O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[MinerOS] Tópico oficial do Canc... ops, Mineração

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.151
Pontos
1.989
Galera poderíamos criar um rank de placas para mineração a partir da experiência de alguns usuários. Acho que tal iniciativa valeria apenas para as 3080 ou 3090 porque tem margem maior de oscilação devido ao potencial de incremento via overclock. Vemos uma grande variação no rendimento de acordo com os diferentes modelos. Vou começar colocando minha experiência até aqui e daí o @Versao pode adicionar isso de maneira mais organizada no post original e, quem sabe, até fazer um gráfico ou mesmo algum de nós que manje um pouco fazer e ele adiciona.

Isso ajudaria muito caso alguém tivesse dúvida entre algum modelo de preço próximo ou igual na hora de adquirir.

Sei que a MSI Ventus e a Gaming Trio também não rendem muito bem. Mas poderíamos adicionar mais relatos, pois sei que tem galera minerando com a Zotac, Gigabyte e mais por aí.

Bom, lá vai:

Hoje começaram a chegar as 3080 que tinha encomendado e fui surpreendido um tanto negativamente. Esses modelos rendem bem menos do que as que já tinha por aqui (2x Palit Gaming Pro). A seguir vou colocar o rendimento que estou conseguindo até aqui. Como tem pouco tempo de monitoramento isso pode mudar ainda, caso ocorra volto para atualizar.

1- RTX 3080 Colorful Igame Advanced Oc: 98 mhs/220w. Temperaturas nas memórias 100 graus sem refrigeração extra e 90% de fan speed, com algum cooler externo consegue uma melhora para 90 graus. Ela não tolera nada mais que 2100 mhz nas memórias. Ainda por cima tem 3 saídas de energia e precisa que as 3 estejam conectadas para funcionar.

2- RTX 3080 Palit Gaming Pro ( 1x Pcyes e outra Gainward): Esses modelos conseguem até 103mhs/255-260w, mas eu trabalhei com muita folga e tranquilidade em 101 mhs/220w. Trabalhando na faixa máxima ela pega 100 graus de temperatura, na faixa mais confortável fica variando entre 92-94 graus sempre com 90% de fan speed. Refrigeração extra não afeta estes valores, pelo menos não com o ventilador que uso aqui. Me parece que não existe modelo melhor de 3080 para minerar. Duas saídas de energia apenas e rendimento mais alto do que a Colorful e suas 3 saídas.

Sugiro fazer uma tabela mais ou menos assim:

Modelo: RTX xxx
Operação: xxx mhs/xxx watts
Temperatura e velocidade dos fans : xx gaus/ xx velocidade do fan.
Saídas de energia: 2 ou 3.


A sugestão de ser só com 3080 não é obrigatória. Quem quiser adicionar experiência com 3070 fique à vontade.
 
Ultima Edição:

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.151
Pontos
1.989
Com a minha placa daria para lucrar bem por mes

Sua placa é o melhor modelo que tenho conhecimento para minerar. Esquenta menos e aceita muito overclock. Ela pode render entre 1500-1800 reais por mês, dependendo da cotação do ETH.

Dúvida: no thermal pad não vai pasta térmica?

Não.

O contato é "seco" entre o chip da memória e o thermal pad?

Isso.

E o thermal pad encosta do outro lado na "grade" de dissipação...?

Sim. Ele incrementa a dissipação do calor.

Manos, qual fonte confiável pra baixar o T-Rex? Quero dar uma testada.

 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.496
Reações
34.627
Pontos
1.354
Tem algum site bom explicando o que tenho que fazer para comecar a minerar

E tb seria bom saber o que tenho que fazer para minha 3080 nao esquentar muito
Acredito que não tenha essa opção, as 3080 pegam até 110 graus na memoria minerando, enquanto uma 3060ti ou 3070 ficam ali nos 70 graus.
Vc ter medo justifica totalmente.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Sua placa é o melhor modelo que tenho conhecimento para minerar. Esquenta menos e aceita muito overclock. Ela pode render entre 1500-1800 reais por mês, dependendo da cotação do ETH.



