O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Monto uma estação retrô?

JessTorvalds

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
GOLD
Mensagens
2.103
Reações
4.606
Pontos
753
Caros,

Estou com muita vontade de iniciar uma pequena coleção com clássicos que marcaram minha vida (PS1 e SNES), mas minha dúvida é se isso pode ser fogo de palha, e depois vou deixar de canto e não jogar mais.

Galera que tem experiência, o que vocês acham? eu gostaria de iniciar com um ps1 fat + tv tubo pra ter aquela experimentação legal, vocês tem algumas dicas?

Vlw galera!
 

CarlosButler

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
910
Pontos
278
Depende. Você quer para colecionar ou apenas jogar?
Se for para apenas jogar, tem duas possíveis opções:
  1. Emuladores (hoje em dia, você consegue matar sua "sede" com diversas opções de emuladores, seja em PC ou consoles que permitem emulação, tipo Wii).
  2. Usar o console original e usar algo do tipo everdrives. Você poderá jogar de tudo, além de poder ter a experiência de jogar no próprio console.
Agora se for para adquirir jogos originais, colecionar e coisas assim, prepare o bolso, com os preços de hoje, é impraticável.
Além de que se for fogo de palha, você vai acabar se frustrando e ter o trabalho de vender tudo o que adquiriu (a não ser que você tenha muita grana e tempo para isso).
 

ReBirFh

Bam-bam-bam
Mensagens
194
Reações
278
Pontos
489
Rapaz, com os preços ridículos (e não, nada justifica os preços praticados) de hoje em dia, eu não recomendo de forma alguma coleção física. Até porque a maioria faz mais pra ostentar do que pra jogar mesmo, com raras exceções.

Se for pelo prazer de jogar, você tem emuladores com filtros espetaculares, que simulam desde uma CRT capenga ao top dos PVMs e tem também os everdrives da vida, que permitem que você jogue exatamente como antigamente.

Então se emuladores não forem suficientes e você decidir mesmo montar uma "estação retrô", eu diria para se concentrar em ter os consoles que você quer e procurar as soluções já criadas para substituir os discos (ODE) e os cartuchos (Flashcart).
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Cara hoje em dia você pode usar hardware original (o proprio videogame) com "everdrives" que tem por aí. Então é a mesma coisa que o original, mas... sem precisar comprar cartucho, e tudo mais. E sobra pra investir nos consoles, consoles com boas revisões, esse tipo de coisa...

Se não me engano até pro PS1 fizeram um chamado PS1/IO, algo assim

Mas como toda coisa de nicho é bem caro.

NO ENTANTO, é aquilo né, ps1 da pra você mesmo rodar gravar os jogos. E tem o PS2 também né, um ps2 fat roda tudo que você por nele com a vantagem de ter saída componente.

Original cara? Infelizmente já era tá.
A não ser que você tenha muita bala pra gastar, e só no ebay, não dá mais. Ta caro lá fora, aqui dentro virou piada já... isso... já tem coisa de 5 anos cara. Época boa era 8, 9 anos pra trás, inicio da década aí pra trás...

Eu recomendaria... se você quer hardware original, investir em everdrives.

No momento tem surgido aí o Mister Fpga né, que é não emulação, é uma implementação de hardware, e... é bem promissor. Já roda coisas de snes, nes, mega drive... roda arcade cps1, roda neogeo... tem um tópico que um cara comprou e... e to quase comprando também porque ta bem promissor.

Mas aí é meio carinho tambem, não tem PS1 ainda, mas é algo que... num futuro próximo... vai ser a opção mais viável pra se rodar jogos retrô em uma solução "clone" do hardware original.

AGORA SE VOCÊ QUER A SENSAÇÃO DO ORIGINAL, de pegar o original... de colocar no console... aí só posso dizer boa sorte cara, e meus pêsames. Isso alguem que colecionou placa de fliperama até ta falando. Eu também era assim, eu comprava os jogos originais mais pra jogar do que colecionar. Eu gostava de jogar no hardware original, mas aí... eu vi que emulação tinha chegado num ponto bem melhor do que eu tava acostumado quando comecei a colecionar... aí fui pra emulação mesmo.

