos níveis anteriores à pandemia/mineração.

O problema que temos é de demanda e não de fabricação. Com as pessoas em casa, a demanda por aparelhos eletrônicos, celulares, notebooks, computadores, etc subiu demais.

Uma prova disso são os lucros de empresas como nvidia, amd, Inte, e as terceiras que fabricam as gpus, asus, msi, etc. Todas estão com recordes de faturamento. Se a fabricação estivesse tão ruim seria impossível essas empresas aumentarem seus lucros em números acima de 40, 50 ou até 60%.

Agora as gpus tem o agravante da mineração, a fabricação está a todo vapor, a MSI soltou um relatório apontando recorde de lucro e disse que vai aumentar a produção de gpus para esse ano em 2 dígitos. Mas a maioria dessas gpus nem sai da China, os mineradores de lá compram as gpus na porta da fábrica pagando mais caro e abrindo mão da garantia. E isso acontece aqui tb, vi minerador grande falando que comprou lote de 100 peças da Gtx 1660 super essa semana direto num fornecedor da nvidia essa semana.

E daí entra outro ponto, relacionado às gpus, e quando eu falo isso as pessoas ficam ressentidas comigo também. Eu estou minerando com a minha 3080 que comprei no fim do ano passado e comprei mais 3 * 3070 no valor de 5k cada uma mais ou menos. Quando eu digo que se a mineração acabar hoje essas minhas 3070 vão valer usadas entre 2 e 3 mil reais as pessoas torcem o nariz. Mas quando chegar esse momento vai ter tanta placa usada no mercado que o preço até das novas vai cair. E não só usada, sem a demanda dessas placas para mineração o mercado cai ficar lotado de placas novas tb.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
É o que eu venho falando tem um tempo, algumas pessoas faltam me xingar quando digo isso, não aqui no fórum...

Eu sempre disse que não tinha problema nenhum na produção de gpus. A quantidade fabricada sempre foi igual ou superior aos níveis anteriores à pandemia/mineração.

O problema que temos é de demanda e não de fabricação. Com as pessoas em casa, a demanda por aparelhos eletrônicos, celulares, notebooks, computadores, etc subiu demais.

Uma prova disso são os lucros de empresas como nvidia, amd, Inte, e as terceiras que fabricam as gpus, asus, msi, etc. Todas estão com recordes de faturamento. Se a fabricação estivesse tão ruim seria impossível essas empresas aumentarem seus lucros em números acima de 40, 50 ou até 60%.

Agora as gpus tem o agravante da mineração, a fabricação está a todo vapor, a MSI soltou um relatório apontando recorde de lucro e disse que vai aumentar a produção de gpus para esse ano em 2 dígitos. Mas a maioria dessas gpus nem sai da China, os mineradores de lá compram as gpus na porta da fábrica pagando mais caro e abrindo mão da garantia. E isso acontece aqui tb, vi minerador grande falando que comprou lote de 100 peças da Gtx 1660 super essa semana direto num fornecedor da nvidia essa semana.

E daí entra outro ponto, relacionado às gpus, e quando eu falo isso as pessoas ficam ressentidas comigo também. Eu estou minerando com a minha 3080 que comprei no fim do ano passado e comprei mais 3 * 3070 no valor de 5k cada uma mais ou menos. Quando eu digo que se a mineração acabar hoje essas minhas 3070 vão valer usadas entre 2 e 3 mil reais as pessoas torcem o nariz. Mas quando chegar esse momento vai ter tanta placa usada no mercado que o preço até das novas vai cair. E não só usada, sem a demanda dessas placas para mineração o mercado cai ficar lotado de placas novas tb.
Eu já, por não conhecer fontes com dados precisos, achava que a produção era um problema. Pelo contrário, ela cresceu. Mas não chega nem perto de acompanhar a demanda. Produção, fabricação de toda cadeira, tudo, nada chega perto da demanda. Aparentemente o número mágico é aumentar 30%. Cara, 30% é bizarro. Foram décadas pra chegarem em nesse 100%. Bizarro mesmo. E óbvio que só mineração não explica nem uma pequeníssima parte disso.

Não to defendendo mineração, só acho fundamental que conhecemos a realidade como ela realmente é. Até pra saber o que esperar, onde podemos colocar nosso dinheiro e planejarmos nossas vidas. Não só entretenimento não.