Não.



Isso.



Sim. Ele incrementa a dissipação do calor.



Caramba!
Depois vou procurar um vídeo explicativo sobre isso!
Valeu!
 


T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.496
Reações
34.627
Pontos
1.354
Essa eu não sabia.
Tô vendo essa discussão de thermal pad e boiando lindamente.

Dúvida: no thermal pad não vai pasta térmica? O contato é "seco" entre o chip da memória e o thermal pad? E o thermal pad encosta do outro lado na "grade" de dissipação...?

Fiquei curioso sobre isso....
:kpensa
Dá pra comprar thermal pads e trocar vc mesmo.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Tem algum site bom explicando o que tenho que fazer para comecar a minerar

E tb seria bom saber o que tenho que fazer para minha 3080 nao esquentar muito
Miner Vale e Deny Torres explicam direitinho até.

Mas um conselho pra quem tá iniciando. Usa a carteira da BINANCE OU NOVADAX direto. Nada de aplicativos.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Essa eu não sabia.
Tô vendo essa discussão de thermal pad e boiando lindamente.

Dúvida: no thermal pad não vai pasta térmica? O contato é "seco" entre o chip da memória e o thermal pad? E o thermal pad encosta do outro lado na "grade" de dissipação...?

Fiquei curioso sobre isso....
:kpensa
O thermal pad é tipo uma pasta térmica... Tem placas que usam thermal pads melhores e outras uns bem vagabundos.

A minha asus 3080 tuf chega a 102 graus nas memórias, com fan a 90 ~ 100%. Tô fazendo 97 mhs nela.

Um amigo tem uma EVGA 3080 ftw 3 e ela é bem mais fria nas memórias que a asus tuf.

Mas a tuf eu julgo que é um "erro" de projeto. Erro entre aspas, pois pra jogar não afeta em nada.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Galera poderíamos criar um rank de placas para mineração a partir da experiência de alguns usuários. Acho que tal iniciativa valeria apenas para as 3080 ou 3090 porque tem margem maior de oscilação devido ao potencial de incremento via overclock. Vemos uma grande variação no rendimento de acordo com os diferentes modelos. Vou começar colocando minha experiência até aqui e daí o @Versao pode adicionar isso de maneira mais organizada no post original e, que sabe, até fazer um gráfico ou mesmo algum de nós que manje um pouco fazer e ele adiciona.

Isso ajudaria muito caso alguém tivesse dúvida entre algum modelo de preço próximo ou igual na hora de adquirir.

Sei que a MSI Ventus e a Gaming Trio também não rendem muito bem. Mas poderíamos adicionar mais relatos, pois sei que tem galera minerando com a Zotac, Gigabyte e mais por aí.

Bom, lá vai:

Hoje começaram a chegar as 3080 que tinha encomendado e fui surpreendido um tanto negativamente. Esses modelos rendem bem menos do que as que já tinha por aqui (2x Palit Gaming Pro). A seguir vou colocar o rendimento que estou conseguindo até aqui. Como tem pouco tempo de monitoramento isso pode mudar ainda, caso ocorra volto para atualizar.

1- RTX 3080 Colorful Igame Advanced Oc: 98 mhs/220w. Temperaturas nas memórias 100 graus sem refrigeração extra e 90% de fan speed, com algum cooler externo consegue uma melhora para 90 graus. Ela não tolera nada mais que 2100 mhz nas memórias. Ainda por cima tem 3 saídas de energia e precisa que as 3 estejam conectadas para funcionar.

