O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Não consigo engajar em jogos sem narrativa.

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Reações
2.106
Pontos
353
Estava analisando, não consigo mais me manter em um jogo sem uma narrativa, só a gameplay não é suficiente.

Existem exceções, mas de modo geral preciso da curiosidade de ver o desfecho da história para não dropar.

Muito admiro jogos de plataforma, mas não tá dando match mais, acredito ser algo temporário, mas realmente me chamou atenção.

Eu tinha uma ideia justamente contrária, já até comentei aqui algo como "quer historinha? Vai ver um filme", mas o jogo virou.

ciph3r

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.765
Pontos
603
Eu fiquei assim já tem um bom tempo. Dropei a maioria dos jogos que tentei jogar, as vezes até tinham bom gameplay, mas não tinham narrativa ou era muito rasa.

Hoje em dia nem considero estes jogos. Exceto apenas jogos do PS VR2, jogos de corrida ou jogos tipo Mario e Astrobot

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Reações
37.321
Pontos
1.399
Eu ainda tenho a tolerância de jogar algo com uma história mínima em games de plataforma; meu bloqueio é parecido mas vai mais pro lado de desenvolvimento do game, de seguir um rumo até o fim, do que propriamente narrativa; se não tiver isso é quase que descartado imediatamente. Mas games com narrativa dominam quase todo meu tempo.

Na verdade minha birra é com multiplayer mesmo; jogar algo por jogar sem um objetivo não me segura mais.

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Reações
56.924
Pontos
1.564
Entendo e concordo, sou igual.

Para mim, narrativa é importantíssimo.

Considero um "To the Moon" muito mais memorável, mas muito, que um Mario Wonder por exemplo.

De um lado é "apenas" jogabilidade embora lapidada até os últimos detalhes... do outro um jogo om jogabilidade bem rasa mas um roteiro excelente.

Obvio que é um exemplo de extremos... para mim se o jogo faz o mínimo para ter algo engajador já é o suficiente para mim.

WhiteMage

Bam-bam-bam
Reações
989
Pontos
278
É só uma fase. Até a pouco tempo, eu só jogava JRPGs por turno por conta da narrativa e por serem mais devagar , jogar apenas pela mecância, só para passar de fase não rolava, estava sem paciência para jogar plataformas e jogos com mais ação (achava que era porque estava ficando velha e lenta), mas era uma fase também. Continuo jogando JRPGs, mas voltei a jogar outros gêneros também.

"Mas tudo passa, tudo passará
E nada fica, nada ficará
Só se encontra a felicidade
Quando se entrega o coração"

Já cantava Nelson Ned quando as músicas eram compostas com carinho.

gairarr

Bam-bam-bam
Reações
3.365
Pontos
353
Não joguei gachas nem MMOs.

Vamos de Monster Hunter WARUDO. É só comprar e tem conteúdo pra dar e vender

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Reações
2.106
Pontos
353
Como funciona Elden Ring e os ultimos Zeldas pra voce?
Elden Ring nunca joguei, não tenho atracação por jogos com foco em dificuldade, acabo passando longe dos souls, mas tenho curiosidade de testar. Gosto de jogos desafiantes, como a franquia Ori, por exemplo, mas difíceis não.
Entendo e concordo, sou igual.

Para mim, narrativa é importantíssimo.

Considero um "To the Moon" muito mais memorável, mas muito, que um Mario Wonder por exemplo.

De um lado é "apenas" jogabilidade embora lapidada até os últimos detalhes... do outro um jogo om jogabilidade bem rasa mas um roteiro excelente.

Obvio que é um exemplo de extremos... para mim se o jogo faz o mínimo para ter algo engajador já é o suficiente para mim.
Exatamente igual aqui, esse seu exemplo casou bem pra mim, Mario Wonder dropei no quarto mundo, jogo lindíssimo, mas não me pegou, acheio o jogo com "coisas demais" rsrsrs, é até uma opinião bem incomum, mas prefiro o new super mario deluxe, esse joguei até o fim, tá nas excessões que mencionei existir; no mais, foi tudo recente, peguei switch faz menos de um ano.

Deliver Us The Moon terminei faz menos de um mês, gostei demais, não pensei em dropar em nenhum momento, muita ânsia de descobrir o que houve.

Edit. Confundi to the moon com deliver us the moon kkkkk

ysuran

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.681
Pontos
994
Já eu sou o contrário, antigamente a história do jogo era muito mais importante, hoje em dia já não tenho mais muita paciência pra história, se não for ter algo realmente incrível, prefiro que nem tenha.

