O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Montagem de arcade/bartop com Raspberry [ajuda]

Raazy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.005
Reações
20.229
Pontos
1.004
Galera aproveitando a deixa, me tirem uma duvda: É possivel montar um arcade com o PI3b ou ate pczim veio, mas de forma comercial? Tipo, fichas mesmo? Pq to querendo montar um pra por na loja da minha irmã, q eu coloquei um pinball la (frankstein) e fez um sucesso e pensei na ideia pra tirar uns troquinhos
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Valeu pela resposta! Vou comprar esse kit com duas zero delays que você recomendou.
Quanto aos botões, tem alguma especificação/vendedor que você recomenda? Eu vi que pro padrão sanwa tem algumas diferenças, mas acho que vou no convencional mesmo, tô querendo ter o mínimo de problema/dificuldade possível.






No Paraguai, o Pi saiu a R$ 160. Muito difícil eu conseguir uma máquina antiga e "suficiente" nesse preço. Aqui em BH eu não conheço nenhum lugar que venda esse tipo de equipamento, muitas doações "prometidas" não chegaram (e provavelmente nunca vão chegar) e se for pra comprar na internet e pagar frete não vai compensar.

Além disso, eu não tô buscando um poderio gráfico melhor, ausência absoluta de lag, rodar jogos muito mais exigentes, etc. Pra isso eu já tenho consoles e PC em casa. Essa máquina tem um propósito bem casual, de ficar num sítio, jogar "for fun" mesmo, sem grandes pretensões. Um Street II, um Cadillac, Final Fight...
Prefiro botões Eletromatic, tenho um kit sanwa aqui mas não curto, o eletromatic é mais clássico.
https://produto.mercadolivre.com.br...-comandos-eletromatic1-cabo-gp-_JM?quantity=1
Esse kit vai servir bem, mas se quiser um kit LED tem no mesmo preço na aliexpress, mas aí tem que esperar chegar.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.985
Reações
12.352
Pontos
753
Galera aproveitando a deixa, me tirem uma duvda: É possivel montar um arcade com o PI3b ou ate pczim veio, mas de forma comercial? Tipo, fichas mesmo? Pq to querendo montar um pra por na loja da minha irmã, q eu coloquei um pinball la (frankstein) e fez um sucesso e pensei na ideia pra tirar uns troquinhos
Com certeza dá.

Eu não sei muito bem como funciona o mecanismo das moedas originais de fliper.

Eu iria pelo caminho mais fácil. Faria um suporte interno para um botão e colocaria esse botão como acionador de crédito na máquina.

Sempre que uma ficha fosse colocada, ao inserir a ficha ela pressionaria o botão e colocaria um crédito na máquina.

No caso você poderia pedir para um serralheiro por exemplo fazer uma chapa de metal com o rasgo para a ficha e por dentro da máquina fazer o mecanismo de acionar o botão.

É como eu disse antes, não faço idéia como era o mecanismo original para as fichas. O que eu sugeri aí é um mecanismo simples mas que funcionaria.
 

maurosapo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.834
Reações
6.881
Pontos
979
Galera aproveitando a deixa, me tirem uma duvda: É possivel montar um arcade com o PI3b ou ate pczim veio, mas de forma comercial? Tipo, fichas mesmo? Pq to querendo montar um pra por na loja da minha irmã, q eu coloquei um pinball la (frankstein) e fez um sucesso e pensei na ideia pra tirar uns troquinhos
Aqui num barbeiro perto da minha casa (ao lado na verdade), tinha uma com um PI3 que ele pegou no mercado livre,

a máquina era bonita mas impossível de se tirar uns contras a sério, além de usar um monitor wide, o input lag era tão grande que a máquina ficava vazia,

só os tiozões nostálgicos e crianças pequenas jogavam, nesse caso, talvez até sirva pro seu propósito.
 
Ultima Edição:

Raazy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.005
Reações
20.229
Pontos
1.004
Com certeza dá.

Eu não sei muito bem como funciona o mecanismo das moedas originais de fliper.

Eu iria pelo caminho mais fácil. Faria um suporte interno para um botão e colocaria esse botão como acionador de crédito na máquina.