2- RTX 3080 Palit Gaming Pro ( 1x Pcyes e outra Gainward): Esses modelos conseguem até 103mhs/255-260w, mas eu trabalhei com muita folga e tranquilidade em 101 mhs/220w. Trabalhando na faixa máxima ela pega 100 graus de temperatura, na faixa mais confortável fica variando entre 92-94 graus sempre com 90% de fan speed. Refrigeração extra não afeta estes valores, pelo menos não com o ventilador que uso aqui. Me parece que não existe modelo melhor de 3080 para minerar. Duas saídas de energia apenas e rendimento mais alto do que a Colorful e suas 3 saídas.

Sugiro fazer uma tabela mais ou menos assim:

Modelo: RTX xxx
Operação: xxx mhs/xxx watts
Temperatura e velocidade dos fans : xx gaus/ xx velocidade do fan.
Saídas de energia: 2 ou 3.


A sugestão de ser só com 3080 não é obrigatória. Quem quiser adicionar experiência com 3070 fique à vontade.
3070 a memória fica de boa, não tem sensor de temperatura, mas a minha asus tuf 3070 eu coloco a mão no back plate e tá frio, e tb coloco o dedo no dissipador que fica na memória e dá pra sentir bem frio.

Já a 3080 tuf a back plate frita e o dissipador da memória vc sente ele bem mais quente.
 

ASCBR

Veterano
Mensagens
514
Reações
488
Pontos
113
Essa eu não sabia.
Tô vendo essa discussão de thermal pad e boiando lindamente.

Dúvida: no thermal pad não vai pasta térmica? O contato é "seco" entre o chip da memória e o thermal pad? E o thermal pad encosta do outro lado na "grade" de dissipação...?

Fiquei curioso sobre isso....
:kpensa
O thermal pad não é seco (no sentido puro), ele é um composto maleável (alguns até com graxa e silicone) que se molda sob a pressão entre os componentes.
Você coloca um thermal pad que é levemente (fração de milímetro) mais grosso que o espaço entre a memória e o cobre do dissipador (por exemplo), ai quando aperta os parafusos ele se molda criando o contato entre as partes e transferindo calor.
Como acho que seria, do ponto de vista da engenharia, muito difícil criar uma PCB onde o chip da GPU e os chips da memória fossem perfeitamente alinhados, onde você poderia usar pasta térmica entre eles (que transfere bem mais calor que o thermal pad), então a solução foram os thermal pads.

Se tiver interesse veja esse vídeo. Foi basicamente o trampo que tive para trocar os da minha placa (o mesmo modelo da do vídeo).

 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Ja estou minerando kkkkkkkkkk

Segui este video aqui


Esta dando em torno de 85MH/s

Isso aumenta com o tempo ou fica na casa dos 85 mesmo

~E um valor alto ou baixo para a minha placa
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.496
Reações
34.627
Pontos
1.354
Ja estou minerando kkkkkkkkkk

Segui este video aqui


Esta dando em torno de 85MH/s

Isso aumenta com o tempo ou fica na casa dos 85 mesmo

~E um valor alto ou baixo para a minha placa

Vc tem que regular o overclock da memoria pra aumentar, senão vai ficar nesses 85, vc deveria esta fazendo no minino 97mh/s.
Outros que tem 3080 aqui no tópico podem ter dar os valores para colocar no afterburner.
 

ASCBR

Veterano
Mensagens
514
Reações
488
Pontos
113
E tb seria bom saber o que tenho que fazer para minha 3080 nao esquentar muito
Sim, primeiro saber se o seu modelo é das que sofrem com thermal throttle (esquenta muito as memórias, chega a 106-110ºC e cai a performance).

Mas eu diria que o melhor a fazer e conhecer os limites da sua, instalando o MSI Afterburner e o HWiNFO64, ambos versões mais recentes.
Ai começa, no Afterburner, com memória e core em -500 e power limit em 50%, fans em 75%.
Vai subindo o power limit de 1% e 1%, deixa rodar 5-10 minutos e veja as temperaturas da GPU Core e da GPU Memory Junction no HWiNFO64.
Sendo a temperatura da GPU Memory Junction o grande vilão das 3080.
Sendo bem conservador, eu diria que enquanto as memórias estiverem em 90ºC ou menos é aceitável e sem riscos para a placa. Dai para cima começa a correr risco.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Vc tem que regular o overclock da memoria pra aumentar, senão vai ficar nesses 85, vc deveria esta fazendo no minino 97mh/s.
Outros que tem 3080 aqui no tópico podem ter dar os valores para colocar no afterburner.

