O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Na sua opinião, qual foi o GOTY 1995 (principais jogos: Chrono Trigger, Yoshi's Island, Tekken, Command & Conquer...)?

Na sua opinião, qual foi o GOTY 1995?

  • EarthBound

    Votes: 0 0,0%
  • Killer Instinct

    Votes: 0 0,0%
  • Panzer Dragoon

    Votes: 0 0,0%
  • Tekken

    Votes: 0 0,0%
  • Wipeout

    Votes: 0 0,0%
  • Warhawk

    Votes: 0 0,0%
  • Rayman

    Votes: 0 0,0%
  • Outro

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    68

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.895
Reações
35.229
Pontos
503
Para jogos lançados antes de 1996, é difícil encontrar uma boa quantidade de reviews ou de site e revistas que faziam premiações de jogo do ano. Nesse caso, irei listar os jogos que considero mais famosos.

Nesta série de tópicos, utilizei como critério o ano em que o jogo foi lançado nas Américas. Nesse sentido, estes são alguns dos principais jogos lançados em 1995:

  • Chrono Trigger
  • Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest
  • Super Mario World 2: Yoshi's Island
  • EarthBound
  • Breath of Fire II
  • Virtual Boy Wario Land
  • Killer Instinct
  • Earthworm Jim 2
  • Ristar
  • Phantasy Star IV
  • Comix Zone
  • Panzer Dragoon
  • Virtua Fighter 2
  • Virtua Cop
  • Mortal Kombat 3
  • Tekken
  • Wipeout
  • Twisted Metal
  • Warhawk
  • Blade Force
  • Rayman
  • Command & Conquer
  • Worms
  • Warcraft II: Tides of Darkness
SNES, Mega Drive, Saturn, PS1, PC, 3DO, Jaguar e até Virtual Boy representados.

Se usuários pedirem, posso complementar a enquete com mais opções, mas há apenas 4 vagas sobrando.

O meu vencedor é Chrono Trigger.

Link da série de tópicos GOTY Outerspace: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/série-goty-da-comunidade-outerspace-resultados-e-comentários.549812/
 
Ultima Edição:

Ludger

Supra-sumo
Mensagens
914
Reações
1.911
Pontos
158
Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest



renato-giacomini-ilustracao-diddy-final-web.jpg
 

w13dark

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.845
Reações
3.721
Pontos
699
Pra mim pedir pra escolher entre Chrono Trgger e DK 2 e como pedir para escolher qual dos seus filhos gêmeos você optará por salvar caso sua casa estivesse pegando fogo, ou seja, escolha quase impossível.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.327
Reações
29.963
Pontos
1.049
Indiscutivelmente, DKC2!!! Melhor trilha sonora do SNES e um dos top 5 de todos os tempos!




Chrono Trigger é legalzinho, mas em 95 mesmo não ficaria nem em um top 5. Só em RPGs dessa lista já fica bem abaixo do fantástico Phantasy Star 4 e do BoF 2.
 


Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.328
Reações
45.863
Pontos
803
Pra mim foi Virtua Fighter 2, aprimorou muito seu sistema de combate e levou a criação de muitos campeonatos em seu auge.
Hoje muito do que vemos nas series 3D de luta se devem a ele.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.924
Reações
52.306
Pontos
1.564
Excelente ano... vou de Chrono Trigger seguido de VF 2 e Command and Conquer.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Eu ia falar Chrono Trigger que foi por muito tempo o melhor JRPG que já joguei.

Mas não tem jeito, Warcraft 2 me impactou muito mais na época. Conheci o gênero RTS através dele e na minha opinião era um jogo bem mais complexo e a frente do seu tempo que o Chrono Trigger.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.946
Reações
56.996
Pontos
2.164
Pra mim é DKC 2. É um dos jogos de plataforma mais completos que existe.

Os gráficos são de outro mundo, a jogabilidade é ótima, a trilha sonora é fantástica, tem um nível de desafio muito bom, é a Rare no seu auge
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.946
Reações
56.996
Pontos
2.164
Indiscutivelmente, DKC2!!! Melhor trilha sonora do SNES e um dos top 5 de todos os tempos!




Chrono Trigger é legalzinho, mas em 95 mesmo não ficaria nem em um top 5. Só em RPGs dessa lista já fica bem abaixo do fantástico Phantasy Star 4 e do BoF 2.


Cito essa aqui também



Arrepia demais. Rejoguei essa pérola esses dias e Deus amado, da vontade de chorar com as músicas desse jogo
 

Bellri Zenam

Supra-sumo
Mensagens
775
Reações
1.408
Pontos
158
Por ser vivo e ter já meus 11 anos na época, Warcraft II.

