O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


NES X MASTER SYSTEM - Algo que nunca percebi

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.308
Reações
69.555
Pontos
2.059
Principalmente pra galera da velha guarda que sentiu na pele as gerações.

Acompanho desde a era de ouro dos 2 consoles no Brasil, o primeiro, através de consoles genéricos como Top Game, Turbo Game e Phanton System, ja o segundo através da representação da Tec Toy e sempre tive a impressão de que o NES era superior até assistir esse comparativo aqui.



Acho que muito se deve pela distribuição de jogos da Tec toy frente as enxurradas de jogos de NES chegando via Paraguai. Sempre me atentei as comparações dos 2 consoles frente ao MD e S Nes.
Alguém mais tinha a mesma percepção que eu?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.628
Reações
33.146
Pontos
1.048
Eu tive os dois na época, um Master e um Turbo Game CCE. Como antes deles eu tinha um MSX 2.0, a título de comparação de "poder", digamos assim, o Master era mais parecido que o clone do NES. Por isso eu tenho até hoje mais apreço ao Master que ao NES, apesar de eu gostar bastante também.

Eu nunca fiz comparação do Master pro Mega como o @NEOMATRIX fazia (se e que eu entendi direito). Comparava sim e muito o Mega Drive + SNES + Turbo Grafx + Neo Geo com o PC, principalmente na época do 486, e nesse período do tempo o PC era MUITO superior. A coisa só começou a ficar mais equilibrada (PC X Consoles) a partir da geração 32 Bits.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.330
Reações
45.875
Pontos
803
Em questão gráfica o Master era superior, mas o Nes tinha o monopólio a seu favor trazendo jogos de estilos diferentes o tornando superior na biblioteca e conforme o videogame foi chegando ao seu limite de conhecimento técnico ( traduzindo foram tirando leite de pedra) foi entregando melhores gráficos e jogabilidade ainda que tenha uma paletas de cores inferior ao console guerreiro da Sega.
 


Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.052
Reações
4.208
Pontos
994
Uma coisa que o nes tinha a seu favor eram os chips auxiliares dentro dos cartuchos, graficamente master of darkness batia o primeiro castlevania de nes, mas nao tinha a menor chance contra draculas curse, mas os homebreews tem mostrado que o master tinha ainda muita lenha para queimar, vide o TMNT2 com gráficos muito mais proximos do arcade
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.091
Reações
1.941
Pontos
844
O Nes obviamente é inferior em hardware se comparado ao Master. O ápice do Nes se vê em jogos como o Super Mario Bros, o primeiro. Balloon Fight, Tennis, Pinball e jogos desse patamar. Ali era o limite dele devido o processador de baixo custo. O diferencial do Nes está dentro dos cartuchos, e se chama "Mapper". Ele que faz o milagre igual o milagre feito no Atari e também no Neogeo. O Mapper a grosso modo, dava um upgrade pro Nes fazer milagres como foi o caso do Super Mario Bros 3, impossível de ser feito dependendo sozinho do Hardware do Nes.
Já o Master, foi pouco aproveitado, mas se via que os jogos eram mais robustos, suportavam mais detalhes na tela e possuía um chip de som acho que até mais avançado.
Infelizmente o que define o videogame são os jogos, e o Nes espancou o Master nisso, com grandes pérolas sido lançadas por anos.
Master System, se tivesse sido melhor aproveitado pela Sega, teria tido jogos de nível do Mega Drive, pois se podia inserir melhorias nos cartuchos, mas a Sega, como sempre, preferiu abandonar mais um console e partir pra outro pra sempre ser a primeira a se f*. O Mega também aproveitaram bem pouco com o uso dos cartuchos, enquanto a Nintendo aproveitou melhor e trouxe jogos que o console sozinho não rodaria. Enfim, por isso até hoje cartucho é a melhor mídia pra console. Com ela o aparelho pode receber muitos upgrades sem que o mesmo esteja dentro do console. Exemplo recente é o Paprium e o MK Trilogy, ambos pro mega drive.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.681
Reações
12.585
Pontos
854
A diferença se deu pela quantidade de jogos.
Infelizmente, o master não teve a mesma sorte do nes

Falei sobre isso esses dias em outro tópico. Nem sempre o hardware melhor tem mais popularidade.