Alguem aqui no forum poderia me ajudar quanto a isso
 

ASCBR

Veterano
Mensagens
514
Reações
488
Pontos
113
Alguem aqui no forum poderia me ajudar quanto a isso
No próprio Afterburner, provavelmente todas 3080 aceitam +1000 no clock da memória, dai para cima vai depender do modelo, onde poucas passarão de +1200.
Lembrando que o over está diretamente ligado com as temperaturas da memória, então ao fazer over nelas, acompanhe as temperaturas.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
E eu que estava morrendo de dor de cabeça, fui dormir, e acordei com essa surpresinha no PC? O celular não filma legal, mas é chuvisco isso aí, igual a televisão antiga.



Resetei o PC e está funcionando normal. Durante sei lá quanto tempo que ficou assim continuou minerando (Provavelmente alguma coisa da saída de vídeo então).

(O barulho é dos 500 mil ventiladores que estão ligados no meu quarto)
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
To achando mais negócio começar a partir para as 1660 Super, peguei duas por 3k cada e tenho 2 horas pra pagar.

Pelo visto cada uma faz 32Mhs, confere? Assim fica pouca coisa acima de uma 3070/3060ti só que por 6k, acho mais fácil vender depois (vender só quando sair a série 4000, pra financiar o up hehehe)

Ainda mais depois das notícias de hoje, voando alto até 2022 :kkk
 

Ieragon79

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.003
Reações
1.524
Pontos
634
Manos, qual fonte confiável pra baixar o T-Rex? Quero dar uma testada.

Leo, geralmente esses arquivos são upados lá no Github e tem aqueles numeros grandes, de hash de arquivo, pra verificar a autenticidade.

Sempre é bom conferir o hash do arquivo, tem varios programas bons pra fazer isso

Mas a dica vale pra qualquer site que disponibilize o hash

 

Ieragon79

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.003
Reações
1.524
Pontos
634
Pessoal, outra dúvida, alguma experiência de uso dos Miners no Linux, tirando obviamente o HiveOS?

Fiz um teste com o Ubuntu e não foi muito legal.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
O thermal pad não é seco (no sentido puro), ele é um composto maleável (alguns até com graxa e silicone) que se molda sob a pressão entre os componentes.
Você coloca um thermal pad que é levemente (fração de milímetro) mais grosso que o espaço entre a memória e o cobre do dissipador (por exemplo), ai quando aperta os parafusos ele se molda criando o contato entre as partes e transferindo calor.
Como acho que seria, do ponto de vista da engenharia, muito difícil criar uma PCB onde o chip da GPU e os chips da memória fossem perfeitamente alinhados, onde você poderia usar pasta térmica entre eles (que transfere bem mais calor que o thermal pad), então a solução foram os thermal pads.

Se tiver interesse veja esse vídeo. Foi basicamente o trampo que tive para trocar os da minha placa (o mesmo modelo da do vídeo).


Caramba o negócio é interessante.
Mas ao mesmo tempo me questiono se isso não é um projeto "porco", ou "fraco" de engenharia num produto tido como Premium.... :kpensa

Todas as VGAs são assim? Pasta Térmica na GPU, e thermal pad nas memórias?
 