Sempre que uma ficha fosse colocada, ao inserir a ficha ela pressionaria o botão e colocaria um crédito na máquina.

No caso você poderia pedir para um serralheiro por exemplo fazer uma chapa de metal com o rasgo para a ficha e por dentro da máquina fazer o mecanismo de acionar o botão.

É como eu disse antes, não faço idéia como era o mecanismo original para as fichas. O que eu sugeri aí é um mecanismo simples mas que funcionaria.
Então maninho, eu tenho um moedeiro de moeda de 1 real q era de uma caça niquel, dai iria usar ela pra galera nem precisar comprar ficha, só inserir a moeda de 1 real ali e pingar o crédito, mas eu queria era saber se existe um modo de travar o controle e só deixar escolher o jogo quando colocasse o crédito, pq sou bem calango do mato nessa questão de multi-jogos kkkkkkk dai caso não tenha eu teria q ver outro modo

Aqui num barbeiro perto da minha casa (ao lado na verdade), tinha uma com um PI3 que ele pegou no mercado livre,

a máquina era bonita mas impossível de se tirar uns contras a sério, além de usar um monitor wide, o input lag era tão grande que a máquina ficava vazia,

só os tiozões nostálgicos e crianças pequenas jogavam, nesse caso, talvez até sirva pro seu propósito.
Esse é meu medo, o bendito input lag, sei q KoF q ia comer solto, por isso penso mais no lado do pc, q sei q ele segura a bronca melhor, usar uns controles daqueles zero delay e talz, tentar reduzir ao maximo o bendito lag, outra coisa q me preocupa é o monitor, eu ia usar umas tvs de 32" q estão paradas na loja da minha irmã pra montar o arcade, mas aquilo, são td wide e sei q lcd fica cagado, mas ainda estou projetando, pq quero muito dar uma cara nova pra loja dela e sei q uns arcades iriam ajudar, mas to mais por fora q bunda de indio
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Então maninho, eu tenho um moedeiro de moeda de 1 real q era de uma caça niquel, dai iria usar ela pra galera nem precisar comprar ficha, só inserir a moeda de 1 real ali e pingar o crédito, mas eu queria era saber se existe um modo de travar o controle e só deixar escolher o jogo quando colocasse o crédito, pq sou bem calango do mato nessa questão de multi-jogos kkkkkkk dai caso não tenha eu teria q ver outro modo


Esse é meu medo, o bendito input lag, sei q KoF q ia comer solto, por isso penso mais no lado do pc, q sei q ele segura a bronca melhor, usar uns controles daqueles zero delay e talz, tentar reduzir ao maximo o bendito lag, outra coisa q me preocupa é o monitor, eu ia usar umas tvs de 32" q estão paradas na loja da minha irmã pra montar o arcade, mas aquilo, são td wide e sei q lcd fica cagado, mas ainda estou projetando, pq quero muito dar uma cara nova pra loja dela e sei q uns arcades iriam ajudar, mas to mais por fora q bunda de indio
dependendo do quando $$$ vc tiver, vendem moedeiros e ficheiros para arcade no mercado livre e OLX

o ruim de moedeiro, é que a pessoa que for jogar terá que ter obrigatoriamente moeda de 1 real no bolso (ou sua irma terá que ter um estoque de moedas de 1 real sempre na local, pras pessoas trocarem dinheiro com ela)

por isso que ficheiros é que sempre foram usados aqui no Brasil, ficheiro é mais prático

quanto a fazer ele funcionar numa máquina caseira, tem uns videos no youtube ensinando isso
 


Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Prefiro botões Eletromatic, tenho um kit sanwa aqui mas não curto, o eletromatic é mais clássico.
https://produto.mercadolivre.com.br...-comandos-eletromatic1-cabo-gp-_JM?quantity=1
Esse kit vai servir bem, mas se quiser um kit LED tem no mesmo preço na aliexpress, mas aí tem que esperar chegar.

Vou de Eletromatic também. Valeu demais!