Não gosto de ser saudosista e ficar falando que antigamente era melhor, mas a minha impressão é que as histórias nos jogos caíram muito o nível, essa geração mesmo, acho que consigo contar nos dedos de uma mão os jogos que gostei da história.

guiracer

Mil pontos, LOL!
Reações
9.900
Pontos
1.184
Elden Ring nunca joguei, não tenho atracação por jogos com foco em dificuldade, acabo passando longe dos souls, mas tenho curiosidade de testar. Gosto de jogos desafiantes, como a franquia Ori, por exemplo, mas difíceis não.
Difícil é Sekiro, Elden Ring é desafiante, e se seguir vídeos com guias das builds OP em Early game, e ficar farmando nos spots certos, ele fica mediano pra fácil.
Tem um lore riquíssimo, mas segue a premissa dos Souls, ler a inscrição dos itens, ver vídeos de lore no youtube, paginas wiki, o já esperado da experiência.

O que me pega mesma é ambientação, se o jogo tem a vibe que me faça querer "viver" aquilo, me prende rapidamente, mas se não se encaixa eu dropo rapidamente.

Ultima Edição:

PhylteR

F1 King
GOLD
Reações
41.444
Pontos
2.069
Claro que alguns estilos não exigem narrativa, tipo plataforma, esportes, cartas, alguns rogue-like... Mas alguns tipos de jogos eu preciso também de uma narrativa bacana. Um FPS por exemplo, sem um enredo que me fisgue, dificilmente eu iria até o final. E gêneros como ação/aventura/survival, também preciso de uma boa história.

Mas mesmo nesses casos, acaba tendo exceções. Bloodborne por exemplo, tem uma mitologia por trás e tal, mas de enredo mesmo acaba sendo muito pouco. E mesmo assim curti.

Zack Fair

O Herói de Gongaga
GOLD
Reações
8.339
Pontos
803
Mas a narrativa em jogos, é algo que cresceu bastante (faz tanto tempo isso que já tá até cansado e tendo um movimento contrário).

Jogos de plataforma, tem ganhado enredos mais elaborados, o que era raridade.

Jogo de corrida, tem história, jogo de tiro e por ai vai.

Realmente é uma fase, eu que gosto de jogos com narrativa, costumo intercalar esses jogos, com jogos em que o enredo interessa menos, acho que se ficar só em jogos "sem história" eu logo largo do jogo.

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Reações
60.361
Pontos
1.203
Normal, é questão de fase. Anos atrás eu zoava bastante os jogos "filminho" aqui no forum, hoje o que eu mais jogo é Visual Novel. Se o jogo não tiver historinha interativa, eu já até desanimo um pouco. Até os VN tosquinhos da Netflix baseados em Reality Show eu jogo.

Fonx

Bam-bam-bam
Reações
13.258
Pontos
353
Tenho preferência por jogos com esse foco, mas pra não enjoar eu costumo intercalar. Zero 2-3 jogos com muita narrativa e depois 1-2 jogos focados em gameplay. Aí volto pros jogos narrativos e assim por diante. Alguns gêneros eu não consigo mais curtir de jeito nenhum (luta principalmente), outros aos poucos estou tentando voltar a ver graça (FPS com a série Doom tem divertido apesar de não passar horas seguidas, assim como jogos de corrida que também não consigo passar muito tempo).

Juan Soarez

Bam-bam-bam
Reações
3.162
Pontos
353
Pare de jogar no easy. Se for AAA, considere easy o normal e já vá direto pro hard. O estímulo cerebral algumas vezes volta.

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.706
Pontos
803
Chama “maturidade”

Coisa de adulto

Crianças não têm paciência para histórias, por isso cometem despautérios e fazem sandices, do tipo pular cutscene, baita coisa de pederasta. Lembra lá no NES, quando você pulava a “apresentação” dos joguinhos, pra começar a apertar os botões?

Então, você gostava de dar a bunda.

A meninada de hoje em dia é ainda mais cocotinha, em estado calamitoso, não tem mais capacidade mental nem para ouvir uma música de 3 minutos, sem pulá-la na primeira repetição de refrão

É por isso que crianças tendem a priorizar experiências de quinta, tipo Fall Guys, Smash Bros, Fortinte, Mario Party e jogos para celular

Agora, virtudes mecânicas sempre vão ser mais importantes que virtudes artísticas, que por sua vez sempre sobrepujam virtudes narrativas. Sempre. Gameplay is king

O bom é que existem inúmeros games que são excepcionais em Gameplay, Arte e História (TLOUS 2, Horizon, Ghost of Tsushima, Final Fantasy VII Rebirth, Returnal, Baldur’s Gate 3, Metaphor, Doom 2016, Xenoblade), essa divisão de Gameplay vs História só ocorre por preciosismo, vagabundismo e veadagem. Metal Gear V

Death Stranding

Pega Spider-Man 2 por exemplo, é perfeitinho em tudo, enquanto o gameplay não deixa de trucidar 99% dos jogos que não têm história, e são feitos pra ratinhos que ficam correndo no rolinho dentro das gaiolas, com um sabugo no tubi

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.743
Pontos
753
Tudo depende do momento, eu agora estou jogando o novelão mexicano O Deus da Guerra no Ragnarok hahaha

Uma porrada, uma conversa, uma cutscene, um puzzle e talvez volta na porrada ou enrola mais nas conversas, cutscenes e puzzle, estou jogando aos poucos e curtindo igual a um seriado ...