Uma dica geral é procure uma tevê com saída S-video. A maioria dos vgs antigos nativamente chegavam até S-video, porque componente... só serve pra ps2 pra frente. Ou consoles modificados né.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
a verdade é que comprar o console original e uma tubosa dá muita mais "vontade" de jogar


por que isso é só uma questao de ter vontade mesmo

os jogos destes consoles são facilmente acessiveis em qualquer computador pou celular.... rodando melhor do que nos consoles originais em termos de graficos e praticidade
 

CarlosButler

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
910
Pontos
278
a verdade é que comprar o console original e uma tubosa dá muita mais "vontade" de jogar


por que isso é só uma questao de ter vontade mesmo

os jogos destes consoles são facilmente acessiveis em qualquer computador pou celular.... rodando melhor do que nos consoles originais em termos de graficos e praticidade
Vontade realmente dá. O problema é grana e espaço pra tudo isso.
Tenho muita vontade de adquirir um mega, mas não tenho mais tv de tubo nem espaço pra uma. Aí teria que gastar pra modificar o console, gastar com todas essas coisas de upscaler. Se fosse um preço mais acessível, até animaria.
 


itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.943
Pontos
1.253
É legal isso, mas o problema são o valor das coisas, tu chegou na hora errada haha

Tudo hoje em dia é considerado ''raru'', e nego mete a mão. Talvez uma tv de tubo mais um ps2 desbloqueado para jogos de ps1 te satisfaça, ou um wii desbloqueado com cabo componente.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.134
Reações
14.827
Pontos
503
Se tiver espaço e grana pra bancar a coleção, manda ver. Esses são os dois maiores empecilhos do colecionismo.

O problema maior hoje em dia são os preços. É uma época bem ruim pra se começar uma coleção. Os jogos retrôs originais tão ficando cada vez mais caros aqui no Brasil, alguns até escaços, principalmente se tratando de PS1, que é uma das plataformas que você quer colecionar. Mas se quiser montar uma coleção pequena, só com alguns jogos específicos, é mais de boa. Claro, tudo também depende dos jogos que você quer. Tem jogo aí custando 500~1000 reais. Chegou a montar uma lista?

Quanto a dicas, acho que a melhor que posso te dar é vez ou outra dar uma garimpada. Tô sempre olhando OLX, marketplace e grupos do Facebook, Shopee, ML, etc. Às vezes aparece algo que eu quero num bom preço, ou até mesmo jogos caros sendo vendidos por pechincha.

Se seu colecionismo for fogo de palha, pelo menos sabe que a tendência é seus itens valorizarem com o tempo. Qualquer coisa é só vender depois se tiver saco pra isso, e ainda pode tirar mais do que investiu neles. Ou simplesmente espera um tempinho e vê se a vontade de colecionar continua.
 
Ultima Edição:

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
E fogo de palha SIM

Nisso que você começar a comprar , vai reclamar dos preços pois não vai ficar só no Crash Team Racing / Super Mario Kart , vai querer mais jogos e no final vai acabar dropando tudo ou esquecendo num canto
Acredite se quiser , pois os preços nessa 40ena dobrou e muito mais , pessoal ta sem emprego , tudo pra eles é raro

Se você tem dúvida , melhor não comprar , fica de boa curtindo emulador ai kra , tem melhores gráficos e sistema de conquistas ( RetroArch )

Você tem quais video game ?
 

JessTorvalds

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
GOLD
Mensagens
2.103
Reações
4.606
Pontos
753
Eu acho muito massa, ia de primeira não ia querer jogar muitas coisas, somente Driver, PES, F1 2002 (que sou muito apaixonado kkk), queria ter o game mesmo, achei alguns por 500 mangos no ML, fiquei até com vontade de pegar.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.072
Reações
935
Pontos
854
Eu quero manter algumas coisas originais comigo, principalmente para mostrar pro meu filho quando ele estiver mais velho. O principal de tudo é não se deslumbrar e focar em ter apenas o que você tem real lembrança afetiva, e tem que ser uma lembrança marcante, senão você pode despirocar e gastar além do que a razão diz (o que é fácil com esses preços ridículos praticados pelo mercado), ou simplesmente comprar alguma coisa só pra colocar na prateleira.

Eu mesmo tenho consoles antigos, mas eu jogo eles, pq eletronico parado é pedir para perder eles.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Um cantinho com uma TV de tubo, um PS1 e um SNES originais com seus jogos preferidos? Acho que vale sim. E não é pra jogar 3h diárias e fritar pra vida toda, ninguém faz isso. Tá lá pra sempre que der vontade você jogar e reviver os velhos tempos. Esquece esse negócio de emular em PC ou em Raspberry, pode não ser o seu caso se você quer ter a experiência da época.