Não tinha como competir com Mega Man, Castlevania, Ninja Gaiden, Battletoads, TMNT... Era muito título bom num lugar só.

Hoje eu aprecio ambos os consoles da mesma forma. Todos os consoles tem jogos bons, essa treta de guerra de consoles - com exceção de poucas propagandas da Sega, Nintendo e PS1 - ficava mais na cabeça do ista.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.470
Pontos
503
Cada um tinha seus prós e contras, mas é lógico que o hardware do Master System era superior ao do NES, então a maioria dos jogos que tinham versões para os dois consoles, em 95% dos casos a versão do Master System era melhor, mas isso dependia muito do capricho das desenvolvedoras dos jogos também, e as vezes um jogo pode ter sido portado por uma empresa para o Master System, e outra empresa portou para o NES, e nesses casos podem ter diferenças significativas nos jogos também, que não teriam se tivessem sido portadas pela mesma empresa.

Mas uma das maiores vantagens que o NES tem sobre o Master System, além de ter uma biblioteca de jogos muito maior, e que vejo pouca gente falar, é seu controle, o controle original do Master System é uma porcaria, principalmente por causa daquele direcional, isso que a Sega geralmente fez controles melhores que os dos consoles da Nintendo do Mega Drive para cima, mas tem jogos do NES que mesmo sendo inferiores as versões do Master System, são melhores de jogar por causa do controle melhor, a jogabilidade é melhor.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.654
Pontos
453
Aqui foi o contrário, sempre achei o Master superior. Agora fico na impressão que os jogos do NES eram mais fluidos, parece que no master o fps era pior em muitos jogos e meio duro a movimentação, não sei explicar muito bem.
 

Mister Chocobo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.853
Reações
8.326
Pontos
714
Não disme
Cada um tinha seus prós e contras, mas é lógico que o hardware do Master System era superior ao do NES, então a maioria dos jogos que tinham versões para os dois consoles, em 95% dos casos a versão do Master System era melhor, mas isso dependia muito do capricho das desenvolvedoras dos jogos também, e as vezes um jogo pode ter sido portado por uma empresa para o Master System, e outra empresa portou para o NES, e nesses casos podem ter diferenças significativas nos jogos também, que não teriam se tivessem sido portadas pela mesma empresa.

Mas uma das maiores vantagens que o NES tem sobre o Master System, além de ter uma biblioteca de jogos muito maior, e que vejo pouca gente falar, é seu controle, o controle original do Master System é uma porcaria, principalmente por causa daquele direcional, isso que a Sega geralmente fez controles melhores que os dos consoles da Nintendo do Mega Drive para cima, mas tem jogos do NES que mesmo sendo inferiores as versões do Master System, são melhores de jogar por causa do controle melhor, a jogabilidade é melhor.
Eu entendo, porém vc tem q levar em consideração q ninguém na época ligava para jogabilidade.
 
Ultima Edição:

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.106
Pontos
1.054
o Master NÃO TEM jogos bons

Verdade, só tem um dos melhores jogos daquela geração...

tumblr_nextblLvpd1qd4q8ao1_500.gif


Entra num top 3 fácil.
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
212
Reações
948
Pontos
178
Uma coisa que eu só fui saber muito recentemente é que o NES não pode espelhar tiles do background, só de sprites. Em contra partida, o Master System consegue espelhar tiles de background, mas não de sprites. Isso é um problema maior pro master, já que um sprite virar pro outro lado é muito mais mandatório.
Outra coisa é o chip de áudio dele, não ter um canal que atue como um baixo foi mancada. Muitas músicas ficam sem peso e usando o mesmo "bu bu bu" em todos os jogos.
Também tenho a impressão que o Z80 do Master, mesmo em 3.58 MHz é mais lento que o 6502 a 1.78 MHz do NES. Diferentes arquiteturas tem dessas mesmo.
Mas se tratando de gráficos, não tem como, o Master destrói em quantidade de cores. O salto 8 paletas de 3 cores do NES para 2 paletas de 15 cores do Master System faz MUITA diferença.
Por pior que seja a jogabilidade dos jogos feitos pela Tec Toy, uma coisa a se elogiar são os gráficos.

hqdefault.jpg
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Na verdade o verdadeiro concorrente do NES foi o SG-1000 da Sega, que curiosamente foi lançado tbm no mesmo dia do lançamento do NES no Japão, os dois sim se equivalem em hardware.