O impacto cultural foi maior do que CT, ainda que CT seja um jogo melhor no contexto geral (odeio comparar gêneros diferentes mas enfim).

Ambos figuram em uma lista dos 10 maiores jogos de suas categorias, inclusive.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Vale dizer que Chrono Trigger foi o começo dos "RPGs de gameplay variada" da Square.

Final Fantasy era basicamente história e luta.
Se depois no PS1 o FFVII tinha aquelas partes tipo "fuga de moto", "corrida de chocobo", "snowboarding" e coisas do tipo foi exatamente pq Chrono Trigger antes deu o primeiro passo nessa direção com uma gameplay que ia bem alem de "história e luta".

Só comparar com o FFVI da mesma época, os RPGs japoneses até tinham um mini-game (talvez "micro-game") ali no meio mas nada na proporção que o Chrono Trigger apresentava dentro da própria main-quest.



Não acho que CT seja "melhor RPG do mundo" pq na minha opinião esses jogos japoneses eram mais "visual novel com combate" do que algo realmente tentando levar o gênero RPG a sério (como era Fallout, Baldur's Gate e outros RPGs eletronicos), mas CT com toda certeza do mundo foi um dos jogos que justifica ter marcado tanto uma época.

Isso que nem tou falando do sistema de combate dele que não tinha random encounter e na luta os personagens ao invés de ficar lado a lado estavam lá interagindo no meio do mapa de combate (onde a posição deles durante a luta fazia diferença) e isso era algo que até então só os jogos baseados no RPG real estavam se preocupando em fazer algo assim, dai tu ve como a equipe tava olhando pra fora do Japão quando fez esse jogo ao invés de focar só no próprio umbigo como é o caso do DQ.
 

Bellri Zenam

Supra-sumo
Mensagens
775
Reações
1.408
Pontos
158
Vale dizer que Chrono Trigger foi o começo dos "RPGs de gameplay variada" da Square.

Final Fantasy era basicamente história e luta.
Se depois no PS1 o FFVII tinha aquelas partes tipo "fuga de moto", "corrida de chocobo", "snowboarding" e coisas do tipo foi exatamente pq Chrono Trigger antes deu o primeiro passo nessa direção com uma gameplay que ia bem alem de "história e luta".

Só comparar com o FFVI da mesma época, os RPGs japoneses até tinham um mini-game (talvez "micro-game") ali no meio mas nada na proporção que o Chrono Trigger apresentava dentro da própria main-quest.



Não acho que CT seja "melhor RPG do mundo" pq na minha opinião esses jogos japoneses eram mais "visual novel com combate" do que realmente RPG (como era Fallout, Baldur's Gate e outros RPGs eletronicos), mas CT com toda certeza do mundo foi um dos jogos mais influentes nesse gênero e que impactou absurdamente outros RPGs.

Isso que nem tou falando do sistema de combate dele que não tinha random encounter e na luta os personagens ao invés de ficar lado a lado estavam lá interagindo no meio do mapa de combate (onde a posição deles durante a luta fazia diferença) e isso era algo que até então só os jogos baseados no RPG real estavam se preocupando, dai tu ve como a equipe tava olhando pra fora do Japão quando fez esse jogo ao invés de focar só no próprio umbigo como é o caso do DQ.

Na verdade FFIV é o "turn on" da Square mesmo, até o IV pelo menos pra mim é fácil afirmar que DQ era superior a FF. O IV causa a primeira grande revolução dos RPGs com ênfase no background dos personagens e uma história ao menos mais complexa do que simplesmente salvar o mundo ou salvar a princesa. O único ponto curioso do CT é ter vindo um FFVI que até hoje briga no topo como o melhor jogo de todos os tempos (não acho que seja o melhor RPG de turno já feito também, isso eu deixo pra Xenogears enfim). No final das contas é sempre uma discussão sobre gostos pessoais, não tem como.
 

slartibartfast

Bam-bam-bam
Mensagens
1.659
Reações
2.657
Pontos
324
Em 1995 eu nem sabia o que era um videogame direito. Alguns anos mais tarde DKC2 foi o primeiro jogo original de Super Nintendo que eu ganhei de presente! Perdi a conta de quantas vezes eu rejoguei essa maravilha. Já Chrono Trigger é um RPG fantástico, que envelheceu muito bem, mas me falta algumas horas de dedicação pra terminar. Pra mim essa disputa termina em empate entre esses dois jogos.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.097
Pontos
803
Ano muito rico, ponta pé de franquias de peso (Yoshi, Front Mission, Wipeout, Destruction Derby, Suikoden, Twisted Metal, Jumping Flash, Chrono) e sequências.