Já não concordo com o valor. Até porque mineração não acaba hoje e todo mundo se desfaz hoje. É um processo longo e que muda de país pra país. Leva um tempo até as placas serem despejadas. Outras, continuaremos com problemas graves de surpir a demanda até pelo menos 2023. No mínimo do mínimo.

Então junta isso a demanda adormecida, que vai atrás das usadas que forem chegando no mercado, 2k nem brincando. Nossa, mas isso só lá perto do final da geração. Tem chance não. Até porque tem muita placa intermediária pra chegar no mercado de usado também. E na verdade estas representam maioria absoluta ainda.

É muita demanda, mas muita mesmo. Só uma pequena parte dela tem conseguido chegar nas placas. Essa demanda vai manter os valores altíssimos dos usados por muito tempo, acabando mineração ou não. É quase indiferente porque não é um processo da noite pro dia. Não é zero placas hoje e 50 milhões de placas amanhã sendo vendidas por mineradores.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eu já, por não conhecer fontes com dados precisos, achava que a produção era um problema. Pelo contrário, ela cresceu. Mas não chega nem perto de acompanhar a demanda. Produção, fabricação de toda cadeira, tudo, nada chega perto da demanda. Aparentemente o número mágico é aumentar 30%. Cara, 30% é bizarro. Foram décadas pra chegarem em nesse 100%. Bizarro mesmo. E óbvio que só mineração não explica nem uma pequeníssima parte disso.

Não to defendendo mineração, só acho fundamental que conhecemos a realidade como ela realmente é. Até pra saber o que esperar, onde podemos colocar nosso dinheiro e planejarmos nossas vidas. Não só entretenimento não.

Já não concordo com o valor. Até porque mineração não acaba hoje e todo mundo se desfaz hoje. É um processo longo e que muda de país pra país. Leva um tempo até as placas serem despejadas. Outras, continuaremos com problemas graves de surpir a demanda até pelo menos 2023. No mínimo do mínimo.

Então junta isso a demanda adormecida, que vai atrás das usadas que forem chegando no mercado, 2k nem brincando. Nossa, mas isso só lá perto do final da geração. Tem chance não. Até porque tem muita placa intermediária pra chegar no mercado de usado também. E na verdade estas representam maioria absoluta ainda.

É muita demanda, mas muita mesmo. Só uma pequena parte dela tem conseguido chegar nas placas. Essa demanda vai manter os valores altíssimos dos usados por muito tempo, acabando mineração ou não. É quase indiferente porque não é um processo da noite pro dia. Não é zero placas hoje e 50 milhões de placas amanhã sendo vendidas por mineradores.
Eu só não acredito nisso pq eu duvido muito que vá até 2023 para normalizar a demanda. Eles falam isso levando em conta o cenário em que a mineração vai se manter por muito tempo ainda e eu sou cético a isso. Pra mim isso aí acaba logo logo..

Acabando a mineração e a pandemia esse problema de demanda já cai pela metade.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Eu só não acredito nisso pq eu duvido muito que vá até 2023 para normalizar a demanda. Eles falam isso levando em conta o cenário em que a mineração vai se manter por muito tempo ainda e eu sou cético a isso. Pra mim isso aí acaba logo logo..

Acabando a mineração e a pandemia esse problema de demanda já cai pela metade.
Eu imagino que eles tenham tirado o cenário de mineração a todo vapor da equação. Porque são muitos bilhões pra investir e eles precisam contar só com o que sabem que vão atender. Pois cada bilhão que não retorne em vendas, é prejuízo imenso.

Então acho que eles vão se preparar bem para atingir algo próximo da demanda atual, mas não totalmente. Um pouco de escassez não é um problema. Agora 30% é demais rsrs.

Outro fator. A pandemia mudou o mundo e a maneira do mundo fazer negócios. Acabar a pandemia não vai mudar o padrão de consumo. Ele se alterou de vez. Agora é um processo novo daqui pra frente dentro dessas alterações.
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.222
Reações
2.021
Pontos
964
Eu só não acredito nisso pq eu duvido muito que vá até 2023 para normalizar a demanda. Eles falam isso levando em conta o cenário em que a mineração vai se manter por muito tempo ainda e eu sou cético a isso. Pra mim isso aí acaba logo logo..

Acabando a mineração e a pandemia esse problema de demanda já cai pela metade.