ASCBR

Veterano
Mensagens
514
Reações
488
Pontos
113
Caramba o negócio é interessante.
Mas ao mesmo tempo me questiono se isso não é um projeto "porco", ou "fraco" de engenharia num produto tido como Premium.... :kpensa

Todas as VGAs são assim? Pasta Térmica na GPU, e thermal pad nas memórias?
Tirando os modelos mais simples, imagino que todas são assim.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.151
Pontos
1.989
Simplesmente decepcionante a capacidade de overclock nas memórias das Coloful. Muito, muito pequena, 50% menos do que as Palit Gaming Pro. Peguei uma que conseguia +1000 achei que seria como a Palit que o que vale para uma vale para outra, porra nenhuma, a outra só estabilizou com +900. Espero que as demais estabilizem em +1000, mas vou ter que testar uma por uma, foda...:keehk:kcry
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Simplesmente decepcionante a capacidade de overclock nas memórias das Coloful. Muito, muito pequena, 50% menos do que as Palit Gaming Pro. Peguei uma que conseguia +1000 achei que seria como a Palit que o que vale para uma vale para outra, porra nenhuma, a outra só estabilizou com +900. Espero que as demais estabilizem em +1000, mas vou ter que testar uma por uma, foda...:keehk:kcry
Por isso eu não recomendo 3080 pra minerar, sou muito mais duas 3070 do que uma 3080.

A 3070 não esquenta nada a memória.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Mais alguém fica muito agoniado ao ver esse sistema da MSI de zero rotação da ventoinha mesmo em carga?!?!

O negócio para, fica uns segundos sem rodar, daí do nada ele começa a rodar...
:khelp
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.960
Reações
17.059
Pontos
1.524
Porra, o hiveos ta me deixando maluco.

Desliguei o pc remotamente nessa madrugada, pois estava começando um temporal com muitos raios, aí agora fui tentar ligar e fica dando erro

"uncompression error
- - system halted"

Porra, essa m**** é descartável, toda vez que preciso desligar dá m**** na hora de ligar, cada vez um erro diferente.

Vou correr atrás de outras alternativas.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.020
Reações
41.561
Pontos
1.444
Mais alguém fica muito agoniado ao ver esse sistema da MSI de zero rotação da ventoinha mesmo em carga?!?!

O negócio para, fica uns segundos sem rodar, daí do nada ele começa a rodar...
:khelp
SE estiver setado no AUTO e a temperatura baixa, é normal.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.020
Reações
41.561
Pontos
1.444
Porra, o hiveos ta me deixando maluco.

Desliguei o pc remotamente nessa madrugada, pois estava começando um temporal com muitos raios, aí agora fui tentar ligar e fica dando erro

"uncompression error
- - system halted"

Porra, essa m** é descartável, toda vez que preciso desligar dá m** na hora de ligar, cada vez um erro diferente.

Vou correr atrás de outras alternativas.
aqui sempre foi tranquilo, inclusive já tive duas quedas de energia e tudo foi reiniciado automaticamente quando a energia voltou. Isso pq estou usando um pendrive xingling de 20 reais (já comprei um sandisk melhor aqui, assim que a rig cair por algum motivo eu troco o pendrive).
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Fiz over de + 1000 nas memorias e agora fica girando em torno de 95 e 96mhs, Mais em 95 mesmo

Ja tem umas 4 horas rodando e as temps da GPU ficam sempre abaixo de 66 graus. Nao passa disso.

Uma pergunta. Vale a pena fazer undervolt nesta minha placa
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.020
Reações
41.561
Pontos
1.444
Fiz over de + 1000 nas memorias e agora fica girando em torno de 95 e 96mhs, Mais em 95 mesmo

Ja tem umas 4 horas rodando e as temps da GPU ficam sempre abaixo de 66 graus. Nao passa disso.

Uma pergunta. Vale a pena fazer undervolt nesta minha placa
Cara a temperatura ta meio alta. Aqui nunca deixo passar dos 58, no máximo 59 no pico de calor a tarde, mas na média fica abaixo dos 55.

Tem que diminuir o powerlimit disso ai. A GPU 2 é uma Vision 3080 que sofre forte com throttling na memória, mesmo a 42 graus no chip.


176814
 
Topo Fundo