Só que depois a Sega ainda lançou duas revisões do SG-1000, o SG-1000 2 e tbm depois o Mark 3 que é o Master System, então sim o Master é mais potente que o NES. O Master seria mais como o "PS4 Pro" do SG-1000, uma revisão mais poderosa.

O NES por outro lado ao invés de lançar novas revisões do hardware como a Sega fez, ela preferiu implantar mappers e chips nos cartuchos, o que deu uma grande sobrevida ao Famicon/NES que tinha um hardware bem limitado.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Acho que a grande diferença gráfica entre ambos os consoles fica por conta dos sprites.

No NES os sprites dos personagens tem pouquíssimas cores, enquanto que no Master os sprites dos personagens tinham mais cores e eram mais definidos.

É só comparar o Mickey em algum jogo da Disney no NES e no Master, no Master normalmente o Mickey é tem um design melhor.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.308
Reações
69.555
Pontos
2.059
Eu nunca fiz comparação do Master pro Mega como o @NEOMATRIX fazia (se e que eu entendi direito). Comparava sim e muito o Mega Drive + SNES + Turbo Grafx + Neo Geo com o PC, principalmente na época do 486, e nesse período do tempo o PC era MUITO superior. A coisa só começou a ficar mais equilibrada (PC X Consoles) a partir da geração 32 Bits.
Naquela época era dificil não comparar pq a gente ia na locadora e via o hang On do MS, enquanto os caras colocavam o do MD na tv da locadora. Vc perdia completamente o tesão e via o MD como objeto de desejo
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.937
Reações
55.081
Pontos
1.839
Outra coisa que a sega sempre fez questão de deixar claro é que seus consoles eram o arcade em casa, em alguns casos, tinham conversões decentes como:






Mas já outras:



Outro detalhe é que os jogos da SEGA para NES não eram dela, mas licenciados. Vários eram da empresa Tengen, que também tinha licença de arcades da Atari e Namco. e o curioso da empresa é que ela lançou vários jogos sem o selo de qualidade da Nintendo.

1704127108336.png

 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.626
Pontos
453
A propósito das trilha sonoras: eu estava ouvindo outro dia a OST desse Golvellius e é muito boa!
Outra que eu gosto muito no Master é a do Alex Kidd in Shinobi World.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Até onde eu sei os mappers só aumentavam a capacidade de memória rom suportada pelo nes e não aumentava outras capacidades do nes, mas alguns cartuchos como kirby e mario 3 além do mapper também tem memoria ram, e outros que ficaram restritos ao Japão tem chips que adicionam melhorias no áudio.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.719
Pontos
969
Outro detalhe é que os jogos da SEGA para NES não eram dela, mas licenciados. Vários eram da empresa Tengen, que também tinha licença de arcades da Atari e Namco. e o curioso da empresa é que ela lançou vários jogos sem o selo de qualidade da Nintendo.

A Tengen ERA a Atari.

Até onde eu sei os mappers só aumentavam a capacidade de memória rom suportada pelo nes e não aumentava outras capacidades do nes, mas alguns cartuchos como kirby e mario 3 além do mapper também tem memoria ram, e outros que ficaram restritos ao Japão tem chips que adicionam melhorias no áudio.
Aumentavam as capacidades do NES, sim.
Sem mappers, o Nintendo é o que se vê nos multicarts: Um "super Atari".
 
Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.937
Reações
55.081
Pontos
1.839
O q faz uma plataforma ser "vencedora" em comparação a concorrência e o número de jogos disponível, uma variedade grande.
Claro que com uma grande quantidade a probabilidade de ter mais jogos bons aumenta muito, mas ter só um grande número não é suficiente. A Atari quando quebrou tinha uma biblioteca gigantesca.
 
Topo Fundo