SInceramente, duvido. Terminando pandemia vai ajudar MUITO mais do que a mineração. Como disse anteriormente, no primeiro BOOM de mineiração não faltava GPU, MUITO diferente de hj.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
SInceramente, duvido. Terminando pandemia vai ajudar MUITO mais do que a mineração. Como disse anteriormente, no primeiro BOOM de mineiração não faltava GPU, MUITO diferente de hj.
Isso contando que a mineração se manterá estável por tanto tempo. Não sabemos, embora existam indícios de que as cripto estão aí pra ficar e haverá espaço para mineração por GPU por muito tempo. É super viável o negócio. Só precisa ter um bom planejamento por parte da cripto.

Vamos vendo.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eu imagino que eles tenham tirado o cenário de mineração a todo vapor da equação. Porque são muitos bilhões pra investir e eles precisam contar só com o que sabem que vão atender. Pois cada bilhão que não retorne em vendas, é prejuízo imenso.

Então acho que eles vão se preparar bem para atingir algo próximo da demanda atual, mas não totalmente. Um pouco de escassez não é um problema. Agora 30% é demais rsrs.

Outro fator. A pandemia mudou o mundo e a maneira do mundo fazer negócios. Acabar a pandemia não vai mudar o padrão de consumo. Ele se alterou de vez. Agora é um processo novo daqui pra frente dentro dessas alterações.
Acredito também que ninguém vai investir 1 dólar sequer em aumentar linha de produção só por causa de mineração. Isso é muito imprevisível e pode acabar em 1 mês ou em 2 anos. Então não vai investir dinheiro pra depois essas máquinas ficarem paradas.

Não fazer o que estão fazendo agora, aumentar o preço das placas e o lucro por peça pra aproveitar ao máximo esse momento.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Sim o que ele fala eh todo sentido, mineração só piorou uma bomba que já estava para estourar, já tinha ficado essa impressão quando começaram a travar fabricacao de carro por falta de chip...que bom que estão aumentando a produção , mas acho que demora pelo menos uns 2 anos para normalizar...enquanto isso sigo com minha configuração a espera de um milagre hahahaha
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Pra mim isso aí acaba logo logo..

Não acaba não. ETH pode acabar num espaço mais curto, mas outras moedas irão entrar no lugar. Tem moedas muito fortes hoje já e até rentáveis para minerar e isso só tende a aumentar com a saída do Ethereum do proof of work. Moedas como Ravencoin já disseram que tem planos de NUNCA saírem do modelo híbrido de mineração que adotam (proof of work e proof of stake) e a Conflux é uma moeda nova que não vai mudar seu método de mineração num curto período de tempo. Então mineração vai ficar por muitooooo tempo, talvez não pare mais na verdade.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Não acaba não. ETH pode acabar num espaço mais curto, mas outras moedas irão entrar no lugar. Tem moedas muito fortes hoje já e até rentáveis para minerar e isso só tende a aumentar com a saída do Ethereum do proof of work. Moedas como Ravencoin já disseram que tem planos de NUNCA saírem do modelo híbrido de mineração que adotam (proof of work e proof of stake) e a Conflux é uma moeda nova que não vai mudar seu método de mineração num curto período de tempo. Então mineração vai ficar por muitooooo tempo, talvez não pare mais na verdade.
Em algum momento os governos vão brecar isso. Não acha?
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Em algum momento os governos vão brecar isso. Não acha?

Vão, a Índia inclusive é o governo com ações mais concretas e aceleradas até aqui, porém medidas governamentais demoram a serem tomadas ainda mais num período de crise como o atual, existem outras preocupações. No Brasil então a coisa deve se estender por um período até um pouco maior. Creio que por uns 3 anos deve ser bem safe minerar sem governo querendo seu quinhão. :kzangado:kclassic
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Em algum momento os governos vão brecar isso. Não acha?
Em 2018 foi o que aconteceu. Devido a ameaça governamental sobre o bitcoin teve a fuga de capital do btc e gerou aquela situação de desespero e o negócio foi no chão.

Agora eu não sei como está isso, num momento de crise desse com certeza os governos não estão contentes das pessoas estarem evitando o dinheiro que eles estão imprimindo pra criptomoedas. Tem muitos países querendo criar suas próprias moedas virtuais, vc acha que eles vão querer a concorrência do btc?

Não sei como vai se desenvolver esse cenário no curto e médio prazo, mas com certeza vão ter novas investidas contra a moeda.
 
Topo Fundo