Galera aproveitando a deixa, me tirem uma duvda: É possivel montar um arcade com o PI3b ou ate pczim veio, mas de forma comercial? Tipo, fichas mesmo? Pq to querendo montar um pra por na loja da minha irmã, q eu coloquei um pinball la (frankstein) e fez um sucesso e pensei na ideia pra tirar uns troquinhos

Cara, num botecão lá no interior, eu vi um esquema diferente (mas funcional): tinha um botão de adicionar créditos que ficava no caixa do estabelecimento, ligado à máquina por um fio extenso. Aí o sujeito pagava e o caixa, lá do balcão, acrescentava.

Talvez seja mais simples de operar do que fichas ou moedas. Os mestres aí do tópico vão saber te responder melhor, mas imagino que seria só fio extenso no botão de adicionar crédito e instalá-lo em outro local (atrás do balcão do caixa, por exemplo).
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Galera aproveitando a deixa, me tirem uma duvda: É possivel montar um arcade com o PI3b ou ate pczim veio, mas de forma comercial? Tipo, fichas mesmo? Pq to querendo montar um pra por na loja da minha irmã, q eu coloquei um pinball la (frankstein) e fez um sucesso e pensei na ideia pra tirar uns troquinhos
Sim, mas vai ter que limitar a jogos de ARCADE/CPSX que aceitem sistema de créditos, aí é só comprar um ficheiro eletronico, e assimilar o botão de créditos pra ele, toda vez que uma ficha cair vai acionar o sinal eletronico que vai pra placa Zero Delay, acrescentando um crédito, você pode fazer uma ranhura na máquina e fazer o peso da ficha acionar um botão, ou você pode comprar um ficheiro decente que pesa a moeda/ficha e é a prova de fraudes.

https://pt.aliexpress.com/item/32746765054.html

Esse ficheiro aqui é programável, se não me engano ele pesa a moeda e avalia outras características tal como tamanho, aí você programa com as moedas brasileiras e voa lá. Mas não sei dar detalhes.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
O problema do Raspberry Pi é o input lag monstro, mesmo usando o display correto (LCD na sua natureza sempre tem input lag, é preciso escolher bem qual usar).

Não sei se isso é um problema a nível de sistema operacional ou hardware, mas algumas distros como o Recalbox conseguem dar uma amenizada nisso, mas ainda assim não fica bom o bastante pelo menos na minha opinião, por isso a galera costuma dizer que é melhor um PC antigo ou um notebook sucata sem tela.

O RPi 4 vai ser bem melhor que o 3B+ nesse sentido, já que é potente o bastante para usar o runahead.

Faltam dados do MAME e FBA para ver se aguenta ao menos 1 frame de runahead mas 8, 16bits e GBA tão rodando com runahead sussa.
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Estou com dúvidas em relação a ferramentas. Pretendo adquirir botões tipo Sanwa de 30mm e fazer uma caixa.
Sobre os furos da caixa, pretendo fazer com serra copo, a questão é, os furos dos botões devem ser feitos com serra copo 30mm ou devo usar uma menor por margem de erro no caso de 30mm acabar ficando com folga?
 

Master Shadow

Supra-sumo
Mensagens
25
Reações
84
Pontos
173
Chapas,

Recentemente, decidi montar um arcade bartop no sítio dos meus sogros. Vou pra lá quase todo fim de semana e seria legal ter uma máquina entupida de roms pra bater um "contra" com a turma que sempre se reúne lá.

Inicialmente, a ideia era gastar o mínimo possível e ir montando aos poucos, estudando a parte técnica (sou bem leigo no assunto, mas disposto a aprender), aproveitando peças de PC antigas arrecadadas por aí. Já tenho um monitor que "da pro gasto" e alguns amigos iriam me ceder CPUs fechadas e placas de vídeo mais antigas. Para a estrutura de madeira, eu tenho os projetos e um serralheiro de confiança.

No entanto, meu cunhado está indo para Foz/Paraguai essa semana e decidi aproveitar e investir um pouco mais, num Raspberry Pi. Mas aí o tempo ficou curto para pesquisar todos os detalhes e, por isso, recorro a ajuda dos sempre solícitos mestres desta pasta.