Senti falta de grandes títulos na enquete, como Mega Man X3 e Mega Man 7

O melhor de 95 pra mim é o jogo que possui o melhor gameplay de toda vasta biblioteca do SNES: Tactics Ogre. Esse jogo, já na alvorada da nova gen, foi um prenúncio da expansão de gameplay que a geração 5 proporcionaria, enfim deixando o aspecto “mini game, dois botões de ação” para trás, em nome duma progressão grande de abordagens e oportunidades de toda sorte



Logo abaixo, Front Mission, depois precisaria discutir comigo mesmo entre Suikoden, Wipeout, Yoshi’s Story, Tales of Phantasia, DK2 e Chrono Trigger, mas acho que ficaria com EarthBound. A Nintendo ter permitido à Apple e à HAL desenvolverem este atípico título fora uma quebra de paradigma que não se repetira novamente pelo menos até Eternal Darkness

Chrono Trigger é masterpiece, mas foi completamente emudado por Cross, um videogame extremamente superior em tudo, mesmo descontando a diferença de gerações, especialmente em gameplay, e modificando completamente as bases do lore do antecessor, para torná-lo, de algo cândido e escoimado, numa coisa muito impressionante. Uma das maiores viradas de mesa da história


O Dark Horse do ano fora Ristar, que jogo caprichado
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.895
Reações
35.229
Pontos
503
Ano muito rico, ponta pé de franquias de peso (Yoshi, Front Mission, Wipeout, Destruction Derby, Suikoden, Twisted Metal, Jumping Flash, Chrono) e sequências.

Senti falta de grandes títulos na enquete, como Mega Man X3 e Mega Man 7

O melhor de 95 pra mim é o jogo que possui o melhor gameplay de toda vasta biblioteca do SNES: Tactics Ogre. Esse jogo, já na alvorada da nova gen, foi um prenúncio da expansão de gameplay que a geração 5 proporcionaria, enfim deixando o aspecto “mini game, dois botões de ação” para trás, em nome duma progressão grande de abordagens e oportunidades de toda sorte



Logo abaixo, Front Mission, depois precisaria discutir comigo mesmo entre Suikoden, Wipeout, Yoshi’s Story, Tales of Phantasia, DK2 e Chrono Trigger, mas acho que ficaria com EarthBound. A Nintendo ter permitido à Apple e à HAL desenvolverem este atípico título fora uma quebra de paradigma que não se repetira novamente pelo menos até Eternal Darkness

Chrono Trigger é masterpiece, mas foi completamente emudado por Cross, um videogame extremamente superior em tudo, mesmo descontando a diferença de gerações, especialmente em gameplay, e modificando completamente as bases do lore do antecessor, para torná-lo, de algo cândido e escoimado, numa coisa muito impressionante. Uma das maiores viradas de mesa da história


O Dark Horse do ano fora Ristar, que jogo caprichado

Para esta série de tópicos, usei como critério o ano de lançamento nas Américas. Pelo que estou vendo, Tactics Ogre: Let Us Cling Together lançou originalmente para Super Famicom em 1995 no Japão, mas só foi lançado nas Américas em 1998 (relançamento para PS1). Front Mission só foi lançado nas Américas em 2010 (relançamento para Nintendo DS).

Suikoden lançou em 1995 no Japão e em 1996 nas Américas. Ele foi considerado jogo de 1996 e inclusive o citei no tópico do GOTY 1996, mas não entrou na enquete.

Eu entendo que esses critérios podem ser questionáveis, mas queria evitar a situação de um mesmo jogo concorrer para GOTY em dois anos diferentes.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.010
Pontos
1.053
Ano monstro queria votar no phantasy star 4, mas chronno trigger tá ali.
Simplesmente não tem como esses meros goty fazer frente a chronno trigger
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.513
Pontos
1.129
O meu eu de 1995 diria Internacional Superstar Soccer Deluxe, alguns anos depois eu diria Earthbound, mas o melhor mesmo é o Yoshi's Island.

Não pelos gráficos, que teimam em continuar bonitos mesmo 25 anos depois, mas sim pelo game feel e principalmente o level design, que rivaliza com SMB3 e Celeste como os melhores do gênero.

Mas foi um ano bem monstro mesmo. Entendo quem vote em DKC2 e Chrono Trigger ainda que tais jogos não signifiquem muito para mim.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
A pessoa correta é aquela que não apontou somente um jogo como o GotY. Em alguns anos, isso é simplesmente impossível (e injusto).
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Cara impossível escolher um só, votei em chrono trigger pq não tem como deixar de votar nesse jogo, mas donkey kong 2 e killer stinct também são tão bons quanto ele...
 
Topo Fundo