Como você disse, comece devagar... pode ser que até vire um hobbie.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Vontade realmente dá. O problema é grana e espaço pra tudo isso.
Tenho muita vontade de adquirir um mega, mas não tenho mais tv de tubo nem espaço pra uma. Aí teria que gastar pra modificar o console, gastar com todas essas coisas de upscaler. Se fosse um preço mais acessível, até animaria.
cara, tá afim preco mais acessivel? joga no seu celular, no seu pc.... pode até gastar mais num mega drive mini se quiser ter um "colecionável" ou um aparelho dedicado.

fora isso é hobbie, colecionismo, onde a graca está muito mais em ter os aparelhos e arrumar a prateleira do que jogar os jogos...
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.247
Reações
10.777
Pontos
753
Recomendação: pegue consoles e uns 5 jogos que quer e pesquise o preço e veja se está disposto a gastar.
Hardware muito antigo tem de cuidar quanto a manutenção também, especialmente se for com leitores, tem muitos consoles a venda por aí que vão estar com leitor meia boca.
Muitos jogos tiveram relançamento digitais (PS Classics, eshop) e tu joga em consoles mais atuais.
Além disto hoje a emulação desses consoles da geração até o PS1 beira a perfeição, e como falado, tu simula perfeitamente CRTs em monitores. Vide exemplos abaixo de resultados no Retroarch.
hilBM58.png
Xrevdst.png
T69TgLV.png
3jQUrWi.png
 

CarlosButler

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
910
Pontos
278
cara, tá afim preco mais acessivel? joga no seu celular, no seu pc.... pode até gastar mais num mega drive mini se quiser ter um "colecionável" ou um aparelho dedicado.

fora isso é hobbie, colecionismo, onde a graca está muito mais em ter os aparelhos e arrumar a prateleira do que jogar os jogos...
É o que faço, jogo em emulador. E sou muito feliz. Mas, não muda o fato de que se o preço fosse mais acessível, eu com certeza jogaria no original também. Colecionismo em si, respeito quem coleciona e não jogam (tirando os bobalhões que só querem mostrar que são os melhores, sendo que não são).
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
É o que faço, jogo em emulador. E sou muito feliz. Mas, não muda o fato de que se o preço fosse mais acessível, eu com certeza jogaria no original também. Colecionismo em si, respeito quem coleciona e não jogam (tirando os bobalhões que só querem mostrar que são os melhores, sendo que não são).
visto que voce curte Pleisteition, uma solucao muito legal, barato e sem ocupar espaco, seria pegar um PSP - já pensou nisso?
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.947
Reações
57.003
Pontos
2.164
Snes está caríssimo de colecionar, então minha sugestão é comprar um flash card pra ele.
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.594
Reações
1.727
Pontos
353
Quer ser retro sem gastar uma fortuna?

itens:

1- tv de tubo com entrada video componente e s-video.
2 - Wii (modelo com entradas de gamecube) com cabo componente, 4 wiimotes (2 deles com wiimotion plus) + 2 nunchucks, 4 controles de gamecube e opcionalmente 4 classic controlers para melhor semelhança com snes.
- aqui vc já usa ótimos emuladores para nes, snes, master system, megadrive (+ mega cd), pc engine e basicamente qqr coisa do mega cd pra trás roda liso.
-retrocompabilidade 'nativa' com gamecube usando o nintendont
tudo em 240p

3 - n64 + s-video com ed64 plus + 4 controles. (verifique a possibilidade de comprar um expansion pack)
4- ao invés do ps1 fat, pega um ps2 fat: os jogos gravados em cd usando gravadores modernos rodam melhor no leitor do ps2 fat do que no leitor do ps1. A retrocompatibilidade é quase 100%, e o controle é igual. compra cd da multilaser memo. se o leitor morrer daqui 10 anos, compra outro da china por U$20,00 (equivalente em 2030 a R$ 1 bi com b de Bilhão)
5 - xbox classico para rodar a melhor versão de 99% dos jogos multiplataforma da 6ª gen (vs dreamcast, ngc, ps2) e emular arcade bem melhor que o wii. tbm 240p.

pra começar tá otimo. aí tem o saturn com o fenrir/satiator e o dreamcast com um gdemu clone.
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Eu acho muito massa, ia de primeira não ia querer jogar muitas coisas, somente Driver, PES, F1 2002 (que sou muito apaixonado kkk), queria ter o game mesmo, achei alguns por 500 mangos no ML, fiquei até com vontade de pegar.

Cara se você tem coragem de pagar 500 reais num f1 2002 de ps1 aí tem que entrar de cabeça mesmo, o céu é o limite pra você cara.
 
  • Curtir
Reações: sux

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.594
Reações
1.727
Pontos
353
caraiu, pra comecar? UAHUEUHA
Bem, sim, a lista nao precisa ser tudo de uma vez. mas começar pelo wii é uma boa. é barato. vai comprando os controles aos poucos. e aí passa pro resto da lista na ordem...

se o mano quer pegar só o playstation, aconselho o ps2 que rode ps1, pq os jogos é mais facil de gravar.
Se ele quiser original aí é outros quinhentos e provavelmente ele nem estaria perguntando aqui sobre estação retro...

Pra mim se nao for o ps2, o melhor método (nao emulado) é um xstation no ps1 fat. ou o cara ser sortudo e ter um gravador de cd que grave a 2x.
 
Topo Fundo