A proposta é emular PS1 pra trás, com foco nos 16bit e CPS 1 e 2.

Esse aqui serve bem para esse propósito?

Em caso positivo, o que mais eu precisaria para montagem dele num bartop?
Cooler?
Case?
Fonte de energia?
Algum adaptador para os botões?

Há mais alguma outra peça que eu posso aproveitar e comprar no PY?

Desde já, agradeço pela ajuda!

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Amigo, monta com um Raspberry mesmo, PC só vai te dar dor de cabeça quando começarem os "maus contatos" ,já com o RASP,vc não vai ter problemas com manutenção e vai rodar liso até o PS1 a alguns games de Dreamcast ainda!

Só invista em uma fonte de qualidade, a que vem nele nao presta. Vc precisa de uma 5v real pra deixar ele com overclock, compre um cooler bom,dissipador e case. Ai esta feito.

Montei o meu a uns 3 meses e roda até Marvel Vs Capcom 2 do Dreamcast, mas precisa estar com overclock de 1375 Mhz.

Veja as fotos, um amigo meu que fez o gabinete. Está rodando om o Recalbox 6.0 (o sistema operacional pra emulação no RASP e rodo Mame, Neo Geo, Cps1/Cps2 e Cps3, além de PS1 e Dreamcast em um cartão de 32 GB, que precisa ser de boa qualidade.

Ja tinha postado as fotos do meu Arcade aqui, mas veja caso nao tenha visto no outro tópico.


9577795778
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
@leotrix14 invoco seus poderes arcadísticos para ressuscitar esse tópico!

No fim das contas, não montei o bartop naquela época por falta de tempo. Mas agora quero aproveitar a quarentena para agilizar esse projeto!

Fiquei interessado nos botões de LED, mas tá difícil encontrar no Brasil um kit pronto. E lá fora, os prontos vem só com comando sanwa, como esse: https://www.ba-ng-go-od.com/pt/Dual...-p-1281782.html?rmmds=search&cur_warehouse=CN

Sabe de algum lugar onde consigo comprar um kit bom aqui no BR? Ou botões de led de qualidade, para comprar as zero delay separadas e montar?

Valeu demais, amigo!!!
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
@leotrix14 invoco seus poderes arcadísticos para ressuscitar esse tópico!

No fim das contas, não montei o bartop naquela época por falta de tempo. Mas agora quero aproveitar a quarentena para agilizar esse projeto!

Fiquei interessado nos botões de LED, mas tá difícil encontrar no Brasil um kit pronto. E lá fora, os prontos vem só com comando sanwa, como esse: https://www.ba-ng-go-od.com/pt/Dual...-p-1281782.html?rmmds=search&cur_warehouse=CN

Sabe de algum lugar onde consigo comprar um kit bom aqui no BR? Ou botões de led de qualidade, para comprar as zero delay separadas e montar?

Valeu demais, amigo!!!
Zero Delay eu tenho uma penca aqui, posso te enviar duas em um valor simbólico.

Amanhã vou achar botões eletromatic decentes pra ti e te mando aqui, beleza?
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.703
Reações
27.036
Pontos
1.053
Zero Delay eu tenho uma penca aqui, posso te enviar duas em um valor simbólico.

Amanhã vou achar botões eletromatic decentes pra ti e te mando aqui, beleza?
Poxa, amigo, poderia me vender uma placa dessas:?
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.384
Reações
21.998
Pontos
1.109
Quero montar também kkk
Eu queria simular um fliperama mesmo, usando apenas jogos de arcade compatíveis com fichas, e usando um botão pra colocar o crédito.

@Raazy como você montou a mesa de pinball? É original?
 

Raazy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.005
Reações
20.229
Pontos
1.004
Quero montar também kkk
Eu queria simular um fliperama mesmo, usando apenas jogos de arcade compatíveis com fichas, e usando um botão pra colocar o crédito.

@Raazy como você montou a mesa de pinball? É original?
Nem montei, era a original do filme mesmo, pior q nem tenho mais foto dela pra mostrar, minha irmã vendeu a loja e foi-se junto
 
Topo Fundo