Agora um que larguei porque o personagem não falava nada e a história era uma b*sta foi Kingdom of Amalur, que viagem e muita brisa !

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Reações
5.264
Pontos
1.064
sem um mínimo história só se for multiplayer ou jogos de esporte.

Inclusive esse é um dos motivos de os games estarem tão "m****" hoje em dia: contam péssimas histórias

Uma história ruim, ou ausência de, não segura o jogador no game. Tem jogos ai que os jogadores jogam nem 40minutos e dropam (Starfield?), tem games que os caras jogam 1 ato, mesmo após terem comprado e pagado o game.

eu jogo um game com gameplay b*sta se a história for interessante, pois eu quero ver o desfecho, já o contrário eu não consigo.

Até Street Fighter tem historinha...

Ursozord

Bam-bam-bam
Reações
6.871
Pontos
353
Chama “maturidade”

Coisa de adulto

Crianças não têm paciência para histórias, por isso cometem despautérios e fazem sandices, do tipo pular cutscene, baita coisa de pederasta. Lembra lá no NES, quando você pulava a “apresentação” dos joguinhos, pra começar a apertar os botões?

Então, você gostava de dar a bunda.

A meninada de hoje em dia é ainda mais cocotinha, em estado calamitoso, não tem mais capacidade mental nem para ouvir uma música de 3 minutos, sem pulá-la na primeira repetição de refrão

É por isso que crianças tendem a priorizar experiências de quinta, tipo Fall Guys, Smash Bros, Fortinte, Mario Party e jogos para celular

Agora, virtudes mecânicas sempre vão ser mais importantes que virtudes artísticas, que por sua vez sempre sobrepujam virtudes narrativas. Sempre. Gameplay is king

O bom é que existem inúmeros games que são excepcionais em Gameplay, Arte e História (TLOUS 2, Horizon, Ghost of Tsushima, Final Fantasy VII Rebirth, Returnal, Baldur’s Gate 3, Metaphor, Doom 2016, Xenoblade), essa divisão de Gameplay vs História só ocorre por preciosismo, vagabundismo e veadagem. Metal Gear V

Death Stranding

Pega Spider-Man 2 por exemplo, é perfeitinho em tudo, enquanto o gameplay não deixa de trucidar 99% dos jogos que não têm história, e são feitos pra ratinhos que ficam correndo no rolinho dentro das gaiolas, com um sabugo no tubi
Melhor resposta que este tópico vai ter :klol

Axel Stone

Bam-bam-bam
Reações
8.730
Pontos
453
Eu gosto igual dos dois tipos. Com história ou direto pro gameplay. Só que aqui no fórum gostar dos dois não parece ser opção.

Só jogo FPS (ou first person só) que não é pra mim, tirando algumas raríssimas exceções tipo Metroid Prime. Jogo genérico também não é pra mim, principalmente esses genéricos ocidentais. Ser com história ou sem não influencia muito pra mim.

Zack Fair

O Herói de Gongaga
GOLD
Reações
8.339
Pontos
803
Eu gosto igual dos dois tipos. Com história ou direto pro gameplay. Só que aqui no fórum gostar dos dois não parece ser opção.

Só jogo FPS (ou first person só) que não é pra mim, tirando algumas raríssimas exceções tipo Metroid Prime. Jogo genérico também não é pra mim, principalmente esses genéricos ocidentais. Ser com história ou sem não influencia muito pra mim.
Bem isso, tem como tirar o melhor dos dois mundos.

Existem jogos excelentes e jogos ruins, nos dois estilos, isso é fato. Ai vale do jogador, saber escolher os jogos que mais lhe agrade naquele momento.

Eu normalmente quando termino um jogo com história longa ou pesada, gosto de intercalar com um jogo mais focado em gameplay.

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.928
Pontos
703
Já eu sou o contrário.

Normalmente, quase tudo que sei da história de um jogo eu vi extra jogo, como wikis e vídeos, ou de livros que o próprio jogo disponibiliza.

Meu problema com história em jogo é eu não conseguir controlar ela, mas estou sendo utópico. Mas no geral, prefiro lore à narrativa.

Quando quero ver uma história, procuro livros, filmes e quadrinhos.

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Reações
21.888
Pontos
1.484
Tô nessa aí há muito tempo. E também não consigo mais jogar games Pixel Art.
Não tem jeito.

Topo Fundo